Autor Tópico: Fernando "Paladino da Ética" Gabeira admite ter transferido passagens aéreas  (Lida 1228 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Gabeira admite ter transferido passagens aéreas a terceiros
21 de abril de 2009 • 03h13 • atualizado às 03h16

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) admitiu ter transferido passagens aéreas de sua cota na Câmara a terceiros, mas não quis informar os nomes dos beneficiados. "Não acho que isso vá ser rapidamente superado. Não me importo. Para sobreviver politicamente vou encarar de frente a morte política. É mais importante que meu destino pessoal", disse.

Ontem, o presidente da Casa, Michel Temer, assumiu ter feito uso da cota de bilhetes para familiares e "terceiros não envolvidos diretamente com a atividade do Parlamento". Uma nota divulgada pela sua assessoria justificou os gastos afirmando que "o crédito era do parlamentar, inexistindo regras claras definindo os limites da sua utilização".

A cota de passagens aéreas para deputados gerou discussão nos últimos dias. Na semana retrasada, a Mesa da Câmara já havia limitado as regras para a liberação da verba, restringindo a apenas um funcionário por gabinete a emissão, reemissão ou qualquer outro tipo de solicitação relativa a passagens.

Na terça-feira passada, o deputado Fábio Faria (PMN-RN) admitiu ter usado a verba da Câmara para pagar as viagens da apresentadora Adriane Galisteu e dos atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo a um evento no Rio Grande do Norte. Faria disse, no entanto, que ressarciu a Câmara pelos gastos.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3715480-EI7896,00.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Fernando "Paladino da Ética" Gabeira admite ter transferido passagens aéreas
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 23:07:08 »
Alguma surpresa? Alguém considerava-o de caráter ilibado?

Bezerra da Silva
Se Gritar Pega Ladrão

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
Se gritar pega ladrão, não fica um

Você me chamou para esse pagode,
e me avisou: "Aqui não tem pobre!"
Até me pediu pra pisar de mansinho, porque sou da cor,
eu sou escurinho...
Aqui realmente está toda a nata: doutores, senhores,
até magnata
Com a bebedeira e a discussão, tirei a minha
conclusão:

Lugar meu amigo é a minha Baixada,
que ando tranqüilo e ninguém me diz nada
E lá camburão não vai com a justiça, pois não há
ladrão e é boa a polícia
Lá até parece a Suécia, bacana, se leva o bagulho e se
deixa a grana,
Não é como esse ambiente pesado, que você me trouxe
para ser roubado....

Se gritar pega ladrão, não fica um.

<a href="http://www.youtube.com/v/H_U_JNHEUrI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/H_U_JNHEUrI</a>

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Fernando "Paladino da Ética" Gabeira admite ter transferido passagens aéreas
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2009, 23:32:23 »
É uma pena, não o considerava ilibado. Gosto dele. O Donatello deve estar se remoendo em sua casa.

Mas nesse nosso país vamos ter que criar níveis de bandidos para os habitantes de congresso nacional.

O Nível vai de 1..5, sendo um ladrão comum como gabeira e 5 bandidos donos de castelo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2009, 23:34:58 »
Bandido é bandido... a única coisa que separa Gabeira, ou o ladrão comum, para o senhor das terras são as oportunidades.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 00:21:27 »
Isso é uma pena, pois se ele era referência quanto a política exemplar, agora nem isso.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 01:06:04 »
Menos ele admitiu e agora só faltam os restos políticos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 01:24:11 »
Bom, uma coisa eu digo com toda a certeza, pelo menos um Inocêncio tem na Câmara!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2009, 09:11:39 »
Puxa, e eu jurava que era um sequestrador honesto...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2009, 09:16:27 »
Puxa, e eu jurava que era um sequestrador honesto...

:histeria::histeria::histeria:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2009, 11:45:16 »
Bom, uma coisa eu digo com toda a certeza, pelo menos um Inocêncio tem na Câmara!

Mas há suspeitas de que ele ,na verdade ,é Culpôncio...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2009, 12:20:54 »
Pessoal, primeiro um fato. Gabeira pisou na bola, fez algo eticamente errado (não sei se o regimento não permitia isso) , principalmente se levarmos em consideração que ele se colocava como uma figura embasada na ética.

Mas não sei se "bandido é bandido" é uma definição coerente.

Se todos que fizeram alguma coisa errada (pagou sem nota, etc..) for bandido, arrisco dizer que mais de 90% da população economicamente ativa deste país é bandido.

Não consigo comparar gabeira ao inocêncio, severinos, e outros.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2009, 12:34:36 »
Se eu tiver que escolher entre dois errados, escolho o que reconhece que errou, não o que acha que está certo e que não precisa dar satisfação a  ninguém.

