Autor Tópico: Minha discussão com o Rafael Augusto  (Lida 3134 vezes)

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Minha discussão com o Rafael Augusto
« Online: 14 de Julho de 2005, 13:35:32 »
Olá,
estarei postando aqui e no forum Adventista do Sodré a resposta à discussão que eu estou tendo com o Rafael Augusto Borges (aquele que também vem discutindo com o Marcos Valerio).
O motivo para eu postar aqui é simples: cópia de backup, já que o Sodré deu em apagar posts do forum dele, me bloqueando inclusive, estarei criando uma conta temporária lá para poder responder.

Ah, se alguém quiser acrescentar alguma informação (em qualquer lado da discussão), fique a vontade.

O link da discussão no forum do sodré é: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=108421&grupo=226552&topico=2655254&pag=11

grato,
Cristiano

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Re.: Minha discussão com o Rafael Augusto
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2005, 13:38:21 »
(a)Aparentemente sim, baseando-se no paradigma evolucionista.
(b)Precisamos saber como eles analisaram as evidências e chegaram a tais conclusões pelos resultados. Isso para a “versão oficial”, pois os dados nem sempre são interpretados igualmente pelos cientistas. Na Superinteressante nº 4, ano 3, de Abril de 1989 (quando ainda podia ser considerada uma revista científica), pg 30, há um artigo intitulado “Os Primeiros Brasileiros”, a respeito de uma pesquisa da arqueóloga paulista Niède Guidon da Unicamp sobre vestígios de seres humanos que viveram no Piauí há 41.500 anos. Há indicação de outras datações na América do Sul com 22 mil e 33 mil anos. Contudo, aparentemente apenas as datações norte-americanas foram consideradas na hipótese oficial. O artigo é super interessante, depois lerei com calma. Também fala um pouco da datação por Carbono 14, e como fósseis foram “redatados” de 48 mil a 70 mil anos para 8.300 e 11 mil anos. Vou analisar melhor essas informações, aliando a uma outra de uma Scientific American que eu havia lido, sobre grandes mamíferos vivendo com os dinossauros. Quando encontraram os fósseis, foram considerados carcaças de animais mortos recentemente. Depois, foram datados em dezenas de milhões de anos!
(c)Portanto, Cristiano, trata-se de interpretação e não certeza do acontecimento.

(a)A unica coisa que a evolução diz é que espécies dão origem a novas espécies, evidências da natureza dão suporte a isso, principalmente o registro fóssil.  
(b) Restos da passagem do homem foram encontrados em diversos locais. Desconheço essa redatação mas não é algo que eu considero sendo ruim se é para deixar mais preciso.  Acho meio exagerado essa datação de 70mil anos pelo C-14 já que ele é confiável até 50mil anos (acima desta data há métodos melhores).
Algumas matérias referentes ao assunto (mais especificamente, ao homem no Brasil):
http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/tempo/capivara/primeirosbrasileiros00.htm
http://www.terra.com.br/istoe/ciencia/138601.htm
(c)Ciência não lida com certezas, se tratasse, ela seria dogmática, por isso que ela vive se corrigindo e se aperfeiçoando.  Ciência não foi criada para ser a resposta final a tudo, ela apenas mostra que há muito a caminhar e aprender.

(a)Geologia interpretando os dados baseando-se no paradigma evolucionista.
(b)Então evolucionismo não é ciência? Você quem está dizendo.
(c)E você não conhecer geólogos criacionistas na ativa não quer dizer que não existam, ou mesmo que todos os geólogos que você conhece são evolucionistas, afinal seria necessário perguntar para eles (exceto se você fizer parte de alguma grande associação de geólogos, ou algo assim). A interpretação está equivocada, e não a Geologia. Veja qualquer artigo científico da área, leia atentamente o Material e Método, o Resultado e a Discussão para ver que os resultados são uma coisa, enquanto a interpretação é outra coisa. Claro que isso só estará claro em boas publicações, e não em todas.

(a)Idem ao anterior.
(b)Evolução é ciência, só que ela é bem específica, ela se refere apenas à biologia, Geologia seria geologia mesmo sem a TE.  O que eu quis dizer é que não foi a TE que falou que as camadas levaram milhões e milhões de anos para surgir.  Não é escopo da TE.
Tampouco não foi a TE quem falou que a Terra tem bilhões de anos, TE independe disso se for ver bem.  Não é culpa se fatos como um planeta com bilhões de anos se encaixam na TE.  

