O que 30 escritores famosos diriam no Twitter em menos de 140 caracteres
Estou certo de que esqueci aquele escritor que daria o Tweet mais engraçado e terei que completar a lista mais tarde. Também tenho certeza de que você tem aquela colaboração matadora que poderá deixar nos comentários. Mas, por enquanto, a lista é essa que segue mais abaixo.
Ela é um tanto exigente pois pede que o leitor domine a então surgente gramática do Twitter e, ao mesmo tempo, tenha algum conhecimento (não muito) de autores de livros de literatura e de outras áreas.
Por isso, se você não entender o motivo de alguma das, dê um desconto à qualidade de meu humor. Humor que, definitivamente, não é excelente, embora goste de por vezes brincar.
Talvez você e eu não conheçamos bem o Twitter, por um lado, ou suficientemente os escritores, por outro, mas creio que eles diriam mais ou menos isso:
1. Shakespeare: Existem uns scripts podres no reino do Twitter. #mimimi #tragédia
2. Homero: Canta, oh, musa, a fúria de Aquiles. Mas seja breve, por favor. #epic
3. Joyce: Ulysses (via @homero) http://migre.me/I7D
4. Kafka: O Twitter me faz sentir como um inseto repugnante #nojinho
5. Dostoiévski: Se o Twitter existe, então tudo é possível #existencial
6. Mário Quintana: Eles passarão. Você, passarinho
7. Jorge Luis Borges: O Twitter é um jardim de caminhos que se bifurcam.
8. Melville: Chama-me de Ismael_Moby123
9. Carlos Drummond de Andrade: Tinha um tweet no meio do caminho. No meio do caminho tinha um tweet.
10. Mário de Andrade: Ai, que preguiça do Twitter.
11. Machado de Assis: @verme Ao primeiro que roeu minhas tripas dedico este tweet.
12. Nietzsche: O Twitter está morto. #cansei
13. Décio Pignatari: Beba Twitter. Babe Twitter. #cloaca
14. Antoine de Saint-Exupery: Você é responsável por aquele a quem retribuiu o follow. #mimimi
15. Paulo Coelho: O Twitter conspira a seu favor. #autoajuda
16. Vinicius de Moraes: Que seja infinito enquanto sucinto.
17. Clarice Lispector: Não se preocupe em entender. Twittar ultrapassa qualquer entendimento.
18. Nabokov: follow lolita
19. Orwell: O @grandeirmao começou a me seguir #distopia #paranóia
20. Virginia Woolf: @MrsDalloway compre vc as flores.
21. Daniel Defoe: RT @crusoe Vou chamá-lo de @sextafeira ou @sexta_feira. Não sei ainda.
22. Fernando Pessoa: #followfriday @albertocaeiro @alvarodecampos @ricardoreis @bernardosoares
23. Chuck Palahniuk: A primeira regra do Clube do Twitter é: ninguém fala sobre o Clube do Twitter.
24. Sófocles: @edipo Pior cego é o filho que não quer ver. #destino
25. Freud: follow sofocles follow edipo
26. Jung: unfollow Freud
27. Alexandre Dumas: Um twitter por todos e todos twitters por um
28. Pablo Neruda: Confesso que twittei.
29. Stevenson: RT @DrJekill o @mrhyde acaba de chegar. tenho que ir #partiu #bjmeliga
30. Tolkien: Um tweet para todos governar…
http://livroseafins.com/2009/04/27/o-que-30-escritores-famosos-diriam-no-twitter-em-menos-de-140-caracteres/
Mais 30 tweets de escritores: desta vez as colaborações dos leitores
Quando publiquei a lista de possíveis tweets de escritores famosos ontem eu sabia que havia muitos que eu havia esquecido, em um caso, e tweets melhores para alguns de que lembrei. Os comentários que seguiram durante o dia provaram isso.
Fiz uma compilação com algumas das colaborações. Nem todos os autores incluíram o endereço de seu blog ou twitter no comentário, assim, se você está entre esses, por favor me avise.
Procurei manter a lista apenas com escritores, embora tenha aberto algumas exceções. Para tweets parecidos, dei preferência para aqueles que os publicaram primeiro.
Recomendo no entanto, caso queira ver mais possíveis e interessantes tweets de gente afamada, vá até os comentários do post anterior e leia-os todos os que eu deixei de fora desta compilação.
