Brasil propõe à Espanha trocar dívida por centros de estudoO Brasil se propõe a criar 20 centros de estudo de espanhol em troca do perdão da dívida que possui com a Espanha, avaliada em cerca de US$ 25 milhões, segundo anunciou nesta terça-feira Jairo Jorge, secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação.
Jorge participa da XV Conferência de Ministros Ibero-americanos de Educação, que reúne delegados de 22 países.
Segundo declarou o secretário-adjunto à EFE, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "apóia firmemente a proposta, porque daria aos países de renda média maiores oportunidades de investir em um setor tão estratégico para o desenvolvimento".
Jorge afirmou que o Brasil deve à Espanha cerca de US$ 25 milhões, e que uma parte desse montante seria investida também nos assentamentos para a reforma agrária.
O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o argentino Francisco Piñón, elogiou o Brasil por ter seguido os passos da Espanha, ao propor a vários países do continente africano similar iniciativa para perdoar dívidas.
A ministra espanhola de Educação e Ciência, María Jesús San Segundo, explicou que o processo de perdão da dívida seria realizado por meio de acordos bilaterais, e necessitaria identificar corretamente o montante do débito em relação a cada país.
A proposta de trocar a dívida externa por melhorias na educação foi tema recorrente na última edição da Conferência Ibero-Americana de Educação (CIE).
EFE
Fonte:
Terra Notícias