Agnóstico... ninguém é santinho o tempo todo... nem você, nem eu e nem ninguém.
Nós cometemos nossos pequenos deslizes, umas MP3 baixadas... um DVD ripado... e outros pequenos pecados, isto é fato.
O problema passa a ser mais grave quando o sujeito se traveste de uma aura de absoluta honestidade... e agrava mais ainda quando o desfalque é dado nos cofres públicos, numa fanfarronice que chega a ser gritante o abuso.
Gabeira só admitiu porque foi pego... se não fosse, estaria até no fim do mandato fazendo a mesmíssima coisa. Ele não se arrependeu coisíssima nenhuma, ele se arrependeu de ter sido pego... ele não se arrependeu do abuso, ele se arrependeu de ver uma "imaculada" imagem pública manchada. Ele esta cagando e andando para o dinheiro público, para ele o principal prejuízo foi tão somente a sua imagem... uma imagem artificialmente construída, diga-se.
Então vejo duas situações distintas... nós, com nossos pequenos pecados, os quais cometemos mas sentimos sinceros remorsos e eles, a corja, com toda a sorte de pecados (este foi só um que foi pego... duvidas que existam mais?), e com apenas o apego as suas "carreiras" (o trocadilho não é fora de propósito).
Gabeira comete os pequenos pecados, não duvido que quanto a isto seu arrependimento seja sincero, mas nos grandes pecados o arrependimento é hipócrita... é falso. 
Spit,
Eu não sei. Não sei se roubar a ponto de construir um castelo e um império, desviar milhões pode se comparar com isso o que o Gabeira fez.
Veja, mais uma vez, não estou falando do Gabeira, estou falando em abstrato.
Sempre que encontramos um vestal podemos ter alguma certeza de que o cara está usando de hipocrisia. OK.
Mas e se eu fosse um político e comprasse algo sem nota, esse meu crime seria potencializado por eu ser um deputado, já que é desvio de verbas?
Meu problema com esse critério de qualquer-delito-é-prova-de-filhadaputisse é que agora o congresso é populado 100% por ladrões. Dentro desse critério, nosso deputado casteleiro pode olhar para qualquer um e dizer "vocês não podem me dizer nada...". Não é assim, são delitos distintos.
A sociedade brasileira é corrupta. Os deputados representam o povo quanto a qualidade de sua atuação. Já disse nesse site que se pegássemos 500 pessoas a esmo na praça da sé e colocássemos em brasilia o resultado seria exatamente o mesmo.
Então, posso estar falando uma merda e de fato não estou seguro do que estou dizendo, temos que saber que não vamos ter um democrata sueco entre nós e defender de alguma maneira os melhores deputados que temos.
Veja, o Simon também foi pego. Outro cara que tinha uma atuação ética forte, ou era visto assim. Vamos detonar ele também? Vamos igualar a todos?
Eu acho que o critério de honestidade é o mesmo. Se é ferro e fogo vamos lá: Nós que já pirateamos DVDs somos bandidos e desviamos dinheiro. Temos informações e responsabilidades e não cumprimos.
E mais importante Spit,
é que ao piratear fizemos o delito que estava a nosso alcance.Engraçado que em nosso raciocínio,
o pior delito é aquele que é cometido pelos outros, e a definição de
negociata passa a ser um grande negócio que não fomos convidados.