Autor Tópico: Gravitação  (Lida 1501 vezes)

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
Gravitação
« Online: 05 de Maio de 2009, 21:06:16 »
Busco explicações detalhadas do funcionamento básico desta força da natureza. Eté agora só econtrei hipóteses, sistemas de medida, etc..., mas nada que explique realmente como ela funciona. Alguém teria informações precisas a esse respeito?
Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Gravitação
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 21:56:54 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 23:06:51 »
Já li também sobre:

Onda graviacional, Peso, Massa, Constante gravitacional universal, Lei de gravitação universal, Efeito de Eötvös, Força de Coriolis, lei de Newton da gravitação universal, Forma vetorial, Aceleração da gravidade, Comparação com a força eletromagnética, Sistema auto-gravitacional.
Tudo muito erudito e "científico". Mas em nenhum desses trabalhos encontrei resposta para uma questão muito simples: Como atua essa força? O que é essa força que faz com que um corpo atue sobre outro à distancia? De que maneira isso ocorre?
Dizer-se que é uma força magnética, idêntica a que faz os eletrons circularem ao redor do núcleo do átomo, não explica nada! Então eu perguntaria: O que é, e como atua essa força magnética? De que maneira o núcleo atômico atua sobre os elétrons?
Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 23:10:17 »
pelo que me consta simplesmente não sabemos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2009, 01:13:16 »

1a. Lei de Gigaview: Toda vez que um cético admite que ainda não há explicação para um fenômeno nasce uma minhoquinha ad hoc na mente fértil de um crente.

:)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
  • Venho em paz (ou não...)
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2009, 11:09:01 »

1a. Lei de Gigaview: Toda vez que um cético admite que ainda não há explicação para um fenômeno nasce uma minhoquinha ad hoc na mente fértil de um crente.

Ia fazer uma brincadeira, mas ao ler a 1a. Lei de Gigaview lembrei da Lei de Poe e tive medo :(
"Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez." Hanlon, outro bom barbeiro...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2009, 12:01:33 »
Só sei que g=10m/s²
Não deseje.

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2009, 12:42:36 »
Só sei que g=10m/s²

Pra falar a verdade é 9,80665 m/s²  :hihi: foi mal, não resisti!
"Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez." Hanlon, outro bom barbeiro...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 12:46:58 »
Na verdade depende de onde você está. :P
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2009, 12:50:35 »

Quem é verdadeiramente cético, só crê no que é provado e demonstrado. De outra maneira, trata-se de um crente científico.

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2009, 13:20:26 »
Tudo muito erudito e "científico". Mas em nenhum desses trabalhos encontrei resposta para uma questão muito simples: Como atua essa força? O que é essa força que faz com que um corpo atue sobre outro à distancia? De que maneira isso ocorre?

Acho que você já leu, mas não me custa colocar o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_da_gravidade, é bem básico, mas é um bom começo.

Infelizmente (ou felizmente, tem gente que gosta desse desafio) o assunto não é tão simples assim, e eu estou longe de ser físico para conseguir explicar com um pouco mais de exatidão. Leia um pouco mais sobre as forças fundamentais (nuclear forte, nuclear fraca, eletromagnética e gravitacional).

A ciência ainda busca explicações claras para essas perguntas que você fez, coisa que o Agnóstico escreveu com sinceridade.

Dizer-se que é uma força magnética, idêntica a que faz os eletrons circularem ao redor do núcleo do átomo, não explica nada! Então eu perguntaria: O que é, e como atua essa força magnética? De que maneira o núcleo atômico atua sobre os elétrons?

Força magnética e força gravitacional não tem nada a ver uma com a outra! O movimento de planetas ao redor de estrelas é bem diferente do movimento dos elétrons ao redor do núcleo atômico. Por isso é tão difícil explicar o que é gravidade com base no que já se sabe das outras forças. Não dá (pelo menos não ainda) para medir uma onda gravitacional ou quanto de energia tem um quanta de gravidade (o gráviton). Estes são pressupostos teóricos na tentativa de explicar como a gravidade "funciona", podem ser confirmados no futuro ou abandonados por algo que explique de forma melhor e mais simples.

