Autor Tópico: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe  (Lida 587 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Online: 17 de Abril de 2009, 04:22:01 »
Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe

Congressistas da Colômbia apresentaram nesta quarta-feira um projeto de reforma constitucional considerado como um "plano B" para permitir ao presidente colombiano, Álvaro Uribe, se candidatar a uma segunda reeleição, caso a proposta de referendo para aprovar o tema não seja aprovado pelo Parlamento.

O projeto de referendo que tramita no Congresso corre o risco de ser barrado devido à denúncias de irregularidades no financiamento da campanha que promoveu esta proposta.

A reforma da Constituição apresentada por parte da bancada uribista começará a tramitar na quinta-feira. O projeto prevê a modificação de cinco artigos, entre eles o que estabelece que "ninguém poderá ser eleito para ocupar a Presidência da República por mais de três períodos consecutivos".

Se a iniciativa for aprovada, será a segunda reforma realizada no mesmo artigo da Constituição sob o governo Uribe. A primeira mudança ocorreu em 2004, para permitir que o mandatário colombiano concorresse a uma primeira reeleição presidencial em 2006.

Popularidade

O vice-presidente do partido Conservador, Alirio Villamizar, disse em uma reunião com congressistas, que o referendo não deve ser aprovado, razão pela qual a reforma é um "salva-vidas", segundo a imprensa local.

O senador Jorge Visbal, do partido da Unidade Nacional, afirmou que o projeto de reforma pretende "habilitar" Uribe para concorrer as eleições de 2010.

"Essa é uma preocupação nossa e do povo colombiano, que quer ver o presidente eleito em 2010", afirmou Visbal, um dos promotores da reforma, à uma rádio local.

Pesquisas de intenção de voto realizadas recentemente indicam que o presidente colombiano pode ser re-eleito com facilidade.

Poderes

O projeto de reforma também propõe a modificação de artigos que tratam do sistema de "equilíbrios e contrapeso" com os quais os parlamentares pretendem mudar as regras para a eleição de membros do poder Judiciário, do Ministério Público e do Banco Central.

Para poder ser aplicada nas próximas eleições, porém, a reforma constitucional deve passar por oito debates, seguidos de aprovação no Parlamento, antes do final do ano, para logo depois ser levada à Corte Constitucional.

Ainda assim, para um grupo do uribismo, esse é o caminho mais curto para facilitar a segunda re-eleição do mandatário colombiano.

O projeto do referendo até o final da tarde desta terça-feira estava paralisado no Senado. As denúncias de supostas irregularidades no financiamento da campanha dividiu os senadores da base governista, levando a parte deste grupo a negar-se em votar a proposta.

Há duas semanas, um dos principais acusados no escândalo de fraude das pirâmides financeiras na Colômbia afirmou ter doado US$ 2 milhões para a campanha de coleta de assinaturas para o projeto de referendo.

A denúncia está sob investigação. A controladoria pública da Colômbia afirmou que se forem comprovadas irregularidades na campanha, o referendo não poderá ser realizado.

Caso contrário, o projeto ainda deverá ser submetido a duas votações no Senado. Se passar pelo voto dos parlamentares, será encaminhado à Corte Constitucional e, se aprovado, será levado às urnas.

Álvaro Uribe, eleito em 2002 e reeleito em 2006, ainda não anunciou se está disposto a se submeter a um terceiro mandato presidencial.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090415_colombia_rc.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2009, 02:56:41 »
Uribe um chavista na Colômbia

Mesmo com estilos e resultados econômicos distintos, o colombiano Álvaro Uribe e o venezuelano Hugo Chávez estão cada vez mais parecidos em um aspecto: o apego ao poder



Ele não usa camisa vermelha, não quer ser o novo Che Guevara, nem apavora o empresariado local. Ao contrário do rival venezuelano Hugo Chávez, famoso por sua truculência, o presidente colombiano Álvaro Uribe vem colocando seu país na rota do desenvolvimento. Desde que assumiu o poder, em 2002, a economia local tem crescido consideravelmente, enquanto as taxas de desemprego despencaram.

Segundo dados do Departamento de Estatística da Colômbia, o PIB do país tem crescido acima dos 4% ao ano. Um cenário bem diferente da vizinha Venezuela, que sofre com a inflação, registrou contração de 4,5% no terceiro trimestre de 2009 e está à beira de uma crise de desabastecimento. No entanto, mesmo com filosofias e desempenhos bem diferentes, existe algo em comum entre Uribe e Chávez: o apego ao poder.

