Estava eu estudando o bê-a-bá da lógica com o Copi e deparei-me com a seguinte definição do
que é uma proposição:
"Uma proposição é o sentido de uma sentença, oração, enunciado ou declaração afirmativa"
...tambem que...
"Proposições podem ser falsas ou verdadeiras, logo ordens, pedidos, perguntas e condicionais (frases com "se...") não são proposições e portanto não fazem parte de argumentos.
Me ocorreu que há exceções a esta regra. Eis as dúvidas:
Perguntas retóricas são ou não proposições?
A medida em que estas perguntas mais afirmam que questionam, pode-se dizer que são proposições, ou não são?
Sentenças (condicionais) no pretérito XPTO do modo subjuntivo tambem seriam proposições?
Por exemplo: "Se fulano tivesse chegado mais cedo, não teria perdido o ônibus das 5"
não é equivalente a dizer que "Fulano perdeu o ônibus das 5"?
Sentenças no subjuntivo expressam possibilidades e tal não vale para proposições, posto que as mesmas só cabe serem falsas ou verdadeiras. No entanto, num tempo passado, o que era possibilidade se torna real (ou não) no tempo em que se proferiu ou escreveu a oração.
Está correto isto?
Se está OK, poderia eu acrescentar ao texto do Copi que:
Sentenças interrogativas não contem proposições. Exceção: perguntas retóricas.
Sentenças condicionais não contem proposições. Exceção: sentenças condicionais no modo subjuntivo e num tempo passado (mesmo que seja um passado indefinido, como no caso do pretérito imperfeito)
De novo, está certo o que escrevi?