Autor Tópico: A religião é transmitida pelas mães  (Lida 1901 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
A religião é transmitida pelas mães
« Online: 11 de Julho de 2005, 13:17:36 »
Vi isso nesse último livro que li, "genes, povos e línguas", de L. L. Cavalli-Sforza.

Talvez seja conveniente explicitar bem que não se trata de transmissão genética, mas cultural. Outros pesquisadores (já não estou mais com o livro para citá-los) constataram que enquanto a posição política geralmente é influenciada igulamente por ambos os parentes, a religiosidade têm maior influência da mãe.

Como seria isso no caso do ateísmo? Será que teria algo a ver com o fato(?*) de haverem mais ateus que atéias?

Talvez os filhos homens, por serem homens (especulação minha), sejam menos influenciados pela religião das mães (e nem tanto pela ausência de religião) que as mulheres.

Porque se ambos os sexos forem influenciados igualmente pela mãe, não haveria essa diferença, considerando apenas essa causa. Fiz uma ressalva quanto a ser mais significativa a falta de influência da religião materna do que a transmissão da não-religiosidade materna porque suponho que o ateísmo mais freqüentemete que ser transmitido (principalmente quanto a transmissão vertical) tenha origens independentes.

Que acham?

* - baseado na desproporção entre membros e membras do finado forum da STR, que deus o tenha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: A religião é transmitida pelas mães
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 15:51:23 »
Seria bom que você detalhasse o mecanismo de transmissão (supondo que esse livro proponha um).

Assim "cru", eu diria que a função de referência de acolhida e segurança é geralmente associada à figura materna e também à prática religiosa, daí a associação.  A religião é uma extensão do amor materno (e também, em muitos casos, da autoridade paterna - o que parece particularmente verdadeiro para o Judaísmo e em grau menor para o Cristianismo e Islam).

Generalizações sempre são arriscadas, mas nesse caso parece que há mais ateus do que atéias porque homens não costumam ser encorajados a ser maternais.  Uma extrapolação desse meu palpite é que mães que sigam religiões mais "masculinas" como certos o Espiritismo, movimentos de Nova Era ou de Mão Esquerda tendem a influenciar menos a religiosidade de seus filhos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: A religião é transmitida pelas mães
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 17:12:19 »
Citação de: Luis Dantas
Seria bom que você detalhasse o mecanismo de transmissão (supondo que esse livro proponha um).

O mecanismo é ensino mesmo, interação.
As mães passam mais tempo cuidando diretamente dos filhos que os pais, apenas costuma ser assim, por causa da divisão "clássica" de tarefas. É o mais comum, mas não é uma regra inviolável, nem algo biologicamente determinado.
Em sociedades que os pais passam mais tempo com os filhos a influência deles aumenta nesse aspecto.

Assim "cru", eu diria que a função de referência de acolhida e segurança é geralmente associada à figura materna e também à prática religiosa, daí a associação.  A religião é uma extensão do amor materno (e também, em muitos casos, da autoridade paterna - o que parece particularmente verdadeiro para o Judaísmo e em grau menor para o Cristianismo e Islam).

Outra coisa interessante, não relacionada com a religião, que vi nesse mesmo livro. Diferentes tipos de "tradições" familiares, sobre se os filhos podem/devem se mudar e se sustentar por si próprios antes de se casar, se o pai é a autoridade máxima ou é algo mais equilibrado, etc... são acampanhadas de posições políticas mais ou menos análogas, e isso acontece em vários países. Queria lembrar o nome do cara que percebeu isso...

Generalizações sempre são arriscadas, mas nesse caso parece que há mais ateus do que atéias porque homens não costumam ser encorajados a ser maternais.  Uma extrapolação desse meu palpite é que mães que sigam religiões mais "masculinas" como certos o Espiritismo, movimentos de Nova Era ou de Mão Esquerda tendem a influenciar menos a religiosidade de seus filhos.

Eu não tinha pensado ainda nesse lado "maternal" da religião. Eu sempre interpretava os deuses (que são na maioria "homens" atualmente), acho que como Freud, uma espécie de figura paterna invisível, mas também tem esse lado.

Eu acho que essas duas coisas combinam, as mães tendo maior influência religiosa sobre as filhas pela religião ter esse aspecto "maternal". Agora isso ficou até um pouco biológico.

Mmmm.... isso significaria que as correntes religiosas que enfatizam mais os aspectos maternais são mais populares entre mulheres, e seguidas com menos rigor pelos homens, enquanto correntes mais focadas nos aspectos de autoridade paterna têm maior numero de adeptos entre os homens, comparativamente?