Fiquei muito feliz com a participação de todos, o que mostra que muitas mentes unidas em um propósito criativo podem ser mais produtivas que apenas uma. Às vezes dá caca, mas desta vez funcionou como você verá a seguir:
1. Dante: follow virgilio (por J.P. “Coiote” Flores)
2. Edgar Allan Poe: A escuridão e incerteza dessas breves palavras, habitam o castelo frio e assustador da minha mente. (por Tiago Moralles)
3. Augusto dos Anjos: Apedreja essa mão vil que te retwitta, escarra nessa boca que te #beijomeliga! #mimimi #revoltadinho (por Ale Jung)
4. Augusto dos Anjos 2: Ninguem assistiu ao tweet da minha ultima quimera (por Carlos Freitas)
5. Bertrand Russel: Assim é o tweet de um homem visto de fora. #humanidade #patético (por Rogério)
6. Nelson Rodrigues: Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém seguiria ninguém. #prontofalei (por Gustavo Ramos)
7. Drummond: Havia uma #tag no meio do twit (por Ken)
8. Drummond 2: @Joao amava @Teresa que amava @Raimundo que amava @Maria que amava @Joaquim que amava @Lili que não amava ninguém (por Lana)
9. Thomas Malthus: No Twitter, os profiles verdadeiros crescem em PA e os fakes, em PG. o_O #calamidade (também da Lana)
10. Bandeira: Vou-me embora pra Pasárgada, que lá o @rei é meu follower. #bjomeliga (por Toni)
11. Bandeira 2: Estou farto do Twitter comedido. Do Twitter bem comportado. Não quero mais saber do Twitter que não é libertação (por Leonardo Assis)
12. Olavo Bilac: Ora direis twittar estrelas! (por Van)
13. Gonçalves Dias: Minha terra tem palmeiras / Onde twitta o passarinho / As aves que aqui gorjeiam / Não carregam uma baleia (por Moi)
14. Gabriel Garcia Márquez: memórias de minhas twittadas tristes #mimimi (por Márcia Franco)
15. Aldous Huxley: Admirável tweet novo!
16. Voltaire: Não concordo com um tweet seu, mas defenderei até a morte seu direito de twitar. (este e o anterior por Felipe Caruso)
17. Júlio César: @brutus até tu? #morri (por André) (a dashtag foi inclusão minha, diga-se de passagem; incluí porque o imperador tem obras escritas)
18. Getúlio Vargas: unfollow vida follow história (por Dimas)
19. Edgar Allan Poe: RT @corvo nunka +++! #prontofalei (por Igor)
20. Erasmo de Rotterdam: @thomasmore, não seremos sensatos nesse mundo de doidos. (por Aline González)
21. Descartes: Não penso, logo twitto (por Fernando Tucori)
22. Douglas Adams: É um erro acreditar que é possível resolver qualquer problema importante usando tweets. #prontofalei (por Fábio Brito)
23. Douglas Adams 2: Até mais e me desculpe pelas baleias. (por Felipe Sartori)
24. Marx: twitteiros do mundo, uni-vos (por Ricardo Wagner)
25. Darwin: Adapte-se ao Twitter ou será extinto. #evolucao (por Leo)
26. Sêneca: Se quer ser rettwitado, rettwite. (por Nilzo)
27. Hitchcock: Reestréia de Os Pássaros #cinema (por Marjorie) (abri uma exceção para o diretor pela sutileza do tweet)
28. Caetano Veloso: Twittei. Ou não (por Karla)
29. Patañjali: Agora, o ensinamento do Twitter. Twitter é a supressão dos caracteres da consciência (por Alexandre Montanha) (Este só os praticantes eruditos do Yôga entenderão, mas incluí pela sacada)
30. Miguel de Cervantes: RT @domquixote follow moinhosdevento #owned (por Caminhante) (a dashtag malvada é por minha conta)
http://livroseafins.com/2009/04/28/mais-29-tweets-de-escritores-desta-vez-as-colaboracoes-dos-leitores/
Personagens famosos
Confira como eles se expressariam no Twitter
De que maneira personagens famosos de filmes e seriados expressariam suas frases impactantes caso tivessem que lançar mão do Twitter para se comunicarem? Os 140 caracteres permitidos pela ferramenta que já é febre no Brasil seriam suficientes? O jornalista Alessandro Martins, em seu blog Livros e Afins, tentou responder uma questão semelhante em seu texto ‘O que 30 escritores famosos diriam no Twitter em menos de 140 caracteres’.
