Eu sempre sou da opinião que quando encrenca, formata e instala novamente (eu automatizei o processo com uma linha de comando do Norton Ghost, um DVD bootável e uma imagem de um Windows previamente instalada... gasto 10 minutos para ter um "novo" Windows ao invés de 1h de instalação normal), mas você, para contornar o problema, pode adicionar manualmente o Explorer.exe no menu iniciar... Propriedades da barra de tarefas... Menu iniciar... Inicializar... e colocar lá para que o Explorer.exe seja carregado toda vez que o Windows for iniciado. 
Off
Norton Ghost 14.0 Recovery Disk não é a mesma coisa desse que vc usou, né....? Pô, quero ter esse gosth há um tempão... :'( Manda uma iso ou torrent aê, spitfire.
E sobre tópico:
1° baixe um pequeno arquivo chamado combofix.
2° Deixe-o na área de trabalho.
3° Desabilite todo o tipo de "proteção residente" (seja de antivírus, seja de antispyware)
4° Feche todas as janelas, programas (inclusive aqueles que ficam lá no cantinho oculto.
5° Execute combofix.
6° De maneira nenhuma clique na tela ou abra algum programa e tal.... Apenas responda o que ele te perguntar. Dentre as perguntas, virá: atualização do programa, baixar o console de recuperação do windows (se vc responder sim ele baixa e instala na sua máquina. daí vc não precisará de cd algum para recuperar o seu windows algum dia futuro). e "começar a análise".
7° Deixe o resto com o programa. Não faça mais nada.
Obs: A área de trabalho vai desaparecer, por isso não se preocupe. Talvez reinicie o sistema, no fim das etapas. Este programinha apesar de ser pequeno é super potente, podendo até danificar seu sistema se vc usá-lo de forma incorreta.
Outra opção (ou até mesmo use-o depois de passar o combofix)
bankerfix.
1° Basta usá-lo e saber ler. E cabô.