Autor Tópico: Professor de direito da USP mata filho e se suicida  (Lida 2152 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Professor de direito da USP mata filho e se suicida
« Online: 23 de Abril de 2009, 15:14:12 »
Professor de direito da USP mata filho e se suicida

Inconformado por ter perdido a guarda do filho Luís Renato, de 5 anos, o advogado Renato Ventura Ribeiro, de 39 anos, matou o menino com um tiro na nuca e cometeu suicídio. A tragédia aconteceu no feriado prolongado de Tiradentes, no apartamento 126 da Avenida Senador Casemiro da Rocha, 1.257, na Vila Clementino, zona sul da capital. Os corpos só foram encontrados ontem.

A Polícia Civil não sabe definir exatamente quando ocorreu o crime. Mas apurou que a mãe da criança, Fabiane Hungaro Menina, de 37 anos, entregou o filho ao pai na sexta-feira à tarde. Ele deveria ficar com a criança só até domingo. Como não apareceu, Fabiane prestou queixa no 16º DP (Vila Clementino), onde foi registrado, segunda-feira, um boletim de ocorrência de subtração de incapaz. A 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) abriu inquérito no mesmo dia.

Luís Renato foi fruto de um relacionamento de seis meses do casal. O pai sempre quis a guarda do filho e, por isso, entrou com ação na Justiça. Segundo o titular do 16º DP, Virgílio Guerreiro Neto, a sentença saiu há dez dias e foi favorável à mãe. Ribeiro não gostou, chegou a dizer que iria viajar e desaparecer com Luís Renato. Por decisão judicial, só podia ficar com o filho de 15 em 15 dias.

Ribeiro era advogado tributarista e dava aulas de Direito Comercial na Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. Também lecionava na São Judas. Tinha quatro livros editados, incluindo Lei Eleitoral Comentada.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=19345671

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Professor de direito da USP mata filho e se suicida
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2009, 15:36:53 »
:(

Será que não cogitaram a hipótese de guarda compartilhada? É uma hipótese interessante quando os pais (ambos) desejam permanecer com a criança... Lamentável...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 15:41:22 »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 15:44:41 »
Não porque se é professor de direito que se tenha que ter altíssimo equilíbrio emocional... nem que não se possa cometer desatinos... mas não deixa de chocar por tratar-se de um tipo de pessoa cujo o perfil enquadra-se mais na busca pelo bom senso.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 15:45:18 »

Um bom currículo para um professor de direito... Realmente é lamentável... Coitada da mãe da criança também... :(

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 15:49:09 »
Não porque se é professor de direito que se tenha que ter altíssimo equilíbrio emocional... nem que não se possa cometer desatinos... mas não deixa de chocar por tratar-se de um tipo de pessoa cujo o perfil enquadra-se mais na busca pelo bom senso.

rs. Spit, eu tive um professor que dizia que 'entre os que fazem direito e a loucura, a fronteira é tênue'. E ele dizia isso após avaliar o comportamento destrutivo de vários advogados que conhecia e outros que defendeu... Não que haja relação com a profissão, mas como temos contato direto com o sistema legal, é de se esperar que nossas atitudes sejam, de fato, mais equilibradas... Pura ilusão, infelizmente...

É triste que ele tenha colocado fim à vida do filho, que tinha apenas 5 anos... Agora, a mãe precisa aprender a conviver com a ausência dele e com o fato de que ele foi vítima do próprio pai.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 15:54:33 »
Juizes devem, obrigatoriamente, ser racionais e ter bom senso (embora não sei quantos sejam assim). Já advogados muitas vezes são mais passionais do que racionais em seu trabalho.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2009, 16:02:19 »
Juizes devem, obrigatoriamente, ser racionais e ter bom senso (embora não sei quantos sejam assim). Já advogados muitas vezes são mais passionais do que racionais em seu trabalho.

Ihhh Stéfano... Juiz e bom senso nem sempre andam juntos, infelizmente. Vide o caso da magistrada aposentada que recebeu o dinheiros das passagens do marido falecido. Se cabe ao juiz defender o sistema legal e buscar a moralidade, essa daí passou longe...

Advogados são mais passionais, é fato. Por representarem o Estado enquando solucionador dos conflitos, juízes são imparciais (ou devem ser); já os advogados são parciais e defendem os interesses dos seus clientes. Diante disso, cometem abusos, falam o que não devem, apelam para situações absurdas e muitas vezes soam ridículos. Fazer o que? Ossos do ofício... ::) Eu já fui acusada por um advogado (um ridículo) de apresentar provas falsas durante a audiência. O problema é que eu havia protocolado o documento cerca de um mês antes, o que deixou ele bem quietinho quando o juiz apresentou o documento - que ele, inclusive, já havia despachado e deferido o pedido. Tive vontade de pular na garganta dele, mas me contive... Exercitai a paciência é um dos meus mantras quando preciso de deparar com um colega... ::)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2009, 08:50:58 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u555408.shtml

Em carta, advogado encontrado morto com filho diz querer abreviar sofrimento; leia íntegra

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira a carta localizada no apartamento do advogado Renato Ventura Ribeiro, 39, encontrado morto na tarde desta quarta-feira (22) no bairro de Mirandópolis, na zona sul de São Paulo. Ele e o filho, de cinco anos, foram encontrados mortos ontem (22) a tiros no apartamento.

