Autor Tópico: Hans Küng: a Igreja Católica se dirige à Idade Média  (Lida 548 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Hans Küng: a Igreja Católica se dirige à Idade Média
« Online: 27 de Maio de 2009, 18:53:55 »
http://pt.euronews.net/2009/04/07/hans-kueng-a-igreja-catolica-dirige-se-mais-uma-vez-a-idade-media/

Tübingen é uma pequena cidade próxima de Estugarda. Aqui cruzaram-se, nos anos sessenta, as vidas de dois membros da igreja católica. Foi nessa década que o teólogo Hans Küng convidou o amigo Josef Ratzinger, o atual Papa Bento XVI, para ensinar na Universidade Católica. Chocado com a revolta estudantil de 1968, Ratzinger assume convicções conservadoras enquanto Hans Küng, visto como uma estrela da teologia europeia, se torna num crítico acérrimo da hierarquia dentro da igreja, exigindo o fim do celibato e a aceitação dos métodos contraceptivos. Küng e Ratzinger participaram no Concílio Vaticano II, o maior “abanão” na Igreja Católica do século 20, um símbolo da chegada do mundo moderno e do diálogo entre religiões e diferentes convicções. Do século 20 ao 21, as posições mudaram. Küng tem opinião firme sobre as atitudes e declarações controversas do Papa. (...)

Os bispos reformam-se aos 75 anos, e os cardeais aos 80. O Papa fará 82 dentro de dias. Deveria se reformar? Se fosse possível?

Eu não o aconselharia a reformar-se. Aquilo que, de fato, não funciona é o sistema na hierarquia católica. O Papa não tem o seu gabinete nem uma estrutura que o aconselhe. O Papa decide e faz tudo ele próprio, sozinho. Essa não é uma forma de governar adaptada ao século 21. Dei-me conta que tudo depende do Papa, todas as questões dentro da igreja, infelizmente. Estamos presos a um sistema absolutista comparável ao período de Luís XIV. (...)

Acha que, hoje, corre-se o risco de a Igreja dar um passo atrás, regressar à Idade Média? Acha que as reformas do Vaticano II podem ser postas em causa?

Sim, absolutamente. A Igreja Católica dirige-se, mais uma vez, à Idade Média, o período da contra-reforma e do anti-modernismo.

Na sua opinião, porque continua a ser o Vaticano II tão importante hoje em dia? O que devemos reter dele?

Antes do Vaticano II, a Igreja Católica parou, basicamente, o relógio no Catolicismo Romano da Idade Média. Lutamos contra a Reforma. Organizamos uma contra-reforma. Lutamos contra os tempos modernos. Nesse contexto, o Concílio Vaticano II foi muito importante. Foi um combate real para estabelecer, de forma sólida, a liberdade religiosa e a liberdade de consciência. Foi fantástico e, nessa altura, Josef Ratzinger e eu próprio partilhávamos as mesmas ideias e pensamentos. As consequências do Vaticano II foram imensas e históricas. (...)

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Hans Küng: a Igreja Católica se dirige à Idade Média
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 19:33:07 »
Se a ICAR caminha em direção da idade média enquanto estrutura hierárquica, sem problemas, ou melhor, problema exclusivo deles. Mas se a ICAR tentar caminhar em direção a idade média enquanto interação com a sociedade, será um tremendo tiro no próprio pé. A civilização ocidental já respirou ares mais límpidos do que aqueles que sobravam na idade média... ou haverá uma evasão, cada vez maior de fiéis, ou encontrará forte resistência na defesa da sociedade... e esta resistência não será apenas da "militância" ateísta mas sim de um conjunto de forças que defendem o direito a liberdade religiosa. De qualquer forma, serão eles, a ICAR, que quebrarão a cara.
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 19:35:32 por Spitfire »

Offline Pinheiro

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2009, 20:16:04 »
Se a ICAR caminha em direção da idade média enquanto estrutura hierárquica, sem problemas, ou melhor, problema exclusivo deles. Mas se a ICAR tentar caminhar em direção a idade média enquanto interação com a sociedade, será um tremendo tiro no próprio pé. A civilização ocidental já respirou ares mais límpidos do que aqueles que sobravam na idade média... ou haverá uma evasão, cada vez maior de fiéis, ou encontrará forte resistência na defesa da sociedade... e esta resistência não será apenas da "militância" ateísta mas sim de um conjunto de forças que defendem o direito a liberdade religiosa. De qualquer forma, serão eles, a ICAR, que quebrarão a cara.
Não diria um tiro no pé, mas seria suicidio mesmo.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2009, 23:13:52 »
Tenho minhas dúvidas se esse conservadorismo do Ratzinger afasta tantos fiéis assim. Primeiro que ele tá velho, logo sai, entra um cara novo e quem sabe o que vai ser decidido. E a coisa que mais me assusta, o grande crescimento de religiões fundamentalistas. Não tenho nenhum dado estatístico que comprove isso, mas pela minha observação diária percebo que crenças super rígidas tem sido aceitas com muita naturalidade e os fiéis insatisfeitos com "o mundo" apoiam bastante esse endurecimento.
Sempre ouvi que a Igreja Catolica não altera seus dogmas pra não demosntrar fraqueza, porque se pode mudar um pode mudar todos, vejo essa afirmação de idéias já estabelecidas como um incentivo ao fiel que permaneceu durante todo esse tempo defendendo uma igreja acusada de negligente, oportunista e corrupta(corruprtora também).   
E quanto a Idade Média, não era tão "trevas" como a maioria acha...até porque a teoria e a prática eram bem descoladas.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2009, 10:42:31 »
O conservadorismo do RatoCantor só não afasta os mais idosos (não se esqueça que a média da população esta envelhecendo)... os mais jovens, mesmo católicos, não aceitam isto muito bem. Só que os mais velhos tem uma tendencia a morrer antes que os mais jovens.

Quanto a teoria e as práticas da idade média só posso dizer que estão muito bem documentadas, inclusive até mesmo nos inquéritos da inquisição que foram tornados públicos... duvido até mesmo que os padres da ICAR tenham desejo de retomar aquelas práticas. Existem vários museus da inquisição aonde os instrumentos "teóricos" são expostos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!