segundo essa teoria, boa parte desses desenvolvimentos também foi para a URSS.
O contexto todo era assim:
- início da guerra fria, guerra fresca na memória de todos, tensão máxima
- o governo queria evitar a qualquer custo a neurose da população americana em relação ao URSS, suspeitando que eles estivessem invadindo o espaço aéreo americano
- não queriam responder sobre seus próprios desenvolvimentos de aeronaves
- Entre alimentar a suspeita de naves URSS em EUA, responder sobre suas aeronaves ou deixar o mito de OVNI disseminar, a terceira era bem óbvia
- Não havia essa questão de OVNIS, não era um problema. Hoje o raciocínio anterior parece bem estúpido, mas na época não era tanto assim
Só que isso tudo eram preferências tácitas, não havia um plano para focar em OVNI para despistar o resto. Mas aí veio o acaso... o acidente em roswell gerou uma histeria enorme e os militares foram chamados a dar declarações.
O primeiro sujeito falou que era não identificado, no dia seguinte alguns militares falaram em extraterrestre, e pronto. O resto é história.
Não sei se essa versão é correta ou não. Eu sou daqueles que acho que a humanidade é muito mais bem representadas por atos completamente fora de controle do que propriamente um controle sobre todas as variáveis, sendo essa segunda linha a base para as teorias da conspiração.