Autor Tópico: Trepadeiras (+ chapisco, talvez) proporcionam algum (bom) isolamento acústico?  (Lida 2449 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Eu imaginando métodos meio faça-você-mesmo não muito dispendiosos para tentar amenizar o barulho da vizinhança.

Alguém saberia se algo assim tem realmente algum efeito considerável?

Não é a única medida, na verdade considerava talvez até algum tipo de espaço oco, um pequeno fundo falso, alternativa ou complementarmente à trepadeiras... não sei bem como seria sustentado... talvez uma tela de arame fino com uma armação de madeira suportasse um revestimento chapiscado sem tocar 100% na parede, deixando um bom espaço oco. Algum tipo de revestimento interno também, nem sei. Além de cortinas pesadas, talvez estantes com livros em algumas paredes externas mais críticas, e talvez até algo mais drástico quanto as janelas em si, mas não sei bem o que...

Estou simplesmente tendo idéias, sem exatamente um projeto em mente.

Alguém já passou por alguma situação parecida (barulho vindo da rua, e pouco espaço interno) e resolveu sem precisar de um investimento muito grande, polícia, mudança ou eliminação de indivíduos barulhentos por meios não totalmente legalmente recomendáveis?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Trepadeiras (+ chapisco, talvez) proporcionam algum (bom) isolamento acústico?
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2009, 17:58:01 »
Acho que o único modo é ter janelas de vidro bem grosso, talvez até mesmo com folhas duplas e mante-las fechadas.

Colocar trepadeiras não resolve nada.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: Trepadeiras (+ chapisco, talvez) proporcionam algum (bom) isolamento acústico?
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2009, 18:06:59 »
Eu consigo reduzir bem o barulho no meu quarto só de fechar as janelas, mas tem o problema do calor.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2009, 18:08:48 »
Eu consigo reduzir bem o barulho no meu quarto só de fechar as janelas, mas tem o problema do calor.

Colocar um filme escuro nos vidros ajuda um pouco.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2009, 18:53:47 »
Pensei em algo com trepadeiras justamente por ter um efeito de "refrigeração" que talvez compensasse as janelas fechadas. Talvez seja útil no mínimo por isso, e se não tiver efeito acústico considerável, talvez nisso funcione para alguma coisa. Procurando mais sobre o assunto inclusive achei algo meio impressionante, sobre o quanto plantas poderiam economizar em refrigeração se fossem mais usadas. Sobre o que realmente me interessa, no entanto, essa mesma fonte é um tanto aparentemente contraditória; diz que tetos verdes são razoavelmente bons quanto ao isolamento acústico, podendo nos poupar até de 5 a 50 decibéis, dependendo da espessura da camada de vegeração, mas em seguida diz que fachadas verdes são desprezíveis!

Não consigo entender a diferença, seria de se esperar que fossem ainda mais significativa, uma vez que acho que a maior parte do som que nos afeta vem na horizontal, e não de cima. Talvez seja a diferença de espessura geralmente possível para fachadas, mas se fosse algo como uma cerca-viva colada rente à parede, acho bem provável que tivesse um efeito significativo, mesmo sem haver o análogo ao solo com terra... mas não sei realmente... talvez uns dois tipos de trepadeiras juntas, uma que realmente cobrisse tudo bem apertado, e outras que por sua vez subissem nessa e/ou numa estrutura apropriada, se é que isso é possível.

Aqui o PDF de onde vi isso:

http://www.usp.br/fau/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aut0221/Trabalhos_Finais_2005/Literalmente_Verdes.pdf

Sei que essa impressão não vale de nada, mas aquela terceira casa de baixo, com três andares e toda revestida de plantas passa uma impressão de que algo assim teria algum efeito acústico sim... sei lá... :/

Colocar um filme escuro nos vidros ajuda um pouco.

Imagino que um filme espelhado ajudaria mais ainda... (e vidro escuro até me é meio contra-intuitivo) meio como os das salas de interrogatório dos filmes... existe isso para comprar?

Infelizmente só fechar a janela por aqui não basta, acho que tenho que colocar umas cortinas pesadas ou até mesmo pensar numa janela mais cara, ou alguma gambiarra com essa aqui, entupindo os buraquinhos de respiração, talvez enfiando silicone em frestas, inundando os trilhos com óleo também, talvez... nem sei

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2009, 20:53:24 »
O lugar correto para colocar trepadeiras é dentro do quarto Buck
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2009, 09:28:33 »
Dei uma olhada rápida já que o material é bem extenso. Pelo que entendi é um tipo de jardineira colocada sobre uma laje impermeável e coberta com uma grossa camada de terra.

Então na verdade não são as plantas que fornecem o maior isolamento termo-acústico e sim a camada de terra e o impermeabilizante. 

Não sei se teria o mesmo efeito em uma grade vertical de trepadeiras.

Imagino que um filme espelhado ajudaria mais ainda... (e vidro escuro até me é meio contra-intuitivo) meio como os das salas de interrogatório dos filmes... existe isso para comprar?

Já vi vidros de janelas ou portas com filmes espelhados, azuis ou escuros. Existe para comprar, mas não sei qual é o tamanho do rolo de filme ou quem faz o serviço.

Mas sei que existe.