Crítico assumido do estilo autoritário de Chávez e de sua obsessão em se perpetuar no poder, Uribe pode estar tomando o mesmo caminho de seu rival. Andando pelas ruas de Bogotá é possível ver, mesmo discretamente, alguma propaganda uribista, sinal de que ele deverá de fato se lançar candidato nas próximas eleições presidenciais colombianas, marcadas para março de 2010, quando tentará se eleger para o terceiro mandato consecutivo.

Para que isto aconteça, ele terá que mudar a legislação de seu país, assim como fez quatro anos atrás, quando se reelegeu pela primeira vez. Ninguém na Colômbia duvida de que ele fará isso. Caso consiga permanecer no cargo, poderá continuar travando sua guerra particular contra Chávez. Porém, estará utilizando as mesmas técnicas antes criticadas do rival, que incluem manobras políticas e suspeitas de suborno.

No entanto, mesmo com as semelhanças, as tensões entre os vizinhos vêm se acentuando. Desde julho, quando tropas norte-americanas foram autorizadas a utilizar sete bases em território colombiano, as relações entre os países estão congeladas. Chávez não chegou a declarar guerra, mas já convocou a população para um possível confronto e investiu US$ 2,2 bilhões em armamentos. Com um estilo bem mais sóbrio, Uribe conta com um aliado fundamental para seguir no poder: o empresariado local, que não tem nenhum interesse num confronto com o país vizinho e comemora os investimentos não em armas, mas na economia local.

Diferentemente do líder venezuelano, que vive ameaçando os empresários - apenas na semana passada fechou quatro bancos privados -, Uribe tem a simpatia dos empresários, das associações de classe e multinacionais. "O progresso precisa continuar, mas neste momento não existe ninguém capaz de substituí-lo a altura", disse à DINHEIRO Luis Genaro Muñoz, gerente-geral da Federação dos Cafeicultores da Colômbia, defendendo o terceiro mandato.

Os produtores também o apoiam, muito em razão dos incentivos e isenções concedidos nos últimos anos. Já José María Álvarez, presidente da Telefónica América Latina, diz que o País vem mantendo seu crescimento por causa das políticas promovidas por Uribe.

A decisão sobre a candidatura sai apenas em fevereiro de 2010 e, até lá, tudo segue indefinido. "Hoje existe a possibilidade de termos novos líderes", garante Uribe. "Quanto ao meu caso, depende da Corte, do povo e do Nosso Senhor." Mas tudo indica que ele, assim como Chávez, também cederá à tentação populista.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/636/uribe-um-chavista-na-colombia-mesmo-com-estilos-e-resultados-158264-1.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2009, 03:19:34 »
Ué, se o povo quiser...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2009, 03:37:08 »
Ué, se o povo quiser...

Ué, se o povo quer proibir o ateismo, homossexuais, inferiorizar os negros.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2009, 10:27:05 »
O povo adora um Salvador da Pátria... não tem jeito.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:55:53 »
É moda reeleição infinita no continente: Venezuela, Equador, Colombia... e vocês sabem, moda pega...


"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:20:02 »
O povo adora um Salvador da Pátria... não tem jeito.

Verdade... Me parece que o povo insiste em vincular progresso à uma pessoa que "supostamente" as representa... Mas esquecem que a roda gira mesmo é na Federação, nos Estados, nos Municípios, nas Leis...

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2010, 16:48:06 »
Colômbia vai às urnas para escolher Congresso

Sob forte aparato policial, 30 milhões de eleitores podem votar neste domingo para eleger o novo Congresso da Colômbia e integrantes do Parlamento Andino (que monitora a Comunidade Andina) - além dos candidatos de dois partidos às eleições presidenciais de maio. O objetivo do esquema de segurança, que inclui o fechamento das fronteiras do país e policiamento de alta visibilidade nas principais cidades da Colômbia, é evitar sabotagens, irregularidades e ações violentas de grupos armados no país.

O fechamento das fronteiras foi determinado pelas autoridades em reação às denúncias de que candidatos do partido de oposição Polo Democrático Alternativo teriam pedido apoio em território venezuelano.

Muitos colombianos vivem no país vizinho e têm dupla nacionalidade, o que lhes garante direitos eleitorais em ambos os países.

"Queremos evitar a migração eleitoral", disse o ministro do Interior e Justiça da Colômbia, Fabio Valencia Cossio.

Horas antes do início da votação, autoridades descobriram explosivos em um carro abandonado em Cáli, no sudoeste do país, e em casas no sul e no leste colombianos.

Influência política

Nas eleições deste domingo, estão em jogo 102 cadeiras no Senado, 166 na Câmara de Representantes e cinco no Parlamento Andino, além dos candidatos presidenciais dos partidos Verde e Conservador.

