Autor Tópico: Deputados ainda querem discutir reajuste salarial  (Lida 872 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Deputados ainda querem discutir reajuste salarial
« Online: 23 de Abril de 2009, 10:45:58 »
Deputados ainda querem discutir reajuste salarial

Apesar de os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), terem anunciado ontem apenas um novo sistema de controle no uso de passagens aéreas, a ideia do "pacote moralizador", que entrou em discussão no feriado de Tiradentes para tirar o Congresso da pauta de escândalos de mau uso do dinheiro público, ainda está de pé. Líderes e dirigentes da Câmara querem retomar este debate na próxima semana, com o objetivo de encontrar uma fórmula que lhes permita aumentar o salário dos parlamentares, com o discurso de que o pacote representa um ganho em transparência e na economia de uma cifra vultosa.

A fórmula discutida nos bastidores do Congresso prevê o fim da verba indenizatória de R$15 mil mensais e a incorporação de parte dela aos salários, equiparando os vencimentos do parlamentar (R$ 16,5 mil) ao que recebe hoje um ministro do Supremo Tribunal Federal (R$ 24 mil), exatamente como manda a Constituição. Para escapar das críticas de reajustar salário em meio à enxurrada de denúncias, o pacote deverá ser discutido no contexto mais amplo de uma reforma administrativa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://br.noticias.yahoo.com/s/23042009/25/politica-deputados-ainda-querem-discutir-reajuste.html

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Deputados ainda querem discutir reajuste salarial
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2009, 10:53:46 »
Que diabos é a verba indenizatória?? indenização sobre oq??

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 12:48:41 »
Nome, sobrenome e partido de quem quer isso. A gente já tem que fazer a lista de deputados que a gente não vai votar, 2010 já tá quase aí.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 13:16:49 »
Se a constituição manda equiparar os salários, então fazer o que? Equipare-se. O problema são estes absurdos com as passagens aéres e outros tantos que ainda não foram denunciados. Se fossemos pegar o nome, sobrenome e o partido, não sobra ninguém para votar e pior, segundo TSE, não adianta votar em branco, alguém sempre ganha. Solução? Eu francamente não tenho nenhuma.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 15:52:06 »
Se a constituição manda equiparar os salários, então fazer o que? Equipare-se. O problema são estes absurdos com as passagens aéres e outros tantos que ainda não foram denunciados. Se fossemos pegar o nome, sobrenome e o partido, não sobra ninguém para votar e pior, segundo TSE, não adianta votar em branco, alguém sempre ganha. Solução? Eu francamente não tenho nenhuma.
Tem que saber quem quer aumento de salário com a arrecadação de impostos caindo. E sempre tem algum político contra. Eu não voto em político que tem aquelas idéias de proibir aborto em casos de estupro. Eu votaria no Temporão se ele se candidatasse a presidente. :D

A gente tem que saber a vida política do político que a gente vai votar, muita gente vota em pessoas corruptas, que deixam hospital caindo aos pedaços, que fica se associando a empresários e ganhando propinas, e depois reclama que as coisas tão ruins... Por que será que as coisas estão ruins? ::) Isso se chama consciência política... é algo que falta no brasileiro em geral...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 16:19:04 »

A gente tem que saber a vida política do político que a gente vai votar, muita gente vota em pessoas corruptas, que deixam hospital caindo aos pedaços, que fica se associando a empresários e ganhando propinas, e depois reclama que as coisas tão ruins... Por que será que as coisas estão ruins? ::) Isso se chama consciência política... é algo que falta no brasileiro em geral...

Infelizmente eu chamo isto de necessidade. O povo brasileiro, pela sua maioria, é pobre e se corrompe por pouco. Acredito ser muito difícil um nordestino ter conciência política quando não tem água para beber. Ter conciência política sendo minoria não produz muito efeito... Solução? Eu novamente não tenho nenhuma.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 16:26:50 »
Se eles ficassem só na discussão tudo bem, mas dentro de algum tempo terão os seus contracheques engordados.

