Autor Tópico: Sarney diz que cassação de Lago faz justiça a Roseana  (Lida 404 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Sarney diz que cassação de Lago faz justiça a Roseana
« Online: 18 de Abril de 2009, 00:13:34 »
Sarney diz que cassação de Lago faz justiça a Roseana
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) renunciou oficialmente ao mandato nesta sexta-feira para tomar posse como governadora do Maranhão. Como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a cassação do governador Jackson Lago (PDT), Roseana teve que se afastar em definitivo de seu mandato para ser empossada no novo cargo.

A carta de renúncia foi lida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que ocupava a tribuna do Senado no momento da comunicação --o que não permitiu que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana, lesse o comunicado.

"Senhor presidente do Senado, tendo em vista a decisão do colendo Tribunal Superior Eleitoral, comunico a Vossa Excelência que optei por assumir o cargo de governadora do Estado do Maranhão, para o qual fui eleita no pleito majoritário de 2006, razão pela qual, a partir desta data, deixo de exercer o mandato de senadora, representando o referido Estado", afirmou.

Sarney comemorou a posse da filha ao afirmar que "decisão da Justiça é para ser cumprida". Na opinião do parlamentar, uma "grande Justiça" foi feita com Roseana. O presidente do Senado não viajou ao Maranhão para acompanhar a posse da filha porque se recupera de uma torção no pé.

Suplente

O ex-prefeito de São Luís (Maranhão) Mauro de Alencar Fecury vai assumir a vaga de Roseana no Senado. Suplente da parlamentar, Fecury é aliado da família Sarney no Maranhão e empresário. Ex-deputado federal, ele já ocupou o cargo de Roseana quando a senadora se afastou da Casa Legislativa, em 2005.

A expectativa é que Fecury assuma o cargo na próxima semana, depois do feriado de Tiradentes (21 de abril).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u552249.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Sarney diz que cassação de Lago faz justiça a Roseana
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2009, 00:20:43 »
É... no Brasil do Sul, especificamente na cidade de Londrina, um prefeito eleito não pode assumir o cargo... E foram lá correndo nomear o segundo colocado no minuto seguinte? Não, fizeram o certo, marcaram uma nova eleição entre o segundo e o terceiro colocado...

Isso é o certo, ninguém questionou, o prefeito não se trancou (eu acho), e todos estão felizes com o prefeito que elegeram....

Agora, isso aí de cassar o governador e colocar a segunda colocada de uma família que não sai do poder no maranhão há anos...é no mínimo suspeito e um atentado contra a democracia... O certo seria fazer novas eleições para governador... Eu só lamento pelos maranhenses, que pensaram que iriam se livrar de uma monarquia*...

*Sim, monarquia, a mesma família no poder há anos, e quando perde faz isso? Deveriam nomear eles como reis e rainhas do maranhão e fundar um estado só deles e mandar o Sarney pra lá...pra que perder tempo com eleições se depois fazem isso? Cadê o respeito com a democracia?
« Última modificação: 18 de Abril de 2009, 00:40:43 por Fabi »
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Sarney diz que cassação de Lago faz justiça a Roseana
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2009, 10:48:44 »
É... no Brasil do Sul, especificamente na cidade de Londrina, um prefeito eleito não pode assumir o cargo... E foram lá correndo nomear o segundo colocado no minuto seguinte? Não, fizeram o certo, marcaram uma nova eleição entre o segundo e o terceiro colocado...

Isso é o certo, ninguém questionou, o prefeito não se trancou (eu acho), e todos estão felizes com o prefeito que elegeram....

A realização de novas eleições não se deu porque Londrina é uma cidade mais ética do que o Estado do Maranhão. Ocorre que a lei eleitoral permite que se realizem novas eleições quando o candidato eleito não obteve mais de 50% dos votos válidos. No caso de Londrina, a cassação do registro do prefeito eleitor por rejeição de contas geraria, naturalmente, a prerrogativa de realizarem novas eleições. Segundo o TSE, há a opção de realizar um segundo turno com os candidatos mais votados ou optar por novas eleições. No caso de Londrina, foi realizado um novo segundo turno com o segundo e o terceiro candidatos mais votados.

No caso do Maranhão, a lei prevê que a segunda colocada assume o governo. Entendimento do TSE:
” (…) Nas eleições disputadas em segundo turno (CF, art. 77 § 3º, Lei no 9.504/97, artigo 2º, § 1º), considera-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos. Não incidência, na situação posta, da norma do art. 224 do Código Eleitoral. Cassado o diploma de governador de estado, eleito em segundo turno, pela prática de ato tipificado como conduta vedada, deve ser diplomado o candidato que obteve o segundo lugar. EDcl no Resp no 21320 de Roraima, Rel. Ministro Luis Carlos Madeira, DJU de 17.06.2005. ”

Agora, isso aí de cassar o governador e colocar a segunda colocada de uma família que não sai do poder no maranhão há anos...é no mínimo suspeito e um atentado contra a democracia... O certo seria fazer novas eleições para governador... Eu só lamento pelos maranhenses, que pensaram que iriam se livrar de uma monarquia*...

Não é um atentado à democracia simplesmente porque é previsto na lei. O simples fato de ser Roseana a segunda colocada torna o procedimento suspeito? E se fosse um candidato supostamente idôneo que perdeu as eleições graças à fraude praticada pelo candidato eleito? Seria suspeito? É aplicação da lei, pouco importa quem é o segundo colocado.

E até onde sei, o governo anterior a Lago também rompeu com o clã Sarney, de modo que seria o segundo governo consecutivo sem a família Sarney no poder.

*Sim, monarquia, a mesma família no poder há anos, e quando perde faz isso? Deveriam nomear eles como reis e rainhas do maranhão e fundar um estado só deles e mandar o Sarney pra lá...pra que perder tempo com eleições se depois fazem isso? Cadê o respeito com a democracia?

Infelizmente não é o TSE que vai ensinar o povo do Maranhã a votar direito. Leva tempo e o povo cansa. A Bahia cansou de ACM no governo e na prefeitura de Salvador, uma hora o povo do Maranhão cansa também. Mas aí vem o problema... cansa dos coronéis, elege grupos igualmente corruptos e começa a sentir falta do  passado... E o ciclo recomeça... :?

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!