La na bahia tem o pelourinho.. resquicio de uma sociedade escravagista... que a lei era a do braço do algoz pau mandado...e um tempo em que a lei era dona ate do corpo da pessoa.. vide que podia até impor sanções fisicas.. do mesmo jeito que na inquisição a igreja se achava dona do corpo da pessoa.. e da vida.. pudendo ate retirar-la...
vcs acham que a igreja ainda tem instrumentos de dominação hj em dia? Vcs acham que o Estado trabalha pra igreja? Sei que se a gente imaginar a religiao.. como o padre.. na igreja dando o sermão... vc eh um total ignorante... as aguias mesmo.. são os bispos,cardeais... dono de ONGS... que mexem em cifras aos milhoes... grandes empresarios... donos de terra,imoveis.. porcentagem em ações... o estado trabalha pra burguesia... pra garantir a livre iniciativa.. e a propriedade privada... independente do credo....mesmo que o credo interfira nessas relações...
Porque eu acho que "todas" as dominações que a igreja se utilizava.. foram passadas para o Estado... a função de policia antes era dos cavaleiros.. hj eh a dos policiais.. garotoes de porrete na mão que se acham os donos do mundo...tinha o batismo.. o estado tem a certidao de nascimento..
a extrema unção..tem o atestado de obito... o casamento... a união civil...
todos os elementos que a igreja possuia para a dominação.. foi para a mão do estado...
o estado cria um codigo penal.. para regular e disciplinar os comportamentos... do mesmo jeito que a biblia antes era o guia moral inquestionavel... o estado interfere na vida privada das pessoas do mesmo jeito que a igreja interferia... posso exagerar em dizer do MESMO jeito.. perdoem essa figura de linguagem... porque com certeza é bem pior... nossa atenção deveria se voltar nao para os instrumentos de tortura do passado.. mas para os instrumentos de tortura do presente....quais são???