Também, como o Fabricio, acho que podemos inferir q os ateus não sejam necessariamente, mais eticos e morais q os crentes. Se existem bem mais religiosos com conduta etico-moral reprovavel, isso, claramente pode ser imputado ao seu maior numero.
As pessoas q aqui postaram, se colocaram como a história registra: só houve um país q foi nominalmente ateu, a Albânia e ao q parece, esse segmento era e é minoritário lá, pois a maioria é muçulmano e católico menos.
O que me parece mais correto, é um país ser laico, talvez, mesmo que num futuro exista algum com maioria atéia. Pois assim, não se imporá nenhuma visão a ninguém.
Hoje, me parece claro q os países sob a égide dos Partidos comunistas eram laicos, mas com uma identificação do poder dos ateus comunistas, impondo e exercendo coersão sobre os religiosos, parecido com os países laicos do Ocidente, que exercem coersão nós ateus e misturam religião com as coisas públicas. Eles eram a outra face da moeda da aavacalhação da laicidade.
Outra coisa que gostaria de lembrar, é que eles (os comunistas) não são países ateus, até porque eles gostam(ou precisam) de aliados e eles tinham, ainda que em extrema minoria, os religiosos de esquerda como parte das igrejas, clero, como os Sandinistas na Nicaragua têm o chanceler padre Miguel D'Escoto, o padre/poeta Ernesto Cardenal, no Brasil os padres esquerdistas Pedro Casaldaliga, na China tem o clero nomeado pelo PC e diversos outros exemplos que fui colecionando ao longo dos anos e de leituras.
Como os diálogos até aqui estão calmos e civilizados, talvez eu devesse encerrar por aqui, mas sem querer levantar polêmicas e acirrar os ânimos, eu gostaria de dizer/lembrar, que vi muita colocação em posts nos foruns ateus, que de tão estapafúrdias sobre esse assunto, não passavam de expressões parciais de comprometimento ideológico contra o esquerdismo, pois fugiam totalmente às evidências da história.