Autor Tópico: Própolis - Uso e aplicação na medicina atual  (Lida 1515 vezes)

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
Própolis - Uso e aplicação na medicina atual
« Online: 02 de Maio de 2009, 19:53:48 »
Meu primeiro tópico no CC  :D

Conheci o propolis quando fazia uma trilha e tive um corte razoavelmente profundo na perna decorrente de um escorregão em um rio e uma pedra afiada, estava a 2 dias de caminhada da civilização e não tinhamos material necessário para fazer sutura. O guia tirou da mochila um vidrinho de propolis e sabão neutro, me entregou o sabão, me falou para lavar bem a ferida por dentro, esfregar bastante para tirar qualquer residuo de sujeira, depois abriu a ferida bem e pingou aquele liquido escuro dentro.

Não foi muito divertido, acho que fui no "inferno" e voltei de dor, mas depois de poucos segundos (que pareceram uma eternidade) parou de doer, e ele continuou apertando a ferida, passado mais algum tempo o sangue parou de correr e a ferida estancou, ficamos acampados por mais 2 dias no mesmo lugar, repetindo essa operação de lavar e botar propolis 2 vezes por dia, depois desse tempo a ferida aparentemente sarou e voltamos tranquilos para a vila. Fui no posto médico e o médico se espantou que não tinha inflamado e nem aberto com a caminhada, e ainda falou que se estivesse "fresca" necessitaria de alguns pontos.

Depois de pesquisar sobre a substancia, me espantei com as propriedades dele:

Antimicrobiana
Antifúngica
Antivirótica
Antiprotozoário
Bactericida e bacteriostática
Anestésica
Antiinflamatória
Antioxidante
Estimulante sexual
Cicatrizante e regeneração de tecidos
Anti-sépticas e hipotensivas
Tratamento de gengivites
Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras
Estimuladora do sistema imunológico
Ação inibidora na multiplicação de células tumorais

fonte: wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Própolis)

Sempre tive uma dúvida sobre a não utilização do propolis na medicina atual, como sempre estou fazendo trilhas pela chapada é algo que nunca falta em minha mochila nem em casa, sempre que tenho um corte ou inflamação de garganta uso ele e sempre agiu como um santo remédio.

Fica a dúvida para os médicos e profissionais de saúde do fórum.

"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Própolis - Uso e aplicação na medicina atual
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2009, 21:02:50 »
É isso mesmo. O própolis tem propriedades incríveis e está sendo muito estudado. Minha dúvida é em relação aos procedimentos e dosagens, em outras palavras, um remédio também pode ser um vêneno ou simplesmente não funcionar por uso inadequado.

Veja os papers publicados sobre o assunto em revistas científicas:

http://www.scirus.com/srsapp/search?q=propolis&t=all&drill=yes&sort=0&p=10
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
Re: Própolis - Uso e aplicação na medicina atual
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2009, 21:15:21 »
É isso mesmo. O própolis tem propriedades incríveis e está sendo muito estudado. Minha dúvida é em relação aos procedimentos e dosagens, em outras palavras, um remédio também pode ser um vêneno ou simplesmente não funcionar por uso inadequado.

Veja os papers publicados sobre o assunto em revistas científicas:

http://www.scirus.com/srsapp/search?q=propolis&t=all&drill=yes&sort=0&p=10

Estou lendo os papers e realmente são impressionantes os resultados obtidos até agora:

Citação de: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18695897?dopt=Abstract
We investigated the effects of the two fractions, aqueous (AEP) and ethanolic extracts of propolis (EEP) of the Brazilian propolis on azoxymethane (AOM)-induced aberrant crypt foci (ACF). Male Wistar Hannover (GALAS) rats were administered two weekly subcutaneous injections of AOM (20 mg/kg bw) and fed with diets mixed with AEP (100, 500 and 1,000 ppm) or EEP (500 and 1,000 ppm) for 4 weeks, starting one week before the first dosing of AOM. The modifying effects of the test extracts on ACF formation were assessed by counting the incidence and multiplicity of ACF at week 4. Proliferation cell nuclear antigen (PCNA)-labeling nuclei and apoptotic index were also immunohistochemically determined. Dietary supplementation with AEP and EEP significantly reduced the multiplicity of ACF with the effect of EEP being more potent than AEP. In the ACF and their surrounding non-lesional crypts, significantly lowered cell proliferation was observed in the rats, administered with AOM, and the extracts, while neither fraction affected the apoptotic index. Our findings suggest that AEP and EEP possess a chemopreventive ability in the early phase of colon carcinogenesis through the modulation of cell proliferation.
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!