Sarney diz que cassação de Lago faz justiça a Roseana GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) renunciou oficialmente ao mandato nesta sexta-feira para tomar posse como governadora do Maranhão. Como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a cassação do governador Jackson Lago (PDT), Roseana teve que se afastar em definitivo de seu mandato para ser empossada no novo cargo.
A carta de renúncia foi lida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que ocupava a tribuna do Senado no momento da comunicação --o que não permitiu que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana, lesse o comunicado.
"Senhor presidente do Senado, tendo em vista a decisão do colendo Tribunal Superior Eleitoral, comunico a Vossa Excelência que optei por assumir o cargo de governadora do Estado do Maranhão, para o qual fui eleita no pleito majoritário de 2006, razão pela qual, a partir desta data, deixo de exercer o mandato de senadora, representando o referido Estado", afirmou.
Sarney comemorou a posse da filha ao afirmar que "decisão da Justiça é para ser cumprida". Na opinião do parlamentar, uma "grande Justiça" foi feita com Roseana. O presidente do Senado não viajou ao Maranhão para acompanhar a posse da filha porque se recupera de uma torção no pé.
Suplente O ex-prefeito de São Luís (Maranhão) Mauro de Alencar Fecury vai assumir a vaga de Roseana no Senado. Suplente da parlamentar, Fecury é aliado da família Sarney no Maranhão e empresário. Ex-deputado federal, ele já ocupou o cargo de Roseana quando a senadora se afastou da Casa Legislativa, em 2005.
A expectativa é que Fecury assuma o cargo na próxima semana, depois do feriado de Tiradentes (21 de abril).
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u552249.shtml