Anac elimina piso para tarifa de voos internacionaisA Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) eliminou a utilização de um piso para as tarifas de voos internacionais. De acordo com o voto da presidente da agência, Solange Vieira, durante reunião da diretoria da entidade realizada nesta quarta-feira no Rio, a medida tem por objetivo fomentar a concorrência de preços dentro do País, beneficiando os consumidores.
Na avaliação de Solange, a iniciativa, que chegou a ser questionada pela TAM, em nada prejudica as companhias aéreas nacionais.
A Anac já havia eliminado o piso tarifário para voos com destino à América do Sul em setembro do ano passado. No seu voto, Solange argumentou que isso promoveu uma redução "de 84% nas tarifas de voo com destino a Lima (Peru) e de até 57% nos voos com destino a Santiago do Chile".
A redução tarifária terá início no dia da publicação do ato deliberado hoje pela Agência no Diário Oficial da União. A previsão é que a publicação seja feita amanhã.
O primeiro corte no piso será de 20% sobre a atual tabela de referência. Em 23 de julho de 2009, o corte passará para 50%; em 23 de outubro, para 80%; e, em 23 de abril de 2010, o preço será totalmente livre.
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/04/22/anac+elimina+piso+para+tarifa+de+voos+internacionais+5679018.html