Autor Tópico: interruptor no "neutro" ou no "fase"....  (Lida 21886 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
interruptor no "neutro" ou no "fase"....
« Online: 13 de Julho de 2005, 09:52:29 »
:lol:

Vou tentar sanar uma dúvida prática que é também uma curiosidade científica........

Se, na instalação de uma lâmpada, o interruptor estiver interrompento o fio neutro em vez do fase, ele ainda funcionará perfeitamente.

Mas é verdade que desse jeito a lâmpada ligada terá menor vida útil, por ela estar como fase em vez de neutro mesmo quando desligada?

Ou não faz diferença alguma para a vida útil, se o interruptor interrmpe o fase ou o neutro, pelo simples fato do circuito estar aberto do mesmo modo?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: interruptor no "neutro" ou no "fase"
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2005, 10:59:04 »
Citação de: Danniel
Mas é verdade que desse jeito a lâmpada ligada terá menor vida útil, por ela estar como fase em vez de neutro mesmo quando desligada?

Que eu saiba não faz a menor diferença, pelo menos nas lâmpadas incandescentes, já que não tem corrente passando pelo filamento da lâmpada. Nas lâmpadas que não são incandescentes não sei se há algum fator que poderia afetar isso...

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: interruptor no "neutro" ou no "fase"
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2005, 22:49:45 »
não faz diferença, só se deve ligar o interruptor na fase pq quando vc for mexer na carga, no caso a lâmpada, ela terá um terminal interrompido, pelo interruptor (dah!), ou seja, o teminal está aberto, e o outro está no neutro, que é uma forma de terra (ele é um terra mas não é o pino de aterramento, é que depende de umas coisas, pra sistema trifásico, por exemplo, o neutro é usado pra passar a corrente desbalanciada em uma ligação estrela, ou seja, o terra de aterramento é ligado em outro ponto de terra... tá ficou confuso, se não entender eu explico melhor depois :P ), e se vc mexer na carga corre um risco menor de levar um choque. claro que é melhor desligar os dijuntores antes de meter o maozão, mas mesmo assim é uma boa medida de prevenção. 8)
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2005, 22:52:42 »
eu odeio física elétrica  :x
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2005, 22:56:48 »
de elétrica de postência eu não gosto é do choque, por isso que fui pra eletrõnica :P
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2005, 14:17:49 »
eu sabia disso, esperto.

eu só estou imaginando se uma lâmpada desligada (ou outro aparelho), mas como "fase", está sendo de alguma forma afetada, ou se só importa a corrente mesmo. Porque faz algum sentido, o fase e o neutro não são "iguais" fisicamente, só porque o circuito está aberto. Só não sei se essa diferença significa mesmo alguma coisa, se chega a gastar a lâmpada minimamente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!