http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=411280Se você aproveitou o feriado e dormiu até não poder mais para diminuir o cansaço durante a semana de trabalho, temos uma má notícia: você pode ter piorado tudo. “É importante manter a regularidade dos horários do sono para ter uma noite tranquila. Você precisa dormir e acordar mais ou menos na mesma hora todos os dias – mesmo nos finais de semana e nos feriados”, orienta a médica Luciana Palombini, especialista em saúde do sono.
Ela preparou uma lista com dicas para você garantir um sono tranqüilo e revigorante. São regras simples que seguem uma máxima: “o sono é sagrado”. E por isso deve ser reverenciado e ter um templo: o seu quarto. Quarto não é lugar de trabalhar, não é lugar de estudar, nem de ver TV. Quarto é lugar de dormir (mas não se preocupe, os encontros, digamos, “íntimos” estão liberados). E de dormir com conforto. Você tem que mantê-lo sem luz excessiva, livre de ruído e com uma temperatura agradável.
Além de respeitar o seu quarto, você tem que respeitar a hora de dormir. Quem tem problemas durante o sono tem que começar a relaxar algumas horas antes de ir para cama. Ou seja, nada de estimulantes à noite. Esqueça cigarro, café e refrigerantes a base de cafeína, prefira chás e leite. E evite se exercitar à noite. “A melhor hora para fazer exercícios é de manhã e à tarde”, recomenda Palombini.
E, é claro, é preciso respeitar também o seu corpo. Se ele não quer dormir, não adianta ficar brigando com ele. “A pior coisa que uma pessoa com insônia pode fazer é ficar deitada na cama tentando se forçar a dormir. Isso só aumenta a ansiedade e piora tudo”, diz a médica. “
Não importa se é no começo, no meio ou no final da noite, se passar trinta minutos e você não conseguir dormir, levante da cama”, avisa Palombini. Levante e vá fazer algo relaxante. Nada de exercícios ou filmes agitados. Procure tomar um chá, ler um livro, ouvir uma música mais calma. E só volte para a cama quando estiver pronto para dormir.
Seguindo as recomendações acima você deve ter uma noite relaxante e acordar com energia para o novo dia. Mas se não der resultado, fique atento: pode ser hora de procurar um médico. “Se, não importa o que a pessoa faça, ela acorda sempre cansada e sonolenta pode ser um indicativa de uma doença do sono. Ela tem quer ser avaliada da maneira adequada por um médico especialista em medicina do sono”, orienta Palombini.
E não pense que é normal acordar muitas vezes durante a noite, ter insônia ou mesmo roncar. “O ronco pode ser um sinal de apneia do sono – o problema mais frequente e preocupante”, explica a médica.
A apneia é uma doença que faz a pessoa simplesmente parar de respirar por alguns instantes enquanto dorme. Em alguns casos, esses “instantes” podem chegar a dois minutos sem ar. Casos fatais são extremamente raros (até hoje, só se sabe de uma pessoa que morreu de apneia do sono), mas a doença é perigosa. Além de comprometer a qualidade do sono, ela é um fator de risco importante para problemas do coração e de circulação.
Por isso, não bobeie. Procure ter um sono tranqüilo, mas, se não der certo, procure ajuda. Afinal, para dormir bem também é preciso ter certeza que tudo está em ordem com a sua saúde.