Autor Tópico: "Yoga" funciona ?  (Lida 4122 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
"Yoga" funciona ?
« Online: 09 de Junho de 2009, 18:19:14 »
O conjunto de exercícios e posturas que se chama de "Yoga" têm algum fundamento científico,ou não passa de mera auto-hipnose ? Já li de relatos de pessoas que se livraram do estresse,dores e outras doenças graças a essa técnica oriunda da Índia...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Saori

• Nível 02
  • *
Re: "Yoga" funciona ?
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2009, 18:23:37 »
Pra alongar parece bom...sei lá...só faço yoga no wii fit (nerd :P)
"A ignorância suplica confiança mais freqüentemente do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam tão positivamente que esse ou aquele problema nunca serão resolvidos pela ciência."
(Charles Darwin)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2009, 23:11:15 »
Não sei se os exercícios e posturas tendem a servir como relaxante mental, mas digo - baseado em experiência própria - que parar um pouco e simplesmente sentar e relaxar alivia muito o estresse (bem como as complicações causadas por este)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2009, 23:32:30 »
O conjunto de exercícios e posturas que se chama de "Yoga" têm algum fundamento científico,ou não passa de mera auto-hipnose ? Já li de relatos de pessoas que se livraram do estresse,dores e outras doenças graças a essa técnica oriunda da Índia...
Yoga é bom para alongar os músculos... :feliz: Já ouviu falar em trigger points? São nódulos doloridos nos músculos que dá uma dor irradiada, e faz o músculo contrair...

E horrível. Pra isso yoga, acupuntura e etc serve... e as únicas doenças (que eu sei) que aliviam com yoga é: fibromialgia e sindrome da dor miofascial.

Olha: Ioga e Fibromialgia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042006000100008
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2009, 01:55:55 »
acupuntura e etc serve
Como acupuntura serviria pra esse tipo de coisa?

=========================================
Eu penso que como exercício físico Yoga seja muito bom, para o alongamento, para a respiração, e tais exercícios podem ajudar algumas pessoas a se sentirem menos estressadas e mais dispostas, o que pode ajudar ao efeito placebo em certas enfermidades...

Mas isso não é característica só do yoga, artes marciais, musculação, dança, paraquedismo, e etc. podem minimizar o stress e tornar a pessoa mais disposta... enfim...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2009, 02:10:25 »
acupuntura e etc serve
Como acupuntura serviria pra esse tipo de coisa?

=========================================
Eu penso que como exercício físico Yoga seja muito bom, para o alongamento, para a respiração, e tais exercícios podem ajudar algumas pessoas a se sentirem menos estressadas e mais dispostas, o que pode ajudar ao efeito placebo em certas enfermidades...

Mas isso não é característica só do yoga, artes marciais, musculação, dança, paraquedismo, e etc. podem minimizar o stress e tornar a pessoa mais disposta... enfim...
Não sei, to pra descobrir porque furando os nódulos eles se desmancham e aliviam a dor...Artes marciais, musculação, dança e paraquedismo não funcionam para pessoas com a sindrome dolorosa miofascial e fibromialgia. Na verdade pessoas com essas doenças nem podem fazer exercicios muito intensos. Os músculos ficam duros que nem uma pedra.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2009, 02:14:19 »
Yoga serve como musculação... o resto é tudo bobagem. A parte mística do Yoga é que nem o chi nas artes marciais - muito bonitinho, mas não tem real fundamento.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2009, 07:06:04 »
Yoga é um exercício físico como outro qualquer, com a diferença de que você trabalha o corpo com posturas e não com movimentos.
E também tem a parte do controle da respiração.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2009, 09:11:35 »
Artes marciais, musculação, dança e paraquedismo não funcionam para pessoas com a sindrome dolorosa miofascial e fibromialgia.
Não disse que funcionava. Nem todos os exercícios físicos são indicados para todos. Cada caso é um caso, ora... Não se indica Jiu Jitsu ou Muay Thai a pessoas com osteoporose, mas musculação pode ajudar... enfim...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2009, 16:17:55 »
O grande benefício da yoga é a consciência corporal e a concentração...fiz por quase um ano e ninguém tentou dar uma explicação mística pra coisa, era passado que pelo stress, vida moderna e hábitos não saudáveis o corpo era forçado a assumir certas posturas desconfortáveis, o que gerava dor e rigidez, a yoga, com alongamento e respiração devolveria uma espontaneidade de movimentos que se tem na infância.
Até me lembro que tinha a mentalização com cores, mas a professora sempre fazia um discurso afirmando que era uma questão de concentração...em outros lugares sei que associavam as cores a certos efeitos, mas onde eu fazia tudo era bastante prático.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2009, 00:58:22 »
Yoga é muito bom.... Praticando yoga você tem em suas mãos um importantíssimo instrumento para o avanço espiritual....