Para quem não se lembra, o Severino Cavalcanti conseguiu se eleger presidente da câmara porque, entre outras coisas, prometeu aumentar o vencimento dos deputados.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2009, 17:13:27 »
A verdade é que os caras conseguiram uma forma legal de pilhagem.   :no:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2009, 23:45:20 »

Infelizmente eu chamo isto de necessidade. O povo brasileiro, pela sua maioria, é pobre e se corrompe por pouco. Acredito ser muito difícil um nordestino ter conciência política quando não tem água para beber. Ter conciência política sendo minoria não produz muito efeito... Solução? Eu novamente não tenho nenhuma.
Mas eu to fazendo a minha parte, se todos pensarem como você, os corruptos vão continuar no poder votando propostas absurdas, viajando pelo país com o nosso dinheiro, ganhando propinas.... e etc...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2009, 00:56:53 »
Verdadeiro Canalha
Bezerra da Silva

Canalha, tu é um verdadeiro canalha...
Canalha, tu é um verdadeiro canalha.
Você vive de trambique,
Deita na sopa
E se atrapalha,
Olha aí, seu canalha...
Se elegeu com votos da favela,
Depois mandou nela
Metê bala,
Isso é que é ser canalha...
Rapinou o dinheiro do povo,
Saiu esbanjando
E fazendo bandalha,
Veja bem, seu canalha...
Canalha, tu é um tremendo canalha.
Comprou carrão,
Fazenda e mansão
E o povo na miséria comendo migalha,
Veja bem, seu canalha...
Está livre a poder de propina,
Porém a justiça divina
Não falha,
Veja bem, seu canalha...
O truco se acaba
Meio retrocesso,
Verás o reverso da medalha...
Canalha, tu é um verdaderio canalha.
Viver de moleza é muito bom,
Quero ver você
Encarar uma batalha,
Vai trabalhar, canalha!
E no dia do judas tu fica na tua,
Se tu for pra rua
A galera te malha,
Fica em casa, canalha!
Comeu, bebeu, fumou e cheirou,
Depois caguetou
O cabeça-de-área,
Olha a bala, canalha...
Nunca vi ninguém dá dois em nada
E também se ver
Cadeado não fala,
Aprendi isso, canalha...
E depois daquele par de chifres
Em que altura está
O meu chapéu de palha,
Já viu isso, canalha?
O calado tá errado...
E falando nem se fala...
Cala a boca, canalha!!!
De repente o bicho pegou,
Tu se empirulitou
E jogou a toalha,
Sai correndo, canalha!!!
Canalha, tu é um verdadeiro canalha

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2009, 03:33:51 »
Mundo está em crise, transformações profundas já moldam o que virá, e o Congresso afundado

Escândalo não é tanto a apropriação privada de valores públicos e sim a perda de noção da vergonha

Cansaço, preguiça, revolta, senso de impotência. Os rotineiros escândalos de Brasília, agora envolvendo o Congresso, como antes envolveram o governo, o Judiciário, lá atrás o próprio Congresso, repetindo-se em movimentos circulares tão certos como as estações do ano, de tão freqüentes entorpeceram os sentimentos.

Valores de ética e de moral ficaram relativos na administração do Estado em todas suas dimensões, da federal à municipal, na divisão dos poderes, na representação política eleita para supervisioná-las. Delas não há exemplos de grandeza para a nação se espelhar.

Nem sempre foi assim. E é da perspectiva de que a dissolução dos valores máximos é coisa recente que se deve refletir sobre os atos reveladores da moral republicana atual, como o uso despudorado de passagens aéreas pelos parlamentares. Elas são um subsídio para o deslocamento do parlamentar de Brasília para casa. Nada mais.

