Autor Tópico: Discussão: Auto da Compadecida  (Lida 1484 vezes)

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Offline OTAFSR

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Discussão: Auto da Compadecida
« Online: 07 de Maio de 2009, 03:07:17 »
Atraves da literatura tendo como representação o teatro tem uma função social de doutrinar a população iletrada, ideias sobre o inferno, o purgatorio, o dia do juízo foram homogeneizadas e difundidas atraves do teatro na idade média, nos autos de gil vicente( O auto da barca do inferno) que escreveu na segunda parte da idade média(Idade média que é um conceito criado pelos modernos, devido a necessidade de existir algum tempo intermediario entre o mundo classico e os renascentistas).
A questao da salvação é ressaltada pelo livro "auto da compadecida", tanto a salvação pela graça(Severino de Aracaju) quanto por expiação das purgas(Eurico,Dora,Bispo,Padre). Há cristaos que entedem a salvação como responsabilidade unica do ser humano, o que pode resultar na perca na mundanalidade, o que é o dinheiro na frente da salvação eterna? O que é qualquer coisa em comparação com a salvação eterna?
O dinheiro não compra a salvação, embora muitas autoridades eclesiasticas vendam indulgencias, na forma de cargos, Eurico era presidente da Irmandade das Almas, cargo esse que lhe comprometiam algumas obrigações como dar pão e leite a igreja, motivo ate de chantagens para realização de sincretismo dentro da religiao, como enterrar cachorro em latim como se fosse cristão. Outros entendem a salvação como obra exclusiva de Deus, Ariano atentou para as duas, que são as mais aceitas socialmente.
O repudio pelas normas eticas e morais que Ariano nutre pelo Clero, exibe cinicamente as contradições. Enquanto a Igreja assegura a passagem para o Ceu atraves de orações, confissoes, das indulgencias, da permissividade para com os poderosos e do desprezo para com os pequenos.
Os desdobramentos da soteriologia(Ciencia que estuda a salvação.È uma ciencia que trata da aplicação das bençaõs salvificas ao pecador, redimindo-o de seu estado inato de corrupção, e como intermédiario, colocando-o em comunhao dom Deus. Ariano quando escreveu o Auto certamente estava imbuido desses conceitos, no Auto a salvação significa salvar-se do inferno(lucas Cap 16 Ver 19-31*). Como pode se ver no Antigo testamento  uma vez no inferno não tem como ir pro ceu,  e uma vez no ceu não tem como ir pro inferno, ir para o Purgatorio é denominavel de salvação, pois se salvar é do inferno.
Sim, onde eu quero chegar:
Com a oração da Ave Maria, a Santa sobe a um patamar divino que pode ate ser considerada quarta divindade da trindade, uma vez que Deus Pai(Se relaciona a Javé do antigo testamento), Deus Filho(Jesus Cristo), e o Espirito Santo é a parte de deus que emana em todos os cantos do universo e na Idade média era representada pela figura de uma Pomba.
Na hora da morte os homens pedem na oração que a virgem advogue por eles, o que significa um ganho e tanto na defesa, como é difundido no teatro, e podemos pluralizar essa singularidade, a igreja nunca hesitou em se apropriar da arte para a difusão de ideologias, se Dimas(Bandido que fora crucificado ao lado de Cristo, perdoado no momento da morte) não precisou de advogada para ser salvo. Só que a Igreja oficializou a Virgem como santa por cobrança dos fieis, eram visoes, comunicados, segredos, que mexem com a credulidade catolica, e a Igreja faz o dever de intervir nessas interpolações que chegam historicamente.

PS: As transformações ocorridadas a partir dos seculos doze e treze na europa ocidental, intensificam-se as discussoes teologicas sobre as capacidades e caracteristicas dos diabos e de seus auxiliares, não precisa dizer que as caracteristicas associadas ao demonio convergiam diretamente com os inimigos da igreja, É justamente deste periodo a Divina Comedia de Dante Alighieri, onde o inferno é retratado como um lugar onde as pessoas serão punidas, principalmente os gulosos, que serão devorado pelo Câo Cerbero(Guardião do inferno de Hades), serão condenados tambem os avarentos(Eurico), muito embora na Idade média ja fosse ganhando força os mercadores e os banqueiros, existe a falsa ideia que o comercio acabou durante mil anos, porem sabemos que as rotas comerciais nunca foram desativadas completamente.
De figura teologica Abstrata, sem representação o Diabo passou por um lento processo de materialização, vislumbrada por demais pela literatura, reverberada pelo teatro, pela arte, e o arquetipo do mal sempre visto e utilizado sob pena de anular o arquetipo do bem,o desejo ardente de fazer seus interesses sob a prerrogativa do bem,de justiça e de um mundo melhor era apenas uma fachada para ocultar a decadencia e o fracasso que residem dentro das proprias instituições eclesiasticas, não podemos esquecer que a Religião existe em função do povo, quando o inverso acontece é exploração do homem pelo homem.



