A idéia do paranóico Lazlo Polgar ( não consigo qualificá-lo de forma diferente) é interessante : gênios não nascem, eles são formados ( não acho que seja plenamente verdadeira, mas é muito próxima à realidade ).
Eu vi um outro documentário, não me recordo exatamente o canal agora mas acho que foi no Discovery, sobre um pai que treinou sua filha desde novinha... a jogar xadrez. Me parece que a menina, hoje mulher, se tornou um prodígio e hoje é muito respeitada no meio dos grandes jogadores. Alguém se recorda disto?
Eu havia mencionado ela
aqui 
!
Eu acho que não é preciso ser extremista como nos casos vistos... acho interessante, mas não sei se poria em prática um programa... porque não tem com voltar atrás se a coisa der errado. Por outro lado, oferecer atividades que divirtam a criança mas também ajudem no desenvolvimento julgo ser o ideal...
Acho que sucesso é o encontro de duas coisas: capacidade e oportundiade. Se minha filha tem capacidade para se destacar, quero eu ter visão para dar a ela as oportunidades.

Aqui entram alguns pontos interessantes quanto à educação, como início do processo escolar, contato com professores, objetivos da formação escolar, capacitação dos professores, entre vários outros detalhes que merecem muita atenção. Fico muito feliz que meu pequeno já conheça todas as letras e números, e mais ainda que ele goste muito de cantar!
Minha face maldosa - a de Lazlo Polgar - existe! Já ensinei o nome de todas as peças e posição inicial no tabuleiro para meu querido filhão!!!