Não tão desafiadora assim. Já começa com uma descrição bem tendenciosa . Se a idéia é estimular o debate, está mais pra estimular o bate-boca infrutífero.
Dei uma olhada nas discussões e não vi nada que já não fosse devidamente debatido a exaustão por aqui. O argumento ontológico, nem eu que sou símpático¹ à Causa Primeira posso concordar com suas premissas "achistas" e
non sequitur aos borbotões.
Leia:
http://ateus.net/artigos/critica/refutacao_de_alguns_argumentos_a_favor_da_existencia_de_deus.phpSobre o Planejador, então... ninguém pode provar nada (nem a existência nem a não-existência) pois os Leprechauns que criaram o Universo continuam indetectáveis e seus propósitos malignos ou begninos continuam tão insondáveis que parecem mero acaso. Ô bichinhos danados, sô.²
Esse tipo de comunidade deve ser até saudável para o ateísmo, porque dissemina o contato com essa idéia longe do ambiente protegido dos templos e dos filtros ideológicos dos sacerdotes.
Quando se coloca o argumento ontológico ou até mesmo a Bíblia sob o escrutínio, pessoas que simplesmente não tinham nenhum questionamento a respeito de sua religiosidade entram em contato com novas abordagens além da sua realidade particular, e até começa a perceber que ateus não são comedores de criancinhas ou adoradores do diabo, que é o consenso habitual. São apenas pessoas comuns que tocam suas vidas sem levar em conta uma fantasia, e -pasmem!- nem por isso são amorais.
Enquanto isso, quem é ateu (ou melhor ainda, cético) não vai deixar se levar por malabarismos filosóficos , carecendo de quaisquer evidências, ou ainda pelo velho apelo a ignorância: "a Ciência não explica, então é Deus."
¹ Lembrando que não deixo minha simpatia definir a realidade a minha volta. É apenas crença/intuição e deixo onde deve estar, no território da fé.
² Tentando demonstrar que qualquer coisa pode ser colocada como Causa Primeira e ainda assim ser irrefutável.