Autor Tópico: O Sistema - A armadilha de uma evidência anedótica.  (Lida 1463 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
O Sistema - A armadilha de uma evidência anedótica.
« Online: 21 de Maio de 2009, 17:02:16 »
Imagine um sistema capaz de prever o resultado de corridas de cavalos com horas de antecedência. Impossível ou improvável? Agora imagine o que passa pela cabeça de uma pessoa que recebe e-mails anônimos anunciando o cavalo que irá vencer determinado páreo no dia seguinte e que começa a apostar e a ganhar dia após dia, com tudo documentado por uma equipe de reportagem de TV.

Incrivel demais para ser verdade, mas essa situação não difere muito do caso de uma pessoa que toma o seu remedinho homeopático e começa a ver um tumor regredir gradativamente. Na verdade, qualquer terapia alternativa poderia se encaixar bem nessa situação. O fato é que a pessoa tomou o remédio e ficou boa. Você acha que ela vai se convencer que o remédio é absolutamente inútil mesmo depois de ver uma pesquisa científica realizada com outras milhares de pessoas?

Esse é o problema das evidências anedóticas. As pessoas caem na armadilha de pensar que todas as evidências que elas precisam estão dentro delas próprias e passam a sentir que elas são verdadeiras, fortes e suficientes para acreditar. As pessoas passam a olhar aquele remedinho segundo suas próprias perspectivas.

O Sistema mostra o ponto de vista de uma pessoa que tem esse tipo de ilusão.  A situação está descrita no primeiro parágrafo deste texto. As corridas são verdadeiras, as apostas são genuínas, ela ganha e tudo é muito bem registrado.

Mas como é possível? Assistam os filmes na sequência e comentem.

Parte 1 -> feature=related
Parte 2 -> feature=related
Parte 3 -> feature=related
Parte 4 -> feature=related
Parte 5 -> feature=related
Parte 6 -> feature=related
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 00:36:48 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
Re: O Sistema - A armadilha de uma evidência anedótica.
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2009, 11:23:37 »
Eu não conhecia exatamente o Derren Brown. Agora estou correndo o risco de me viciar nos vídeos dele no Youtube. O truque é muito bom.

Da perspectiva da pessoa que está vivenciando o milagre é até compreensível o auto-engano.
Mais estranha é a (in)capacidade geral das pessoas em ignorar abundantes fatos contrários e assumir tais "evidências" vindas de outrem como incontestes.

Demonstra como selecionamos tais ocorrências extraordinárias e as consideramos como rotineiras, altamente prováveis, agregando o fantástico ao nosso cotidiano, independente do que as variações ou dados estatísticos mostram.

Nessa ânsia por respostas, natural do ser humano, temos o hábito de tomar o caminho mais curto e aceitar quaisquer respostas acriticamente, principalmente aquelas que mantém a nossa "realidade particular" estável.

[edit] digitei Darren em vez de Derren  :P
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 16:12:37 por Tex Willer »
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2009, 11:37:34 »
Agora estou correndo o risco de me viciar nos vídeos dele no Youtube.
Adivinha quem é o meu avatar?
Procure no YouTube "The evening of wonders" - melhor ainda pegar o torrent para ver o show completo, sem cortes.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2009, 16:31:17 »
Valeu pela dica.
Parece difícil encontrar material dele em português, não?
Com tanto sucesso lá fora, nada publicado por aqui, pelo que pesquisei.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2009, 17:37:44 »
Eu vi. Decepcionante, de certa forma. Muita energia gasta para o sistema funcionar e não vejo vantagens financeiras. Isso sem falar que não funciona ao vivo. Charlatão que se preze penso que não envedaria por esse caminho. É mais ou menos como apostar em todas as combinações da loteria; não vale a pena.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2009, 19:01:32 »
Eu vi. Decepcionante, de certa forma. Muita energia gasta para o sistema funcionar e não vejo vantagens financeiras. Isso sem falar que não funciona ao vivo. Charlatão que se preze penso que não envedaria por esse caminho. É mais ou menos como apostar em todas as combinações da loteria; não vale a pena.
A idéia não era a de ter vantagens financeiras, e sim criar um "sistema infalível" em torno de uma pessoa, aumentando sua fé neste sistema a ponto dela apostar toda sua grana.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2009, 19:25:33 »

Falou bobagem. Leafar, você entende inglês?