A principal hipótese da polícia é que ele tenha assassinado o filho e se matado em seguida, e que o crime está relacionado a uma disputa judicial entre Ribeiro e a mãe do menino, a advogada Fabiane Húngaro Menina, 37, que tinha a guarda da criança.

Na carta, Ventura afirma que quis abreviar o sofrimento do seu filho que, segundo ele, "não era e nem seria feliz" devido à separação dos pais.

"Não coloquei meu filho no mundo para ficar longe dele e para que ele sofresse. Se errei, é hora de corrigir o erro, abreviando-lhe o sofrimento", disse o advogado, na carta.

De acordo com o delegado Virgílio Guerreiro Neto, do 16º DP (Vila Clementino), a polícia encontrou ainda um "rascunho" da carta, escrita à mão por Ventura, o que comprovaria a autoria do material.

"Apesar de não ter assinatura, fica claro que a carta foi realmente escrita por ele", disse.

O menino estava com o pai, professor da USP (Universidade de São Paulo), desde a última sexta-feira (17) e deveria ser entregue para a mãe no domingo (19). Como isso não aconteceu, Fabiane registrou um boletim de ocorrência por subtração de menor na delegacia.

"Era aniversário da mãe [da criança], então estava combinado que ele devolveria o menino mais cedo no domingo", disse o delegado.

Os corpos foram localizados pela faxineira do advogado, Márcia Souza, por volta das 16h30 de ontem. Segundo a polícia, o menino foi ferido por um tiro na nuca e o advogado por um tiro na cabeça. Ribeiro segurava uma arma quando foi encontrado. Ambos já estavam em estado de decomposição.

Transtornada, a advogada foi ouvida apenas extraoficialmente pela polícia, e deve prestar depoimentos na próxima semana. O corpo do menino foi enterrado nesta quinta-feira em São Paulo.

Até a noite desta quinta-feira, ao menos oito pessoas já haviam sido ouvidas sobre o caso.

Leia a integra da carta:

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2009, 09:08:57 »

Universidade Sao Judas Tadeu, USJT, Brasil.

Vínculo institucional    
2004 - Atual   
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades    

02/2007 - Atual   
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Direito, .
Linhas de pesquisa
Função social da empresa na Era Tecnológica e Desenvolvimento Econômico

02/2004 - Atual   Ensino, Direito, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Direito Civil
Direito Comercial

Alguém conseguiu achar uma foto dele? Ele lecionava na faculdade onde eu estudo e no andar que eu estudo (A classe de filosofia do segundo ano fica no andar de direito).

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2009, 12:16:38 »
Não quero tomar partido de ninguém, mas (é claro que isso é uma evidência anedótica) a primeira atitude de muitas mulheres, quando acontece a separação, é a de proibir o pai de ver o(s) filho(s), ou então, de maneira legal ou não, impor várias condições para que isso aconteça.

Como cada um reage de maneiras diferentes a essas situações, não me pergunto se ela não tem uma parcela de culpa em, talvez, ter  "testado" os limites do ex-companheiro.

De qualquer forma, as reportagens que li não trazem mais pormenores com relação a postura da mãe frente ao ex.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Reid

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2009, 12:20:15 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u555408.shtml

nao qrendo tirar merito nem caçoar do cara e tal...

mas no final ele colocou "fiquem com Deus"

mas n eh ele q deveria ficar ou q vai ficar?  :umm:

vai entender neh  :o

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2009, 12:20:49 »
Um dos grandes erros dos pais (pais & mães) é usar os filhos como forma de atingir o ex-cônjuge... penso que a justiça é falha neste ponto pois vê-se diariamente situações similares acontecendo, algumas delas, as vezes, próximas de nós.  

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2009, 13:18:27 »
E por que nas maiorias das vezes (uns 99,9%) a guarda dos filhos ficam com as mães?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2009, 13:22:45 »
Alguém conseguiu achar uma foto dele? Ele lecionava na faculdade onde eu estudo e no andar que eu estudo (A classe de filosofia do segundo ano fica no andar de direito).

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Abril de 2009, 13:26:13 »

Não conheço... tem cara de ser jovem demais pra se destacar o suficiente...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!