No lugar da crença em deus, o que colocar? Sabe-se que a crença em algum tipo de deus é fruto do medo projetado na mente de muitos fiéis, processo longo e sutil, mas que foi impregnado no interior do cérebro; sei que hoje, não é apenas esse o fator, existem outros é claro...Sei também que a crença para muito se tornou parte vital.
Mas o ponto em quero chegar é sobre o que pôr no lugar quando se perdeu a fé. Lá na igreja, como sabemos, embora mítica, há uma socialização, união, ligação; a música, as reuniões, os eventos etc. são formas de dar algum sentido na vida do crente, não podemos negar que isso são elementos culturais bem típicos e até necessários. (tem que pagar)
Mas o fato de eu admitir que essa socialização exista, que essa seja uma opção pra espantar o tédio, ninguém de bom senso vai dizer que essa seja a melhor das opções. Pra falar a verdade muita gente vai à igreja por pura obrigação... eu sei, por conheço.
E o que colocar no lugar do culto ou da missa etc.? A leitura, a família, o cinema, o teatro, o esporte, o clube cético, os amigos, o altruísmo, o lado bom da natureza, o bicho de estimação, um papo furado, um jogo, uma caminhada, um churrasco e uma série de outras coisas boas e úteis podem ser postas no lugar de se ajoelhar diante do NADA.
Essa é minha sugestão. Enquanto algumas cabeças trancadas só vêem as paredes da caixa onde vegetam, eu ao contrário, tento dizer que existem outros caminhos e opções pra vida.
No lugar da crença no NADA, viva! Viva bem! Viver bem é fazer os outros se sentirem bem.
Dê sua opinião. Indique mais opções!