Autor Tópico: Formigas escolhem melhor local para colônias  (Lida 406 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Formigas escolhem melhor local para colônias
« Online: 25 de Abril de 2009, 18:54:20 »
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid358823,0.htm

As formigas tem grande capacidade inata para escolher o melhor local para seus ninhos, de acordo com uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha. Os pesquisadores instalaram minúsculos transmissores de rádio para identificação e observação das formigas. No experimento, as formigas puderam escolher entre dois ninhos, um próximo mas pior e outro melhor, mas nove vezes mais distante. "Formigas que encontraram primeiro o ninho próximo tendiam a procurar outro, enquanto que as que foram primeiro ao ninho distante, se fixaram por lá", disse Elva Robinson, que liderou a equipe de estudos da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Bristol. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira na revista especializada Proceedings of the Royal Society B.

O melhor ninho era escolhido apesar do fato de poucas formigas, individualmente, terem feito comparações diretas entre os locais examinados. Na busca de um novo ninho para a colônia, as formigas da rocha enviam formigas exploradoras antes, para descobrirem novos ninhos e avaliar os locais. Feita a escolha, essas formigas exploradoras trazem para o novo ninho outras formigas, que vão preparar o local para a instalação da colônia e a vinda do resto das formigas.

Aproximadamente 41% das formigas que visitaram o local pior e mais próximo depois trocaram o local do ninho para o que ficava mais longe do antigo ninho. Apenas 3% das formigas que visitaram o ninho mais distante em primeiro lugar depois fizeram a troca para o ninho mais próximo.

Robinson afirma que outros animais, incluindo humanos [sic], que usam avaliação comparativa, com frequência tomam decisões "irracionais", devido ao contexto no qual as opções são comparadas, entre outros fatores. "A regra das formigas leva a uma avaliação absoluta da qualidade do ninho que não está sujeita a esses riscos, e dispensa a necessidade de memorização e comparação de cada local visitado."

Assim, o comportamento individual simples substitui a comparação direta, facilitando uma escolha eficaz entre locais para a colônia se instalar", acrescentou.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Formigas escolhem melhor local para colônias
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2009, 20:08:38 »
Tem uma história interessante que me ocorreu e envolvia meu falecido avô paterno, o gringón Rossi... eu era bem novo ainda, devia ter uns 12 ou 13 anos e fomos eu e ele comprar queijo nas colonias da serra gaúcha, ali pela região de Galópolis... chegamos lá e o "nono" escolhia os queijos roídos pelos ratos... eu fiquei espantado com aquilo e perguntei o motivo e o nono me respondeu que os ratos sabiam escolher qual daqueles queijos era o melhor, melhor que qualquer um de nós poderíamos saber. Ele cortava fora toda a parte afetada, derretia cera de abelha (sim, aprendi apicultura com meu avô), misturava pimenta em pó e depois untava todo o queijo por fora, assim não haveria um novo ataque de ratos.

Embora pareça nojento nunca houve qualquer problema de doenças, até mesmo porque aqueles ratos eram silvestres e não de esgoto... e percebi uma certa lógica no argumento dele.

Que saudades do nono Rossi me deu agora... de passear com ele e a nona em Caxias do Sul em seu Ford 1929 A todo original.  :'(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!