Autor Tópico: sadismo divino  (Lida 2356 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ronysalles

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
  • livre para aprender.
sadismo divino
« Online: 30 de Abril de 2009, 22:55:07 »
sadismo divino :susto:

Por mais que se queira descrever Deus como um ser magnífico e bondoso, a bíblia não esconde que o “Divino” não é tão bondoso assim. Por isso, os argumentos de gênero místicos são indispensáveis para defender as travessuras de um deus descrito como amor, mas que na verdade trata-se de uma divindade cruel e impiedosa.

Deus não é bom, e sim o ser humano é que o tenta fazê-lo como tal. O crente é como uma mãe super-protetora que tenta encobrir os feitos perversos de seu filho.

O amor do crente ao seu deus não passa de um profundo anseio por um pai ou uma mãe que possa amenizar a dor da solidão cósmica. Pois não há nada dentro do ser humano concernente a fé além de um desejo voraz de vencer a desilusão de saber que não há ninguém lá.

Mas além desse sentimento avassalador de inexistência de um pai Maior, há ainda o terrível esforço por protegê-lo de seu comportamento sádico e cruel. Essas mães sofrem (os crentes) tentando ocultar as “travessuras” desse filho ( Deus). A bíblia, a História do cristianismo e das religiões está repleta de fatos que mostram que tal deus não passa de uma inventiva de alguém interessado em manipular alguns.

Enquanto uns conclamam a virtude e a grandeza de um ser supra-bondoso, desconhecem sua origem. Origem que é marcada pelo massacre de inocentes. A história do cristianismo, como todo leitor de bom senso admite, é construída por derramamento de sangue e consumação de muitas vidas. A bíblia, contraditoriamente,  compara Deus como uma árvore BOA; diz que uma árvore boa não produz frutos ruins. No entanto, não é isso que as estatísticas mostram. As guerras, as mortes, a destruição de culturas, a imposição de dogmas, o machismo, as disputas religiosas, a marginalização dos homossexuais; a Inquisição, as Cruzadas, O massacre dos huguenotes, o Anti-semitismo e muitos outros eventos históricos não podem, de maneira alguma, ser considerados como frutos bons. E, o cristianismo, assim como muitas invenções religiosas, foi alicerçado sob as mais diversas absurdidades que se possa imaginar.

Ainda que se mencione alguma coisa boa produzida pela fé, não se compara com o universo de coisas negativas e malévolas produzidas pela crença no místico – sobretudo àquelas vinculadas ao comportamento fanático por parte de muitos.

Sabe-se que as divergências entre credos e crenças são antiqüíssimas. Judeus versus mulçumanos; budistas versus católicos; Islamismo versus Cristianismo; Catolicismo versus Protestantismo; Islamismo versus Hinduismo; Protestantismo versus religiões afro-brasileiras etc., etc.

Muitos recorrem ao argumento do famoso livre-arbítrio, mas não vêem que o próprio Deus bíblico é muito confuso e iracundo. Por mais estranho que possa parecer, o Deus da bíblia matou muito mais gente que Satã. Basta ler o livro sagrado pra constatar.

Enquanto o sadismo divino domina o âmbito místico e espiritual, muitos não percebem que o amor verdadeiro não se sustenta no fanatismo. O fato de um indivíduo não professar nem um tipo de religião, ou mesmo de ser ateu, não lhe impede de ser alguém amável, educado, solidário etc.

Não é a religião que promove a paz; pelo o contrário, sabe-se que foi a crença em algum deus que foi responsável por muitas atrocidades. A Santa Inquisição – tanto católica como protestante – foi responsável pela morte de muita gente.

O próprio Deus (protegido pelos crentes) foi responsável pela destruição de muitas vidas; às vezes direta, outras, por meio de suas ordens.

Eu só não entendo por que os crentes vêem um “ímpio” como alguém que mereça ser incinerado por toda a eternidade só por não concordar com suas crenças. Não importa seu caráter, para o crente fundamentalista, o ateu, o agnóstico, o descrente, o cético; não importa seu grau de respeitabilidade pelos direitos humanos e pelos direitos à vida; estão todos condenados a agonizar sem cessar no inferno. Tal pai, tal filho.

Se isso não é sadismo, Hitler, Mussolini, Gengis khan e Mao Tsé-tung formariam um ótimo júri de justiça divina. Regozijar-se com o sofrimento de pessoas só por pensarem diferente não é uma proposta de amor muito convincente. Aliás, o ato de conceber a construção de um inferno em chamas só pra se vingar de seus inimigos não é muito típico de alguém visto como o mais amoroso de todos. Há uma grande contradição aí, ou não?

Pergunte a uma criança que ainda não foi doutrinada pelos sermões religiosos o que é ela acha dos ardores do inferno. Pergunte também o que ela acha da ira divina espelhada pela bíblia. Mas antes, é claro, você precisar ler a bíblia. Mas não esqueça, precisa ser de olhos e pensamentos livres; do contrário você não vai ver as perversidades contidas lá... Eu não entendo como os crentes não conseguem ver tantas injustiças feitas em nome de Deus.

