Autor Tópico: O que colocar no lugar da crença?  (Lida 1830 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
O que colocar no lugar da crença?
« Online: 14 de Maio de 2009, 17:34:42 »
 :ok:

No lugar da crença em deus, o que colocar? Sabe-se que a crença em algum tipo de deus é fruto do medo projetado na mente de muitos fiéis, processo longo e sutil, mas que foi impregnado no interior do cérebro; sei que hoje, não é apenas esse o fator, existem outros é claro...Sei também que a crença para muito se tornou parte vital.

Mas o ponto em quero chegar é sobre o que pôr no lugar quando se perdeu a fé. Lá na igreja, como sabemos, embora mítica, há uma socialização, união, ligação; a música, as reuniões, os eventos etc. são  formas de dar algum sentido na vida do crente, não podemos negar que isso são elementos culturais bem típicos e até necessários. (tem que pagar)

Mas o fato de eu admitir que essa socialização exista, que essa seja uma opção pra espantar o tédio, ninguém de bom senso vai dizer que essa seja a melhor das opções. Pra falar a verdade muita gente vai à igreja por pura obrigação... eu sei, por conheço.

E o que colocar no lugar do culto ou da missa etc.? A leitura, a família, o cinema, o teatro, o esporte, o clube cético, os amigos, o altruísmo, o lado bom da natureza, o bicho de estimação, um papo furado, um jogo, uma caminhada, um churrasco e uma série de outras coisas boas e úteis podem ser postas no lugar de se ajoelhar diante do NADA.

Essa é minha sugestão. Enquanto algumas cabeças trancadas só vêem as paredes da caixa onde vegetam, eu ao contrário, tento dizer que existem outros caminhos e opções pra vida.

No lugar da crença no NADA, viva! Viva bem! Viver bem é fazer os outros se sentirem bem.

Dê sua opinião. Indique mais opções!
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
Re: O que colocar no lugar da crença?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2009, 18:34:50 »
Não é necessário colocar nada no lugar de um antigo hábito dogmático. Isso seria afirmar que uma doença deve substituir a outra por seus sintomas serem fleumáticos: no exemplo, damos ênfase sim, à uma carência emocional, ocupacional que pode vir ocorrer pelo redirecionamento contextual de suas ações nessa nova realidade.

beijinhos!
Dona Cynthia.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2009, 19:31:36 »
Acho que a questão é o que fazer com o tempo que lhe sobra sem ir à igreja, é isso?

Bom, eu o aproveito com minha família. Acho que isso está em falta da sociedade brasileira.

Nina pela campanha: menos alienação, mais vida em família! :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2009, 21:17:17 »
Toffu, queijo, peixe. Ah não é no lugar da crença e não da carne :P

Acho que nada no caso da crença, ela não me faz falta; e só se pode substituir uma crença com outra crença...
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2009, 02:06:04 »
:ok:

No lugar da crença em deus, o que colocar?

Cara, eu sempre fui tão ocupado com meus afazeres, meus objetivos, meus sonhos, meus amores, minhas viagens, minhas divagações, minhas tarefas, meus lazeres, minha guitarra, minha prancha, etc........ que qdo tirei Deus, não houve diferença nenhuma. Continuei fazendo tudo o que ja fazia.
Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2009, 07:46:42 »
Sexo, obvio.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2009, 21:27:53 »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2009, 21:42:01 »
que tal REALIDADE

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2009, 01:00:53 »
Questão do tempo: ué, a pessoa que aproveite o tempo que perdia nutrindo sua fé com outra coisa qualquer. Família, amigos, diversão, sexo, leitura, música... isso vai do gosto pessoal de cada um. P.ex., quando larguei a astrologia, passei a ler outras coisas no lugar, como literatura.

Questão do mito: seres humanos tecem explicações (nem sempre sensatas) como a aranha tece a teia: automática, despensada e naturalmente. Boa parte da mitologia surgiu assim - mas a ciência também. Demora um pouco de tempo, mas basta a pessoa se condicionar a passar suas explicações pelo crivo da lógica antes de levá-las a sério.

Questão do ritual: toda religião tem sua ritualística estabelecida. Cristãos com as missas e cultos, muçulmanos com as orações diárias voltados a Meca, hinduístas e seus banhos no Ganges, nova-eras e suas meditações... embora algumas instituições religiosas não coajam os participantes a participar dos rituais, muitos os fazem por fazê-los se sentirem bem. Basta que o recém-desconvertido, enquanto sentir a necessidade de participar de rituais, elabore os seus, com a consciência que são apenas muletas temporárias.

Questão dos festivais: não sei quanto aos outros, mas ver significado nos festivais religiosos é uma das coisas em que eu mais sentia falta quando saí do cristianismo. Resultado: costumo decorar minha casa nos equinócios e solstícios, penduro maçãs de biscuit na árvore de Natal, e às vezes invento algo pros meus primos pequenos no Dia da Criança.

Não tem muito estresse, há coisas pra tacar no lugar da crença fáceis, fácies.
Latebra optima insania est.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2009, 07:21:50 »
Nem todo mundo tem essa necessidade. Para mim, religião era uma obrigação, tipo escovar os dentes.
Atrapalhava minha vida e não fez nenhuma falta.
Ganhei uma hora a mais no domingo e parei de me preocupar com possíveis pecados que eu estaria cometendo.

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Março de 2010, 21:29:22 »
 |(Eu substituiria os dez mandamentos pela regras básicas da Ética. Inclusive no trânsito. :vergonha:

Offline Raphael Almeida

• Nível 01
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Março de 2010, 02:48:26 »
eu nao sei pra q se fazer essa pergunta, mas talvez seja pq no meu caso minha vida nao se alterou em quase nada qnd virei ateu, que eu me lembre apenas deixei de rezar a noite, de resto.. nao participava de nenhum grupo religioso, eu ja quase nunca tinha ido a igreja, nao tinha parentes nem amigos religiosos fervorosos etc. entao nao tive que substituir fé por nada

mas se questoes religiosas fazem boa parte da sua vida e vc vira ateu.. eh, pode ser uma boa mudança no estilo de vida, eu recomendo preencher o tempo com algo que faça bem para o seu cerebro.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2010, 10:37:14 »
A crença em si eu não substituí por nada, mas o tempo que gastava com oração, igreja, etc... eu utilizo com leituras, músicas, minha família, meus cães e outras coisas legais  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!