Estava pensando. A canonização do NT possivelmente foi sofrendo uma edição de acordo com mudanças morais culturais ao longo do tempo, talvez pintando uma versão mais leve de um Jesus paz e amor, enquanto que talvez haja um bom material para um programa do tipo "por trás do cânone", com todas as coisas que ficaram de fora por não se encaixar muito bem.
A suspeita disso não é meramente ideológica, "ah, o cara é ateu, quer falar mal da religião, então Jesus tem que ser mal! Como não acha nada que deponha contra ele na bíblia, então tem que caçar fora dela! É muito desespero ateu mesmo!". Simplesmente acho um tanto discrepante o deus do VT e o que se tem de Jesus no NT. Nem parecem que são o mesmo cara, ou que são pai e filho. Ao mesmo tempo, para complicar mais as coisas, não me parecem haver rejeições muito explícitas às leis sangrentas de Jeová, mas sim sutis endossos por Jesus, ainda que ele raramente seja "pego com a mão na massa", por assim dizer. É um tanto como se ele fosse "bliindado".
Sou péssimo em lembrar os trechos exatos, mas tem coisas como dizer que cidades que não recebam a ele bem sofrerão mais do que Sodoma e Gomorra; uma parte em que fala para uma pessoa do grupo vender a manta para comprar uma espada; o "não vim trazer a paz, mas a espada e fogo, queria que a Terra já tivesse sido queimada", ou algo assim; tem uma parte que fala que não veio contrariar (ou outro termo) os profetas ou qualquer coisa referente às leis do VT, mas "concretizar", ou algo assim - ou seja, toda aquela coisa de mulher casada estuprada ter que ser morta junto com o estuprador, a menos que se solteira, tendo apenas que se casar com ele, matar toda a família à pedradas se cultuarem outro deus, etc; e tem uma parte mais clara onde ele se refere àquilo de que filhos que desonrarem os pais terem que ser mortos.
E então, ha material interessante nos apócrifos, especialmente em coisas cuja não-canonização não seja justificavel senão por não se encaixar numa imagem ideal de Jesus e de um NT mais leve?
O que me lembro de ter ouvido sobre apócrifos eram só umas besteiras, meio como Jesus ainda criança criando (talvez matando também) passarinhos a partir do nada, só por diversão.