*Lucas 16
19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.





Online Fernando Silva

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Re: Discussão: Auto da Compadecida
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2009, 06:52:51 »
A Igreja passou 2000 anos descrevendo o inferno como um lugar cheio de fogo e
tortura. Agora ela diz que o sofrimento é apenas a ausência de Deus, o arrependimento
por se ter escolhido a opção errada. Se só ao chegar lá os pecadores vão realmente
entender que estavam errados, como afirmar que a escolha foi consciente e informada?
Pelo contrário, em Lucas 16:19-31 conta-se a parábola do rico no inferno que pede que
seus irmãos ainda vivos sejam sejam avisados do que lhe aconteceu para que não
acabem como ele, o que lhe é negado. A explicação, ridícula, é a de que, se não
acreditaram em Abraão e nos profetas, também não vão acreditar se os mortos lhes
aparecerem (por que não?!). Conclui-se que seus irmãos não sabiam do risco que
corriam. E não é permitido ajudá-los. Deixem que se danem. Note-se que o condenado
tinha bom coração. Ele poderia perfeitamente desejar que seus irmãos sofressem também.
Outro absurdo é que Lázaro, o pobre, foi para o céu após uma vida de sofrimento
enquanto que o rico foi para o inferno após uma vida de prazeres. Em outras palavras,
por um instante de sofrimento, uma eternidade no céu e, por um instante de prazer, uma
eternidade no inferno. Uma punição infinitamente desproporcional por uma falta
cometida por quem não tinha total consciência de seus atos. E uma recompensa também
desproporcional por uma vida de sofrimentos não necessariamente escolhida pelo
sofredor e sim imposta a ele.

Offline OTAFSR

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Re: Discussão: Auto da Compadecida
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 06:09:48 »
Fernando, mudanças de discurso a Igreja sempre teve, acreditar que seja possivel fazer um conhecimento valido para todos os tempos, como o conhecimento religioso se propoe, pois o final é sempre o mesmo... o Juizo.. e a gente se localiza nesse intervalo de tempo, até o esperado dia da morte.. e esses conceitos.. são conceitos que nos chegam historicamente.. e de grande importancia nesse processo são os vulgarizadores.... é justamente no folclore que essa cultura se propaga... é atraves da arte.. do teatro.. dos autos.. O Auto da compadecida é uma literatura que se "enquadra" na tradição das peças do seculo XIV denominadas "Os milagres de Nossa Senhora", em que numa historia profana, o heroi em dificuldade apela a virgem que se compadece dele e o salva fisica ou espiritualmente... que tem um fundo pedagogico bem visivel..  entao as pessoas começam a imitar a arte?
Só que recorrer a virgem já eram praticas comuns entre os camponeses... as visoes..  quantos pessoas nao dizem ter visto a virgem?

Offline OTAFSR

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Re: Discussão: Auto da Compadecida
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2009, 06:14:53 »
"o Novo Testamento fala do juízo principalmente na perspectiva do encontro
final com Cristo na segunda vinda deste, mas repetidas vezes afirma também
a retribuição, imediatamente depois da morte, de cada um em função de suas
obras e de sua fé. A parábola do pobre Lázaro e a palavra de Cristo na cruz
ao bom ladrão, assim como outros textos do Novo Testamento, falam de um
destino último da alma, que pode ser diferente para uns e outros (CIC
§1021)."

A propria igreja se debate nesse assunto.. e qnd chega a uma conclusão.. cai de costas

Offline ronysalles

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Re: Discussão: Auto da Compadecida
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2009, 09:41:56 »
A cultura disseminada por meio de todos esses recursos que você mencionou (teatro, literatura, liturgia etc.) são sem dúvida uma forma extraordinariamente eficaz no sentido de inculcar algum tipo de ideologia. (nesse caso, o dogma religioso)

Desde a maneira como a pregação é feita até a padronização dos rituais fúnebres, são formas de paralisar a mente do crente de forma avassaladora... é uma espécie de perseguição camuflada que aflige o adepto da crença em um deus.