É mais ou menos do mesmo tipo que se usam em automóveis.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2009, 11:10:35 »
Forre as paredes externas com caixas de ovos de 6 dúzias, aquelas quadradas... mas dê algum tratamento para as caixas não absorverem umidade... uma tinta esmalte incolor, por exemplo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2009, 12:43:25 »
Pesquisando por aí vejo falar bastante mal disso de caixas de ovo. Primeiramente, pelo que estou entendendo, a idéia nem é exatamente um isolamento acústico, mas que diminuíssem a reverberação, ecos, meio como num estúdio de gravação. Para não ficar como um banheiro, por exemplo. Deve talvez ter também algum efeito de isolamento, simplesmente por ser alguma massa e por ter bolhas de ar, mas não deve ser muito significativo. E se for, talvez seja mais conveniente, prático e em conta umas paredinhas extras de "gesso cartonado", talvez com uma camada de "lã de vidro".

Por falar em banheiro, uma outra alternativa que imaginei pensando nisso seriam ladrilhos, que seriam mais "refletores" de som. Devolve o barulho para a rua. Tenho um vizinho que recentemente revestiu a fachada dessa forma, vou perguntar se sentiu alguma diferença de barulho externo. Nessas breves pesquisas que fiz, uma das fontes que parecia saber mais do que falava dizia que para isolamento o mais importante é a massa... e azulejos, apesar de finos, acho que devem ser razoavelmente bem "massivos".... para furar mesmo com uma broca boa e uma furadeira potente dá um certo trabalho.... mas talvez isso se deva a outras propriedades, como não ser "empelotado" por dentro, mas mais homogenamente coeso... sei lá...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2009, 13:23:16 »
OPINIÃO SEM O MÍNIMO DE FUNDAMENTO CIENTÍFICO:

Aqui na minha cidade quase ninguém tem trepadeiras e quem tem manda arrancar, é de concenso geral que animais como escorpiões gostam de viver nelas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2009, 13:46:57 »

Aqui na minha cidade quase ninguém tem trepadeiras e quem tem manda arrancar, é de concenso geral que animais como escorpiões gostam de viver nelas.

Segundo meu amigo que tem na casa dele a cerca viva mais maneira que eu já vi, eles aplicam um remédio uma vez por ano que impede que isso aconteça.

Minha casa vai ter cerca viva no perímetro inteiro. Arame farpado de prisão e cerca viva. Zumbi nenhum conseguirá passar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2009, 15:53:31 »

Melhor assim, enquanto vivem confortavelmente na cerca de trepadeiras, não entram em casa. :lol:

Pesquisando por aí vejo falar bastante mal disso de caixas de ovo.

Falando sério agora: Não existe nada que junte mais insetos que caixa de papelão, principalmente se tiver umidade e espaços livres.

O pessoal do Butantã usa para criar baratas para alimentar as aranhas.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2009, 17:05:24 »
 :|  Eu sei que essa idéia é esteticamente impraticável, mas o filho de uma cliente fez uma sala com isolamento acústico pra tocar guitarra.

Ele pegou um quarto da casa e cobriu as paredes com folhas de isopor.

Segundo a dona Natália, ninguém escuta nada do lado de fora quando ele toca, o isopor absorve tudo.
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 17:08:40 por Lela »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 20 de Abril de 2009, 17:41:49 »
Os estandes de tiro internos da Polícia tem camadas de cortiça e de espuma revestindo as paredes. Não dá pra ouvir absolutamente nada do lado de fora.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2009, 20:08:54 »
Interessante saber disso, Diego... bem possivelmente o inverso também deve ser verdadeiro, imagino..... se não estivessem atirando lá, não ouviam nada do lado de fora... espero....

Engraçado como são desencontradas algumas informações, também falam mal de espuma, cortiça e isopor.... cortiça especialmente parece que vai estragando, apodrecendo ou qualquer coisa....

Pode ser tanto que os que falam mal querem vender o seu e precisam diminuir outras opções, ou talvez essas salas já fossem significativamente isoladas antes e algo não muito eficiente já foi capaz de completar o serviço...

O problema é que parece que todas as alternativas implicam também em isolamento térmico, e conseqüentemente calor..... acho que o jeito mesmo é tascar um som desgraçadamente algo ao mesmo tempo para ver se se tocam e ficar com tampões de ouvido mesmo :/

E se o som for meio suspeito a ponto de talvez ser meio arriscado querer contra-atacar, ficar só nos tampões mesmo...

Assim que der eu mudo daqui :(

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2009, 00:05:45 »
Seus vizinhos gostam de madrugar ouvindo pagode?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #18 Online: 21 de Abril de 2009, 14:26:15 »
Seus vizinhos GOSTAM de pagode? :o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2009, 13:22:54 »
"Funk" e umas coisas que estão mais ou menos no limiar do que poderia ser considerado música até pelos padrões mais abrangentes possíveis. Volta e meia ouço um tipo de "remix" do plim-plim da globo, meio que "p-p-p-plim-plim p-p-plim-plim-plim p-plim-plim p-plim-plim ppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp ppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp pppppppppppppppppppppppplimi-plim"

Etc. Também tem uma versão extendida/de fim indefinido duma coisa que o pica-pau fica cantarolando em um episódio, "do-doro-dodo" (o "o" com a pronúncia mais de "ew")

Uma vez um cara na rua de trás ficou com o carro tocando um "funk", "o PCC é quem mandá", numa altura que deveria dar para escutar há vários quarteirões de distância, acho que não ficava tão alto se algum aparelho de som de casa estivesse ligado no máximo... felizmente foi só um dia...

E os idiotas ainda acham que estão sob vigência de uma lei carioca imbecil que teoricamente permite fazer o barulho que quiser até as 22....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x