Inocêncio disse: "A família é sagrada!"
Outro disse: "Querem me separar da minha família!"

São cínicos ou realmente não passou pela cabeça deles pagar as outras passagens com o dinheiro deles?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2009, 13:54:58 »
Se eu tiver que escolher entre dois errados, escolho o que reconhece que errou, não o que acha que está certo e que não precisa dar satisfação a  ninguém.
Falsa dicotomia.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2009, 16:10:44 »

Reconheceu que errou depois que a bomba estourou na mídia... Se não surgisse o assunto, duvido muito que algum 'honroso' deputado fosse reconhecer seus atos escusos e devolver o dinheiro aos cofres públicos. Tudo é uma questão de ser sábio na hora certa: surgiu o assunto, não havia vinculação pessoal entre passagem e deputado/senador, nada melhor do que reconhecer o erro, devolver o dinheiro e bancar o mocinho arrependido. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2009, 21:03:53 »
pois é...

Seguindo essa linha não devemos ter um que presta na assembléia.
Será que não é muito forte Lua? Será que a maioria de nós não usaria essa passagem já que o regimento interno não proibia seu uso?

Eu fico pensando se não estamos definindo o carater de pessoas através da comparação com um paradigma inalcançavel?
E se eu me comparasse com esse paradigma, qual deveria ser meu diagnóstico? Eu já paguei coisas sem nota fiscal, já pirateei DVD... Eu devo ser um canalha também.

Veja, não tenho problema em me reconhecer um bandido. Só estou querendo saber se sou só eu.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Abril de 2009, 07:06:20 »
Falsa dicotomia.
Eu tenho que votar em alguém. Se eu votar em branco, ganhará o pior, já que seus eleitores nunca votam em branco.
Já que é assim, só me resta votar no menos pior.
Infelizmente, são as opções que temos.
Não adianta passar a vida toda esperando pelo candidato perfeito e imaculado porque ele não virá.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Abril de 2009, 07:11:05 »

Reconheceu que errou depois que a bomba estourou na mídia... Se não surgisse o assunto, duvido muito que algum 'honroso' deputado fosse reconhecer seus atos escusos e devolver o dinheiro aos cofres públicos. Tudo é uma questão de ser sábio na hora certa: surgiu o assunto, não havia vinculação pessoal entre passagem e deputado/senador, nada melhor do que reconhecer o erro, devolver o dinheiro e bancar o mocinho arrependido. :no:
E eu continuo preferindo quem tenta parecer arrependido, ainda que hipocritamente, aos cínicos ou amorais que dizem não ter feito nada de errado.
E eu nem sei se ele foi hipócrita ou se, como muitos de nós, já avançou sinal, copiou um CD ou coisa assim porque achou que não tinha nada de mais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Abril de 2009, 14:15:17 »
a grande questão é que não somos perfeitos. Cada um de nós faz das suas e provavelmente nos sentiríamos muito mal ao nos ver expostos na mídia e tachados de bandidos.

Não somos coerentes 100% do tempo também.

O grande mistério é dar pesos distintos a coisas distintas e ainda sim não banalizar o crime. Isso talvez seja impossível, é claro que vamos ter que lidar com a imperfeição do sistema e a nossa própria.

No meu ponto de vista o Gabeira fez duas besteiras. A primeira é se posicionar como um paladino da honestidade (ele não se coloca como paladino da moralidade). A segunda foi pegar as passagens.

Esses dois erros ficam piores quando correlacionados.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Abril de 2009, 14:46:23 »
Agnóstico... ninguém é santinho o tempo todo... nem você, nem eu e nem ninguém.

Nós cometemos nossos pequenos deslizes, umas MP3 baixadas... um DVD ripado... e outros pequenos pecados, isto é fato.
O problema passa a ser mais grave quando o sujeito se traveste de uma aura de absoluta honestidade... e agrava mais ainda quando o desfalque é dado nos cofres públicos, numa fanfarronice que chega a ser gritante o abuso.

Gabeira só admitiu porque foi pego... se não fosse, estaria até no fim do mandato fazendo a mesmíssima coisa. Ele não se arrependeu coisíssima nenhuma, ele se arrependeu de ter sido pego... ele não se arrependeu do abuso, ele se arrependeu de ver uma "imaculada" imagem pública manchada. Ele esta cagando e andando para o dinheiro público, para ele o principal prejuízo foi tão somente a sua imagem... uma imagem artificialmente construída, diga-se.

Então vejo duas situações distintas... nós, com nossos pequenos pecados, os quais cometemos mas sentimos sinceros remorsos e eles, a corja, com toda a sorte de pecados (este foi só um que foi pego... duvidas que existam mais?), e com apenas o apego as suas "carreiras" (o trocadilho não é fora de propósito).

