Rir do que? É uma opinião pessoal, merece todo respeito...como opinião, nada mais! Agora, instigar, di novo
,perseguição religiosa, não posso respeitar, apenas lamentar! Não vejo graça nenhuma que desperte um só movimento dos meus lábios. 
O texto do Machado , ainda que expressando uma opinião pessoal como você coloca , apresenta a acuidade de observação característica do autor.
De início ele apresenta uma característica que devia ser comum ao início do espiritismo no Brasil , responder a perguntas sobre o futuro; o espiritismo é uma técnica divinatória a mais.Apesar da tentativa dos historiadores do espiritismo tentarem enfocar a importãncia do aspecto doutrinário é muito mais provável que a fronteira entre espiritismo e outras formas de divinação fossem tenues para a maioria dos praticantes.
A ironia é que os espíritos mais indicados para falar sobre a mudança parlamentar ( Padre Feijó , Senador Vergueiro ...) não comparecem , resta o espírito de Nostradamus. Saímos de uma esperada opinião profissional do além túmulo para a pura e simples profecia...
É o gancho para Machado discorrer sobre as fases da evolução do médium e concluir que , quanto menos ele estiver de posse da razão , mais se comunicará com os espíritos.Sua posição é clara: as manifestações dos espíritos nada mais são que um auto-engodo do médium , o que fica claro com a citação de Montaigne. As mudanças na capacidade de comunicação , que se torna mais "acurada" quanto mais está envolvido com a religião mostram isso. De passagem ainda parodia o discurso médico da época sobre a influência do clima sobre a manifestação das doenças , assimilando mediunidade a patologia.
Quanto à previsão de Nostradamus...apenas apresenta o que já se sabia , os liberais sucederão aos conservadores (e já na primeira frase Machado diz que não gosta que o chamem de profeta de fatos consumados

)