Autor Tópico: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela mente  (Lida 2103 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela mente
« Online: 24 de Fevereiro de 2005, 09:57:02 »
Citar
Autor da Notícia: Herton Escobar para O Estado de SP

Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela mente

Brasileiro radicado nos EUA fecha parceria com o Einstein para seu estudo, que poderá devolver movimentos a tetraplégicos

No que depender de Miguel Nicolelis, o primeiro tetraplégico que voltará a andar será um brasileiro, usando tecnologia desenvolvida no Brasil. Parece sonho de cientista do Terceiro Mundo, mas não é.

Nicolelis, o neurocientista brasileiro da Universidade de Duke (EUA) que há cinco anos fez um macaco mover um braço mecânico apenas com a força do pensamento, está fechando uma parceria com o Hospital Albert Einstein para trazer ao País a próxima fase de sua pesquisa: o desenvolvimento de uma roupa robótica, controlada pela mente, capaz de devolver a pessoas paralisadas a capacidade de movimento.

‘Não é ficção científica, é realidade’, garante Nicolelis, que já é apontado por colegas como futuro candidato ao Prêmio Nobel.

‘Meu grande sonho é que o primeiro ser humano a andar de novo seja um brasileiro. Quero fazer história no Brasil.’

Pelos planos do pesquisador, que também está à frente da construção do Instituto de Neurociências de Natal (RN), Duke e Einstein deverão atuar como núcleos de uma rede internacional de pesquisa em neurociência clínica, voltada especificamente ao desenvolvimento de neuropróteses - próteses robóticas controladas pelo cérebro.

A princípio, os estudos serão focados nos membros superiores, por exemplo, com braços mecânicos acoplados a cadeiras de rodas.

A expectativa maior, entretanto, é desenvolver a tecnologia na forma de uma vestimenta cibernética completa, capaz de sustentar todo o corpo da pessoa.

‘Seria um robô que você veste e que movimenta seu corpo a partir de comandos cerebrais’, explica Nicolelis, que fez palestra ontem no Albert Einstein e falou com exclusividade ao Estado.

Os primeiros experimentos clínicos deverão ser realizados no hospital brasileiro - talvez ainda este ano.

‘É algo totalmente factível’, diz o pesquisador Carlos Moreira-Filho, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Einstein. O desenho da rede internacional, segundo ele, deve ficar pronto em março.

Um protótipo da veste, parecido com uma roupa de astronauta, já é usado por pessoas tetraplégicas para evitar a atrofia muscular. Mas é controlado por computador.

‘Estamos adaptando essa veste para receber comandos do sistema nervoso central’, diz Nicolelis. Quando uma pessoa fica paralisada por uma lesão na medula espinhal ou por alguma doença degenerativa, ela mantém a capacidade cerebral de comandar movimentos. O problema é que esses comandos nervosos não chegam até os músculos.

‘Você tem o equipamento, mas o cabo está cortado’, explica Moreira-Filho.

O conceito básico da pesquisa já foi testado com sucesso em macacos e seres humanos: microeletrodos implantados no cérebro registram os comandos neuronais produzidos durante um movimento.

Esses dados são enviados a um computador que ‘traduz’ esses impulsos em instruções matemáticas, capazes de reproduzir aqueles movimentos automaticamente em um membro robótico. Com um pouco de treino, a pessoa se torna capaz de movimentar a prótese apenas com a força do pensamento.

‘O mais incrível é que o cérebro incorpora esse apêndice mecânico como se fosse uma extensão natural do corpo. Os macacos, para todos os efeitos, passaram a ter três braços’, diz Nicolelis.
 


Eu particularmente acho essa área bem promissora. Já pensaram nas possíveis aplicações dessas tecnologias não apenas na construção de próteses, mas também como meio de comunicação? Todo o poder da Internet em nossas próprias mentes. Através da tecnologia podemos criar a telepatia e a telecinese.

Offline Unsichtbar

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 584
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 13:15:04 »
Já imagino cenas do tipo: "Vc chega em casa, abre a porta da frente, liga o som, escolhe uma música e depois liga a TV pra ver o telejornal. Depois vai a cozinha e retira da geladeira sua comida congela e prepara programando no aparelho de microondas." Detalhe! Vc não vai mover nenhum músculo pra operar qq um destes eletrodomésticos...
Cada indivíduo poderia ter um dispositivo implantado no cérebro e um computador em casa e no trabalho de maneira q transforme os comandos cerebrais em ações no ambiente.

