Autor Tópico: "Deputados, principalmente os mais velhos, precisam ter a esposa por perto"  (Lida 563 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
"Deputados, principalmente os mais velhos, precisam ter a esposa por perto"
deputado Silvio Costa (PMN-PE)
Silvio Costa recua e agora defende regular cota de passagens
ALAN GRIPP
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Voz até aqui mais eloquente em defesa da manutenção das passagens aéreas para parentes dos congressistas, o deputado Silvio Costa (PMN-PE) fez, ontem, um mea-culpa. Disse ter percebido "nas ruas" que sua posição estava em "desacerto" com a opinião pública e prometeu até fazer campanha pelo fim do privilégio.

"Estou abrindo o meu coração. Estive nas ruas, visitei shoppings e percebi que a opinião pública não estava assimilando a nossa tese. Algumas pessoas me disseram: "O senhor está equivocado'", conta.

Semana passada, o parlamentar fez uma defesa inflamada das passagens para familiares. Afirmou: "Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá? Assim vocês querem que eu me separe. É preciso acabar com essa hipocrisia".

Ao lado de colegas do chamado baixo clero, Costa protestou contra a decisão do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), de restringir a emissão de bilhetes ao deputado e a um assessor credenciado. Após a chiadeira, Temer recuou e decidiu submeter a decisão ao plenário.

Alguns deputados, entre eles o próprio Silvio Costa, defenderam então a apresentação de uma emenda liberando as passagens para mulheres e filhos menores de idade para viagens entre Brasília e o Estado de origem do parlamentar.

Votação

Ele desistiu da ideia: "Liguei ontem para o Temer e disse que ia parar de ajudar a construção dessa emenda. Desde ontem [sábado], venho ligando para os parlamentares [para tentar convencê-los a desistir da emenda]. Vou propor, inclusive, votação nominal".

A votação do projeto de resolução, com ou sem emenda, está marcada para amanhã.

Costa disse que mudou de opinião quando surgiram suspeitas de que deputados venderam passagens de sua cota. "Essa coisa nojenta me fez refletir. Deputado que vendeu passagem não deve só ser cassado, tem que estar preso."

Não que o congressista tenha mudado totalmente de ideia ("Deputados, principalmente os mais velhos, precisam ter a esposa por perto"), mas, segundo ele, é hora de o Congresso fazer uma "sinergia" com a opinião pública".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u556713.shtml

Eu lembro desse deputado dizendo tal coisa |( , eu quase tenho um ataque cardíaco de tanta raiva.

Por que nós temos que pagar passagens para o deputado voltar ao estado de origem? ele não recebe salário? Não pode viajar em classe economica?

São essas regalias que destróem a política no Brasil. Porque sem elas, só pessoas que realmente amam o Brasil e política iriam se candidatar.

Pensa: Quem abandonaria filhos, esposa, para ir para um congresso onde só recebesse o salário (que não é pouco, é 16 mil) e nada mais? Só quem tivesse amor pela coisa. Cortando as regalias, a gente aproxima os políticos da nossa realidade do dia a dia... Quem aqui viaja de jatinho? Ou de primeira classe?

Quando eu vejo a política em outros países, como nos estados unidos, e vejo os políticos de lá que falam: "o que meus eleitores vão pensar se eu votar em tal coisa? ou o que os meus eleitores vão pensar se eu fizer tal coisa?"... Eu penso, nossa, eles se preocupam com os eleitores que votaram neles  :?

E aqui no Brasil a gente só tem políticos legislando pensando neles mesmo e na família primeiro. Não que nos Estados Unidos seja uma maravilha, mas os valores dos políticos de lá são outros, eles pensam primeiro nos eleitores e depois na família. A gente precisa de políticos assim, mas com um salário e mordomias que fazem o ganho subir a quase 100 mil por mês, quem se candidata pensa nesse valor e não no Brasil (se amassem mesmo o Brasil, abririam mão desses benefícios). Quem não quer ganhar quase 100 mil e ir 3 vezes ao trabalho por semana?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: "Deputados, principalmente os mais velhos, precisam ter a esposa por perto"
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2009, 07:09:34 »
Ele que pague a passagem dos parentes com seu próprio dinheiro.
Subsídio não é salário e só pode ser gasto com aquilo a que é destinado: custeio das atividades relativas ao exercício das funções para as quais o parlamentar foi eleito, não suas despesas particulares.

Atheist

• Visitante
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2009, 10:28:58 »
Eu pergunto: onde está a UNE???

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2009, 10:45:07 »

Já faz um tempinho que eles não dão as caras...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2009, 11:37:09 »

Recebendo muita grana do governo federal para ficar quietinha em seu lugar.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090305/not_imp333732,0.php

"Lula aumenta repasse para UNE em 20 vezes"

"Beneficiada nos últimos cinco anos com R$ 10 milhões em verbas federais oriundas de convênios ou emendas parlamentares, a União Nacional dos Estudantes (UNE) garante que "mantém sua independência e não é comprável por nenhum governo". Quem afirma é a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, que atribui a abertura das torneiras - os repasses aumentaram em mais de 20 vezes - ao maior acesso oferecido pelo governo Lula: "Nos anos de Fernando Henrique, tínhamos muita dificuldade de diálogo¹."

