Busco explicações detalhadas do funcionamento básico desta força da natureza. Eté agora só econtrei hipóteses, sistemas de medida, etc..., mas nada que explique realmente como ela funciona. Alguém teria informações precisas a esse respeito?
Se o que você quer saber é como ela funciona, o link da Wikipedia já postado explica alguma coisa. É bem preciso, mas falta exemplos pra entender melhor.
Já li também sobre:
Onda graviacional, Peso, Massa, Constante gravitacional universal, Lei de gravitação universal, Efeito de Eötvös, Força de Coriolis, lei de Newton da gravitação universal, Forma vetorial, Aceleração da gravidade, Comparação com a força eletromagnética, Sistema auto-gravitacional.
Pelo visto você leu o link em questão, mas não entendeu. Você pode deixar mais claro qual foi a parte que você não entendeu?
Tudo muito erudito e "científico". Mas em nenhum desses trabalhos encontrei resposta para uma questão muito simples: Como atua essa força? O que é essa força que faz com que um corpo atue sobre outro à distancia? De que maneira isso ocorre?
Essa sua pergunta não tem resposta na teoria newtoniana, e mesmo na teoria relativística, apesar de responder, vai gerar outras perguntas. Eu posso responder que um corpo deforma o espaço-tempo em volta dele e os outros corpos caem nessa deformação. Essa informação não é simples de fato. Posso explicar melhor for mesmo isso que você quer saber.
Dizer-se que é uma força magnética, idêntica a que faz os eletrons circularem ao redor do núcleo do átomo, não explica nada! Então eu perguntaria: O que é, e como atua essa força magnética? De que maneira o núcleo atômico atua sobre os elétrons?
A maneira que o núcleo atua sobre os elétrons é explicado por teorias novas. Se você achou termos como massa e peso eruditos e científicos demais, eu não sei como explicar isso em termos simples. Vamos ficar apenas na lei da gravidade e se essa comparação for mesmo necessária, eu tento explicar sem usar termos eruditos.
Quem é verdadeiramente cético, só crê no que é provado e demonstrado. De outra maneira, trata-se de um crente científico.
Mesmo assim, não há problemas para quem é verdadeiramente cético crer na gravidade. Ela é muito bem provada e demonstrada. Seja na forma "os corpos caem com uma aceleração de 10m/s^2", que explica o movimento dos corpos na terra, seja na forma "um corpo atrai o outro na razão direta do produto de suas massas e na razão inversa da distância ao quadrado entre os corpos", que explica tudo o que já era explicado antes, explica o movimento dos planetas e tem aplicações tecnológicas, como balística, lançamento de foguetes, ou ainda na forma "um corpo deforma o espaço-tempo e os outros corpos caem nessa deformação", que explica tudo o que já era explicado e mais, e possui aplicações tecnológicas como o GPS.
Todas essas teorias são comprovadas por experimentos. As mais complicadas são mais precisas que as mais simples, mas explicam mais fenômenos que as outras. O fato de existir fenômenos não explicados por nenhuma dessas teorias não quer dizer que não devemos confiar nela. Não deixamos de usar gravitação newtoniana pra contruir uma catapulta porque a relatividade geral explica fenômenos que a gravitação newtoniana não explica.
(…) O que não se pode aceitar é que a ciência (leia-se os cientistas) moderna caia no comodismo do "não sei", ou na criancice do "porque sim ou "porque não"!!!
Os cientistas não estão nesse comodismo. Eles estão é ocupados tentando explicar cada vez mais coisas. Agora se você acha que um porque sim ou porque não é uma resposta infantil, é porque você está fazendo uma pergunta que a ciência não pode responder. Nenhuma teoria científica vai te responder porquês. A ciência só pode responder como, onde e quando. E o motivo é simples. O método científico só dá conta de hipóteses que possam ser testadas. Por que um corpo atrai o outro? Pode-se fazer várias hipóteses, mas nenhuma delas pode ser testada. Agora se a pergunta é como um corpo atrai o outro, existem hipóteses comprovadas por inúmeros experimentos.
O mesmo se espera de pessoas adultas, que tambem não percam a paciencia ao menor sinal de contrariedade, e apelem para a ofensa. Pois, com isso, não fazem outra coisa senão comprovar o meu ponto de vista: Este clubecetico não passa de um esconderijo para mentes tacanhas que necessitam fechar-se junto com seus iguais para não serem ameaçados por inteligencias verdadeiras, que à menor aproximação de um facho de luz lançam-se ao ataque para que não seja descoberta a sua pequenez, a sua baixeza, a sua inferioridade intelectual. Não tendo espírito, chanceiam do espírito alheio, não podendo se erguer, tentam puxar os outros para baixo.
Esse é um fórum de céticos. Não de cientistas especializados em gravitação. Talvez ninguém tenha respondido nenhuma de suas perguntas, mas ninguém apelou para a ofensa. Em uma mensagem você conseguiu faltar com o respeito com os demais foristas e ainda usou argumentos falaciosos para ofendê-los.
A ciência é sim, e sempre será, a farol da humanidade. E chegará o dia em que ela demonstrará o que ela mesma prega: "Não existe efeito sem causa". E a causa primeira do universo, queiram os senhores ou não, è DEUS.
Mesmo supondo que não exista efeitos sem causa, isso não implica que a primeira causa deva ser deus. A não ser que a hipótese "deus existe" possa ser testado por experimentos. Como você espere que se prove que deus existe ou que não existe? Não tem como. E se não tem como, essa hipótese não é aceita cientificamente. Isso não quer dizer que a hipótese é inválida. Só quer dizer que não é uma hipótese aceita na ciência, e portanto não há motivos pra um cético supor essa hipótese.