Gabeira comete os pequenos pecados, não duvido que quanto a isto seu arrependimento seja sincero, mas nos grandes pecados o arrependimento é hipócrita... é falso.  :wink:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #19 Online: 24 de Abril de 2009, 14:56:23 »
Ninguém é santo, mas pessoas eleitas para ocupar cargos públicos desviando dinheiro público para o seu bolso, ou vendendo bens públicos é algo muito longe de quem se elege para defender honestidade parlamentar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Abril de 2009, 15:48:49 »
Agnóstico... ninguém é santinho o tempo todo... nem você, nem eu e nem ninguém.

Nós cometemos nossos pequenos deslizes, umas MP3 baixadas... um DVD ripado... e outros pequenos pecados, isto é fato.
O problema passa a ser mais grave quando o sujeito se traveste de uma aura de absoluta honestidade... e agrava mais ainda quando o desfalque é dado nos cofres públicos, numa fanfarronice que chega a ser gritante o abuso.

Gabeira só admitiu porque foi pego... se não fosse, estaria até no fim do mandato fazendo a mesmíssima coisa. Ele não se arrependeu coisíssima nenhuma, ele se arrependeu de ter sido pego... ele não se arrependeu do abuso, ele se arrependeu de ver uma "imaculada" imagem pública manchada. Ele esta cagando e andando para o dinheiro público, para ele o principal prejuízo foi tão somente a sua imagem... uma imagem artificialmente construída, diga-se.

Então vejo duas situações distintas... nós, com nossos pequenos pecados, os quais cometemos mas sentimos sinceros remorsos e eles, a corja, com toda a sorte de pecados (este foi só um que foi pego... duvidas que existam mais?), e com apenas o apego as suas "carreiras" (o trocadilho não é fora de propósito).

Gabeira comete os pequenos pecados, não duvido que quanto a isto seu arrependimento seja sincero, mas nos grandes pecados o arrependimento é hipócrita... é falso.  :wink:

Spit,

Eu não sei. Não sei se roubar a ponto de construir um castelo e um império, desviar milhões pode se comparar com isso o que o Gabeira fez.
Veja, mais uma vez, não estou falando do Gabeira, estou falando em abstrato.

Sempre que encontramos um vestal podemos ter alguma certeza de que o cara está usando de hipocrisia. OK.

Mas e se eu fosse um político e comprasse algo sem nota, esse meu crime seria potencializado por eu ser um deputado, já que é desvio de verbas?

Meu problema com esse critério de qualquer-delito-é-prova-de-filhadaputisse é que agora o congresso é populado 100% por ladrões. Dentro desse critério, nosso deputado casteleiro pode olhar para qualquer um e dizer "vocês não podem me dizer nada...". Não é assim, são delitos distintos.

A sociedade brasileira é corrupta. Os deputados representam o povo quanto a qualidade de sua atuação. Já disse nesse site que se pegássemos 500 pessoas a esmo na praça da sé e colocássemos em brasilia o resultado seria exatamente o mesmo.

Então, posso estar falando uma merda e de fato não estou seguro do que estou dizendo, temos que saber que não vamos ter um democrata sueco entre nós  e defender de alguma maneira os melhores deputados que temos.

Veja, o Simon também foi pego. Outro cara que tinha uma atuação ética forte, ou era visto assim. Vamos detonar ele também? Vamos igualar a todos?

Eu acho que o critério de honestidade é o mesmo. Se é ferro e fogo vamos lá: Nós que já pirateamos DVDs somos bandidos e desviamos dinheiro. Temos informações e responsabilidades e não cumprimos.

E mais importante Spit, é que ao piratear fizemos o delito que estava a nosso alcance.
Engraçado que em nosso raciocínio, o pior delito é aquele que é cometido pelos outros, e a definição de negociata passa a ser um grande negócio que não fomos convidados.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Abril de 2009, 17:58:43 »
Nem é a quantificação do delito que me prendo, Agnóstico... me prendo é a falta de pudor, a falta de vergonha. Gabeira não teve nenhuma vergonha de fazer mal uso, teve sim é vergonha de ter sido pego... este é o meu ponto.

Neste ponto, castelo ou passagens, ambos estão em igualdade de condições... sem mais nenhuma vergonha na cara.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Abril de 2009, 21:31:57 »
Realmente. Vergonhoso esse caso. Pude ter a opinião de um amigo pessoal do Gabeira e ele tambem não esta contente com a merda que o "nosso paladino" fez.

E agnostico, é vero, o Dona deve estar muito decepcionado... quando ele aparecer no msn nós conversaremos sobre isso... hehe...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!