Autor Tópico: Como acreditar em deus?  (Lida 1266 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Como acreditar em deus?
« Online: 14 de Maio de 2009, 11:40:07 »
Outro dia conversando com meu amigo católico, ele ficou chateado por eu não acreditar em deus. Ele insistiu em dizer que não tem como eu não acreditar. Então eu perguntei se ele acreditava em Ganesha o deus da Índia. Ele disse que era impossível, não fazia sentido nenhum acreditar naquilo. Então eu pedir pra que ele acreditasse, talvez fosse uma boa ideia; novamente ele disse: “não!” e finalmente eu perguntei como fazer pra acreditar no deus dele, assim só por decisão. É essa a minha pergunta idiota:

Como a gente faz pra acreditar em deus? Tem alguma técnica, se tiver vou experimentar com duendes, gnomos, lobisomens etc. pra ver a sensação.

Como acreditar em deus?
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Como acreditar em deus?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2009, 15:36:58 »
Turn off your mind.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2009, 15:45:45 »
Elimine seu bom senso e lógica e já dá...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2009, 15:52:39 »
Condicionamento tmb ajuda, por exemplo crentes são condicionados a crerem que são um monte de merda e só fazem cagada na vida e tudo de bom vem por causa de deus mesmo que tenham se esforçado muito para conseguir. Tem tmb as táticas que eles usam, uma é de lavagem cerebral que basicamente derruba sua auto estima "somos todos pecadores e merecemos ir para o inferno"; e depois a levanta de novo criando então uma dependência "mas se vc aceitar Jesus ele vai te perdoar por ter nascido pavoroso e não ser perfeito". Existem outras táticas que eu já observei, já até discuti com um amigo meu.

<a href="http://www.youtube.com/v/aJzkp8lIb7E" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/aJzkp8lIb7E</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2009, 16:07:40 »
Complementando sua visão, o indivíduo adota uma religião tambem para se sentir parte de um grupo privilegiado, mesmo que esse privilégio seja imaginário!
E as religiões exploram essa necessidade usando mecanismos mais ou menos iguais:

1- Fazer o indivíduo se sentir parte de uma comunidade, criar rituais, maneirismos e modismos para se identificar.

2- Fornece a vítima a ilusão de que esse grupo é especial, e por fazer parte dele a vítima é uma pessoa acima das outras. É caracteristico a arrogancia disfarçada de umildade denotando isso.

3- O indivíduo, mesmo sendo "especial" fatalmente vai se deparar com pessoas mais felizes e/ou bem sucedidas que ele. Para aplacar o sentimento de injustiça e/ou inferioridade ela pode apelar para a ideia ilusória de que eles são preferidos de deus e que ninguem é mais feliz que eles, então a pessoa alvo é declarada como tendo vida vazia e que todos os bens e "graças" que ele tem não valem nada pos ele vai para o inferno.

4- A vítima deve ser isolada para que não pense por sí e venha a ter idéias diferentes da pregada por aquela religião. Para isso bastam reuniões regulares com várias pessoas vivendo a mesma ilusão.
Tambem se faz necessário afastar quem pense diferente (ou simplesmente pense), então se demonisa essa pessoa ou suas ideias.

5-O conceito do diabo tambem é bom para uma série de outras coisas, como por exemplo, por medo nas pessoas e assim controlá-las melhor e justificar os percauços do dia-a-dia que acontecem com todos mas não deveriam acontecer com "o povo escolhido".
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gi

• Nível 15
  • *
  • Carpe Dien
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2009, 14:57:34 »
Encha um avião de pessoas que não acreditam em Deus, desligue as turbinas, eu garanto que as últimas palavras de 90% das pessoas serão :
-MEU DEUS SOCORRO!!!!!!! :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
O único lugar onde o êxito chega antes do trabalho é no dicionário. (Vidal Sassoon)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2009, 15:05:33 »
Encha um avião de pessoas que não acreditam em Deus, desligue as turbinas, eu garanto que as últimas palavras de 90% das pessoas serão :
Lá vai o velho, manjado e falso argumento do "There is no atheists in foxholes" ...
A repetição segue ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2009, 15:47:38 »
Lá vai o velho, manjado e falso argumento do "There is no atheists in foxholes" ...
A repetição segue ...