O resultado é hilariante, como se pode notar em exemplos como “Mário de Andrade: Ai, que preguiça do Twitter”, em referência à frase mais conhecida de Macunaíma, “Machado de Assis: @verme Ao primeiro que roeu minhas tripas dedico este tweet”, remetendo ao célebre trecho do texto introdutório do livro ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ ou ainda “Nabokov: follow Lolita”, no qual Martins brinca com a obsessão do personagem principal do romance do escritor russo, Humbert Humbert, pela ninfeta Lolita.
Como o autor deixa claro, no entanto, esse humor não é de fácil entendimento: “a lista de escritores selecionados para o post é um tanto exigente, pois pede que o leitor domine a então surgente gramática do Twitter e, ao mesmo tempo, tenha algum conhecimento (não muito) de autores de livros de literatura e de outras áreas”.
Para facilitar a compreensão da “insurgente gramática” – já que no que diz respeito ao conhecimento literário não há nada a se fazer a não ser ler os citados volumes – o próprio Twitter disponibiliza uma área na qual estão disponibilizadas respostas para as questões mais comuns (em inglês), saciando eventuais dúvidas como a razão de se utilizar o ‘@’ – para se responder a um determinado usuário ou apenas citá-lo – assim como o uso do verbo ‘follow’: tomando como exemplo o “follow lolita”, quer dizer que tal usuário, o Nabokov, quer saber tudo o que a Lolita está falando, ou melhor, twittando.
Retornando à questão inicial, como ficariam as situações mais marcantes do cinema ou televisão em 140 caracteres? Baseando-se na brincadeira de Martins, imaginamos algumas frases mais conhecidas das telas – e outras nem tanto – que foram adaptadas ao mundo dos tweets. Nele, personagens diriam coisas como:
1. ET: ET tweet home!!!
2. Exterminador_do_Futuro: Hasta la vista, @baby. #bjomeliga
3. Apollo 13: d Houston, nós baleaimos! #VDM
4. zepequeno: @dadinho um caralho, mudei meu username pra @zepequeno #follow
5. Darth_Vader: @luke é meu filho! #DNA #prontofalei
6. Dorothy: d toto Tenho a sensação de que não estamos mais no ICQ... #helpme #euquerominhatia
7. TaxiDriveR: You tweeting to me?
8. TonyMontana: Say ‘what are you doing’ to my little friend!
9. donCorleone: Adicione seus amigos no Orkut, mas dê follow nos seus inimigos
10. JackDawson: follow Titanic
11. HAL9000: @davebowman Eu sei que você e o Frank planejavam me dar ‘unfollow’, mas eu não posso permitir isso
12. UncleBenParker: @peterparker @spiderman @marcelotas Uma grande careca traz grandes números de seguidores
13. Neo: follow whiterabbit
14. Reth_Buttler: Francamente, twitteiros, eu não dou a mínima! #prontofalei #gentechata #carencia
http://jovem.ig.com.br/oscuecas/o_que_rola/2009/04/28/personagens+famosos+5811954.html
Mais alguns que os leitores escreveram por aí:
Cap.Nascimento: Pede p sair! Pede p sair!!#follow
Milan Kundera:A insustentável brevidade do tweet
RT @WizardOfCosmeVelho ENQUETE: Você acha que Capitu traiu Bentinho? Mande-me um reply com sua opinião.
RT @Zarathustra Hmmm, menos uns 200 followers desde aquela twittada sobre a “morte de Deus”. Como esse povinho é sensível.
Fernando Pessoa: Twittar é preciso. Viver não é preciso
Machado: O maior pecado, depois do twitter, é twittar!
E.Hemingway: And he twitted… alone… in the rain. #morri
Dan Brown: RT@Langdon Obviamente Evan Willians decodificou a mensagem de Jesus ao criar uma ferramenta capaz de atingir todo o planeta …
Che Há que twittar-se, mas sem jamais perder a ternura.
Charles Bukowski: Hoje eu cheguei na maldita pensão e descobri que fui despejado. Caralho, meu uísque estava lá! #VDM
Darwin: Animais, os quais se fizeram nossos seguidores, não gostamos de considera-los como iguais. #prontofalei
Cazuza Dias sim, dias não. Eu vou twittando sem um arranhão. Da caridade de quem me detesta. #otemponãopara
Há muito mais por lá. Aproveitem o embalo e criem os seus