Com essa posição, por exemplo, você desbloqueia todos os seus Chakras e desperta definitivamente a poderosa energia Kundalini que se encontra próxima aos órgãos genitais.

Agora sem brincadeira....
Existem trocentos tipos de yogas, cada um com a sua particularidade. É o mesmo lance das artes marciais, tirando toda a frescuragem de energias e coisas do tipo a prática da yoga pode sim fazer bem ao corpo, como qualquer outra atividade física. 

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2009, 15:08:18 »
Até mesmo a água pode funcionar como remédio se você acreditar. Já consegui curar a dor de cabeça da minha mãe com água, um pouquinho de sal e açúcar (soro caseiro). Ela pensava ser remédio. Funcionou. A yoga vai funcionar sim ou não, dependendo do grau de envolvimento de quem ewstiver praticando. Tudo, no entanto, é puramente psicológico.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2009, 09:05:36 »
RORSCHACH

Este é um mundo caótico!

------------------------------------------------------------------------------
Até mesmo a água pode funcionar como remédio se você acreditar. Já consegui curar a dor de cabeça da minha mãe com água, um pouquinho de sal e açúcar (soro caseiro). Ela pensava ser remédio. Funcionou. A yoga vai funcionar sim ou não, dependendo do grau de envolvimento de quem estiver praticando. No entanto é tudo psicológico.

:idea: :!: :arrow: :?: Não será mais ou menos o célebre poder da mente, que você está a evidenciar... Ou até mesmo, o que certos entendidos chamam de efeito placebo? Portanto, de facto, você está afirmar que funciona!!! E funciona porquê :?:

« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 09:37:04 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2009, 09:43:58 »
Até mesmo a água pode funcionar como remédio se você acreditar. Já consegui curar a dor de cabeça da minha mãe com água, um pouquinho de sal e açúcar (soro caseiro). Ela pensava ser remédio. Funcionou. A yoga vai funcionar sim ou não, dependendo do grau de envolvimento de quem ewstiver praticando. Tudo, no entanto, é puramente psicológico.

Tirando fora a parte misticóide (bullshit), penso que a yoga funcione sim... assim como funciona o thai chin chuan ou a capoeira, só para citar outros exemplos... uma atividade que mantém um condicionamento físico perfeito (ou próximo disto).

Tem uma pesquisa muito interessante sendo realizada na UFRGS sobre o aumento da qualidade de vida em portadores da AIDS que desenvolvem atividades físicas como um reforço ao sistema imunológico.

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3278

:ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2011, 08:31:02 »
Caro - 4 Ton Mantis

O conjunto de exercícios e posturas que se chama de "Yoga" têm algum fundamento científico,ou não passa de mera auto-hipnose ? Já li de relatos de pessoas que se livraram do estresse, dores e outras doenças graças a essa técnica oriunda da Índia...

Parece-me que vai dar ao mesmo... :arrow: Efeito placebo auto-induzido: estou em crer, que a prática de auto-disciplina - positiva e optimista - pode efectivamente produzir benefícios assinaláveis para todo o organismo. :) :arrow: :ideia:

Afirmo isto, por evidência anedótica, comparada... :arrow: 8-)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x