Autor Tópico: Machado de Assis sobre o espiritismo  (Lida 1987 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Machado de Assis sobre o espiritismo
« Online: 11 de Junho de 2009, 12:27:12 »
O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir. [...] Quando eles me vêm contar uns ditos de Samuel e de Jesus Cristo, sublinhados de filosofia de armarinho, para dar na perfeição sucessiva das almas, segundo estas mesmas relatam a quem as quer ouvir, palavra que me dá vontade de chamar a polícia e um carro. Os espíritas que me lerem hão de rir-se de mim, porque é balda certa de todo maníaco lastimar a ignorância dos outros. Eu, legislador, mandava fechar todas as igrejas dessa religião, pegava dos religionários e fazia-os purgar espiritualmente de todas as suas doutrinas; depois, dava-lhes uma aposentadoria razoável.
http://portal.mec.gov.br/machado/arquivos/html/cronica/macr11.htm

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Machado de Assis sobre o espiritismo
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2009, 12:54:06 »
Em crônica anterior ele é ainda mais mordaz...
7 de junho

Bons dias!

Não gosto que me chamem profeta de fatos consumados; pelo que, apresso-me em publicar o que vai suceder, enquanto o Conselho de Estado se acha reunido no paço da cidade.

Verdade seja, que o meu mérito é escasso e duvidoso; devo o principal dos prognósticos ao espírito de Nostradamus, enviado pelo meu amigo José Basílio Moreira Lapa, cambista, proprietário, pai de um dos melhores filhos deste mundo, vítima do Monte Pio e de um reumatismo periódico.

Lapa está naquele período do espiritismo em que o homem, já inclinado ao obscuro, dispõe de razão ainda clara e penetrante, e pode entreter conversações com os espíritos. Há, entretanto, uma lacuna nessa primeira fase: é que os espíritos acodem menos prontamente, e a prova é que desejando eu consultar Vasconcelos, Vergueiro ou o Padre Feijó, como pessoas de casa, não foi possível ao meu amigo Lapa fazê-las chegar à fala; só consegui Nostradamus. Não é pouco; há mestres que não o alcançariam nunca.

A segunda fase do espiritismo é muito melhor. Depois de quatro ou cinco anos (prazo da primeira), começa a pura demência. Não é vagarosa nem súbita, um meio-termo, com este característico: o espírita, à medida que a demência vai crescendo, atira-se-lhe mais rápido. O último salto nas trevas dura minuto e meio a dois minutos. Há casos excepcionais de cinco e dez minutos, mas só em climas frios e muito frios, ou então nas estações invernosas. Nos climas quentes e durante o verão, o mais que se terá visto, é cair em três minutos.
Não se entenda, porém, que esta queda é apreciável por qualquer pessoa; só o pode ser por alienistas e de grande observação. Com efeito, para o vulgo não há diferença; desde o princípio da alienação mental (isto é, começado o segundo prazo do espiritismo, que é depois de quatro ou cinco anos, como ficou dito), o espírita está perdido a olhos vistos; os atos e palavras indicam o desequilíbrio mental; não há ilusão a tal respeito. Conversa-se com eles; raros compreendem logo em princípio o sol e a lua; mostram-se todos afetuosos leais e atentos. Mas o transtorno cerebral é claro. Toda a gente vê que fala a doentes.

Entretanto, (mistério dos mistérios!) é justamente assim e principalmente depois do último salto nas trevas, que os espíritos vagabundos ou penantes acodem ao menor aceno, não menos que os de pessoas célebres, batizadas ou não.

Tem-se calculado que, dos espíritos evocados durante um ano, 28 por cento o foram por espíritas ainda meio sãos (primeira fase); 72 por cento pertencem aos mentecaptos. Alguns estatísticos chegam a conceder aos últimos 79 por cento; mas parece excessivo.

Não importa ao nosso caso a porcentagem exata; basta saber que, para a melhor evocação e mais fácil troca de idéias, é preferível o maníaco ao são, e o doido varrido ao maníaco. Nem pareça isto maravilha; maravilha será, mas de legítima estirpe. Montaigne, muito apreciado por um dos nossos primeiros senadores e por este seu criado, dizia com aquela agudeza que Deus lhe deu: C'est un grand ouvrier de miracles que l'esprit humain! Os milagres do espiritismo são tais; a rigor, é o espírito humano que faz o seu ofício.

Eu chegaria a propor, se tivesse autoridade científica, um meio de desenvolver esta planta essencialmente espiritual. Estabeleceria por lei os casamentos espíritas, isto é, em que ambos os cônjuges fossem examinados e reconhecidos como inteiramente entrados na segunda fase. Os filhos desses casais trariam do berço o dom especial, em virtude da transmissão. Quando algum, escapando pela malhas dessa lei natural (todos as têm) chegasse a simples mediocridade, paciência; os restantes, confinando na idiotia e no cretinismo (com perdão de quem me ouve), preparariam as bases de um excelente século futuro.

