Atraves da literatura tendo como representação o teatro tem uma função social de doutrinar a população iletrada, ideias sobre o inferno, o purgatorio, o dia do juízo foram homogeneizadas e difundidas atraves do teatro na idade média, nos autos de gil vicente( O auto da barca do inferno) que escreveu na segunda parte da idade média(Idade média que é um conceito criado pelos modernos, devido a necessidade de existir algum tempo intermediario entre o mundo classico e os renascentistas).
A questao da salvação é ressaltada pelo livro "auto da compadecida", tanto a salvação pela graça(Severino de Aracaju) quanto por expiação das purgas(Eurico,Dora,Bispo,Padre). Há cristaos que entedem a salvação como responsabilidade unica do ser humano, o que pode resultar na perca na mundanalidade, o que é o dinheiro na frente da salvação eterna? O que é qualquer coisa em comparação com a salvação eterna?
O dinheiro não compra a salvação, embora muitas autoridades eclesiasticas vendam indulgencias, na forma de cargos, Eurico era presidente da Irmandade das Almas, cargo esse que lhe comprometiam algumas obrigações como dar pão e leite a igreja, motivo ate de chantagens para realização de sincretismo dentro da religiao, como enterrar cachorro em latim como se fosse cristão. Outros entendem a salvação como obra exclusiva de Deus, Ariano atentou para as duas, que são as mais aceitas socialmente.
O repudio pelas normas eticas e morais que Ariano nutre pelo Clero, exibe cinicamente as contradições. Enquanto a Igreja assegura a passagem para o Ceu atraves de orações, confissoes, das indulgencias, da permissividade para com os poderosos e do desprezo para com os pequenos.
Os desdobramentos da soteriologia(Ciencia que estuda a salvação.È uma ciencia que trata da aplicação das bençaõs salvificas ao pecador, redimindo-o de seu estado inato de corrupção, e como intermédiario, colocando-o em comunhao dom Deus. Ariano quando escreveu o Auto certamente estava imbuido desses conceitos, no Auto a salvação significa salvar-se do inferno(lucas Cap 16 Ver 19-31*). Como pode se ver no Antigo testamento uma vez no inferno não tem como ir pro ceu, e uma vez no ceu não tem como ir pro inferno, ir para o Purgatorio é denominavel de salvação, pois se salvar é do inferno.
Sim, onde eu quero chegar:
Com a oração da Ave Maria, a Santa sobe a um patamar divino que pode ate ser considerada quarta divindade da trindade, uma vez que Deus Pai(Se relaciona a Javé do antigo testamento), Deus Filho(Jesus Cristo), e o Espirito Santo é a parte de deus que emana em todos os cantos do universo e na Idade média era representada pela figura de uma Pomba.
Na hora da morte os homens pedem na oração que a virgem advogue por eles, o que significa um ganho e tanto na defesa, como é difundido no teatro, e podemos pluralizar essa singularidade, a igreja nunca hesitou em se apropriar da arte para a difusão de ideologias, se Dimas(Bandido que fora crucificado ao lado de Cristo, perdoado no momento da morte) não precisou de advogada para ser salvo. Só que a Igreja oficializou a Virgem como santa por cobrança dos fieis, eram visoes, comunicados, segredos, que mexem com a credulidade catolica, e a Igreja faz o dever de intervir nessas interpolações que chegam historicamente.
PS: As transformações ocorridadas a partir dos seculos doze e treze na europa ocidental, intensificam-se as discussoes teologicas sobre as capacidades e caracteristicas dos diabos e de seus auxiliares, não precisa dizer que as caracteristicas associadas ao demonio convergiam diretamente com os inimigos da igreja, É justamente deste periodo a Divina Comedia de Dante Alighieri, onde o inferno é retratado como um lugar onde as pessoas serão punidas, principalmente os gulosos, que serão devorado pelo Câo Cerbero(Guardião do inferno de Hades), serão condenados tambem os avarentos(Eurico), muito embora na Idade média ja fosse ganhando força os mercadores e os banqueiros, existe a falsa ideia que o comercio acabou durante mil anos, porem sabemos que as rotas comerciais nunca foram desativadas completamente.
De figura teologica Abstrata, sem representação o Diabo passou por um lento processo de materialização, vislumbrada por demais pela literatura, reverberada pelo teatro, pela arte, e o arquetipo do mal sempre visto e utilizado sob pena de anular o arquetipo do bem,o desejo ardente de fazer seus interesses sob a prerrogativa do bem,de justiça e de um mundo melhor era apenas uma fachada para ocultar a decadencia e o fracasso que residem dentro das proprias instituições eclesiasticas, não podemos esquecer que a Religião existe em função do povo, quando o inverso acontece é exploração do homem pelo homem.
*Lucas 16
19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.