Muitas vezes, para essas pessoas, uma simples centelha de desconfiança sobre tudo isso, é sinônimo de pesadelo; muitos até procuram um padre para se confessar, se sentem culpados e pecaminosos por pensar tal absurdidade. “Como pode, Deus existe sim”, eles reagem.

Precisamos admitir, 2000 mil anos de propaganda, persuasão e doutrinação não são fáceis de erradicar das entranhas do intelecto de uma mente massacrada por tal.

Mesmo assim, uma pequena luz brilha no fim do túnel: a cultura, não aquela voltada para escravização do misticismo, e sim para libertação dos paradigmas e a limpeza das mentiras acravadas em “nossas’ mentes: o ceticismo”... Inteligente é obvio.

Mas não esperemos que tudo esse amontoado de ritos precise ser finitos, e sim que os mesmos sejam vistos apenas como uma manifestação histórica e cultural... mas isso é coisa pro futuro. O Império Romano ainda está em ação, e de Lutero também; e o de Bin Ladden também...

Um abraço!

Atraves da literatura tendo como representação o teatro tem uma função social de doutrinar a população iletrada, ideias sobre o inferno, o purgatorio, o dia do juízo foram homogeneizadas e difundidas atraves do teatro na idade média, nos autos de gil vicente( O auto da barca do inferno) que escreveu na segunda parte da idade média(Idade média que é um conceito criado pelos modernos, devido a necessidade de existir algum tempo intermediario entre o mundo classico e os renascentistas).
A questao da salvação é ressaltada pelo livro "auto da compadecida", tanto a salvação pela graça(Severino de Aracaju) quanto por expiação das purgas(Eurico,Dora,Bispo,Padre). Há cristaos que entedem a salvação como responsabilidade unica do ser humano, o que pode resultar na perca na mundanalidade, o que é o dinheiro na frente da salvação eterna? O que é qualquer coisa em comparação com a salvação eterna?
O dinheiro não compra a salvação, embora muitas autoridades eclesiasticas vendam indulgencias, na forma de cargos, Eurico era presidente da Irmandade das Almas, cargo esse que lhe comprometiam algumas obrigações como dar pão e leite a igreja, motivo ate de chantagens para realização de sincretismo dentro da religiao, como enterrar cachorro em latim como se fosse cristão. Outros entendem a salvação como obra exclusiva de Deus, Ariano atentou para as duas, que são as mais aceitas socialmente.
O repudio pelas normas eticas e morais que Ariano nutre pelo Clero, exibe cinicamente as contradições. Enquanto a Igreja assegura a passagem para o Ceu atraves de orações, confissoes, das indulgencias, da permissividade para com os poderosos e do desprezo para com os pequenos.
Os desdobramentos da soteriologia(Ciencia que estuda a salvação.È uma ciencia que trata da aplicação das bençaõs salvificas ao pecador, redimindo-o de seu estado inato de corrupção, e como intermédiario, colocando-o em comunhao dom Deus. Ariano quando escreveu o Auto certamente estava imbuido desses conceitos, no Auto a salvação significa salvar-se do inferno(lucas Cap 16 Ver 19-31*). Como pode se ver no Antigo testamento  uma vez no inferno não tem como ir pro ceu,  e uma vez no ceu não tem como ir pro inferno, ir para o Purgatorio é denominavel de salvação, pois se salvar é do inferno.
Sim, onde eu quero chegar:
Com a oração da Ave Maria, a Santa sobe a um patamar divino que pode ate ser considerada quarta divindade da trindade, uma vez que Deus Pai(Se relaciona a Javé do antigo testamento), Deus Filho(Jesus Cristo), e o Espirito Santo é a parte de deus que emana em todos os cantos do universo e na Idade média era representada pela figura de uma Pomba.
Na hora da morte os homens pedem na oração que a virgem advogue por eles, o que significa um ganho e tanto na defesa, como é difundido no teatro, e podemos pluralizar essa singularidade, a igreja nunca hesitou em se apropriar da arte para a difusão de ideologias, se Dimas(Bandido que fora crucificado ao lado de Cristo, perdoado no momento da morte) não precisou de advogada para ser salvo. Só que a Igreja oficializou a Virgem como santa por cobrança dos fieis, eram visoes, comunicados, segredos, que mexem com a credulidade catolica, e a Igreja faz o dever de intervir nessas interpolações que chegam historicamente.