Qto ao computador, poderiamos manipular e realizar tarefas centenas de vezes mais rápidas se os dispositivos de entrada (mouse e teclado), fossem subtituídos pelos comandos cerebrais!

É bom sonhar um pouco!  :)

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 14:18:48 »
Sem contar que qualquer um poderia construir programas complexos sem necessidade de dominar essas linguagens de computação existentes, bastaria a pura, simples e eficaz sintaxe mental que todo ser humano praticamente já nasce sabendo.

Um instrumento de comunicação ligado diretamente ao cérebro seria também uma revolução na educação: imagine termos todos os conteúdos de várias bibliotecas (romances, enciclopédias, dicionários, atlas, livros didáticos...), programas de operações matemáticas e tradutores de línguas estrangeiras gravados em nossas supermemórias expandidas?

Teríamos a facilidade de conversar por telepatia com nossos amigos tão facilmente quanto se conversa pelo ICQ (com a opção invisível, claro!)

E como seriam os videogames controlados pelo pensamento? Quanto ganharia em jogabilidade? E se formos capazes de fazer nossa própria imaginação alterar o jogo para nos agradar mais?

Talvez pudéssemos até mesmo escolher com que gostaríamos de sonhar.

Mas tem o lado ruim também... A preocupação com segurança seria fundamental; se bem que a criptografia quântica promete proteger os sistemas de informação dos hackers de uma vez por todas. E Spam direto no cérebro ninguém merece!

E deveria-se inviabilizar qualquer forma de controle mental também. Em tese, se podemos nos comunicar diretamente com o cérebro de alguém, podemos também fazer sugestões a ele... Talvez sugestões tão discretas que a pessoa nem possa distinguir de suas próprias. Sabe aquela vontade repentina de comer um chocolate de vez em quando? Como garantir que não foi a Nestlé que aprovocou?

Poderíamos talvez alterar a memória de uma pessoa, suas crenças, seu time de futebol e sabe-se lá mais o quê. Poderíamos criar legiões de cidadãos exemplares superinteligentes e infinitamente felizes que não cometem crimes, não jogam lixo no chão, não falam palavrão, se vestem muito bem, trabalham o dia inteiro sem cançar, sem reclamar, sem precisar de altos salários, diversão ou mesmo de família e a amigos e que tem lealdade e amor eternos pelo Partido. Uma ditadura mais perfeita do que ade Orwell em 1984, o Grande Irmão nem precisa descobrir o que as pessoas estão pensando, uma vez que ele mesmo já controla seus pensamentos.

Para essa tecnologia maravilhosa poder ser aproveitada seria necessário inviabilizar de alguma maneira qualquer possibilidade de controle mental. Talvez até de pequenas sugestões, como a de experimentar o novo chocolate branco com amêndoas da Nestlé.

E mesmo que seja possível barrar esses problemas, ainda viria a parte mais difícil: convencer a população a confiar na tecnologia, provar que o governo está dizendo a verdade quando afirmaque a tecnologiaé segura...

Offline Unsichtbar

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 584
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 14:36:43 »
Bom... Aí vc já tá a um passo a frente do q eu tinha exposto.
Chegar ao ponto de podermos interagir com o meio e o meio interagir profundamente conosco (diretamente ao cérebro) é algo extraordinário e arriscado, como vc colocou.
Acho q uma interação somente com os 6 sentidos já seria um passo inicial...

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 14:46:11 »
Acho que o fundamental é ter um botão de desligar! Nada de chips implantados no cérebro, isso é muito arriscado, muito invasivo e, eu acho, pouco comercial.

Deveríamos desenvolver um mecanismo leitor de pensamentos que pudesse ser conectado e desconectado do corpo quando bem entendêssemos. Ou um botão de desligar.

E além do controle mental, deveríamos nos preocupar com a possibilidade de uma pessoa se viciar no aparelho a tal ponto de trocar sua vida real por uma vida de sonhos. Uma Matrix criada pelo próprio usuário para confiná-lo do mundo.

Offline Unsichtbar

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 584
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 16:51:30 »
Desligar ou bloquear?... ainda q mesmo hj em dia, ao se bloquear o acesso a alguma coisa sempre se terá um jeitinho pra bular...  :roll:
E viciados... já temos os viciados em Internet, vc deve ser um deles! E eu tb... (mas me considero mais um viciado em Computador). Mas o aparelho descrito seria fora de precedentes, não teriámos como comparar com o q temos hj!