Analistas dizem que a eleição será fundamental para medir a influência política dos diferentes grupos no país meses antes das eleições presidenciais de maio, nas quais o presidente Álvaro Uribe não poderá concorrer a um terceiro mandato por decisão do Tribunal Constitucional colombiano.

O veto da reeleição de Uribe deixou no ar a incógnita sobre como a bancada uribista do Congresso, que detém mais de 60% das cadeiras, se comportará.

"Há quatro anos e há oito anos, as eleições para o Congresso foram decididas em boa parte pela figura de Uribe, que era candidato, mas agora não é", afirmou à BBC Elisabeth Ungar, diretora da organização não-governamental Transparência pela Colombia. Por isso, as expectativas sobre o resultado estão divididas.

Divisão

O político uribista Rodrigo Rivera disse à BBC que os partidos das situação devem conquistar mais vagas.

"Há muita expectativa sobre quantos votos ganhará o Partido de la U (o principal aliado de Uribe) e o Partido Conservador", disse Rivera.

Por outro lado, o analista Aurelio Suárez Montoya, do partido de oposição Polo Democrático Alternativo, acredita que os uribistas perderão espaço. "É óbvio que estamos diante do declínio do uribismo", avaliou Suárez.

Há também grandes expectativas sobre quem será escolhido candidato presidencial pelo Partido Conservador, a partir da consulta popular deste domingo.

"Muitas pessoas de outros partidos políticos vão participar dessa consulta, para escolher entre a ex-chanceler Noemí Sanín e o ex-ministro Andrés Felipe Arias", disse Elisabeth Ungar.

Favoritos

Os dois nomes citados pela analista são os favoritos na disputa e representam facções opostas entre os conservadores: Sanín, que representou a Colômbia de Uribe na Espanha e na Grã-Bretanha, vem se distanciando do presidente, enquanto Arias se proclama herdeiro político de Uribe.

"Sem dúvida, a decisão mais importante de hoje será a escolha do candidato conservador", opinou Ungar.

O Partido Conservador já declarou que terá um candidato próprio já no primeiro turno, que tem como favorito um outro uribista, o ex-ministro Juan Manuel Santos, do Partido de la U.

Muitos analistas, entretanto, acham que nenhum candidato presidencial vai conseguir mais de 50% dos votos nas eleições de maio.

A expectativa é que cerca de 13 milhões dos 30 milhões de eleitores se apresentem para votar neste domingo, levando em conta os índices de abstenção tradicionais.

Cerca de 2,5 mil candidatos disputam as vagas, entre políticos tradicionais, artistas, ex-sequestrados e representantes de minorias étnicas e sexuais.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2010/03/14/colombia+vai+as+urnas+para+escolher+congresso+9427212.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Aliados apresentam projeto que prevê reeleição de Uribe
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2010, 10:37:32 »
Aliados de Uribe vencem eleição para Congresso da Colômbia

O partido do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e seus aliados conquistaram a maioria dos votos na eleição parlamentar de domingo, num teste da política do país antes da eleição presidencial de maio que vai escolher o sucessor do maior aliado dos EUA na região.

O Partido U, de Uribe, e o Partido Conservador asseguraram a maioria dos assentos do Senado, de acordo com resultados parciais. Mas a apuração apertada entre os aliados pode dividir a coalizão se candidatos de ambas as partes decidirem disputar a eleição presidencial do dia 30 de maio.

O líder conservador permanece popular após ter reforçado o combate às Farc e ao tráfico de drogas. A violência na Colômbia diminuiu e o investimento este ano no país deve chegar aos 10 bilhões de dólares, ante os 2 bilhões de dólares de quando Uribe chegou ao poder, em 2002.

O resultado sólido do Partido U no pleito de domingo beneficia Juan Manuel Santos, um ex-ministro da Defesa que lidera as pesquisas de opinião e se considera o candidato para continuar a luta de Uribe contra os rebeldes das Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc).

Mas Santos não tem o apoio necessário para evitar o segundo turno, em junho, e o resultado apertado da votação para o Congresso pode convencer o Partido Conservador a ignorar uma proposta de Santos por uma candidatura única e apresentar sua própria campanha presidencial em maio.

O Partido U conquistou 27 assentos entre os 102 do Senado. Os conservadores ficaram com 24 cadeiras, enquanto o Partido Liberal, da oposição, terá 18 assentos, de acordo com os resultados iniciais da votação.

Os partidos U e Conservador também conquistaram a maioria dos votos para as 166 cadeiras da câmara baixa do parlamento, de acordo com os resultados preliminares.

A aliança de Uribe, formada pelos partidos U, Conservador, Mudança Radical e um grupo de partidos menores, ficou com a maioria de 68 cadeiras no Senado e 107 na câmara baixa.

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo.aspx?cp-documentid=23643446

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!