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2009, 19:42:12 »

Aliás, consegui o "The evening of wonders" .
Boa oportunidade para treinar meu ingrêis. :hihi:

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2009, 19:55:44 »
Bah, e como o cara sabia os resultados? Só assisti o 1º, vou ver os demais.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2009, 19:57:43 »

Aliás, consegui o "The evening of wonders" .
Boa oportunidade para treinar meu ingrêis. :hihi:

Legal, depois comente. Gostaria de saber a sua opinião.
 :ok:

Já baixei outros 2 DVDs dele. Vou ver hoje, apesar de já ter partes no YouTube.
Se tiver interesse, consegui alguns livros em pdf que explicam algumas coisas que ele faz.

O engraçado é que são truques desenvolvidos em sua maioria no final do século XIX, no auge da baboseira espiritualista, e que na época eram usados para iludir e enganar nas sessões. Ainda hoje tem gente que acredita que o que viram naquela época serve de evidência para a xaropada espiritóide.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2009, 20:13:44 »
Gigaview,

Eu entendo inglês, mas eu ainda perco algumas palavras na fala rápida.

Mas eu entendi, no começo do programa, que ele era capaz de prever o resultado das corridas de cavalo e acertou 5 vezes seguidas. Só que no final nós entendemos que ele começou com um grupo grande (7776 pessoas), para cada qual ele fazia uma previsão diferente, e depois mostrou somente o resultado em que a previsão foi a correta como se a aposta tivesse sido única (o quinto vídeo explica). Foi como jogar em todas as combinações possíveis da loteria, acertar uma delas (óbvio) e depois dizer que só jogou uma vez. O mesmo ele fez com a sequência de moedas em que ele acertou a cara (ou coroa?) 10 vezes seguidas. Ele tentou várias vezes, por horas a fio, filmando como se cada vez fosse a primeira, e depois mostrou como se estivesse fazendo algo sobrenatural.

Qual o sentido disso? Só provar que era possível? Mas isso é matemático; não precisava experimentar para convencer de que tal ilusão é possível.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2009, 20:27:17 »
Acabou a graça...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2009, 21:03:02 »
Gigaview,

Eu entendo inglês, mas eu ainda perco algumas palavras na fala rápida.

Mas eu entendi, no começo do programa, que ele era capaz de prever o resultado das corridas de cavalo e acertou 5 vezes seguidas. Só que no final nós entendemos que ele começou com um grupo grande (7776 pessoas), para cada qual ele fazia uma previsão diferente, e depois mostrou somente o resultado em que a previsão foi a correta como se a aposta tivesse sido única (o quinto vídeo explica). Foi como jogar em todas as combinações possíveis da loteria, acertar uma delas (óbvio) e depois dizer que só jogou uma vez. O mesmo ele fez com a sequência de moedas em que ele acertou a cara (ou coroa?) 10 vezes seguidas. Ele tentou várias vezes, por horas a fio, filmando como se cada vez fosse a primeira, e depois mostrou como se estivesse fazendo algo sobrenatural.

Qual o sentido disso? Só provar que era possível? Mas isso é matemático; não precisava experimentar para convencer de que tal ilusão é possível.

Não é esse o ponto. Tudo foi meticulosamente arranjado para gerar a perspectiva de que existe um sistema infalível na mente de uma pessoa. O filme nos transforma em espectadores de uma realidade construída na mente dessa pessoa. O sistema só funciona até o penúltimo páreo, no último páreo é preciso contar com a possibilidade de perda que obriga a uma mudança da perspectiva pessoal para a perspectiva que envolveu a elaboração do sistema. A forma como o sistema foi construído, apesar de muito interessante, é totalmente irrelevante.

É uma forma inteligente de ilustrar o processo de auto-engano envolvendo evidências anedóticas, um processo muito similar àquele que aconteceu, por exemplo, nas etapas iniciais da criação do seu espiritismo mas isso é assunto para outro tópico...

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2009, 21:34:20 »
Terminei de assistir! Adorei!
Muito bom, vou continuar assistindo outros vídeos do cara!  :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2009, 22:47:25 »
Interessante que podemos criar para um conjunto limitado de pessoas uma situação que parece absolutamente real e que passaria em qualquer teste anti-fraude.

Depois, só mostrar a exaustão.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!