Certa vez no twitter, postei assim (não com essas palavras): "Se os religiosos são céticos em relação à religião alheia, por que não é compreensível alguém se declarar cético à todas as outras?".
Apesar desse meu questionamento ser algo bastante óbvio, eu realmente tenho lá minhas dúvidas quanto a crença alheia quando os fiéis passam a questionar tanto a minha descrença.
Vamos ao raciocínio de quem não crê em Deus algum: Se alguém disser que viu o Saci-pererê na Avenida Brasil, no dia 25 de agosto às 10 horas da manhã e mostrar um registro PROVANDO que ele saiu de lá com seu típico furacão, é uma coisa. Outra coisa COMPLETAMENTE diferente é alguém dizer que viu o Saci-pererê caminhando pela Avenida Brasil e como resposta dos meus questionamentos, essa pessoa listar motivos como: "Porque ele só tinha uma perna" ou "Porque ele existe, está escrito no meu livro de lendas".
Já o raciocínio de quem acredita é um pouco mais embasado no que foi aprendido desde a infância a crer e "desenvolver" os famosos argumento Ctrl+C Ctrl+V (que parecem fazer um super sentido para quem os diz). E quando contra-argumentados com algo lógico, as outras pessoas já saem apontando um dedo na sua cara e cuspindo palavras como "SEU HEREGE! Satanás te aguarda na porta dos infernos". Eu não tenho absolutamente nada contra com quem acredita em Deus ou quem segue alguma religião, mas um dos muitos problemas é quando as pessoas avaliam o caráter ou a personalidade pelo que a pessoa acredita. Além de se ofenderem com o meu ceticismo, ainda tentam me converter a algo que eu já deixei de acreditar (sim, sou uma ex-evangélica e passei por vários estágios até desacreditar totalmente). Tentar me provar o tempo inteiro da existência de uma divindade não fará com que eu volte a acreditar nele e ponto. Ter um Deus não deveria ser ofensivo à ninguém assim como não ter um também.
O maior medo do cristão fervoroso é parar para pensar e perder seu tão amado paraíso. Tenho uma certa "pena" de quem se submete a perder a própria vida pra garantir uma imortalidade hipotética.