http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090528/mundo/venezuela_pol__ticaChávez inicia 'Alô Presidente' de quatro dias em feudo da oposição CARACAS, Venezuela (AFP) - O presidente venezuelano Hugo Chávez iniciou nesta quinta-feira no estado de Zulia (oeste), feudo da oposição, uma edição especial de seu programa semanal de rádio e televisão "Alô Presidente", com uma duração de quatro dias para comemorar seus 10 anos de existência.
"Alô presidente número 331. Estamos no décimo aniversário. Não tem programa como este em todo este imenso espaço", disse Chávez na periferia de Maracaibo (capital de Zulia), onde apresentou "o primeiro capítulo" de "quatro dias da série".
Essa alocução serviu para inaugurar a usina termoelétrica Termozulia II, em Zulia, onde a oposição ganhou as últimas eleições para governador e prefeito da capital.
"Começamos sob o sol, seguramente faremos programas debaixo de chuva" ou "muito cedo pela manhã; melhor faremos um capítulo à meia-noite ou de madrugada. Estejam atentos, pois surpreendemos e quando menos se espera: Alô presidente", anunciou Chávez, cantarolando a vinheta musical do programa.
O mandatário venezuelano ressaltou que o programa nasceu de um "esforço pedagógico" para conectar-se "com o país (...) com o povo" e "atuar sobre a realidade concreta no próprio campo de batalha".
Cumprindo sua palavra de que a edição especial seria "como uma telenovela", Chávez não titubeou em cantar e tirar fotos com algumas crianças, como fez em programas anteriores.
Nesta quinta-feira, o líder cubano Fidel Castro elogiou em sua coluna as alocuções televisionadas de Chávez e assinalou que "nunca uma ideia revolucionária fez uso de um meio de comunicação com tanta eficiência", como com "Alô Presidente", segundo leu o líder venezuelano na audiência.
Sem esse programa "o imperialismo e a oligarquia" teriam destruído a Revolução Bolivariana que defende o mandatário venezuelano, disse Castro em sua coluna.
'Alô Presidente' é transmitido pela televisão estatal VTV geralmente aos domingos e raramente dura menos de quatro horas.
Desde que foi ao ar pela primeira vez em 1999, Chávez comunica à população, através do Alô Presidente, decisões de seu governo, assim como também se posiciona sobre temas de interesse nacional e internacional.
Recentemente, Chávez começou a publicar semanalmente uma coluna de opinião na imprensa nacional intitulada "as linhas de Chávez".