Venhamos ao nosso Lapa. Evocado Nostradamus, vi claramente o que ele referiu ao evocador. Em primeiro lugar, a maioria do Conselho de Estado é contrária à dissolução da Câmara dos Deputados, que alguns dizem incorretamente (explicou ele) "dissolução das Câmaras". Sairá o gabinete de 10 de março. É convidado o Sr. Correia, depois o Sr. Visconde do Cruzeiro, depois novamente o Sr. Correia, e o Sr. Visconde de Vieira da Silva. Este, apesar de enfermo, tentará organizar um gabinete que concilie as duas partes do Partido Conservador; não o conseguirá; será chamado o Sr. Saraiva, que não aceita; sobe o Sr. Visconde de Ouro Preto e estão os liberais de cima.

Boas noites.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2009, 13:05:08 »
Rir do que? É uma opinião pessoal, merece todo respeito...como opinião, nada mais! Agora, instigar, di novo :nojo: ,perseguição religiosa, não posso respeitar, apenas lamentar! Não vejo graça nenhuma que desperte um só movimento dos meus lábios. :|
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2009, 13:16:27 »
Será que Machado não mandou nenhuma carta do além por meio de algum médium?

É claro que se ele mandou, essa carta está totalmente fora do estilo dele (como todas as cartas de todas as outras personalidades), já que lá no mundo espiritual o estilo do sujeito é mudado.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2009, 13:30:44 »

É claro que se ele mandou, essa carta está totalmente fora do estilo dele (como todas as cartas de todas as outras personalidades), já que lá no mundo espiritual o estilo do sujeito é mudado.
Se eu não me engano, em algum tópico tem trechos de supostas obras do Machado psicografadas. Parecem redações de primeira série perto da obra dele.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2009, 13:48:16 »

Se eu não me engano, em algum tópico tem trechos de supostas obras do Machado psicografadas. Parecem redações de primeira série perto da obra dele.

:histeria:

Ele deve ter aprendido a lição quando morreu e foi pro mundo espiritual.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2009, 00:23:16 »
Rir do que? É uma opinião pessoal, merece todo respeito...como opinião, nada mais! Agora, instigar, di novo :nojo: ,perseguição religiosa, não posso respeitar, apenas lamentar! Não vejo graça nenhuma que desperte um só movimento dos meus lábios. :|

O texto do Machado , ainda que expressando uma opinião pessoal como você coloca , apresenta a acuidade de observação característica do autor.
De início ele apresenta uma característica que devia ser comum ao início do espiritismo no Brasil , responder a perguntas sobre o futuro; o espiritismo é uma técnica divinatória a mais.Apesar da tentativa dos historiadores do espiritismo tentarem enfocar a importãncia do aspecto doutrinário é muito mais provável que a fronteira entre espiritismo e outras formas de divinação fossem tenues para a maioria dos praticantes.
A ironia é que os espíritos mais indicados para falar sobre a mudança parlamentar ( Padre Feijó , Senador Vergueiro ...) não comparecem , resta o espírito de Nostradamus. Saímos de uma esperada opinião profissional do além túmulo para a pura e simples profecia...
É o gancho para Machado discorrer sobre as fases da evolução do médium e concluir que , quanto menos ele estiver de posse da razão , mais se comunicará com os espíritos.Sua posição é clara: as manifestações dos espíritos nada mais são que um auto-engodo do médium , o que fica claro com a citação de Montaigne. As mudanças na capacidade de comunicação , que se torna mais "acurada" quanto mais está envolvido com a religião mostram isso. De passagem ainda parodia o discurso médico da época sobre a influência do clima sobre a manifestação das doenças , assimilando mediunidade a patologia.
Quanto à previsão de Nostradamus...apenas apresenta o que já se sabia , os liberais sucederão aos conservadores (e já na primeira frase Machado  diz que não gosta que o chamem de profeta de fatos consumados  :lol:)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2009, 11:41:30 »

Eu acho algumas redações de primeira série melhor que textos dele :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2009, 08:42:51 »
Jack Torrance:

Não há dúvida que esse Machado de Assis, sabe contar histórias :!: :idea: :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2009, 19:07:05 »
Jack Torrance:

Não há dúvida que esse Machado de Assis, sabe contar histórias :!: :idea: :ok:

Vocês ai da Terrinha sabem quem foi ele?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2009, 20:30:37 »
Hehe... Machadão e sua ironia mordaz... hahaha

Metendo o bedelho, imagino que sim, da mesma forma que a gente sabe quem é Saramago, não? rs
Latebra optima insania est.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2009, 21:31:15 »
Jack Torrance:

Não há dúvida que esse Machado de Assis, sabe contar histórias :!: :ok:   

Um dos melhores escritores brasileiros, de sempre :!: :idea: Talvez, um sério candidato ao nobel da literatura mundial, se fosse vivo... :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!