Autor Tópico: Países ateus são mais justos...  (Lida 2033 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Países ateus são mais justos...
« Online: 19 de Maio de 2009, 17:50:12 »
olá, pessoal. Eu encontrei dois artigos interessantes. o primeiro é sobre uma pesquisa que indica que os países ateus são melhores; segundo: e a resposta a um questionamento sobre o suícidio nos países ateus, os links:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1421494

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1422478
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 18:01:27 por ronysalles »
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Diego Reichenbach Vercesi

• Nível 02
  • *
  • "Eu continuo ateu, graças a Deus".
Re: Países ateus são mais justos...
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2009, 19:20:02 »
Gostei muito das reportagens, apresentam uma certa parcialidade, mas são bem lógicas!
"Duas mãos trabalhando fazem mais que milhares juntas em prece."

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2009, 19:31:31 »
Li o primeiro texto - sobre criminalidade. Tenho uma série de parênteses às questões que ele aborda. Apesar disso, acho que, de fato, o texto serve para rebater bem rebatido uma caralhada de discursos limitados sobre ateísmo de um monte gente que encontro por aí. Depois leio o outro.
8-)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2009, 20:45:48 »
olá, pessoal. Eu encontrei dois artigos interessantes. o primeiro é sobre uma pesquisa que indica que os países ateus são melhores; segundo: e a resposta a um questionamento sobre o suícidio nos países ateus, os links:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1421494

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1422478

"País ateu!!??" Como assim?
Não sei de nenhum país onde o ateísmo seja oficialmente instituído ou seja a maioria entre a população.

Parece que já fizeram isto na Albânia. Repito, "fizeram".
E a Albânia não é lá um exemplo a se seguir (e o ateísmo não tem culpa alguma nisso!).
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2009, 10:55:41 »

Acredito que o maior problema dos países em que a religiosidade alcança grande parte da população é o grau de instrução e os valores da sociedade. Se por um lado a idéia de possuir uma crença traz em seu bojo uma série de valores a serem seguidos, nem sempre esses valores são interiorizados e compreendidos de fato pelos indivíduos. A idéia de reparação em caso de erro e perdão não apenas incentivam práticas 'incorretas' ou 'ruins', mas dá ao indivíduo o poder de agir conforme seus pensamentos em determinados momentos.

A adoção de um sistema ético e de valores considerados 'elevados' seria o responsável pelo sucesso de um povo e não a crença ou descrença. Se as pessoas interiorizam práticas e posturas éticas, a crença que possuem apenas corrobora esse fator. Honestamente, a crença das pessoas não me incomoda, ao contrário do fanatismo e dessa idéia absurda de que é preciso acreditar em algum deus para ter valores morais e ser ético. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2009, 15:05:51 »
     |   |
    \/   \/
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Fabrício (FPS-Phoenix)

• Nível 01
  • *
    • Livro Aberto
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2009, 17:24:46 »
Também achei os textos, de certa forma, parciais! Torna-se necessário levar em conta q, falando em escala global o número de religiosos é enormemente maior q o número de Ateus, e os países citados correspondem a sociedades relativamente menores em termos de população, e muito bem desenvolvidas (com alguma exceção), com alto investimento em educação e desenvolvimento humano,etc...

As nações mais religiosas (tb com algumas exceções) correspondem a países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento onde a maioria das pessoas  não tem o mesmo acesso a à informações e a educação que possuem os mais desenvolvidos. Óbvio que a ausência de religião não implica em postura ética ou moral deficiente, mas o que falta em muitos indivíduos ( Não apenas religiosos, como tb os ateus, ou até aqueles que possuem algum tipo de crença independente de religiões [um outro fator que quase nunca é considerado])  é a compreensão de elevados padrões morais e éticos. Penso que isso independe de religiões ou ausência da mesma.

Infelizmente existem os que confundem as coisas e estabelecem uma relação causal entre ateísmo e boa conduta moral, fazendo comparações com religiosos. Nisso vejo uma incoerência, pois, em termos de números, do mesmo modo que existem uma grande quantidade de ateus com exemplares  condutas intelectuais e morais, tb existem numeros muito grandes de religiosos com as mesmas excelentes condutas morais e intelectuais. Porém como a quantidade de religiosos é esmagadoramente maior do que a de incrédulos, dentro do conjunto há aqueles  que mancham a imagem das pessoas cultas e de boa conduta moral adeptos de alguma religião. Isso se torna um pré requisito para generalizações por parte dos menos entendidos.

Uma boa conduta moral e ética, é fruto de uma boa educação. Independente da crença ou descrença :ok: :wink:

[  ]´s
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 17:54:31 por Fabrício (FPS-Phoenix) »

• Nível 01
  • *
    • Livro Aberto
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2009, 17:46:52 »
Quanto às estatísticas, há uma lista mais completa, mas as porcentagens são dadas para Ateus e Agnósticos simultaneamente. Penso que ateus e agnósticos deveriam ser contabilizados como sendo grupos distintos. Segue abaixo o link com as estatísticas:

http://www.adherents.com/largecom/com_atheist.html  :P

[  ]´s

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2009, 19:22:41 »
Já vi países com governo laico, mas "países ateus" eu nunca vi...