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2005, 20:28:51 »
O método de desligar deveria ser mecânico e absoluto. Se for uma peça de vestuário, por exemplo, bastaria tirá-la. O mecanismo deveria ser simplificado para apenas enviar dados.

Isso quebraria qualquer chance de comunicação, como a do ICQ cerebral, mas se usar uma "TV" onde se pode escrever com a mente e enviar a um endereço onde outra pessoa pode ler e escrever de volta, não se perderia tanto...

Você poderia ainda fazer muitas coisas, como destrancara porta, ligar um aparelho, etc. As propagandas iriam aparecer pela TV como sempre. Muito mais seguro.

O que acham?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2005, 12:09:10 »
Sem dúvida eu acho que por segurança deveria-se abrir mão da capacidade de comunicação do dispositivos isolado, mais ou menos como o Alê sugeriu. Mas isso sozinho não seria garantia de que o dispositivo não poderia vir já da fábrica preparado para nos transformar em escravos de uma conspiração mundial envolvendo o Governo, a CIA, a NASA, os Illuminati da Bavária, a Coca-Cola e a Microsoft.  :shock:

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2005, 15:04:51 »
Acho que esta questão de controle/comunicação não tem muitos problemas, por se tratar de áreas distintas do cérebro as envolvidas nos processos de comunicação. A pessoa vai receber uma mensagem que poderia acionar a área da audição e então ela como que ouviria esta mensagem. O envio também procederia da mesma maneira, você imaginando estar falando, mas sem emitir sons.

A não ser que propagandas subliminares realmente sejam efetivas, o simples fato de se receber uma mensagem não implica em possibilidade de uma outra pessoa induzir alguém a fazer algo. Exceto os influenciáveis... mas aí nem tecnologia é necessária...  :lol:

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2005, 17:24:41 »
Então no caso poderia-se aproveitar as áreas específicas para a linguagem, visão e audição somente...

Anonymous

  • Visitante
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2005, 23:56:35 »
Eu li essa notícia algum tempo atrás.. parece que tá funcionando.

Offline Unsichtbar

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 584
  • Sexo: Masculino
Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela mente
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2005, 17:11:23 »
Tecnologia usa corpo humano como rede de dados
Segunda-feira, 21 fevereiro de 2005 - 09:43

A Nippon Telegraph and Telephone (NTT) desenvolveu uma tecnologia que utiliza o corpo humano como rede de alta velocidade para promover a comunicação entre aparelhos eletrônicos e usuários.

Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (21/02), pesquisadores do Laboratório de Integração de Micro-sistemas da NTT criaram transceivers - modems capazes de enviar informações sem fio - aptos para enviar e receber dados por campos elétricos na superíficie do corpo.

A tecnologia leva o nome de Human Area Networks (HANs). Tais campos passam a atuar como transmissores de dados com velocidades de até 10 megabits por segundo entre os transceivers mantidos perto da superfície do corpo.

A companhia acredita que a tecnologia pode ser desenvolvida como alternativa para Bluetooth ou rede sem fio WLAN para curtas distâncias, segundo Toshiaki Asahi, pesquisador da empresa.

"Se o desenvolvimento for bem o suficiente, esperamos lançar os sistemas HAN em 2006", destacou. Ainda de acordo com a NTT, as aplicações para HANs incluem funções de segurança e identificação.

Os transceivers, chamados RedTacton, funcionam utilizando um sensor óptico que interpreta as flutuações no campo elétrico do corpo humano por meio do uso de um laser em miniatura e de um cristal acoplado. O laser mede as flutuações e como estas afetam o cristal.

Os campos elétricos existem em torno de vários objetos, incluindo metais, plásticos, vidro, cerâmicas e líquidos. Uma pessoa equipada com um sensor pode trocar dados com outras pessoas que também carregam um sensor por meio de um aperto de mãos.

A NTT começará a testar os campos em abril, em um processo que deverá durar até setembro. A companhia também trabalhará com grandes empresas de eletrônicos e arquitetos.

Fonte: WorldTelecom

Offline ZeratuL

  • Nível 09
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
Re.: Brasil fará pesquisa de roupa robótica movida pela ment
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2005, 22:55:14 »
8-)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!