Isso nem é bem uma conclusão lógica de nada..... é mais um novo palpite um pouco baseado nisso tudo

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 17:14:51 »
... como certos o Espiritismo, movimentos de Nova Era ou de Mão Esquerda...

Ouvi falar da "Regra da Mão Esquerda" nas minhas aulas de Física... é isso? :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 18:56:15 »
Citação de: Poindexter

Ouvi falar da "Regra da Mão Esquerda" nas minhas aulas de Física... é isso? :lol:

Não... é um pessoal que acha que assumir seu próprio egoísmo é algum tipo de caminho para a evolução espiritual.

Para algumas pessoas até pode ser útil, MUITO no início...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 18:59:43 »

Não... é um pessoal que acha que assumir seu próprio egoísmo é algum tipo de caminho para a evolução espiritual.

Seria algo como as idéias de Aleister Crowley?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 19:06:28 »
Citação de: Angelo Melo

Seria algo como as idéias de Aleister Crowley?

Isso. Crowley, "Osho" Rajneesh, Anton LaVey.  Toda essa corja, digo, turma.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2005, 22:39:13 »
Acho que se isso for verdade temos uma possível explicação para o ateísmo ser tão incomum, já que a maioria dos ateus são homens (ou é o que me parece).

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2005, 06:03:00 »
:) a idéia do sobrenatural influencia muito mais as mulheres! Mulheres acreditam muito mais que se derem tres pulinhos e queimarem uma vela perfumada, imaginando seu obejto de afeição, ela sera´correspondida. Ao passo que os homens acreditam muito mais que se tiverem um big carro eles conquistarão sua amada. Quantas vezes já se viu o contrario? Estimo um percentual bem baixo.
 :? Não é uma questão de sexismo... mas estamos falando em estatisticas, não? Faz se muita piada  sobre como as mulheres "discutem  a relação", ou seja... como as mulheres regem suas vidas pelo aspecto abstrato. Acho que essa inclinação ao sobrenatural (não sei o que motivaria isso) é o que faz as mulheres procurarem mais pela religião, do que proporcionalmente os homens.
 :roll: As mulheres também se tornam mais religiosas depois dos 40 anos...

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2005, 20:09:11 »
Citação de: Danniel
O mecanismo é ensino mesmo, interação.
As mães passam mais tempo cuidando diretamente dos filhos que os pais, apenas costuma ser assim, por causa da divisão "clássica" de tarefas. É o mais comum, mas não é uma regra inviolável, nem algo biologicamente determinado.
Em sociedades que os pais passam mais tempo com os filhos a influência deles aumenta nesse aspecto.

Então é até meio óbvio, não?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2005, 20:27:10 »
É meio óbvio, mas só me toquei depois que li isso, e só a partir disso me veio essa idéia, a mais satisfatória até agora (para mim), do porque de aparentemente haverem mais ateus que atéias, e como a Axia colocou, as mulheres também serem mais ligadas em superstições.

Isso se realmente os pais tiverem uma influência um pouco maior sobre os filhos do seu respectivo sexo, algo que não me parece ser irreal. Apesar de isso não ser sempre tão forte como em algumas culturas em que a divisão de tarefas é bem mais rígida, em que os meninos ficam com os pais ou outros homens aprendendo só as "coisas de homem" e vice-versa com as meninas, acho que ainda acontece, talvez suficientemente para explicar essa (suposta) discrepância.

Offline Venahemi

• Nível 00
  • *
Lavagem cerebral
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2005, 09:01:11 »
A pressao social e religiosa acaba p ser mais dura p nos mulheres, muitas acabam por comprar mal-feito e passar adiante.

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
Re: A religião é transmitida pelas mães
« Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2006, 22:00:06 »

isso é questão de herança de cultura

como foi passada, por quem, etc

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2006, 23:14:43 »

Hum... atualmente talvez, e principalmente, no Ocidente, mas voltando na história penso que é quase o oposto disso o que se verifica. A Religião, como tudo mais, esteve muito mais sob domínio masculino que femino ao longo da história, como ainda se verifica hoje em muitas culturas orientais.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2006, 02:29:46 »
Só especulando:

a)
Por motivos sociais, as mães passam mais tempo com filhos/filhas que pais;
Memes e etc. são mais facilmente passadas em um meio onde há maior repetição dos mesmos;
Portanto, a mãe, na nossa sociedade, passa mais memes que o pai.
Religiões são conjuntos de memes, mais passados pelo contato social que por meios racionais;
Portanto, há maior chance de uma religião "genérica" a ser seguida ser a da mãe e não a do pai. Isso o Buckaroo já disse, estou só sistematizando.

