Autor Tópico: Dante & Lógicos do CC: Perguntas sem-vergonha sobre lógica  (Lida 898 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Dante & Lógicos do CC: Perguntas sem-vergonha sobre lógica
« Online: 10 de Maio de 2009, 11:13:34 »
Estava eu estudando o bê-a-bá da lógica com o Copi e deparei-me com a seguinte definição do
que é uma proposição:

"Uma proposição é o sentido de uma sentença, oração, enunciado ou declaração afirmativa"

...tambem que...

"Proposições podem ser falsas ou verdadeiras, logo ordens, pedidos, perguntas e condicionais (frases com "se...") não são proposições e portanto não fazem parte de argumentos.

Me ocorreu que há exceções a esta regra. Eis as dúvidas:

Perguntas retóricas são ou não proposições?
A medida em que estas perguntas mais afirmam que questionam, pode-se dizer que são proposições, ou não são?

Sentenças (condicionais) no pretérito XPTO do modo subjuntivo tambem seriam proposições?
Por exemplo: "Se fulano tivesse chegado mais cedo, não teria perdido o ônibus das 5"
não é equivalente a dizer que "Fulano perdeu o ônibus das 5"?
Sentenças no subjuntivo expressam possibilidades e tal não vale para proposições, posto que as mesmas só cabe serem falsas ou verdadeiras. No entanto, num tempo passado, o que era possibilidade se torna real (ou não) no tempo em que se proferiu ou escreveu a oração.
Está correto isto?

Se está OK, poderia eu acrescentar ao texto do Copi que:

Sentenças interrogativas não contem proposições. Exceção: perguntas retóricas.

Sentenças condicionais não contem proposições. Exceção: sentenças condicionais no modo subjuntivo e num tempo passado (mesmo que seja um passado indefinido, como no caso do pretérito imperfeito)

De novo, está certo o que escrevi?
« Última modificação: 10 de Maio de 2009, 13:14:12 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!