Tornaram-se um salário indireto, usadas para viagens ao exterior de parentes, de amigos e correligionários, até vendidas. Deputados alegaram que são de seu uso exclusivo, portanto, discricionário. Partidos entenderam como suas. É o que se deduz de nota do PSOL ao falar em “passagem da cota legal do partido na Câmara”.

Nada disso é verdadeiro. A cota é do parlamentar, e não é legado, como arguiram deputados licenciados lotados como ministro ou ex no Tribunal de Contas, que continuaram servindo-se do suposto direito só agora regulado e sustado pela direção da Câmara.

O escândalo não é tanto a apropriação privada de valores públicos e sim algo mais grave: a perda de noção da vergonha. Isso é novo. A explicação típica recorre à suposta ignorância sobre o certo e o errado, coisa improvável, mas, se verdadeira, mais preocupante, já que reveladora da falência do espírito público.

Hipótese assustadora, embora crível, dada a abrangência da farra das passagens: 261 entre 513 deputados, segundo o site Congresso em Foco, as usaram para viagens de recreio ao exterior, faltando os senadores nessa conta. O que se tem é um processo sistemático, não um evento casual, que se repete nas assembléias dos estados e câmaras de vereadores.

Deputados de Alagoas, estado paupérrimo, recebem salário de R$ 12,38 mil e “verba indenizatória” de R$ 15 mil ao mês. Vereadores em cidades pequenas ganham até R$ 8 mil/mês por sessões de até três horas, se tanto, duas vezes por semana.

A exceção banalizada

O mandato é tomado como um meio de extrair vantagens pessoais e de enriquecimento, não ônus assumido em nome da sociedade. Virou profissão, alpinismo social, arrecadação para partidos que cobram dízimo do parlamentar, como o PT, e o gabinete, cabide de emprego de cabos eleitorais contratados a mando da direção partidária.

Em quase todas as prebendas anexadas aos salários do parlamentar, que já seria a ajuda de custo, não meio de renda, se acham manchas de conduta, como o auxílio-moradia embolsado até por quem tem casa própria em Brasília. Banalizou-se o que era exceção.

Ritual do escândalo

Mais para trás, no entanto, o escândalo tinha liturgia. Havia o pequeno achacador, que se satisfazia com o troco da “camaradagem”, por assim dizer, a outra ponta do tal “jeitinho” dos brasileiros, e o gangster de alto coturno - servindo-se desse termo em desuso mais apropriado ao doutor de araques tratado como excelência, um epíteto que jamais dispensava, nem ao ser apanhado no ilícito.

O desvio incorria o transgressor, se não à cadeia, rara ontem e hoje para tais delitos, a sanções sociais. Agora, promove o infrator.

O amanhã não existe

O transgressor de fraque, como se dizia, conta vantagens meio em público, certo da impunidade, mas alega inocência, embora prefira não pô-la em exame. Sabe como é: melhor não arriscar.

A narrativa do neoespertalhão junta categorias de fácil compreensão e capazes de chamar simpatias: a ingenuidade dos simplórios, hoje uniforme do político-padrão, com o de vítima de preconceito “das elites” - branca, acrescentariam os mais ousados, e paulista, dependendo da gravidade. E, se o currículo do velhaco permitir, de perseguição ideológica, recurso eficaz para atrair incautos de boa fé.

O mundo está em crise, transformações profundas já moldam o que virá, e o Brasil discutindo miudezas. Seqüelas da indigência dos responsáveis pelo Estado, a elite verdadeira, diante de questões reais exigidas pelos novos tempos. É como se não houvesse amanhã.

Sabão em boca-livre

O Congresso começa a reagir, disciplinando as benesses e impondo limites, mas também testa reações sobre um aumento de salário dos parlamentares, de modo a incorporar o que provocou espécie. Ainda que questionável, ao menos submeteria tais rendimentos à parte à tributação pelo Imposto de Renda.

É bom que reajam, pois como vão os políticos acabarão como Geni. No fim de semana, um grupo deles levou um sabão de uma empresária durante evento social-empresarial num resort de Comandatuba.