b)
O progenitor do mesmo sexo costuma ser o exemplo de "como devo ser" (ser = pensar e agir). O do sexo oposto, "quem devo agradar".
Essa premissa é questionável, mas se for verdadeira, significa que a religião será herdado do progenitor do mesmo sexo, a não ser que isso represente prejuízo às relações com o progenitor do sexo oposto - neste caso, serão herdados elementos das crenças do progenitor do sexo oposto numa base ideológica essencialmente "do pai".

c)
Tendências sociais costumam rotular o homem de racional e a mulher de emotiva. Os rótulos interferem na auto-imagem do sujeito, que tende a seguir a maré e se comportar como o rótulo "pinta". Portanto, coisas como "Jesus te ama!" ou "deus está vendo, viu?" interferem mais nas mulheres que nos homens, enquanto a análise fria da situação interfere mais nos homens.

O que eu concluo é que as interferências das religiões paterna e materna são mais equilibradas no homem, enquanto a mulher tendem mais a seguir a crença da mãe. E, devido aos rótulos, uma crença mais racional  (ou bem embromada) surtirá mais efeito nos homens que nas mulheres, sendo que nestas as crenças mais efetivas serão as "bonitinhas".

Seria interessante verificar/refutar isso com dados... alguém tem alguma pesquisa do tipo?

O engraçado é que, parando pra pensar, eu segui bem mais as crenças da minha mãe que as do meu pai... minha mãe é "panteísta do fast-food místico e pseudocientífico", enquanto meu pai era católico tradicional.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2006, 02:33:52 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2006, 03:26:33 »

Hum... atualmente talvez, e principalmente, no Ocidente, mas voltando na história penso que é quase o oposto disso o que se verifica. A Religião, como tudo mais, esteve muito mais sob domínio masculino que femino ao longo da história, como ainda se verifica hoje em muitas culturas orientais.

Não é tanto a questão de domínio, das lideranças religiosas (nas quais, acredito, que de modo geral as mulheres devem ter tido importância bastante equilibrada, sendo as exceções coincidentemente as religiões mais populares hoje), mas do convívio da mãe com as crianças ser maior do que o do pai. A causa "última" da religião da sociedade pode até ser domíno de lideranças religiosas masculinas, que acabam influenciando as mulheres, que acabam sendo a causa proximal da continuidade da religião.

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:10:58 »

Yeah. Mas o fato de o comando da instiuição ser masculino não significa nada nessa discussão - pra ser padre, estuda-se com homens. A questão está no campo dos "fiéis".

Pros homens pode ser uma instutição qualquer, uma carreira qualquer - a ponto de o discurso de "vocação" pra ser ministro ser relativamente recente. Agora, a mulher é desde sempre oprimida e não tem nada de seu: mais que natural que, para ela, seja muitíssimo mais importante ter uma religião, pois ela tem reais motivos pra procurar salvação extra-mundana e pra encontrar alguma ATIVIDADE na vida.

Daí os filhos crescem, os meninos têm oportunidades de serem presentes na comunidade e fazer algo que preste, mas as meninas não. Mesmo seguir uma "carreira" religiosa não é algo que lhe dê poder.

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2006, 18:22:40 »

Yeah. Mas o fato de o comando da instiuição ser masculino não significa nada nessa discussão - pra ser padre, estuda-se com homens. A questão está no campo dos "fiéis".

Pros homens pode ser uma instutição qualquer, uma carreira qualquer - a ponto de o discurso de "vocação" pra ser ministro ser relativamente recente. Agora, a mulher é desde sempre oprimida e não tem nada de seu: mais que natural que, para ela, seja muitíssimo mais importante ter uma religião, pois ela tem reais motivos pra procurar salvação extra-mundana e pra encontrar alguma ATIVIDADE na vida.

Daí os filhos crescem, os meninos têm oportunidades de serem presentes na comunidade e fazer algo que preste, mas as meninas não. Mesmo seguir uma "carreira" religiosa não é algo que lhe dê poder.

Com domínio eu não me referia a "comando", mas a hierarquia, e não estava me referindo a hierarquia dos líderes sobre os homens, mas à hierarquia do homem sobre a mulher.

A religião sempre foi uma forma de "domínio" do rico sobre o pobre, do forte sobre o fraco, mas sobretudo do homem sobre a mulher. Como base da sociedade (com papéis muito bem definidos) e forma de domínio e coesão, me parece incoerente que estivesse sob a influência do dominado (a mãe).

A influência das mães na educação dos filhos, num passado de total dominação masculina, talvez exagerando, eu diria que se compara ao das babás hoje. São elas que praticamente os criam, os alimentam, os acompanha. São com elas que eles passam maior parte do tempo, mas não são os seus "valores" que eles absorvem, e sim o dos pais, a religião, inclusive.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!