Gene descoberto há 20 anos pode prevenir neuroblastoma, diz pesquisaUm gene descoberto há mais de 20 anos foi considerado fundamental na prevenção do neuroblastoma, um dos tipos de câncer infantil mais letais.
Trata-se do gene da clusterina ou apolipoproteína J, uma proteína presente na maioria de tecidos e fluidos do ser humano que, segundo o especialista Arturo Sala, do Instituto de Saúde Infantil do University College of London, pode impedir a incidência deste câncer.
O neuroblastoma é um tumor sólido comum na infância - e particularmente letal entre os adolescentes -, que se origina nas células da crista neural no sistema nervoso periférico simpático.
Estes tumores cancerígenos podem aparecer entre a base do pescoço e a vértebra do cóccix, mas são encontrados com maior frequência perto da glândula suprarrenal e no tórax.
Eles representam entre 7% e 10% dos cânceres em pacientes pediátricos, e 50% de todas as neoplasias malignas detectadas nos menores.
Aproximadamente 90% dos casos são registrados em crianças com menos de 5 anos, e essa é a principal causa de mortes por câncer em bebês.
A pesquisa de Sala, publicada no
Journal of the National Cancer Institute, explica que a descoberta leva esperança aos que sofrem da doença, contra a qual pouco podem fazer tratamentos agressivos bem-sucedidos, como o de luta contra a leucemia.
"O neuroblastoma é muito mais raro e muito menos conhecido que a leucemia, apesar do alto número de mortes, e a pesquisa conta com muito pouco financiamento. Por esta razão, os esforços neste campo são tão importantes", ressaltou Sala.
O especialista explicou que, nos testes em laboratório, os pesquisadores introduziram clusterina em células de um neuroblastoma, e constataram que as células deixavam de ser malignas e que não tinham a capacidade de gerar tumores.
"Isto sugere fortemente que a clusterina pode suprimir de maneira eficaz o crescimento do tumor", ressaltou Sala, que expressou a esperança de que os testes clínicos em pessoas comecem dentro de aproximadamente três anos.
Sala acrescentou que a descoberta também pode ser importante na hora de enfrentar outros cânceres, como o de próstata, nos quais a clusterina também ter um papel essencial.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/28/gene+descoberto+ha+20+anos+pode+prevenir+neuroblastoma+diz+pesquisa+5820938.html