Por favor, algum físico na área que saiba explicar de forma mais simples e direta?

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2009, 13:32:08 »

Quem é verdadeiramente cético, só crê no que é provado e demonstrado. De outra maneira, trata-se de um crente científico.

Cara, depois dessa quase desanimo em te dar a resposta anterior. O medo das pessoas que têm uma mentalidade mais científica é o uso de Ad Hocs para explicações que a ciência ainda não tem, e que talvez nunca tenha! E pelas suas postagens anteriores chego a conclusão que seu objetivo com esse estudo é de chegar a uma explicação extra-natural sobre a gravitação. É esse tipo de atitude que o pessoal por aqui abomina! Espero estar errado.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2009, 14:14:55 »

Cara, depois dessa quase desanimo em te dar a resposta anterior. O medo das pessoas que têm uma mentalidade mais científica é o uso de Ad Hocs para explicações que a ciência ainda não tem, e que talvez nunca tenha! E pelas suas postagens anteriores chego a conclusão que seu objetivo com esse estudo é de chegar a uma explicação extra-natural sobre a gravitação. É esse tipo de atitude que o pessoal por aqui abomina! Espero estar errado.

:clapping:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2009, 15:10:41 »
Só sei que g=10m/s²

Pra falar a verdade é 9,80665 m/s²  :hihi: foi mal, não resisti!

Então nada sei :)
Não deseje.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2009, 21:43:06 »

é você estava certo Giga

E ele falando que o cético só acredita no que é provado... PQP é forçar a barra.

Decidi, eu não vou acreditar mais na força da gravidade. Mesmo que tenhamos equações que prevejam perfeitamente o comportamento de corpos sob o efeito da gravidade, mesmo tendo colocado um foguete na Lua, etc..  eu não posso aceitar a gravidade simplesmente porque não entendo o seu funcionamento apesar de poder instrumentalizá-la facilmente.

Nosso amigo ficaria surpreso se soubesse que não sabemos o funcionamento do raio (aquele do trovão)...  também não acredito mais no raio

Luhemebar, a ciência não se coloca como portadora de todo o conhecimento do universo. Falar "não sei" não é problema algum. Ridículo é ficar inventando respostas para o que não se sabe
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2009, 00:23:39 »
A ciência, de fato, não tem AINDA explicações para vários fenomenos naturais. O que não significa que um dia não terá. Não é necessário que eu, ou algum outro qualquer, force explicações "extra-naturais". A ciência sempre desempenhou papel fundamental no progresso da humanidade, mormente quando derrubou vários conceitos e tabus da igreja que emperravam esse progresso. O que não se pode aceitar é que a ciência (leia-se os cientistas) moderna caia no comodismo do "não sei", ou na criancice do "porque sim ou "porque não"!!! O mesmo se espera de pessoas adultas, que tambem não percam a paciencia ao menor sinal de contrariedade, e apelem para a ofensa. Pois, com isso, não fazem outra coisa senão comprovar o meu ponto de vista: Este clubecetico não passa de um esconderijo para mentes tacanhas que necessitam fechar-se junto com seus iguais para não serem ameaçados por inteligencias verdadeiras, que à menor aproximação de um facho de luz lançam-se ao ataque para que não seja descoberta a sua pequenez, a sua baixeza, a sua inferioridade intelectual. Não tendo espírito, chanceiam do espírito alheio, não podendo se erguer, tentam puxar os outros para baixo. A ciência é sim, e sempre será, a farol da humanidade. E chegará o dia em que ela demonstrará o que ela mesma prega: "Não existe efeito sem causa". E a causa primeira do universo, queiram os senhores ou não, è DEUS.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 07 de Maio de 2009, 00:55:12 »
A ciência, de fato, não tem AINDA explicações para vários fenomenos naturais. O que não significa que um dia não terá. Não é necessário que eu, ou algum outro qualquer, force explicações "extra-naturais". A ciência sempre desempenhou papel fundamental no progresso da humanidade, mormente quando derrubou vários conceitos e tabus da igreja que emperravam esse progresso. O que não se pode aceitar é que a ciência (leia-se os cientistas) moderna caia no comodismo do "não sei", ou na criancice do "porque sim ou "porque não"!!! O mesmo se espera de pessoas adultas, que tambem não percam a paciencia ao menor sinal de contrariedade, e apelem para a ofensa. Pois, com isso, não fazem outra coisa senão comprovar o meu ponto de vista: Este clubecetico não passa de um esconderijo para mentes tacanhas que necessitam fechar-se junto com seus iguais para não serem ameaçados por inteligencias verdadeiras, que à menor aproximação de um facho de luz lançam-se ao ataque para que não seja descoberta a sua pequenez, a sua baixeza, a sua inferioridade intelectual. Não tendo espírito, chanceiam do espírito alheio, não podendo se erguer, tentam puxar os outros para baixo. A ciência é sim, e sempre será, a farol da humanidade. E chegará o dia em que ela demonstrará o que ela mesma prega: "Não existe efeito sem causa". E a causa primeira do universo, queiram os senhores ou não, è DEUS.