Mas devo lembrar também que se trata de uma mãe (os crentes) protegendo seu filho traquino (Deus). Assim, fica mais fácil de entender. Mas que Deus é sádico, Ele é. Não tenho dúvidas.
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 23:04:33 por ronysalles »
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: sadismo divino
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 11:33:55 »
Prezado, confesso que não li na íntegra seu post, mas lhe digo o seguinte: As pessoas precisam acreditar em alguma coisa, principalmente se ela for abstrata. Assim, fica fácil manipular pelo medo. Daí então quando o dinheiro entra em cena, pronto, a besteira está feita.

Como você vai argumentar com uma pessoa que acredita no abstrato e precisar sobreviver com o concreto? Eu não sei a resposta.

Offline ronysalles

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
  • livre para aprender.
Re: sadismo divino
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 11:39:46 »
"as pessoas precisam acreditar em alguma coisa". de certa forma você tem razão. São tantas coisas em que as pessoas acreditam: time de futbol, educação, família, dinheiro, mulher, amigos etc,etc. agora acreditar no NADA, acho que não seja uma necissidade de todos - eu sei que você não generalizou, estou apenas tentando reforçar a ideia de que os crentes estão equivocados. Eles dizem: "você tem que acreditar..."
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: sadismo divino
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 11:52:09 »
"as pessoas precisam acreditar em alguma coisa". de certa forma você tem razão. São tantas coisas em que as pessoas acreditam: time de futbol, educação, família, dinheiro, mulher, amigos etc,etc. agora acreditar no NADA, acho que não seja uma necissidade de todos - eu sei que você não generalizou, estou apenas tentando reforçar a ideia de que os crentes estão equivocados. Eles dizem: "você tem que acreditar..."

Exatamente!  :ok:

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: sadismo divino
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2009, 09:38:56 »
ronysalles

livre para aprender.

Citar
sadismo divino

Eu sou de opinião, que as suas observações são absolutamente razoáveis...

O homem é um animal frágil, portanto precisa de protecção. São poucas as pessoas, que percebem, que quando estão aflitas, quem realmente as ajuda é mesmo o seu semelhante.

Geralmente um homem isolado é um ser fraco; mas em grupo, é uma força e tanto. Por alguma razão nós somos
gregários.

Provavelmente o conceito de "Deus" encaixa na Humanidade como um todo e até em parte. A união faz a força... O Homem é um génio titânico.

O que se poderá esperar duma civilização perfeita? Não será isso mesmo, que "racionalmente" se poderá compreender como "Deus"...?

Houve homens que justamente por esse motivo, deificaram a Humanidade. Um deles foi Auguste Comte.
 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: sadismo divino
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2009, 14:49:34 »
Geralmente o argumento usado pelos crentes para justificar as injustiças praticadas por Deus na bíblia se resume a afirmação de que não somos capazes de julgar os desígnios divinos. Que o nosso padrão moral e de justiça não serve como parâmetros para se julgar os atos de Deus.

Para mim esse é um argumento fraquíssimo porque pode ser usado para justificar qualquer atrocidade praticada em nome de um deus qualquer. Por exemplo, os toltecas poderiam usar o mesmo argumento para justificar os sacrifícios de crianças ao seu deus Tlaloc, já que os desíginos deste deus são imcompreensíveis a nós humanos, que assim não estamos aptos a julgar os seus atos.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: sadismo divino
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2009, 13:56:18 »
Citar
Por exemplo, os toltecas poderiam usar o mesmo argumento para justificar os sacrifícios de crianças ao seu deus Tlaloc

Infiél, todos sabem que esse tal de Tlaloc não é o deus verdadeiro! O deus verdadeiro é ... (coloque aqui o nome do seu deuzinho de estimação)
"Deus prefere os ateus"

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: sadismo divino
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2009, 09:11:49 »
Geralmente o argumento usado pelos crentes para justificar as injustiças praticadas por Deus na bíblia se resume a afirmação de que não somos capazes de julgar os desígnios divinos. Que o nosso padrão moral e de justiça não serve como parâmetros para se julgar os atos de Deus.
Significa também que é preciso partir do princípio de que Deus é bom e justo, ainda que não possamos entender seus atos. Ainda que seus atos nos pareçam injustos.

Com base em que nós "sabemos" que, de alguma forma, Deus é bom e justo?
Usando a mesma lógica humana e limitada que não funciona na hora de julgar os atos desse deus?

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: sadismo divino
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2009, 12:29:57 »
Geralmente o argumento usado pelos crentes para justificar as injustiças praticadas por Deus na bíblia se resume a afirmação de que não somos capazes de julgar os desígnios divinos. Que o nosso padrão moral e de justiça não serve como parâmetros para se julgar os atos de Deus.
Significa também que é preciso partir do princípio de que Deus é bom e justo, ainda que não possamos entender seus atos. Ainda que seus atos nos pareçam injustos.

Com base em que nós "sabemos" que, de alguma forma, Deus é bom e justo?
Usando a mesma lógica humana e limitada que não funciona na hora de julgar os atos desse deus?

Exato. Quanto é para julgar os atos devinos de bondade e justiça não se questiona se a nossa moral é apropriada, mas quando é para julgar os atos divinos reprováveis segundo  a mesma moral que usamos para qualificá-lo como bom e justo, ela (a nossa moral) não pode ser aplicada. Muito conveniente não?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!