PS: As transformações ocorridadas a partir dos seculos doze e treze na europa ocidental, intensificam-se as discussoes teologicas sobre as capacidades e caracteristicas dos diabos e de seus auxiliares, não precisa dizer que as caracteristicas associadas ao demonio convergiam diretamente com os inimigos da igreja, É justamente deste periodo a Divina Comedia de Dante Alighieri, onde o inferno é retratado como um lugar onde as pessoas serão punidas, principalmente os gulosos, que serão devorado pelo Câo Cerbero(Guardião do inferno de Hades), serão condenados tambem os avarentos(Eurico), muito embora na Idade média ja fosse ganhando força os mercadores e os banqueiros, existe a falsa ideia que o comercio acabou durante mil anos, porem sabemos que as rotas comerciais nunca foram desativadas completamente.
De figura teologica Abstrata, sem representação o Diabo passou por um lento processo de materialização, vislumbrada por demais pela literatura, reverberada pelo teatro, pela arte, e o arquetipo do mal sempre visto e utilizado sob pena de anular o arquetipo do bem,o desejo ardente de fazer seus interesses sob a prerrogativa do bem,de justiça e de um mundo melhor era apenas uma fachada para ocultar a decadencia e o fracasso que residem dentro das proprias instituições eclesiasticas, não podemos esquecer que a Religião existe em função do povo, quando o inverso acontece é exploração do homem pelo homem.



*Lucas 16
19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.





Atraves da literatura tendo como representação o teatro tem uma função social de doutrinar a população iletrada, ideias sobre o inferno, o purgatorio, o dia do juízo foram homogeneizadas e difundidas atraves do teatro na idade média, nos autos de gil vicente( O auto da barca do inferno) que escreveu na segunda parte da idade média(Idade média que é um conceito criado pelos modernos, devido a necessidade de existir algum tempo intermediario entre o mundo classico e os renascentistas).
A questao da salvação é ressaltada pelo livro "auto da compadecida", tanto a salvação pela graça(Severino de Aracaju) quanto por expiação das purgas(Eurico,Dora,Bispo,Padre). Há cristaos que entedem a salvação como responsabilidade unica do ser humano, o que pode resultar na perca na mundanalidade, o que é o dinheiro na frente da salvação eterna? O que é qualquer coisa em comparação com a salvação eterna?
O dinheiro não compra a salvação, embora muitas autoridades eclesiasticas vendam indulgencias, na forma de cargos, Eurico era presidente da Irmandade das Almas, cargo esse que lhe comprometiam algumas obrigações como dar pão e leite a igreja, motivo ate de chantagens para realização de sincretismo dentro da religiao, como enterrar cachorro em latim como se fosse cristão. Outros entendem a salvação como obra exclusiva de Deus, Ariano atentou para as duas, que são as mais aceitas socialmente.
O repudio pelas normas eticas e morais que Ariano nutre pelo Clero, exibe cinicamente as contradições. Enquanto a Igreja assegura a passagem para o Ceu atraves de orações, confissoes, das indulgencias, da permissividade para com os poderosos e do desprezo para com os pequenos.
Os desdobramentos da soteriologia(Ciencia que estuda a salvação.È uma ciencia que trata da aplicação das bençaõs salvificas ao pecador, redimindo-o de seu estado inato de corrupção, e como intermédiario, colocando-o em comunhao dom Deus. Ariano quando escreveu o Auto certamente estava imbuido desses conceitos, no Auto a salvação significa salvar-se do inferno(lucas Cap 16 Ver 19-31*). Como pode se ver no Antigo testamento  uma vez no inferno não tem como ir pro ceu,  e uma vez no ceu não tem como ir pro inferno, ir para o Purgatorio é denominavel de salvação, pois se salvar é do inferno.
Sim, onde eu quero chegar:
Com a oração da Ave Maria, a Santa sobe a um patamar divino que pode ate ser considerada quarta divindade da trindade, uma vez que Deus Pai(Se relaciona a Javé do antigo testamento), Deus Filho(Jesus Cristo), e o Espirito Santo é a parte de deus que emana em todos os cantos do universo e na Idade média era representada pela figura de uma Pomba.
Na hora da morte os homens pedem na oração que a virgem advogue por eles, o que significa um ganho e tanto na defesa, como é difundido no teatro, e podemos pluralizar essa singularidade, a igreja nunca hesitou em se apropriar da arte para a difusão de ideologias, se Dimas(Bandido que fora crucificado ao lado de Cristo, perdoado no momento da morte) não precisou de advogada para ser salvo. Só que a Igreja oficializou a Virgem como santa por cobrança dos fieis, eram visoes, comunicados, segredos, que mexem com a credulidade catolica, e a Igreja faz o dever de intervir nessas interpolações que chegam historicamente.

