Pensei em algo com trepadeiras justamente por ter um efeito de "refrigeração" que talvez compensasse as janelas fechadas. Talvez seja útil no mínimo por isso, e se não tiver efeito acústico considerável, talvez nisso funcione para alguma coisa. Procurando mais sobre o assunto inclusive achei algo meio impressionante, sobre o quanto plantas poderiam economizar em refrigeração se fossem mais usadas. Sobre o que realmente me interessa, no entanto, essa mesma fonte é um tanto aparentemente contraditória; diz que
tetos verdes são razoavelmente bons quanto ao isolamento acústico, podendo nos poupar até de 5 a 50 decibéis, dependendo da espessura da camada de vegeração, mas em seguida diz que fachadas verdes são desprezíveis!
Não consigo entender a diferença, seria de se esperar que fossem ainda mais significativa, uma vez que acho que a maior parte do som que nos afeta vem na horizontal, e não de cima. Talvez seja a diferença de espessura geralmente possível para fachadas, mas se fosse algo como uma cerca-viva colada rente à parede, acho bem provável que tivesse um efeito significativo, mesmo sem haver o análogo ao solo com terra... mas não sei realmente... talvez uns dois tipos de trepadeiras juntas, uma que realmente cobrisse tudo bem apertado, e outras que por sua vez subissem nessa e/ou numa estrutura apropriada, se é que isso é possível.
Aqui o PDF de onde vi isso:
http://www.usp.br/fau/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aut0221/Trabalhos_Finais_2005/Literalmente_Verdes.pdfSei que essa impressão não vale de nada, mas aquela terceira casa de baixo, com três andares e toda revestida de plantas passa uma impressão de que algo assim teria algum efeito acústico sim... sei lá...
Eu consigo reduzir bem o barulho no meu quarto só de fechar as janelas, mas tem o problema do calor.
Colocar um filme escuro nos vidros ajuda um pouco.
Imagino que um filme espelhado ajudaria mais ainda... (e vidro escuro até me é meio contra-intuitivo) meio como os das salas de interrogatório dos filmes... existe isso para comprar?
Infelizmente só fechar a janela por aqui não basta, acho que tenho que colocar umas cortinas pesadas ou até mesmo pensar numa janela mais cara, ou alguma gambiarra com essa aqui, entupindo os buraquinhos de respiração, talvez enfiando silicone em frestas, inundando os trilhos com óleo também, talvez... nem sei