...É, as ultimas palavras da tripulação do voo TAM que se chocou com o prédio da TAM em Congonhas não foram bem essas...  ::)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2009, 21:14:14 »
Outro dia conversando com meu amigo católico, ele ficou chateado por eu não acreditar em deus. Ele insistiu em dizer que não tem como eu não acreditar. Então eu perguntei se ele acreditava em Ganesha o deus da Índia. Ele disse que era impossível, não fazia sentido nenhum acreditar naquilo. Então eu pedir pra que ele acreditasse, talvez fosse uma boa ideia; novamente ele disse: “não!” e finalmente eu perguntei como fazer pra acreditar no deus dele, assim só por decisão. É essa a minha pergunta idiota:

Como a gente faz pra acreditar em deus? Tem alguma técnica, se tiver vou experimentar com duendes, gnomos, lobisomens etc. pra ver a sensação.

Como acreditar em deus?

Simples: Acredite em mim, cara!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2009, 21:25:44 »
A repetição segue ...

...É, as ultimas palavras da tripulação do voo TAM que se chocou com o prédio da TAM em Congonhas não foram bem essas...  ::)

E foram o que ?? PUTA QUE PARIU, fale de uma vez, Contini !!!! :twisted: :diabo: :caveira:   
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2009, 08:24:49 »
A repetição segue ...

E foram o que ?? PUTA QUE PARIU, fale de uma vez, Contini !!!! :twisted: :diabo: :caveira:   
Exato... de acordo com o gravador de bordo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2009, 08:57:50 »
As minhas seriam, provavelmente, f...eu-se.  :vergonha:  :P :hihi:

Offline Jaz La Belle

• Nível 00
  • *
Re:Como acreditar em deus?
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2013, 03:16:10 »
Certa vez no twitter, postei assim (não com essas palavras): "Se os religiosos são céticos em relação à religião alheia, por que não é compreensível alguém se declarar cético à todas as outras?".

Apesar desse meu questionamento ser algo bastante óbvio, eu realmente tenho lá minhas dúvidas quanto a crença alheia quando os fiéis passam a questionar tanto a minha descrença.
Vamos ao raciocínio de quem não crê em Deus algum: Se alguém disser que viu o Saci-pererê na Avenida Brasil, no dia 25 de agosto às 10 horas da manhã e mostrar um registro PROVANDO que ele saiu de lá com seu típico furacão, é uma coisa. Outra coisa COMPLETAMENTE diferente é alguém dizer que viu o Saci-pererê caminhando pela Avenida Brasil e como resposta dos meus questionamentos, essa pessoa listar motivos como: "Porque ele só tinha uma perna" ou "Porque ele existe, está escrito no meu livro de lendas".

Já o raciocínio de quem acredita é um pouco mais embasado no que foi aprendido desde a infância a crer e "desenvolver" os famosos argumento Ctrl+C Ctrl+V (que parecem fazer um super sentido para quem os diz). E quando contra-argumentados com algo lógico, as outras pessoas já saem apontando um dedo na sua cara e cuspindo palavras como "SEU HEREGE! Satanás te aguarda na porta dos infernos". Eu não tenho absolutamente nada contra com quem acredita em Deus ou quem segue alguma religião, mas um dos muitos problemas é quando as pessoas avaliam o caráter ou a personalidade pelo que a pessoa acredita. Além de se ofenderem com o meu ceticismo, ainda tentam me converter a algo que eu já deixei de acreditar (sim, sou uma ex-evangélica e passei por vários estágios até desacreditar totalmente). Tentar me provar o tempo inteiro da existência de uma divindade não fará com que eu volte a acreditar nele e ponto. Ter um Deus não deveria ser ofensivo à ninguém assim como não ter um também.
O maior medo do cristão fervoroso é parar para pensar e perder seu tão amado paraíso. Tenho uma certa "pena" de quem se submete a perder a própria vida pra garantir uma imortalidade hipotética.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 03:21:35 por Sephora »

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2013, 11:33:32 »

Me declarei agnóstico em definitivo desde 2006, fora o tempo de observação, questionamento, leitura e todo aquele processo que passamos quando nos damos conta de que algo está fora do normal e precisa se esclarecido, p. ex. Moisés ordenando estupro, roubo, assassinato; dilúvios que não deixaram nem crianças inocentes de fora, e outros. Agora que já tenho uma certa experiência, não me abalo tanto com as represálias, mas tem uma coisa que julgo relavante: declarar-se cético, ateu, agnóstico em qualquer lugar exige muita cautela. Eu por exemplo trabalho em uma escola de idiomas onde 95% dos funcionários é evangélico, inclusivo o próprio dono. Todos me respeitam muito bem, porém eu já mais disse que sou agnóstico, mas também ninguém perguntou. Estamos em 2013, e continuo sem acreditar em divindades, ou não tenho conhecimento concreto de nenhuma. Rony

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Junho de 2013, 12:38:53 »
Basta querer acreditar... Sempre surge algo que transforma o querer em crer... A questão é: - Você quer crer ou não?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!