Meu primeiro tópico no CC

Conheci o propolis quando fazia uma trilha e tive um corte razoavelmente profundo na perna decorrente de um escorregão em um rio e uma pedra afiada, estava a 2 dias de caminhada da civilização e não tinhamos material necessário para fazer sutura. O guia tirou da mochila um vidrinho de propolis e sabão neutro, me entregou o sabão, me falou para lavar bem a ferida por dentro, esfregar bastante para tirar qualquer residuo de sujeira, depois abriu a ferida bem e pingou aquele liquido escuro dentro.
Não foi muito divertido, acho que fui no "inferno" e voltei de dor, mas depois de poucos segundos (que pareceram uma eternidade) parou de doer, e ele continuou apertando a ferida, passado mais algum tempo o sangue parou de correr e a ferida estancou, ficamos acampados por mais 2 dias no mesmo lugar, repetindo essa operação de lavar e botar propolis 2 vezes por dia, depois desse tempo a ferida aparentemente sarou e voltamos tranquilos para a vila. Fui no posto médico e o médico se espantou que não tinha inflamado e nem aberto com a caminhada, e ainda falou que se estivesse "fresca" necessitaria de alguns pontos.
Depois de pesquisar sobre a substancia, me espantei com as propriedades dele:
Antimicrobiana
Antifúngica
Antivirótica
Antiprotozoário
Bactericida e bacteriostática
Anestésica
Antiinflamatória
Antioxidante
Estimulante sexual
Cicatrizante e regeneração de tecidos
Anti-sépticas e hipotensivas
Tratamento de gengivites
Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras
Estimuladora do sistema imunológico
Ação inibidora na multiplicação de células tumorais
fonte: wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Própolis)
Sempre tive uma dúvida sobre a não utilização do propolis na medicina atual, como sempre estou fazendo trilhas pela chapada é algo que nunca falta em minha mochila nem em casa, sempre que tenho um corte ou inflamação de garganta uso ele e sempre agiu como um
santo remédio.
Fica a dúvida para os médicos e profissionais de saúde do fórum.