Autor Tópico: Curiosidade Religiosas  (Lida 4553 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Curiosidade Religiosas
« Online: 09 de Junho de 2009, 10:41:22 »
 :? :?

TECNOLOGIA AMEAÇA SUPERSTIÇÕES

Em dezembro de 2005, escrevi artigo intitulado "Sobre Maimônides" no qual, entre outras coisas, enumerava curiosos hábitos judeus que observei em Higienópolis, o bairro onde vivo. Fui acusado, por um grupo de judeus, de sentir-me "incomodado com as pessoas que vivem no seu bairro, seus ritos e costumes?" Não, nunca me senti incomodado. Apenas achava tudo aquilo muito estranho. O Estadão de ontem, em reportagem intitulada "O desafio de manter a tradição kosher na era pop", enumera mais algumas dessas idiossincrasias, que reproduzo abaixo. - Como é proibido apertar um interruptor, a maioria compra timers para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente.- Para que a luz dentro da geladeira não se acenda durante o shabat, a lâmpada é retirada.- Elevadores dos prédios mais modernos de Higienópolis, bairro predominantemente judeu em São Paulo, param andar por andar para que a pessoa não tenha de apertar o botão.- Não é permitido cozinhar no shabat. Um apetrecho muito usado é a plata de shabat, espécie de chapa elétrica que pode ficar ligada durante 72 horas. Assim, a refeição pode ser aquecida antes de ser servida.- Não se pode usar a torneira de água quente, por causa da proibição de cozinhar. Para lavar a louça, muitas donas de casa enchem a pia de água quente antes do início do shabat, colocam detergente na água e cobrem com papel alumínio até a hora de usar.- Como não é permitido rasgar o papel higiênico no shabat, muitas famílias compram guardanapos para deixar nos banheiros.- Não é permitido carregar nada no shabat, seja documentos, dinheiro ou mesmo a chave da porta. Ainda assim, não há lei que proíba o ato de vestir. Para levar a chave quando saem de casa, muitos judeus a amarram em um elástico bem grande e "vestem" o acessório na cintura. Suponho que desta vez os senhores judeus não dirão que o sóbrio Estadão está se sentindo incomodado com os hábitos da comunidade. A reportagem levanta um problema que preocupa os atuais rabinos, como manter o interesse pelo judaísmo nestes dias de Internet. "Em um mundo tecnológico, como fazer com que os judeus praticantes permaneçam kosher (ortodoxos)? Não se pode acender nenhuma luz no sábado, dia considerado sagrado, no qual o mínimo esforço deve ser evitado? Nem mesmo chamar o elevador? E como não fechar negócios no fim de semana? O dono da maior construtora de São Paulo, Eli Horn, por seguir a lei judaica à risca, não deixa ninguém da Cyrela, por exemplo, assinar documentos justamente no dia em que mais apartamentos são vendidos na cidade". Pior ainda: como fazer com que os adolescentes entendam a proibição ao celular e à internet aos sábados?Acho que não será fácil. É prazeroso constatar como inovações tecnológicas, que a rigor nada têm a ver com ortodoxias, ameaçam superstições milenares.

http://teoriadasuspiracao.blogspot.com/2007/03/curiosidades-religiosas.html
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Curiosidade Religiosas
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2009, 12:56:25 »
Não poder rasgar papel foi o cumulo.

Eles só querem um dia para descansar, fico pensando que os alemães devem adorar o sábado.
Não deseje.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2009, 21:36:13 »
Quanta besteira :umm:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2009, 07:24:41 »
No fim das contas, eles acabam fazendo as coisas, só que de modo diferente.
Isto é uma trapaça, uma tentativa de enganar a Deus.
Eles se preocupam mais em cumprir os regulamentos do que com o propósito deles.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2009, 09:23:01 »
No fim das contas, eles acabam fazendo as coisas, só que de modo diferente.
Isto é uma trapaça, uma tentativa de enganar a Deus.
Eles se preocupam mais em cumprir os regulamentos do que com o propósito deles.
Exato... somente mais hipocrisia.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2009, 09:27:58 »
Vejo um nicho para negócios!  Um delivery service para fazer as coisas simples que eles não podem fazer nesse dia, e cobrando caro! Como negociar no dia faz parte das proibições, o serviço seria contratado de véspera com pagamento adiantado.  :twisted:
E aí? Alguem quer fazer uma sociedade?    :biglol:

Judeu Service Express!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2009, 11:34:24 »
Vejo um nicho para negócios!  Um delivery service para fazer as coisas simples que eles não podem fazer nesse dia, e cobrando caro! Como negociar no dia faz parte das proibições, o serviço seria contratado de véspera com pagamento adiantado.  :twisted:
E aí? Alguem quer fazer uma sociedade?    :biglol:

Judeu Service Express!
Eu topo...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2009, 13:20:16 »
hahahahahahahahahahaha
Quanta hipocrisia!!!!!!!!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2009, 13:43:51 »
O mais engraçado é tirarem a lâmpada da geladeira na véspera para que não acenda quando abrir a porta. Se não podem "trabalhar", não abram a porta da geladeira !
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2009, 14:12:32 »
 :ok: tudo que ameace superstições milenares tem minha aprovação :ok: :diabo: :diabo:

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2009, 15:30:52 »
O mais engraçado é tirarem a lâmpada da geladeira na véspera para que não acenda quando abrir a porta. Se não podem "trabalhar", não abram a porta da geladeira !

Não há menção sobre geladeira na Torah...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2009, 15:37:05 »
Será que não passa nem um segundo pelas cabeças deles que isso é extremamente ridículo?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2009, 15:56:06 »
E como a palavra de Deus pode ser ridícula?!!!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2009, 15:59:49 »
É tanta coisa non sense. Eu imagino o cara não podendo apertar interruptores e tentando explicar isso pra quem não é do círculo dele... :lol:

Uma vez cumprimentei um amigo meu que era testemunha de jeová pelo aniversário dele na frente dos pais dele.

Eu demorei anos pra entender os olhares que me fuzilaram (inclusive os do meu amigo) por conta disso...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2009, 16:04:34 »

Há sobre lâmpadas ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2009, 16:05:19 »
Uma vez cumprimentei um amigo meu que era testemunha de jeová pelo aniversário dele na frente dos pais dele.

Eu demorei anos pra entender os olhares que me fuzilaram (inclusive os do meu amigo) por conta disso...
Qual o problema ?

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2009, 16:10:25 »

Há sobre lâmpadas ?

Deve ter sobre velas, o que analogamente faz sentido... Geladeira eles estão liberados... :D

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2009, 16:13:42 »

Qual o problema ?

Eles só comemoram aniversários das figuras bíblicas e os deles mesmos têm de passar batidos com humildade e silêncio. E eles costumam ser bem discretos sobre essas datas.

Pra sacanear mais, informamos ao nosso chefe na FIAT que era aniversário de um dos estagiários (testemunha de Jeová) e ele chamou a equipe inteira pra cantar parabéns pro sujeito.

Ele ficou sem conversar com a gente por mais de uma semana... :lol:

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2009, 16:30:43 »
Vi no programa do Otávio Mesquita, uma vez, que o melhor assador de carne de porco em São Paulo era um judeu.
Muitos deles estão cagando e andando pra este lance de religião. Assim como ninguém irá pro inferno se comer carne na sexta-feira santa e se não fizer jejum na quaresma, a maioria deles vive suas vidas normalmente.
O que pega são pros radicais... e estes tem mais é que se f*d$r mesmo. Esses merecem, em qualquer religião.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2009, 17:14:00 »
Bleh, Adventistas também tem essas frescuras!

Eu até entendo o lance da geladeira e do interruptor, mas deixar de jogar futebol com a galera?! Nada é mais sagrado!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2009, 17:20:03 »
:(
Nunca mais joguei futebol.
Joelho rebentado, com parafuso!!!!!!

Saudade!!!!

Buá!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2009, 18:29:11 »
oO

Não deseje.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2009, 13:26:38 »
:(
Nunca mais joguei futebol.
Joelho rebentado, com parafuso!!!!!!

Saudade!!!!

Buá!!!
Ôô glória...
 - Carl Sagan

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Junho de 2009, 14:40:50 »
Tradição é fazer algo somente pq aquilo é feito há muito tempo.

Na boa, todas essas proibições me enojam, uma vez fui num restaurante e pedi um filé e o cara disse que não servia pq era sexta-feira santa. Ora, eu não sou católico, pq diabo eles não poderiam me servir carne? Uma coisa que eu gostava de fazer quando morava numa casa era fazer churrasco nas sexta-feiras santas e deixava pingar bastante gordura na braza pra que o bairro todo sentisse o cheirinho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!