Autor Tópico: A democracia seria uma Falácia?  (Lida 1871 vezes)

Offline LorD

• Nível 10
  • *
A democracia seria uma Falácia?
« Online: 11 de Julho de 2005, 13:15:41 »
A democracia não seria um grande Ad Populum ou Ad Numerum?

Se vocês retrucarem q num tem argumento ou afirmação, aí vai um exemplo:

"Bush deve ser um bom presidente pois a maior parte do povo votou nele"

PS.: não, eu não sou fascista. É que eu estava notando que a democracia colide com a liberdade inclusive em vários pontos... :wink:

Valew e Falow
:louva:  Worship me :louva:

Civilization Rules!

A luz tem aceleração?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: A democracia seria uma Falácia?
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 14:29:50 »
Democracia seria uma falácia se ela dissesse que um governo é bom quando a maioria concorda com ele.

Democracia não é isso, democracia é:
Democracia é um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Para usar uma frase famosa, democracia é o "governo do povo para o povo". Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 16:17:33 »
Mas é a menos pior...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 17:26:09 »
Respondendo à pergunta do LorD: a Democracia é o maior Ad Numerum já criado pelo Homem, pois parte da idéia que o melhor caminho para um país é ser governado pelos candidatos que conseguem ser votados pela maioria do povo.

Oras: por quê "é melhor" para um país ser governado estes candidatos e não pelos outros? Não necessariamente é melhor! Às vezes pode ser, e às vezes não!

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: A democracia seria uma Falácia?
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 17:28:00 »
Citação de: Ricardo Mioto
Mas é a menos pior...

No que você e Churchill se baseiam para dizer isso? Por quê "é a menos pior"?

Esta frase é apenas uma "frase feita", um "lugar comum" dentre os vários que ouvimos por aí todos os dias...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 17:35:25 »
Citação de: Poindexter
Respondendo à pergunta do LorD: a Democracia é o maior Ad Numerum já criado pelo Homem, pois parte da idéia que o melhor caminho para um país é ser governado pelos candidatos que conseguem ser votados pela maioria do povo.

A democracia parte da idéia de que o povo deve escolher o governante em que confiam ser o mais apto para o cargo. E que vença o que a maioria escolher.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 17:42:59 »
Mas é a menos pior...

Esta frase é apenas uma "frase feita", um "lugar comum" dentre os vários que ouvimos por aí todos os dias...

Não se pode pensar dessa forma? Ter uma opinião que você escuta com freqüencia é "uma frase feita"? (Mesmo sem eu ter citado frase alguma nem nome nenhum...).

Concordo com algo que Hitler diz em "Minha Luta". A problema da democracia é que a massa nem sempre é - e na maioria das vezes não é mesmo - instruída politicamente e, infelizmente, acabam sendo eles que definem os líderes na democracia. Tem senso crítico ruim, são facilmente manipulados pelos candidatos, enfim... Essa era a opinião dele.

Porém, mesmo com tudo isso, não consigo ver sistema melhor que a democracia. Se a massa escolhe de maneira ruim, os outros modos são piores, ao meu ver.

Por isso concordo com Churchill, e acho a democracia o "menos pior". Aliás, a frase dele nem era essa, ele dizia que "a democracia é o pior sistema, tirando-se todos os outros", não?

Que coisa, não? Discordar agora é só "lugar-comum", não se pode pensar assim...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2005, 17:46:58 »
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2005, 18:00:34 »
Citação de: Snake
E a tal "contagem de borda"?

É bastante interessante. Mas os resultados são muito diferenters do sistema de eleição em dois turnos?

Flytronix

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2005, 18:07:51 »
Peraí, é errado pensar que o sistema democrático diz respeito somente ao poder de voto da população. Essa é apenas uma das características, a que impede tiranos de permanecerem no poder. A maior vantagem de uma democracia constitucional é a distribuição do poder, em instituições separadas como o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e os Estados da nação. Em um sistema democrático, o Executivo (onde se encontra o presidente eleito e sua base) nunca é soberano, é sempre limitado pelo Legislativo (Senado e Câmara) e o Judiciário (Justiça Federal). Nisso, garantimos a legitimidade do governo em relação ao cidadão e colocamos limites às suas ações, algo inédito em nosso tempo.

