Autor Tópico: caça às bruxas.  (Lida 433 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ronysalles

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
  • livre para aprender.
caça às bruxas.
« Online: 01 de Maio de 2009, 12:31:40 »
caça às bruxas

Cerca de 100 mil pessoas foram mortas em nome da fé em uma perseguição denominada de “caça às bruxas”. A fé foi a causa de centenas de extermínios durante a Idade Média. Além de cientistas, infiéis e hereges, as mulheres também foram vítimas da “misericórdia” do Deus daqueles tempos.

Por volta do século XIV a Europa passava momentos de grandes dificuldades. As causas eram muitas: revoltas camponesas, enchentes, servidão, guerras, fome e doenças; era um mundo em calamidade. A igreja em face desses empecilhos achou por certo combater tais infortúnios procurando um bode expiatório; “alguém era o culpado”, assim a igreja acreditava. Com essa visão, ela tomou uma atitude; iniciou a “caça às bruxas”.

Uma vez que a igreja atribuía os males da sociedade às maldições lançadas pelas bruxas, ela fez de tudo pra erradicá-las a qualquer custo. E as mulheres foram, nesse contexto, as principais vítimas da atitude de intolerância dos “servos de Deus”.

A História relata que qualquer mulher que fosse suspeita de agir de maneira diferente; ou que fizesse algo suspeito seria levada ao Santo Ofício, questionada e investigada. Os inquisidores faziam as coisas mais horrendas que se pode imaginar no intuito de arrancar uma confissão; aliás, eles eram bem pagos para isso. “A tortura era o meio utilizado para se conseguir confissões ou provas de infrações cometidas: raspavam-se os pêlos do corpo todo a procura de algum tipo de marca do diabo - desde verrugas até sardas -, furava-se a língua, praticava-se a imersão em água quente, tortura em rodas, furava-se o corpo da vítima com agulhas”, Miriam Ilza Santana.

Devido às influências do Renascimento que estava começando, o clero se sentiu prejudicado e partiu para o ataque. Pois o homem não deveria pensar por si, e sim, obedecer às santas doutrinas da igreja. Era o fim do teocentrismo e o começo do antropocentrismo. As pessoas agora não mais se conduziam pelos dogmas religiosos e sim pelo pensamento racional.

A igreja não aceitando sua condição de inferioridade por causa das mudanças históricas, agiu de maneira bravia e cruel contra qualquer um que pensasse diferente. O livre-arbítrio estava fora de cogitação.

Às vezes mulheres eram acusadas de serem bruxas só pelo fato de terem uma sarda ou uma verruga. Se fossem encontradas manchas estranhas no corpo, ela seria condenada à morte em praça pública. Às vezes as lenhas usadas para queimar as “bruxas” eram verdes para que o sofrimento fosse mais demorado.

A caça às bruxas foi um entre vários dos frutos produzidos pelo o “bom Deus” da Idade Média. As cruzadas, a Inquisição, o auto-flagelo, a censura, o machismo, a discriminação racial e tantos outros “bons” frutos foram produzidos pelos servos de Deus ao longo da história.

Foram quatro séculos de perseguição. De 1450 até aproximadamente 1750. Com o florescer e a influência dos pensamentos iluministas, a igreja finalmente desistiu de matar pessoas em nome de Deus. Mas foi em nome de Deus que mulheres, crianças, judeus, negros, ciganos e tantos outros foram queimados durante muito tempo; foi o fruto dessa árvore “boa” que causou todo esse suplício humano.


“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!