Autor Tópico: Deuses e propósitos  (Lida 1605 vezes)

Adriano

• Visitante
Deuses e propósitos
« Online: 13 de Julho de 2005, 11:35:20 »
Quando discutimos a existência de uma divindade e o fato dela ser responsável pela 'Criação', às vezes temos como contra argumento a proposta de que o Universo não poderia ter sido criado "do nada", etc, etc, o que me leva a crer que, para efeito da contra argumentação, o propósito da divindade NÃO é ser responsável pela 'Criação' em si, mas justificar a existência, digo, dar a resposta para perguntas como "Por que estamos aqui?" e outras semelhantes, tidas como "fundamentais". Então eu pergunto: e se a origem da 'Criação' não tiver qualquer importância? E se não houver uma resposta para tal pergunta? Se for assim, a existência de qualquer deus deixa de ter propósito não?

O que estou tentando dizer é: Parece-me que a humanidade supõe que o fato dela estar aqui É importante e que tem algum propósito, então, sai em busca de uma explicação. Mas por que obter uma explicação é importante?

Opinem.

P.S.: Desculpem-me pela falta de criatividade. Acho que não fui suficientemente claro. Tem me faltado inspiração.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Re.: Deuses e propósitos
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2005, 11:54:11 »
o proposito é o controle das massas por parte de um governo clerical, onde a religião deixa sedado opovo e  o governo e a igreja(S) trabalham conjuntamente para a manutençao do status quo....
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2005, 12:03:31 »
Eu acho que deve ser importante o fato de existir algo em vez de nada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2005, 13:11:51 »
A questão da origem do universo não é em si importante.

O sentimento de fazer parte de algo maior, de um "plano", esse sim é importante e útil.  E é para sustentá-lo que o ser humano inventa deuses.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Adriano

• Visitante
Re: Re.: Deuses e propósitos
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2005, 16:14:23 »
Citação de: Luis Dantas
A questão da origem do universo não é em si importante.
Para mim, pelo menos, não significa nada.

O sentimento de fazer parte de algo maior, de um "plano", esse sim é importante e útil.  E é para sustentá-lo que o ser humano inventa deuses.
Ok. Mas e se isso também não for tão importante, digo, se com o passar dos anos as prioridades humanas mudarem? Suponhamos que algum dia, uma parte considerável da humanidade não esteja dando a mínima para isso também... deixa de ter propósito a criação de deuses, e também a busca por qualquer outra explicação, aliás, deixa de existir um motivo para que se formule qualquer tipo de pergunta "fundamental".

A idéia é que deuses, planos ou qualquer outra explicação não pode ser invocada para dar um propósito à existência humana, se o contra argumentado aceita que isso NÃO tem importância.

Onde quero chegar: ou a minha aceitação da falta de propósito na existência ou a criação de deuses pentence apenas ao campo da retórica (talvez até as duas coisas), o que mais uma vez, não nos ajuda em nada.

É mais ou menos isso que tentei expressar.

[],s

Adriano

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2005, 16:17:03 »
Citação de: Gabriel dCF
Sim. E por que?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2005, 17:17:22 »
Citação de: Blackie
Sim. E por que?

porque é mais confortante.
deus assume aquela figura paterna, pelo menos no ocidente.... é bom achar que tem alguém zelando por nós...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Adriano

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2005, 18:34:09 »
Citação de: bruno
Sim. E por que?

porque é mais confortante.
deus assume aquela figura paterna, pelo menos no ocidente.... é bom achar que tem alguém zelando por nós...
Confortante é a palavra. Mas explica apenas que os homens não podem suportar, de algum modo, a falta de respostas. O que quero saber é por que é preciso uma resposta. Uma resposta é necessária por que não suporto viver sem uma OU por qualquer outro motivo? Nesses termos, eu diria que a obtenção de uma resposta é um propósito, o que contraria tudo o que escrevi.

Por favor critiquem. E não precisam 'abrandar' suas opiniões.

EM TEMPO:

Agora que ocorre uma maneira mas simples de expressar a idéia inicial:

Deuses são oferecidos como explicação para a existência da Humanidade e de tudo o que há. Mas:

SE não existe nem é necessária uma explicação, deuses deixam de ter qualquer propósito. Assim:

1. O(s) argumento(s) usados para justificar a existência de deuses devem ser modificados, já que deuses não podem mais ser invocados para explicar a criação. Isso invalida as explicações apresentadas anteriormente.

2. A noção de deuses deve ser descartada.

Melhor?

[],s

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2005, 19:37:08 »
talvez seja algo genético, fruto da seleção natural, o que seja, mas temos aquele tal instinto da vida. a partir do momento em que começamos a pensar e verbalizar, concluimos que a idéia de morte nos desagrada. não é que queiramos viver para sempre, mas é que não queremos morrer. só queremos estender a vida até onde der, persistir até o último suspiro. é instintivo, macacos ou cavalos também tem isso. só que nós pudemos lidar com isso com idéias, com toda nossa capacidade única entre os outros seres vivos. isso não é necessariamente racional, é inato, é como nos sentimos a respeito da morte.
tendo isso em vista, deus (e as religiões) surgem com suas promessas de vida eterna para aliviar esse instinto.
não criamos deus só para explicar como tudo começou, mas também para explicar como tudo vai terminar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2005, 22:24:31 »
Sim. E por que?

É curioso que o nada tenha se dado ao trabalho de não existir. É espantoso que exista alguma coisa. É instigante que entre todas as coisas que poderiam existir, existe esta alguma coisa que estamos vendo, mas o interessante é perguntar se o universo é assim porque só poderia ser assim ou se ele poderia ser de outro jeito, mas é como é por acaso, ou mesmo se o universo efetivamente assume todas as formas que poderia assumir, mas nós só observamos uma. Nós não podemos deixar de fazer certas perguntas...

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2005, 03:50:03 »
Mas por que obter uma explicação é importante?.

:o Pergunta paradoxal! Porque alguém quer obter explicação pelo fato das pessoas quererem obter explicação?

não criamos deus só para explicar como tudo começou, mas também para explicar como tudo vai terminar.

:wink: Belissima frase!

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Adriano

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2005, 14:52:06 »
Citação de: Axia
Mas por que obter uma explicação é importante?.

:o Pergunta paradoxal! Porque alguém quer obter explicação pelo fato das pessoas quererem obter explicação?
E nesse tipo de questão é que quero saber onde começa a lógica e onde começa a retórica. Deve ter percebido que estou tentando testar um argumento. Por favor continue.

Não tinha pensado como você, mas me ocorreu que talvez a minha suposição de que não exista ou não seja necessária uma explicação se enquadre numa petição de princípio.

:arrow: Acho que tenho de pedir "licença poética" para continuar nessa discussão.

Mas isso salta aos olhos. Mas não diz nada sobre buscas de respostas, digo, se buscamos respostas, algo nos impele a fazê-lo. Considero sua explicação biológica, mas não a vejo como uma explicação única.

:offtopic: Você é o mesmo Bruno lá do "outro" fórum?

NightMare

• Visitante
« Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2005, 14:59:13 »
A pura realidade, é que o ser humano é fraco, e a religião é sua bengala de apoio.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2005, 15:02:12 »
Você é o mesmo Bruno lá do "outro" fórum?

sim, sou.

Offline Rose of Pain

• Nível 09
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2005, 00:17:00 »
Citação de: NightMare
A pura realidade, é que o ser humano é fraco, e a religião é sua bengala de apoio.

Como dizia Karl Marx:
" A religião é o ópio do povo"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!