Autor Tópico: Por que o numeral 40 aparece tanto no livro "santo"?  (Lida 603 vezes)

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
Por que o numeral 40 aparece tanto no livro "santo"?
« Online: 23 de Maio de 2009, 22:27:30 »
(Gênesis 7,17)
O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra.

(Gênesis 18,29)
Abraão insistiu ainda e disse: Talvez só haja aí quarenta.”  “Não destruirei a cidade por causa desses quarenta.

(Gênesis 25,20)
Abraão gerou Isaac. Isaac tinha a idade de quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu, de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu

(Gênesis 26,34)
Esaú, com a idade de quarenta anos, tomou por mulheres Judite, filha de Beeri, o hiteu, e Basemat, filha de Elon, o hiteu.

(Gênesis 50,3)
Gastaram nisso quarenta dias, que é o tempo necessário ao embalsamamento.

(Êxodo 16,35)
Os israelitas comeram o maná durante quarenta anos, até a sua chegada a uma terra habitada.

(Êxodo 24,18)
Moisés penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta noites.

(Êxodo 26,21)com quarenta suportes de prata, à razão de dois por tábua.

(Êxodo 34,28)
Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água.

(Números 13,25)
Tendo voltado os exploradores, passados quarenta dias.

(Números 14,33)
onde os vossos filhos guardarão os seus rebanhos durante quarenta anos, pagando a pena de vossas infidelidades, até que vossos cadáveres apodreçam no deserto.

(Números 14,34)
Explorastes a terra em quarenta dias; tantos anos quantos foram esses dias pagareis a pena de vossas iniqüidades, ou seja, durante quarenta anos, e vereis o que significa ser objeto de minha vingança.

(Números 32,13)
E o Senhor, irado contra Israel, fê-lo errar pelo deserto durante quarenta anos, até que se extinguisse toda a geração que tinha feito o mal aos olhos do Senhor.

(Deuteronômio 9,9)Quando eu subi ao monte para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor fez convosco, permaneci no monte quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água.

(Deuteronômio 25,3)Não se poderá ultrapassar o número de quarenta, para que não suceda que, sendo-lhe infligido mais do que isso, o teu irmão se retire aviltado aos teus olhos.

(Josué 4,13)
Em número de aproximadamente quarenta mil homens, equipados para o combate, desfilaram diante do Senhor, rumo à planície de Jericó.

(Josué 14,7)
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barne a explorar a terra, e eu lhe fiz um relatório perfeitamente sincero.

(Juízes 3,11)
A terra teve quarenta anos de descanso, e Otoniel, filho de Cenez, morreu.

(Juízes 5,8)
Israel escolhera deuses novos, e logo a guerra lhe bateu às portas, e não havia um escudo nem uma lança entre os quarenta mil de Israel.

(Juízes 13,1)
Os israelitas continuaram a fazer o mal aos olhos do Senhor, que os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos.

(I Samuel 4,18)
Ao ouvi-lo mencionar a arca de Deus, Heli caiu de sua cadeira para trás, do lado da porta (do templo), fraturou o crânio e morreu, pois era um homem velho e pesado. Tinha sido juiz em Israel durante quarenta anos.

(I Samuel 17,16)
O filisteu aproximava-se pela manhã e pela tarde, e isso por quarenta dias seguidos.

(II Samuel 2,10)
Isboset, filho de Saul, tinha quarenta anos quando se tornou rei de Israel.

(I Reis 6,17)
Os quarenta côvados restantes constituíam a parte anterior do templo.

(I Reis 11,42)
Salomão reinou sobre todo o Israel durante quarenta anos, em Jerusalém. Depois adormeceu com seus pais e foi enterrado na cidade de seu pai Davi. Roboão, seu filho, tornou-se rei em seu lugar.

(I Reis 19,8)
Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus.

(II Reis 8,9)
Hazael partiu e foi ao encontro do homem de Deus, levando consigo presentes, o que havia de melhor em Damasco, em quarenta camelos carregados.

(Salmos 94,10)
Durante quarenta anos desgostou-me aquela geração, e eu disse: É um povo de coração desviado, que não conhece os meus desígnios.

(I Macabeus 12,41)
Jônatas saiu ao seu encontro e atacou Betsã com um exército de quarenta mil homens de escol.

(II Macabeus 5,2)
Aconteceu que em toda a cidade e por mais de quarenta dias apareceram, correndo pelos ares, cavaleiros vestidos de ouro e armados com lanças, coortes armadas, espadas desembainhadas,

(Ezequiel 4,6)
Quando esse período estiver terminado, tu te deitarás sobre o lado direito, para de novo levar a iniqüidade da casa de Judá durante quarenta dias; cada dia que te concedo corresponde a um ano.

(Ezequiel 29,11)
Nenhum pé humano passará aí, e também nenhum pé de animal; ele ficará inabitado durante quarenta anos.

(Amós 2,10)
fui eu que vos tirei do Egito e vos conduzi, através do deserto, durante quarenta anos, para vos dar a posse da terra dos amorreus;

(Jonas 3,4)
Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: Daqui a quarenta dias Nínive será destruída.

(São Mateus 4,2)
Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.

(São Lucas 4,2)
onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome.

(Atos dos Apóstolos 1,3)
E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.

(Atos dos Apóstolos 7,30)Passados quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do monte Sinai um anjo, na chama duma sarça ardente.

(II Coríntios 11,24)
Cinco vezes recebi dos judeus os quarenta açoites menos um.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
Re: Por que o numeral 40 aparece tanto no livro "santo"?
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2009, 23:23:45 »
Só pode ser um sinal! Assim como no filme nº 23!  :)
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2009, 23:32:05 »
Do oráculo:
Citação de: canto da paz.com.br
40 (quarenta): Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar:

http://www.cantodapaz.com.br/blog/11-significado-dos-numeros-na-biblia/
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2009, 14:29:35 »
Talvez "quarenta" seja equivalente a "trocentos".

Uma possível explicação:
http://www.studylight.org/dic/hbd/view.cgi?number=T4649
« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 14:31:47 por Fernando Silva »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2009, 16:49:18 »
Vocês esquecem que o velho testamento é derivado da Torá e que a tradição judaica sua a cabala em conjunto com a Torá escrita e oral. Para os cristãos este 40 não diz coisa nenhuma, mas para os judeus as considerações podem (e são) outras.  :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!