PS: As transformações ocorridadas a partir dos seculos doze e treze na europa ocidental, intensificam-se as discussoes teologicas sobre as capacidades e caracteristicas dos diabos e de seus auxiliares, não precisa dizer que as caracteristicas associadas ao demonio convergiam diretamente com os inimigos da igreja, É justamente deste periodo a Divina Comedia de Dante Alighieri, onde o inferno é retratado como um lugar onde as pessoas serão punidas, principalmente os gulosos, que serão devorado pelo Câo Cerbero(Guardião do inferno de Hades), serão condenados tambem os avarentos(Eurico), muito embora na Idade média ja fosse ganhando força os mercadores e os banqueiros, existe a falsa ideia que o comercio acabou durante mil anos, porem sabemos que as rotas comerciais nunca foram desativadas completamente.
De figura teologica Abstrata, sem representação o Diabo passou por um lento processo de materialização, vislumbrada por demais pela literatura, reverberada pelo teatro, pela arte, e o arquetipo do mal sempre visto e utilizado sob pena de anular o arquetipo do bem,o desejo ardente de fazer seus interesses sob a prerrogativa do bem,de justiça e de um mundo melhor era apenas uma fachada para ocultar a decadencia e o fracasso que residem dentro das proprias instituições eclesiasticas, não podemos esquecer que a Religião existe em função do povo, quando o inverso acontece é exploração do homem pelo homem.



*Lucas 16
19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.





“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline OTAFSR

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Re: Discussão: Auto da Compadecida
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2009, 16:49:37 »
Eles ensinaram a acreditar no demonio.. no inferno, na prisao de deus, no calabouço eterno, onde as almas dos homens serão lançadas para sofrer eternamente... são inimigos de boa parte da raça humana logo de antemão, porque normalmente os teistas separam em dupla com deus quem presta e quem não presta pra ir pro ceu..
Até antes da virgem a imagem do Deus Javé, o dos judeus, do antigo testamento é um Deus apavorante.. a criação da  virgem foi uma das maneiras de aliviar esse sofrimento.. até a criação do purgatorio no seculo XII, vejam bem, um local destinado a expiar as purgas é uma ideia tão antiga quanto a história das ideias, São Patricio na Irlanda se referia a um local na terra que era um buraco onde o devoto passasse uma noite rezando estaria limpo dos pecados, tentando amortecer a selvageria do dogma do inferno..até o purgatorio ganhar espaço no além....recorrer a virgem seria amaciar o sonho de vingança divina.. tendo ela pra advogar pelos fieis...a ideia de inferno vem perdendo força a muito tempo.. agora a evolução do homem é muito lenta.. pra gente se desimpregnar dessa ideia.. coloque uns quatrocentos anos combatendo..porque por mais que a gente não consiga ter crença na transcedentalidade.. culturamente somos todos cristãos.. porque a gente tem que conviver mesmo... eu por exemplo.. moro na Rua Dom Sebastiao Leme.. o cara é padre.. meu predio é santuario de fatima... tem um altar da santa erguido no elevador.. e todo mundo que passa a beija.. é uma devoção tremenda.. o nome do meu bairro é de fátima.. a nossa cultura a minha no caso é poluida... chega a ser uma homogeneidade burra... essa tentativa de eleger a virgem como quarta divindidade.. apaga demais essa imagem de um deus vingativo e cruel que as pessoas geralmente se referem.. quando a gente discute com um teísta.. quem nunca teve a sensação de estarem falando de deuses completamente diferentes?

 

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