Qual a causa de deus ?
Não deseje.

Offline Reid

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Maio de 2009, 01:07:49 »
Qual a causa de deus ?

pra q serve um Deus? pra criar coisa? han legal...
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 01:20:44 por Reid »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2009, 01:10:43 »
pra q serve um Deus? pra criar coisa? han legal...

Para que serve a jaguatirica africana ? Para que nós existimos ?
Não deseje.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2009, 02:09:49 »
Busco explicações detalhadas do funcionamento básico desta força da natureza. Eté agora só econtrei hipóteses, sistemas de medida, etc..., mas nada que explique realmente como ela funciona. Alguém teria informações precisas a esse respeito?

Se o que você quer saber é como ela funciona, o link da Wikipedia já postado explica alguma coisa. É bem preciso, mas falta exemplos pra entender melhor.

Já li também sobre:

Onda graviacional, Peso, Massa, Constante gravitacional universal, Lei de gravitação universal, Efeito de Eötvös, Força de Coriolis, lei de Newton da gravitação universal, Forma vetorial, Aceleração da gravidade, Comparação com a força eletromagnética, Sistema auto-gravitacional.

Pelo visto você leu o link em questão, mas não entendeu. Você pode deixar mais claro qual foi a parte que você não entendeu?

Essa sua pergunta não tem resposta na teoria newtoniana, e mesmo na teoria relativística, apesar de responder, vai gerar outras perguntas. Eu posso responder que um corpo deforma o espaço-tempo em volta dele e os outros corpos caem nessa deformação. Essa informação não é simples de fato. Posso explicar melhor for mesmo isso que você quer saber.

A maneira que o núcleo atua sobre os elétrons é explicado por teorias novas. Se você achou termos como massa e peso eruditos e científicos demais, eu não sei como explicar isso em termos simples. Vamos ficar apenas na lei da gravidade e se essa comparação for mesmo necessária, eu tento explicar sem usar termos eruditos.

Mesmo assim, não há problemas para quem é verdadeiramente cético crer na gravidade. Ela é muito bem provada e demonstrada. Seja na forma "os corpos caem com uma aceleração de 10m/s^2", que explica o movimento dos corpos na terra, seja na forma "um corpo atrai o outro na razão direta do produto de suas massas e na razão inversa da distância ao quadrado entre os corpos", que explica tudo o que já era explicado antes, explica o movimento dos planetas e tem aplicações tecnológicas, como balística, lançamento de foguetes, ou ainda na forma "um corpo deforma o espaço-tempo e os outros corpos caem nessa deformação", que explica tudo o que já era explicado e mais, e possui aplicações tecnológicas como o GPS.

Todas essas teorias são comprovadas por experimentos. As mais complicadas são mais precisas que as mais simples, mas explicam mais fenômenos que as outras. O fato de existir fenômenos não explicados por nenhuma dessas teorias não quer dizer que não devemos confiar nela. Não deixamos de usar gravitação newtoniana pra contruir uma catapulta porque a relatividade geral explica fenômenos que a gravitação newtoniana não explica.

(…) O que não se pode aceitar é que a ciência (leia-se os cientistas) moderna caia no comodismo do "não sei", ou na criancice do "porque sim ou "porque não"!!!

