Autor Tópico: Japão lança telescópio de raios X  (Lida 626 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
Japão lança telescópio de raios X
« Online: 11 de Julho de 2005, 13:06:14 »
Citar
   Japão lança telescópio de raios X

Em 2000, o primeiro lançamento fracassou depois que o foguete não conseguiu alcançar a altitude desejada

Tóquio - O Japão lançou um telescópio de raios X para observar buracos negros e galáxias, informou a Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão (Jaxa). Na quarta-feira, por causa do mau tempo, o lançamento havia sido cancelado pela segunda vez.

A decolagem do foguete M-5 ocorreu no Centro Espacial de Uchinoura, na província de Kagoshima, às 12h30 (0h30 de Brasília). O êxito do lançamento será confirmado dentro de três dias, quando o observatório entrar em órbita a 570 quilômetros de altura.

Está previsto que o satélite, que pesa 1,7 tonelada e está equipado com cinco telescópios de raios X, comece a operar um mês depois, após uma série de ajustes técnicos, segundo a agência aeroespacial nipônica.

Em fevereiro de 2000, o primeiro lançamento fracassou depois que o foguete, então um M-4, não conseguiu alcançar a altitude desejada. A falha do lançamento provocou perdas astronômicas, já que só o satélite Astro-E tinha custado aproximadamente US$ 107 milhões.

Seu substituto, o Astro-E2, cujo lançamento foi adiado na semana passada, deverá compartilhar informações com outros satélites europeus e americanos do mesmo tipo para realizar suas pesquisas.

Enquanto isso, o ônibus espacial Discovery tinha sinal verde ontem da Nasa para decolar na quarta-feira - o primeiro vôo tripulado da agência espacial americana desde o acidente com o Columbia, mais de dois anos atrás. "O Discovery está em excelente forma para o lançamento de quarta-feira", disse o diretor de teste da Nasa, Jeff Spaulding.

Segundo meteorologistas, há 70% de chance de tempo bom para o lançamento. Além das condições sobre o Cabo Canaveral, é preciso que haja tempo livre sobre pelo menos uma das três pistas de pouso - na Flórida, Califórnia e Novo México -, além de uma pista do outro lado do Atlântico, caso o ônibus espacial não consiga entrar em órbita.






http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/jul/10/93.htm

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!