É o que dá esticar como borracha coisas como a ética: levaram puxão de orelha numa boca-livre disfarçada de fórum de temas nacionais. Antigamente, os políticos tomavam mais cuidados.

http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/48001_49000/48057-1.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2009, 09:43:52 »

Mas eu to fazendo a minha parte, se todos pensarem como você, os corruptos vão continuar no poder votando propostas absurdas, viajando pelo país com o nosso dinheiro, ganhando propinas.... e etc...

Como assim se todos pensarem com eu? Falei do povo pobre, não de mim. E quem disse que eu não faço minha parte? Não entendi seu escárnio.

Desculpe, mas eu não quero ter razão em nada, pelo contrário, nos posts anteriores eu ressaltei: "Solução? Eu não tenho nenhuma", ou seja, mesmo que eu faça minha parte, eu não tenho solução para mais da metade do povo brasileiro que é pobre e se corrompe por uma saco de cimento para terminar o "puxadinho". O que adianta eu fazer a minha parte, se eu fecho meus olhos ou não tenho atitude para quem é pobre? Então repito: Não quero ter razão de nada e eu não tenho solução para a grande maioria.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2009, 09:48:20 »
Na verdade tirasse eles da pobreza e continuariam a se corromper, igual ao resto dos brasileiros que não estão na pobreza...

Esse papo de consciência política me lembra o que eu ouvi essa semana de um professor: "Por quanto a gente vende nossa cidadania? Uma lixa de unha. Algo tão barato que não é nem vendido em unidade e sim em caixa. A mulher que não consegue viver com uma unha quebrada entra em desespero, e pega uma lixa da campanha de um político. Aí a cada movimento que é feito com a lixa lê-se o nº do candidato." :histeria:
« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 09:55:42 por Ilovefoxes »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2009, 10:06:07 »

Na verdade tirasse eles da pobreza e continuariam a se corromper, igual ao resto dos brasileiros que não estão na pobreza...

Eu não queria ser tão direto... Mas é mais ou menos isto o que eu quiz dizer nos posts anteriores... E mantenho o mote: "Solução? Eu continuo não tendo nenhuma"...  :(

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2009, 16:39:45 »
Uma solução realista para isso não tem... cultura e tradição é algo que condena um povo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Abril de 2009, 17:06:00 »
Uma solução realista para isso não tem... cultura e tradição é algo que condena um povo.

Concordo.  :ok:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2009, 22:03:16 »
Temer anuncia reforma e não descarta aumento de salários de deputados

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse nesta terça-feira que um estudo vai ser elaborado, com deputados e técnicos, para promover uma reestruturação administrativa na Casa. Além de temas como o auxílio-moradia, o salário dos deputados vai estar em pauta. O aumento não está descartado.

“Vamos construir uma comissão para reestruturação administrativa da Câmara. Mas vamos dar um prazo razoável para isso, para que haja uma boa base científica”.

Questionado se tal estudo incluiria o aumento do salário dos deputados, Temer disse que não ia comentar o assunto. “Não vou avançar na concepção, vamos esperar 30 dias [pelo estudo]”. Já quando foi perguntado se o aumento estaria, então, descartado, o presidente preferiu não responder.

A necessidade de uma reestruturação administrativa na Câmara tem se mostrado presente devido aos escândalos não só com o uso das passagens aéreas, mas também pela revelação que deputados que são proprietários de imóveis em Brasília recebem auxílio moradia da Câmara.

Além disso, não há transparência para quase toda a burocracia da Câmara. O primeiro passo nesse sentido foi dado pela publicação de informações das notas fiscais de compras ou serviços pagos com o uso da verba indenizatória.

No que diz respeito ao aumento do salário, alguns deputados alegam que parte da verba indenizatória, de R$ 15 mil, poderia ser incorporada os rendimentos mensais.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/28/temer+anuncia+reforma+e+nao+descarta+aumento+de+salarios+5809964.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!