Autor Tópico: Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com cocaína  (Lida 3232 vezes)

Skorpios

• Visitante
Que tiro de aviso que nada. Tinha é que ter passado fogo no cara logo. ::)

Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com cocaína em Rondônia      
Por Defesa Brasil   
05 de Junho de 2009

Aeronaves A-29 e o avião-radar E-99, da Força Aérea Brasileira, atuaram na operação que terminou com o pouso de um avião monomotor (matrícula CP-1424) em uma pista de terra próxima a Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D´Oeste, no interior de Rondônia. Após o pouso, a Polícia Militar, em coordenação com a Polícia Federal, apreendeu 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. A operação ocorreu por volta das 17h da última quarta-feira, dia 3.

A aeronave suspeita, de matrícula boliviana, proveniente daquele País, voava a uma altitude de 1500 pés (500 metros) e foi identificada como tráfego irregular pela aeronave-radar. Logo depois, os caças A-29 já realizavam as medidas de averiguação e o reconhecimento do avião suspeito.

Após ser interceptado pela aeronave da FAB, o piloto não prestou informações sobre identificação ou trajetória que pretendia seguir. Além disso, fez manobra em direção à fronteira com a Bolívia. Em seguida, foi dada a ordem ao piloto da aeronave suspeita que pousasse na pista da cidade de Cacoal. A aeronave desobedeceu novamente e baixou a altitude de voo para 300 pés (100 metros).

Com isso, o A-29 realizou o tiro de aviso. Foi a partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser “colaborativo”, informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens. Entretanto, o avião suspeito, sem autorização, precipitou o pouso e aterrissou em uma estrada de terra no distrito de Izidrolândia.

As aeronaves da FAB sobrevoaram a área, conforme norma de policiamento do espaço aéreo, para que o suspeito não voltasse a decolar. Com as informações da FAB, viaturas da Polícia Militar, em coordenação com a PF, chegaram ao local e puderam apreender 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave.

Um helicóptero H-60 L da FAB transportou na noite de quinta-feira a equipe da PF com a droga apreendida da cidade de Pimenta Bueno (RO) para a capital Porto Velho.

Fonte: FAB

http://defesabrasil.com/site//Noticias/FAB/Caca-da-FAB-intercepta-faz-tiro-de-aviso-e-obriga-o-pouso-de-aviao-com-cocaina-em-Rondonia.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Com isso, o A-29 realizou o tiro de aviso. Foi a partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser “colaborativo”, informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens.
:histeria:

Mas deve ser uma adrenalina monstro hein... hehe
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
No Peru os traficantes em algums episodios leveram crianças a bordo e as exibiam para os pilotos de caça

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Passou ontem no Jornal da Globo o vídeo da interceptação. Eu achei que tinha sido um caça modernão, era um avião a helice.

Eu fiquei pensando: "E se a rajada do tiro de aviso acerta algum desavisado em terra?"
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Passou ontem no Jornal da Globo o vídeo da interceptação. Eu achei que tinha sido um caça modernão (...)
Pelo que eu saiba não existe isso (caças modernões) no Brasil. Dia destes eu tava lendo sobre os equipamentos da Marinha e da Aeronáutica, acho que na Wikipédia... nosssssssa, me deu até vergonha.

Ouví também, e também não sei onde, que mais de 70% dos gastos das armadas são com pessoal. Acho que o problema é todo aí, piloto demais para avião de menos.
« Última modificação: 06 de Junho de 2009, 12:41:42 por Donatello van Dijck »

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
Também pensei que era outro tipo de caça. Parecia moderno pra 2ª Guerra!
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Sorte nossa não haver perigo de invasão iminente. Sei lá, acho que a gente leva sacode nesses casos hein...
 - Carl Sagan

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Passou ontem no Jornal da Globo o vídeo da interceptação. Eu achei que tinha sido um caça modernão, era um avião a helice.

Eu fiquei pensando: "E se a rajada do tiro de aviso acerta algum desavisado em terra?"

O  A29  é sim um avião moderno , totalmente adequado para missões anti guerrilha e para vigilância e interceptação de aviões normalmente usados para tráfico de drogas .  Não faria sentido utilizar um caça a jato  para interceptar  lerdas aeronaves , Cessna, Piper e semelhantes,  que são utilizadas normalmente por traficantes.

.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *

O  A29  é sim um avião moderno , totalmente adequado para missões anti guerrilha e para vigilância e interceptação de aviões normalmente usados para tráfico de drogas .  Não faria sentido utilizar um caça a jato  para interceptar  lerdas aeronaves , Cessna, Piper e semelhantes,  que são utilizadas normalmente por traficantes.

.
Calma JJ... é apenas ignorancia no assunto.

Estou acostumado a ver nos filmes norte americanos as interceptações serem feitas por caças do tom cruise. Aí ja estava imaginando que um fodastico caça foi interceptar o invasor, mas fui surpreendido por um avião muito diferente do que imaginei. Só isso...