Além disso, o que é o "mais justo".
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline DDCO

• Nível 03
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2009, 22:07:18 »
Também, como o Fabricio, acho que podemos inferir q os ateus não sejam necessariamente, mais eticos e morais q os crentes. Se existem bem mais religiosos com conduta etico-moral reprovavel, isso, claramente pode ser imputado ao seu maior numero.
As pessoas q aqui postaram, se colocaram como a história registra: só houve um país q foi nominalmente ateu, a Albânia e ao q parece, esse segmento era e é minoritário lá, pois a maioria é muçulmano e católico menos.
O que me parece mais correto, é um país ser laico, talvez, mesmo que num futuro exista algum com maioria atéia. Pois assim, não se imporá nenhuma visão a ninguém.
Hoje, me parece claro q os países sob a égide dos Partidos comunistas eram laicos, mas com uma identificação do poder dos ateus comunistas, impondo e exercendo coersão sobre os religiosos, parecido com os países laicos do Ocidente, que exercem coersão nós ateus e misturam religião com as coisas públicas. Eles eram a outra face da moeda da aavacalhação da laicidade.
Outra coisa que gostaria de lembrar, é que eles (os comunistas) não são países ateus, até porque eles gostam(ou precisam) de aliados e eles tinham, ainda que em extrema minoria, os religiosos de esquerda como parte das igrejas, clero, como os Sandinistas na Nicaragua têm o chanceler padre Miguel D'Escoto, o padre/poeta Ernesto Cardenal, no Brasil os padres esquerdistas Pedro Casaldaliga, na China tem o clero nomeado pelo PC e diversos outros exemplos que fui colecionando ao longo dos anos e de leituras.
Como os diálogos até aqui estão calmos e civilizados, talvez eu devesse encerrar por aqui, mas sem querer levantar polêmicas e acirrar os ânimos, eu gostaria de dizer/lembrar, que vi muita colocação em posts nos foruns ateus, que de tão estapafúrdias sobre esse assunto, não passavam de expressões parciais de comprometimento ideológico contra o esquerdismo, pois fugiam totalmente às evidências da história. 

• Nível 01
  • *
    • Livro Aberto
« Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2009, 18:06:06 »
Outra coisa que eu acrescentaria em relação os números do Japão (65% de ateus), é q o país pode  ter 65% de pessoas que não creêm num Deus criador, mas o que não o isenta de outros tipos de crenças. Uma boa parte de sua população acredita em reencarnação por exemplo.;)

[  ]´s

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2009, 19:39:07 »
Well, todas as ponderações são válidas, mas pra mim elas não apagam a relevância destes achados, sobretudo para refutar a idéia religiosa de que ateus são indivíduos amorais ou que qualquer barbaridade cometida pelo homem é culpa da falta de deus ou que a bondade e a caridade são atributos exclusivos de quem ama a deus et cetera.

Se por um lado o fato de que os 5 países com melhor índice de desenvolvimento humano das Américas sejam precisamente e em ordem (Canadá, EUA e, empatados, Chile, Argentina e Uruguai) os 5 países com maior percentual de pessoas que não creem em deuses -- ou de que 5 dos 5 países que lideraram o IDH list nos últimos 20 anos todos estão entre os 50 menos religiosos (Islândia, Canadá, Holanda, Suécia e Noruega), sendo que 4 estão entre os 20 menos (todos tirando a Islândia) -- não prova necessariamente que os ateus são melhores me parece que isto prova muito claramente que a descrença em deuses não leva à barbárie nem à imoralidade nem à falta de humanidade.

Quero dizer: a Suécia pode não ser melhor por ter 85% de descrentes em deuses (ateístas, agnósticos e "não estou nem aí") mas com certeza isto não contribuiu em nada para que ela seja pior. E é neste sentido que eu costumo usar estes dados: quando algum crente vem me alugar com frases repetidas do tipo "está provado pela sociologia (sic) que a religião é necessária para incutir valores morais nas pessoas" ou "o Brasil precisa de Jesus porque um país sem deus vira barbárie" eu taco logo uma rajada de Suécia Noruega Canadá França Islândia Finlândia Chile Et Cetera e pergunto por que a falta de deus não os levou à barbárie.

Pessoalmente eu acho que há um circulo vicioso neste caso. Países  com melhores escolas, maior acesso aos meios de informação (TV por assinatura disseminada, biblioteca em todo canto, internet de maior velocidade, et cetera) apresentam uma tendência a que sua população se distancie das crenças religiosas e populações que não dão importância às religiões acabam por consequência se distanciando dos preconceitos ensinados por elas (homofobia, anticientificismo, moralismo sexual...) ajudando de alguma forma a esses países serem mais tolerantes, mais desenvolvidos científicamente, menos afeitos às várias espécies de medicina alternativa (o que deve melhorar a saúde deles, coletivamente), em que seja mais raro haver ações violendas fundadas na religião (como pai espancando filhos por motivos religiosos -- uma das causas mais comuns de violência familiar -- ou homens-bomba se explodindo no meio da rua)... e consequentemente melhores de se viver. Aí o moto contínuo segue o curso.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 19:44:13 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!