É importante ressaltar que a democracia NÃO representa a vontade da maioria, como muitos pensam. O povo não tem poder direto de decisão sobre a legislação ou sobre o processo judiciário. Portanto não podemos dizer que se baseia inteiramente em uma concepção ad populum.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2005, 18:19:28 »
Citação de: Snake
E a tal "contagem de borda"?

Quanta bobagem. Ele conclui em cima de situações que ele mesmo estipulou.
Mesmo assim:

No entanto, o que aconteceria se o Bernardo tivesse retirado a sua candidatura? O nosso sentido de justiça leva-nos imediatamente a pensar que deve continuar a ser o Alberto o vencedor. Errado ! Uma simples contagem mostra que, retirando-se o Bernardo, a Catarina ganha ao Alberto por 7 a 5 – porque o Alberto é a primeira escolha para 5 votantes mas a última para 7. É eleita a Catarina !

Qual o problema? Os eleitores de Bernardo preferem a Catarina frente ao Alberto. E daí?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2005, 19:02:18 »
Parece que sim, mas acho que ad-numerum é diferente de tomar decisões pela maioria.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2005, 22:55:36 »
Quanto à contagem de Borda, eu sou completamente favorável, pois é a que satisfaz melhor a maioria do eleitorado. No exemplo citado, eu respondo ao "E daí?" do Flytronix perguntando se é irrelevante que o candidato eleito seja o menos desejado pela maioria dos votantes! A contagem de Borda leva em conta não apenas a aprovação a um candidato, mas também sua rejeição, o que beneficia os candidatos mais equilibrados com a opinião pública.

Já no que diz respeito às qualidades da democracia frente a outros sistemas de governo, peço perdão, mas vou responder com outra frase feita: A democracia não esá aí para levar os melhores homens ao poder, mas para não permitir que os piores homens sempre se perpetuem nele. Está certo que nem sempre o povo faz boas escolhas, vejam só que Hugo Chávez ganhou nas urnas o poder de reescrever a constituição venezuelana. Entretanto nenhuma ditadura oferece à população a oportunidade de periodicamente decidir se o governo atual deve ou não comandar o país por mais tempo.

E se a democracia é ad numerum, por fazer a vontade da maioria em vez de a coisa certa; a ditadura é movida a autoridade, que se julga capaz de saber qual é a coisa certa.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2005, 00:25:08 »
Mas como se poderia aplicar a contagem de Borda num sistema eleitoral com tantos candidatos à presidência? Eu não saberia dizer se um candidato desconhecido é melhor ou pior que outro candidato desconhecido. Pior ainda quando se trata de eleições de deputados, etc.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2005, 00:57:07 »

Não se pode pensar dessa forma? Ter uma opinião que você escuta com freqüencia é "uma frase feita"? (Mesmo sem eu ter citado frase alguma nem nome nenhum...).

Você eu acredito que tenha refletido para dizer esta frase, mas em geral esta frase é "cuspida" por aí irrefletidamente, como uma frase feita, um chavão.

Porém, mesmo com tudo isso, não consigo ver sistema melhor que a democracia. Se a massa escolhe de maneira ruim, os outros modos são piores, ao meu ver.

OK. Anotada a tua opinião. Você tem senso crítico suficiente para que eu a leve em consideração.

Por isso concordo com Churchill, e acho a democracia o "menos pior". Aliás, a frase dele nem era essa, ele dizia que "a democracia é o pior sistema, tirando-se todos os outros", não?

O que dá no mesmo... :lol:

Que coisa, não? Discordar agora é só "lugar-comum", não se pode pensar assim...

Generalização Arrasadora. Falácia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2005, 01:17:53 »
Para grandes quantidades de candidatos a eleição poderia ser divida em dois ou três turnos, deixando o último turno com uns cinco candidatos. E para deputados poderíamos contar apenas votos na legenda e usar o sistema de listas partidárias; ao final dividiriamos as cadeiras proporcionalmente à pontuação de cada partido.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
A democracia seria uma Falácia?
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2005, 16:22:05 »
Democracia é, estritamente falando, o governo da maioria. E isso, claro, não é bom nem ruim por si só.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2005, 16:24:27 »
Mas é a menos pior...

Trata-se de um aforismo, Poindexter. Exatamente como a frase que você usa como assinatura.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!