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Comunidades Virtuais - Regras e condutasO principal objetivo das comunidades virtuais é a propagação do conhecimento e a interação entre os participantes.Atingir estes dois objetivos não é uma tarefa simples e exige a imposição de regras claras por parte dos administradores e a conduta ética por parte dos usuários.O maior segredo do sucesso tanto para os administradores como para os participantes está numa regrinha bem simples...Nunca participe irritado.Pode parecer brincadeira, mas é pura verdade. A maioria dos problemas das listas de discussão aos fóruns, está justamente na emoção negativa que a pessoa coloca em suas mensagens quando irritada.Observe que um ambiente "pesado" atrapalha a compreensão do debate e conseqüentemente torna a comunicação desagradável.É muito importante que ao participar de uma comunidade, e dos debates promovidos por esta, o participante possa estar em um ambiente agradável.Sempre que você enviar uma mensagem para o fórum, listas ou chats, procure evitar em suas mensagens o comportamento abaixo:Falta de cortesia nas mensagens e interação;Falta de espírito cooperativo;Falta de clareza na mensagem ou mensagem vaga.[/list:u]Sempre que você se cadastrar em uma comunidade, fórum, lista de discussão e/ou chat. Procure pelas regras de conduta e identifique os mediadores, assim você saberá a quem recorrer em caso de problemas e também o que a comunidade espera de você.Uma boa tática para manter um debate de qualidade e evitar problemas é nunca responder mensagens agressivas ou polemicas, nestes casos alerte o moderador da comunidade para que ele tome providências. Com isso você estará evitando um conflito direto com seu colega e não tornará o ambiente da comunidade desagradável.Escolha sempre as comunidades, fóruns e listas que possuam mediadores, entendendo por mediador alguém responsável pela ordem do ambiente e pelo cumprimento das regras.Os mediadores também são chamados de moderadores e administradores dependendo da comunidade.Sempre que uma dúvida sua seja esclarecida ou uma sugestão tenha dado um bom resultado, mantenha os participantes informados. Não é educado receber ajuda e não avisar do resultado.Algumas listas possuem registros das mensagens anteriores, é sempre aconselhável verificar nestes registros se a sua duvida já foi respondida, assim você evita repetir questões já resolvidas.Ao escolher uma comunidade observe a qualidade dos debates e o ambiente gerado pelos membros, bem como a participação dos mediadores. Quanto maior a qualidade do debate e a tranqüilidade do ambiente, melhor serão o aproveitamento das informações.Para se obter uma escolha adequada do ambiente de debate também é importante observar algumas características da tecnologia empregada.Normalmente se usa o termo fórum, para mensagens postadas na internet e os participantes acessam o site onde estas mensagens se encontram para responder as mesmas.Como o ambiente é online a maior vantagem é a segurança já que o risco de contaminação por vírus é pequeno. A desvantagem está no fato do participante precisar manter conexão com a internet em quanto navega pelas questões.O termo lista de discussão é usado para mensagens por e-mail, neste caso o participante possui a vantagem de conectar apenas para baixar os e-mails e depois pode ler as mensagens fora da internet. Mas a principal desvantagem é a propagação de vírus pelo e-mail e a facilidade da captação do e-mail do remetente para a prática de Spam.A maioria das listas de discussão permite a configuração do usuário para a leitura apenas on-line das mensagens sem o recebimento no e-mail, mas é preciso configurar esta modalidade no painel de acesso, também existe a configuração que esconde o e-mail do remetente.Para tomar estas providências converse com o moderador da comunidade em que participa e solicite informações.
Nunca participe irritado.
Citação de: Alenônimo em 14 de Julho de 2005, 09:19:14Nunca participe irritado.Adeus, Alenônimo. Sentiremos saudades de você.