E realmente, você tem razão, não faria sentido algum mesmo. Ou melhor, talvez faça, como colocar medo. po, imagina vc num aviãozinho fulero invadindo espaço aereo, aí de repente cola em você um caça a jato com misseis e toda parafernalia dizendo que esta autorizado a disparar se tu não obedecer... acho que assusta bem... mas sei la, acho que vc tem razão. É mais economico usar o A29.
 - Carl Sagan

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
O A-29 é um bom aviao nas tarefas para as quais foi pensado ( anti-guerrilha, formar pilotos e interceptaçoes de pequenas aeronaves)

Até os americanos gostaram dele

http://defesabr.com/blog//tag/super-tucano/

E quanto a FAB, o melhor que temos por enquanto sao o F-5M e o Mirage 2000, ja decisao do F-X deve sair até agosto

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com cocaína
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2009, 21:55:21 »
Passou ontem no Jornal da Globo o vídeo da interceptação. Eu achei que tinha sido um caça modernão (...)
Pelo que eu saiba não existe isso (caças modernões) no Brasil. Dia destes eu tava lendo sobre os equipamentos da Marinha e da Aeronáutica, acho que na Wikipédia... nosssssssa, me deu até vergonha.

Ouví também, e também não sei onde, que mais de 70% dos gastos das armadas são com pessoal. Acho que o problema é todo aí, piloto demais para avião de menos.

O orçamento é horrível...os soldos nem são tão altos assim não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Re: Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com coca
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2009, 12:25:12 »

http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/super_tucano.htm

O A29 Super-tucano é um dos melhores aviões para este tipo de operação. Falar em "super-caça à jato" para uma situação como esta é descabido.
Eu achei que tinha sido um caça modernão, era um avião a helice.

Parecia moderno pra 2ª Guerra!

Muito "ULTRAPASSADO", não? :histeria:
Operadores:

Brasil - 99 aeronaves
 Colômbia - 25 aeronaves
 Chile - 12 aeronaves
 República Dominicana - 8 aeronaves
 Equador - 24 aeronaves
 Estados Unidos - 1 aeronave
http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-314_Super_Tucano#Operadores
É um avião formidável.
Tão ruim que até os EUA compram.....
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 12:33:26 por Mr. Hammond »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Caça da FAB intercepta, faz tiro de aviso e obriga o pouso de avião com cocaína
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2009, 12:38:59 »
O tiro de aviso deveria ser com um daqueles mísseis ali, óbvio.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2009, 14:01:02 »
Não é bom gastar míssil em tiro de aviso..serve uma metralhadora.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2009, 14:07:23 »
MAA-1 PIRANHA, deve ser um cem mil a unidade

Skorpios

• Visitante
« Resposta #15 Online: 30 de Outubro de 2009, 14:12:29 »
Mais um....

FAB atira em avião do tráfico
FAB

Sex, 30 de Outubro de 2009 10:43
Aeronave que trazia cerca de 150 quilos de cocaína da Bolívia é alvejada por patrulha da Força Aérea Brasileira próximo a Cristalina (GO) e faz pouso forçado. Criminosos fogem pela mata.

Edson Luiz

Um pequeno avião carregado com cocaína por pouco não foi abatido por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) nas proximidades de Cristalina (GO), a 140km de Brasília, no fim da tarde de ontem. Os pilotos receberam alerta para que pousassem imediatamente, mas decidiram prosseguir viagem. O Tucano da FAB disparou um tiro de advertência, mas os criminosos não se intimidaram. Em seguida, os militares efetuaram outros dois tiros de abate, forçando os traficantes a aterrissar a aeronave em uma fazenda. Os criminosos — as autoridades não souberam precisar quantos — fugiram se embrenhando na mata.

Segundo fontes da Polícia Federal, o avião vinha da Bolívia, com cerca de 150 quilos de cocaína, quando foi interceptado já sobre o espaço aéreo de Goiás. Os pilotos da FAB pediram a identificação e a origem da aeronave, mas não receberam respostas. Depois de dar o primeiro tiro de advertência, conforme determina a Lei do Abate(1), os traficantes desviaram a rota do voo, retornando em direção à Bolívia. Os militares pediram autorização do Comando da Aeronáutica, que consentiu com o tiro para abater a aeronave não identificada.

“Foram dados dois tiros para acertar o avião”, explicou a fonte da PF, que pediu anonimato. Ao perceberem que poderiam cair, os traficantes decidiram voltar à rota original e aterrissar. Os policiais federais que seguiram para o local não sabiam informar a nacionalidade do avião, nem precisar o total de cocaína que ele carregava, mas calcularam em cerca de 150 quilos. Esse foi o segundo caso no país em que a FAB atira em uma aeronave suspeita. O primeiro aconteceu em junho, em Rondônia. Mas até hoje, desde a instituição da Lei do Abate, nenhuma aeronave chegou a cair após ser interceptada.

Próximo ao local do pouso, a PF apreendeu um veículo que estava escondido na mata. Os agentes acreditam que o carro seria utilizado pelos traficantes. Dezenas de policiais federais das superintendências de Goiás e do Distrito Federal seguiram para o local, depois de avisados pela FAB. Todo o material recolhido na aeronave seria transportado para Brasília, inclusive a cocaína apreendida. A PF não tem pistas dos traficantes, nem sabia informar o destino da droga. O avião, depois de passar por uma perícia, deverá ser trazido ao Distrito Federal.

Fonte: Correio Braziliense

http://defesabrasil.com/site/noticias/fab/fab-atira-em-aviao-do-trafico.php

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!