Autor Tópico: Quer piratear sem problemas? Vire Senador  (Lida 384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Quer piratear sem problemas? Vire Senador
« Online: 02 de Junho de 2009, 10:53:31 »
Citar
Senado dribla direito autoral via internet

Parlamentares e funcionários têm acesso a centenas de pastas com filmes, músicas e jogos. Obras incluem Ensaio sobre a cegueira e discos do Pink Floyd

Fábio Góis e Mário Coelho

Muitos servidores do Senado desconhecem o fato, mas os computadores funcionais têm recursos que permitem driblar os direitos autorais. Com os devidos cliques, uma extensa lista de filmes, músicas e jogos eletrônicos ficam à disposição do usuário. Qualquer pessoa com senha da rede interna consegue acesso fácil à programação. Tudo gratuito. (...)

E eles se acham no direito de fazer leis contra a pirataria.  :x
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Quer piratear sem problemas? Vire Senador
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2009, 10:56:01 »
Deve ser uma pasta compartilhada na rede.

Algum funcionário deve ter compartilhado esse tipo de material.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Quer piratear sem problemas? Vire Senador
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2009, 11:08:32 »
Na FIAT uma vez apareceu uma pasta misteriosa de um estagiário com quase 20GB de pornografia compartilhada na rede. Durou uns 2 dias... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Quer piratear sem problemas? Vire Senador
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2009, 20:54:58 »
Senado investiga violação de direito autoral

Prodasen tira do ar arquivos com centenas de obras baixadas sem permissão de artistas e criadores de jogos eletrônicos. Polícia legislativa busca responsáveis pela ilegalidade

O Senado retirou da rede interna de computadores milhares de arquivos com músicas, filmes e jogos eletrônicos. Os recursos permitiam a qualquer servidor com senha da rede usufruir e até copiar o produto artístico, prática que viola direitos autorais. A medida foi tomada depois da revelação feita nesta terça-feira (2) pelo Congresso em Foco, mostrando a disponibilidade gratuita de obras como Ensaio sobre a cegueira e Homem de Ferro e de discos de bandas como Pink Floyd e Black Eyed Peas. (leia mais)

O diretor-adjunto do Prodasen, Deomar Rosado, disse ao site que a Polícia Legislativa do Senado será acionada para investigar a divulgação não autorizada do material artístico, uma vez que, nesse caso, “bens públicos foram usados de forma indevida”.

“Uma rede com mais de dez mil usuários não é fácil [de controlar]”, ponderou Deomar, adiantando que a secretaria especial tomará providências além de recorrer à polícia do Senado. “Estamos elaborando uma série de normas para evitar que isso volte a acontecer.”

Em nota encaminhada ao site (veja íntegra abaixo), o Prodasen se exime da responsabilidade pela aplicação dos arquivos, dizendo que a ação teria sido individualizada. “O compartilhamento de arquivos é facultado para o uso em trabalho em todos os microcomputadores do Senado Federal. A utilização deste recurso, bem como de todos os outros oferecidos pelo Prodasen, não autoriza a ninguém o desrespeito a qualquer lei”, diz trecho do comunicado.
 
As medidas tomadas hoje (terça, 2) pelo Senado estão de acordo com o que disse à reportagem o professor de direito da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em direito autoral Carlos Mathias de Souza. "O que deve ser feito, primeiro, é retirar essas duas pastas da rede", afirmou, defendendo uma investigação do Senado. "Os softwares não são para uso dentro de uma repartição pública, no ambiente de trabalho. A rede interna não existe para isso."

Íntegra da nota do Prodasen:

"O Prodasen esclarece sobre o texto publicado na edição de 2 de junho de 2009 do jornal [sic] Congresso em Foco sob o título ‘Senado dribla direito autoral via Internet’ que os computadores identificados como ‘Md0066’ e ‘Md0067’ compõem a rede do Senado, mas não se caracterizam como servidores de rede. São equipamentos de utilização individualizada. O compartilhamento de arquivos é facultado para o uso em trabalho em todos os microcomputadores do Senado Federal. A utilização deste recurso, bem como de todos os outros oferecidos pelo

Prodasen, não autoriza a ninguém o desrespeito a qualquer lei. Mesmo que os arquivos de vídeo e músicas citados no texto estejam protegidos por direito autoral e não possam ser oferecidos livremente, cabe ressaltar que não se trata de acesso "via Internet", como sugere o título da matéria citada, pois os arquivos por ventura compartilhados restringem-se à rede interna do Senado Federal. A responsabilidade pelo uso indevido de determinado recurso cabe ao usuário que o fez. O Prodasen está tomando as providências administrativas cabíveis.
 
Deomar Rosado

Diretor Adjunto do Prodasen”


http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=28410&filha=1

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!