Autor Tópico: Jesus apócrifo, há algo de especialmente interessante?  (Lida 612 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Jesus apócrifo, há algo de especialmente interessante?
« Online: 22 de Abril de 2009, 13:03:28 »
Estava pensando. A canonização do NT possivelmente foi sofrendo uma edição de acordo com mudanças morais culturais ao longo do tempo, talvez pintando uma versão mais leve de um Jesus paz e amor, enquanto que talvez haja um bom material para um programa do tipo "por trás do cânone", com todas as coisas que ficaram de fora por não se encaixar muito bem.

A suspeita disso não é meramente ideológica, "ah, o cara é ateu, quer falar mal da religião, então Jesus tem que ser mal! Como não acha nada que deponha contra ele na bíblia, então tem que caçar fora dela! É muito desespero ateu mesmo!". Simplesmente acho um tanto discrepante o deus do VT e o que se tem de Jesus no NT. Nem parecem que são o mesmo cara, ou que são pai e filho. Ao mesmo tempo, para complicar mais as coisas, não me parecem haver rejeições muito explícitas às leis sangrentas de Jeová, mas sim sutis endossos por Jesus, ainda que ele raramente seja "pego com a mão na massa", por assim dizer. É um tanto como se ele fosse "bliindado".

Sou péssimo em lembrar os trechos exatos, mas tem coisas como dizer que cidades que não recebam a ele bem sofrerão mais do que Sodoma e Gomorra; uma parte em que fala para uma pessoa do grupo vender a manta para comprar uma espada; o "não vim trazer a paz, mas a espada e fogo, queria que a Terra já tivesse sido queimada", ou algo assim; tem uma parte que fala que não veio contrariar (ou outro termo) os profetas ou qualquer coisa referente às leis do VT, mas "concretizar", ou algo assim - ou seja, toda aquela coisa de mulher casada estuprada ter que ser morta junto com o estuprador, a menos que se solteira, tendo apenas que se casar com ele, matar toda a família à pedradas se cultuarem outro deus, etc; e tem uma parte mais clara onde ele se refere àquilo de que filhos que desonrarem os pais terem que ser mortos.


E então, ha material interessante nos apócrifos, especialmente em coisas cuja não-canonização não seja justificavel senão por não se encaixar numa imagem ideal de Jesus e de um NT mais leve?

O que me lembro de ter ouvido sobre apócrifos eram só umas besteiras, meio como Jesus ainda criança criando (talvez matando também) passarinhos a partir do nada, só por diversão.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Jesus apócrifo, há algo de especialmente interessante?
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 15:38:10 »
O problema com os apócrifos é que eles são muito mais recentes que os canônicos. O evangélio canônico mais antigos é o de Marcos ( no qual se consedera tenham se baseados os de Lucas e Mateus) datado de cerca do ano 70 D.C.

Os apócrifos são muito mais tardios e datam, pelo menos, de meados do Sec. II, por isso são considerados de pouca confiabilidade.

Por isso acho improdutivo qualquer argumento que leve em conta os evangélios apócrifos.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: Jesus apócrifo, há algo de especialmente interessante?
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 07:10:51 »
O problema com os apócrifos é que eles são muito mais recentes que os canônicos. O evangélio canônico mais antigos é o de Marcos ( no qual se consedera tenham se baseados os de Lucas e Mateus) datado de cerca do ano 70 D.C.
O evangelho de Marcos terminava no túmulo vazio. A continuação foi acrescentada no século II.

http://74.125.95.132/search?q=cache:i0l7gSicdZQJ:www.domtotal.com/religiao/liturgia_diaria.php+marcos+terminava+no+t%C3%BAmulo+vazio&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Citar
Há um consenso de que no Evangelho de Marcos, a partir de 16,9, temos um acréscimo. O Evangelho terminava com as mulheres junto ao túmulo vazio e o anúncio da ressurreição pelos anjos com o envio dos discípulos à Galiléia, para a retomada da missão com o ressuscitado. Um redator teve a intenção provável de completar o Evangelho com as narrativas de aparições do ressuscitado. Aí, fez uma síntese dos demais Evangelhos quanto a estas aparições: à Maria Madalena, no horto (Jo), aos discípulos de Emaús (Lc) e aos onze reunidos (Lc, Jo). O acento destas narrativas é a incredulidade dos discípulos. Porém, a experiência pascal deve levar à passagem da dúvida à certeza, da incredulidade à fé. Isto só pode acontecer graças a um encontro com o fundamento da fé que é Jesus, presente nas comunidades. A Boa-Nova do amor de Deus e do dom da vida eterna, revelada por seu Filho, é para ser anunciada ao mundo inteiro. (O comentário litúrgico é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)

http://books.google.com.br/books?id=tclzuMyscVMC&pg=PA84&lpg=PA84&dq=marcos+terminava+no+t%C3%BAmulo+vazio&source=bl&ots=226DKuoh2e&sig=zJpnlvX4WynMwpEKmb3HUBRHv_s&hl=pt-BR&ei=6z7wSfKeOqXuMpDLtMcP&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 07:16:52 por Fernando Silva »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!