Os cientistas não estão nesse comodismo. Eles estão é ocupados tentando explicar cada vez mais coisas. Agora se você acha que um porque sim ou porque não é uma resposta infantil, é porque você está fazendo uma pergunta que a ciência não pode responder. Nenhuma teoria científica vai te responder porquês. A ciência só pode responder como, onde e quando. E o motivo é simples. O método científico só dá conta de hipóteses que possam ser testadas. Por que um corpo atrai o outro? Pode-se fazer várias hipóteses, mas nenhuma delas pode ser testada. Agora se a pergunta é como um corpo atrai o outro, existem hipóteses comprovadas por inúmeros experimentos.

O mesmo se espera de pessoas adultas, que tambem não percam a paciencia ao menor sinal de contrariedade, e apelem para a ofensa. Pois, com isso, não fazem outra coisa senão comprovar o meu ponto de vista: Este clubecetico não passa de um esconderijo para mentes tacanhas que necessitam fechar-se junto com seus iguais para não serem ameaçados por inteligencias verdadeiras, que à menor aproximação de um facho de luz lançam-se ao ataque para que não seja descoberta a sua pequenez, a sua baixeza, a sua inferioridade intelectual. Não tendo espírito, chanceiam do espírito alheio, não podendo se erguer, tentam puxar os outros para baixo.

Esse é um fórum de céticos. Não de cientistas especializados em gravitação. Talvez ninguém tenha respondido nenhuma de suas perguntas, mas ninguém apelou para a ofensa. Em uma mensagem você conseguiu faltar com o respeito com os demais foristas e ainda usou argumentos falaciosos para ofendê-los.

A ciência é sim, e sempre será, a farol da humanidade. E chegará o dia em que ela demonstrará o que ela mesma prega: "Não existe efeito sem causa". E a causa primeira do universo, queiram os senhores ou não, è DEUS.

Mesmo supondo que não exista efeitos sem causa, isso não implica que a primeira causa deva ser deus. A não ser que a hipótese "deus existe" possa ser testado por experimentos. Como você espere que se prove que deus existe ou que não existe? Não tem como. E se não tem como, essa hipótese não é aceita cientificamente. Isso não quer dizer que a hipótese é inválida. Só quer dizer que não é uma hipótese aceita na ciência, e portanto não há motivos pra um cético supor essa hipótese.

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2009, 02:21:55 »
A ciência, de fato, não tem AINDA explicações para vários fenomenos naturais. O que não significa que um dia não terá. Não é necessário que eu, ou algum outro qualquer, force explicações "extra-naturais".
Concordo com o ainda não tem explicação, resposta, para vários fenômenos naturais, mas pessoalmente acredito que a ciência NUNCA vai ter resposta para TUDO. Primeiro porque talvez não tenhamos tempo para isso; outra, muitas perguntas que a ciência faz não terá resposta porque simplesmente a pergunta pode estar errada, ou até mesmo a resposta simplesmente não exista. E quando a resposta não existe... AD HOCs não vão responder, e desculpe, incluir alguma divindade (pelo menos atualmente, para te conceder o benefício da dúvida) na explicação é forçar algo extra-natural.

A ciência sempre desempenhou papel fundamental no progresso da humanidade, mormente quando derrubou vários conceitos e tabus da igreja que emperravam esse progresso. O que não se pode aceitar é que a ciência (leia-se os cientistas) moderna caia no comodismo do "não sei", ou na criancice do "porque sim ou "porque não"!!!
Pode deixar que nem a ciência nem os cientistas vão cair tão cedo no comodismo. "Não sei" é uma resposta sincera, melhor do que inventar qualquer merda só pra ter resposta pra tudo, e é mais provável se escutar um "ainda não sei, mas estou louco pra saber!!!" com olhos brilhantes de uma ansiedade quase infantil. E na boa, "porque sim ou porque não" é resposta de religioso em Ad hocs, como por exemplo:
- Não existe efeito sem causa, logo Deus é a causa de tudo
- Mas qual é a causa de Deus?
- Deus é o único sem causa!
- Por que?
- Porque sim!

