Concordo, são apenas objetos não identificados. Eu nunca disse que são discos voadores ou naves alienígenas. E quem o faz, não tem qualquer prova do que diz.
Infelizmente, a ufologia vive há vários anos de sensacionalismos como Nibiru, Ashtar Sheran, previsões de contato final (como as feitas mais de uma vez pela revista UFO), etc. Os últimos absurdos foram os "agroglifos" de Santa Catarina em que Gevaerd e seus puxa-sacos insistem em dizer que foram feitos por ETs.
Para mim a ufologia deveria ser estudada da maneira mais científica possível. Como faz por exemplo o Dr. Roger K. Leir, que retira implantes de supostos abduzidos e os envia para laboratórios para análise. E retirada de amostra de solos e vegetais quando há suspeita de pouso de OVNIs no campo e também enviar para análise laboratorial.
E discordo quanto a envolver militares. Para mim, toda e qualquer documentação militar sobre OVNIs deveria ser desclassificada (não vejo qualquer razão para que esse tipo de documentação continue secreta) e o Brasil poderia seguir o exemplo do Chile, que mantém um grupo misto (civil-militar) para investigação de OVNIs. A Aeronáutica brasileira já manteve grupos secretos investigando OVNIs, como a Operação Prato e o Sioani (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados), do IV Comar, e não vejo porque ela não poderia continuar com um grupo desses, de modo permanente e aberto, sem qualquer tipo de segredo, pesquisando o assunto. Melhor ainda se for um grupo que tenha tanto membros militares quanto civis e que estes últimos não fossem gente como o Gevaerd.