Filiada ao PC do B, a presidente da UNE, que tomou posse em 2008, aos 25 anos, garante que não há nada irregular. Segundo ela, eventuais pendências estão "no trâmite" para serem solucionadas. "Tanto é o cuidado com o dinheiro público que nunca houve uma rejeição de prestação de contas da UNE", salientou.

Indagada sobre a presença do próprio presidente e de ministros em eventos da entidade, Lúcia admite que a relação com a gestão Lula tem sido cordial: "No governo FHC, o então ministro da Educação, Paulo Renato, recebeu a UNE uma só ocasião. Agora, temos mais oportunidade, portas de diálogo para apresentar opiniões e, também, projetos." Mas assegura: "Não há constrangimento para iniciativas de oposição." Cita, como exemplos de divergências, o movimento "Fora, Meirelles" e o corte de R$ 1 bilhão na Educação.

O Ministério da Cultura alega que a UNE venceu editais e apresentou propostas ao Fundo Nacional de Cultura, garantindo os convênios. A Saúde divulgou balanço parcial da caravana, que teve, entre outras atividades, 57 debates, com 165 mil pessoas.

A assessoria da Caixa informou que o apoio à bienal, de R$ 30 mil, ocorreu por "se tratar de um grande festival, abrangendo diversas áreas da produção cultural". A Petrobrás considerou a bienal "inovadora e alinhada à política de patrocínios culturais". Ajudou com R$ 100 mil.

diálogo ¹= Muita grana

O repasse saltou de R$ 199 mil, em 2004, para R$ 4,5 milhões, no ano passado. Um dos convênios, de R$ 436 mil, custeia um livro sobre a história da militância secundarista.

Os números, revelados pelo jornal Correio Braziliense, com base em levantamento no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), mostram que, dos R$ 10 milhões, R$ 7 milhões foram liberados nos últimos 14 meses.

A UNE recebeu R$ 2,5 milhões este ano, R$ 786 mil para shows e debates. Em janeiro, a 6ª Bienal de Cultura da UNE, em Salvador, "maior festival de arte estudantil da América Latina", teve parcerias com a Caixa, a Petrobrás e ministérios.

Os repasses vêm até do Ministério da Saúde, que transferiu R$ 2,8 milhões, em 2008, para uma caravana, com debates e ações em 41 universidades. A maioria da verba, porém, saiu da Cultura, R$ 6,2 milhões. Mas seis convênios teriam sido alvo de tomada de conta especial.
« Última modificação: 28 de Abril de 2009, 11:40:01 por Arcanjo Lúcifer »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2009, 09:16:12 »

MAICON TENFEN -  28/04/2009

Apatia estudantil

Éfácil medir a qualidade e a abrangência do debate político num país ocidental do século 21. Basta verificar a quantas anda o chamado movimento estudantil. Se os estudantes – principalmente os universitários – cultivam o hábito de questionar, sugerir, repudiar ou, vá lá, aplaudir os atos do poder público, significa que estamos trilhando uma vereda democrática interessante. Se, por outro lado, a pequena elite dos que frequentam as universidades se mostra apática diante do que lê (?!) nos jornais, quer dizer que estamos indo de mal a pior.

Não há dúvidas de que o Brasil está mais próximo da segunda hipótese. Conforme gira a roda da História, sofremos avanços e retrocessos institucionais, políticos perdem o pudor de se declararem parasitas do Estado, o populismo da situação convive amigavelmente com o fisiologismo da oposição e por aí a coisa vai. Fecho os olhos e imagino uma reação dos nossos estudantes. Ao abri-los, porém, vejo apenas centros acadêmicos pelegos e DCEs cada vez mais preocupados em promover festas de arromba.

Nesse momento, é preocupante o comportamento dos legisladores brasileiros. Em todos os níveis e esferas, o poder legislativo dá sinais de esgotamento e mediocridade. O Senado consegue a façanha de gastar mais do que cinco ministérios reunidos; a Câmara Federal anda às voltas com a farra das passagens; a Assembleia Legislativa de Santa Catarina acaba de aprovar uma lei que joga vinte anos de proteção ambiental no esgoto; e a Câmara de Vereadores de Blumenau, apenas para ficarmos num município mais próximo, não se cansa de propor leis decorativas que, no mais das vezes, não avançam pelo simples fato de serem inconstitucionais.

A imprensa fiscaliza e divulga tudo isso, mas quem faz reverberar a insatisfação da (também chamada) sociedade civil? Ora, não será a classe média, preocupada que está em se manter na linha de consumo, muito menos os trabalhadores ou desempregados, já que receberam uma instrução escolar propositalmente falha. Num país como o nosso, esse papel cabe ao movimento estudantil. Mas, tirando as reações exaltadas contra o Provão, qual foi a última vez que os estudantes brasileiros assumiram seu lugar na política? Na marcha dos caras pintadas contra a corrupção do governo Collor?

Gostaria de saber o que aconteceu com esse espírito de protesto. Está se preparando para as exigências do mercado de trabalho? Ou resolveu se refugiar na rave mais próxima?

http://www.clicrbs.com.br/jornais/jsc/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&edition=12205&template=&start=1&section=Colunas+e+Charges&source=a2490311.xml&channel=31&id=0&titanterior=&content=&menu=58&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!