O mesmo se espera de pessoas adultas, que tambem não percam a paciencia ao menor sinal de contrariedade, e apelem para a ofensa. Pois, com isso, não fazem outra coisa senão comprovar o meu ponto de vista: Este clubecetico não passa de um esconderijo para mentes tacanhas que necessitam fechar-se junto com seus iguais para não serem ameaçados por inteligencias verdadeiras, que à menor aproximação de um facho de luz lançam-se ao ataque para que não seja descoberta a sua pequenez, a sua baixeza, a sua inferioridade intelectual. Não tendo espírito, chanceiam do espírito alheio, não podendo se erguer, tentam puxar os outros para baixo.
Segura a piriquita aí! Paciência todos tem o direito de perder! E até o momento ninguém te ofendeu! Perdemos a paciência sim, fizemos piadas sim das suas idéias, mas idéias podem perfeitamente serem achincalhadas, já as pessoas que as defendem não necessariamente! Para se ofender pessoas estas tem que fazer por merecer, e nesse último trecho quotado você meio que tá pedindo isso... E inteligências verdadeiras... ONDE???

E quem ficou toda sentidinha aqui foi você quando desconfiamos de onde ia parar esse seu estudo.

A ciência é sim, e sempre será, a farol da humanidade. E chegará o dia em que ela demonstrará o que ela mesma prega: "Não existe efeito sem causa". E a causa primeira do universo, queiram os senhores ou não, è DEUS.
Seu deus precisa da ciência pra se garantir?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2009, 02:43:57 »
Este clubecetico não passa de um esconderijo para mentes tacanhas que necessitam fechar-se junto com seus iguais para não serem ameaçados por inteligencias verdadeiras, que à menor aproximação de um facho de luz lançam-se ao ataque para que não seja descoberta a sua pequenez, a sua baixeza, a sua inferioridade intelectual. Não tendo espírito, chanceiam do espírito alheio, não podendo se erguer, tentam puxar os outros para baixo.

luhemebar, você é forista aqui do Clube Cético por livre e espontânea vontade e como tal considere-se incluído no âmbito do seu comentário que passo a interpretar como uma auto-crítica com tom de desabafo, nada mais do que isso.

Mas vamos lá....

Quais inteligências?
Facho de luz? Pode explicar?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2009, 09:16:42 »
Luhemebar

A verdadeira inteligência que você citou é a afirmação sem provas de que deus existe? É essa mensagem revoluvionária que você tem a nos dizer e que estamos com medo de levar em consideração?
Nossas "mentes toscas" não se incomodam em dizer não sei mas sua mente "brilhante" se contenta com ad hocs?

acho que você precisa reavaliar seus conceitos, você é apenas mais um religioso que acha que tem razão porque não tem capacidade de questionar seu dogma.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Maio de 2009, 14:14:58 »
Algumas pessoas não aguentam perceber que a vida, o universo e tudo o mais não têm um sentido intrínseco.

Mesmo que encontrem explicações sobre como as coisas funcionam (a atração entre corpos, por exemplo), sempre vão perguntar: "mas e o porquê?"  :enjoo:

Essas pessoas não dão conta de entender um mundo em que elas têm de dar um sentido para suas próprias vidas (ler Sartre pode ajudar  :ok:). Elas precisam de um "alguém", um "papai" que as ame e que lhes diga que esse mar de insatisfação em que a vida às vezes pode se tornar tem um sentido - de preferência uma recompensa, um paraíso ou 7 virgens.

Alguns, talvez um tantinho mais instruídos, gostam de citar nomes famosos (Newton, Einstein) e teorias complexas (quântica, relatividade), para arrancar um "não sei" ou "não entendo" dos interlocutores, para encontrar um espacinho para enfiar URI, o macarrão voador gigante, Quetzacoaltl ou outra fantasia qualquer.

Pena... pena mesmo.  :'(
Podiam estar sendo felizes (e fazendo outros felizes) sem essa dependência de "forças externas".  :|

[Eita, fiquei deprê  :chorao:]

[acho que vou comer chocolate - In chocolate we trust  :biglol:]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!