(a)Na Teoria das Hidroplacas, a água não tinha por onde escapar, sendo impossível ela passar para cima da terra. O que o magma tem a ver?
(b)Fui ingênuo mesmo, como você também está sendo ao considerar a interpretação como se fossem os resultados das pesquisas. Ninguém sabe que os Alpes têm 60 milhões de anos, isso é impossível de se medir ou descobrir, a datação é baseada em métodos indiretos e na interpretação evolucionista.

(a)Temperaturas capazes de vaporizar a água geraria Geiseres brotando na crosta muito antes do "dilúvio".  A crosta não é contigua (eu falarei mais adiante sobre isso).
(b)A idade exata é impossivel de se saber, realmente, mas é possivel inferir através de vários métodos, como datação radiométrica, medição de quantos cm por ano as crostas terrestres se movem por ano aumentando a montanha no passado, etc.  Quando os dados batem entre si, é sinal de que se está no caminho certo, certo?
Novamente, não sei o que a Evolução tem a ver com o caso, visto que é um teoria biológica e não geológica.

(a)As camadas de milhões de anos nas quais estão as árvores fósseis citadas são semelhantes às camadas de toda a estratificação, ou seja, não há motivos para, no paradigma evolucionista, considerar que elas foram soterradas rapidamente e então formaram-se camadas idênticas às datadas em milhões de anos. Se foi assim, há algo errado em toda (ou ao menos em parte da) interpretação evolucionista.
(b)E você não comentou nada a respeito dos peixes e trilobitas no Cambriano nem das plantas vasculares nesse mesmo período.
Até coloco de novo:
http://www.creationscience.com/onlinebook/LifeSciences28.html

(a)Eu imagino que esse link explique melhor do que eu poderia explicar para você:
http://www.christianforums.com/t15433-polystrate-fossilized-trees.html
Não haveria motivos se não se encontrasse isso ocorrendo hoje em dia.
Claro que quem colocou isso como empecilho foi muito seletivo nas possiveis explicações.
(b)Realmente não lembro qual foi o seu argumento.

Peixes no Cambriano (h).
Cinqüenta filos, incluindo artrópodos complexos, no Cambriano (a,b,c).
Plantas com vasos no Cambriano ("g" e procurar "vascular" em http://www.icr.org/pubs/imp/imp-024.html , onde há a descrição de um interessante debate entre criacionista e evolucionista).
Árvores fósseis que atravessam milhões de anos em estratos
(http://www.creationscience.com/onlinebook/LifeSciences26.html com foto!)"

Não achei o artigo, ou pelo menos não sei o que procurar, a questão da árvore eu respondi no paragrafo anterior.

(a)Se no evolucionismo não se tem resposta para a diversificação de todos os animais, porque o criacionismo precisa ter? Se há essa lógica, não é imparcial.
(b)Sobre os fósseis de camelo, como já se sabe a fossilização é muito rara, portanto após o Dilúvio ela pode nem ter ocorrido com alguns animais, como nessa hipótese que propus para os camelos (de forma superficial, deixemos claro). Ou seja, como esperado na hipótese. Ao contrário da hipótese evolucionista que propus (se quiserem podem tentar outras), (c)que necessitaria de camelos atravessando o estreito de Bering, entre outros.

(a)Desculpa, pensei que você considerasse criacionismo como ciência.  Evolução explica a diversificação dos animais, ela só não tem os detalhes de todos eles.  Não sei também se há explicação para o camelo, já que não acompanho todas as publicações sobre arqueologia.
O que eu achei interessante é que os camelos surgiram na América do Norte (como visto aqui: http://www.nps.gov/hafo/crittercorner/camelops.htm[/url e aqui: [url=]http://www.flmnh.ufl.edu/fossilhall/Library/Llama/Llama.htm) uns 50 milhões de anos atrás.
Vendo esses dois textos (repare que não são de sites "evolucionistas") deu para ter uma boa idéia da rica história dos Camelos.
(b)me parece uma explicação imcompleta, pois você está usando uma incognita como possivel explicação.
(c)Os Camelideos teriam atravessado cerca de 5 milhões de anos atrás, da América do Norte para a Europa, como falado no 2o link acima.

(a)Os animais da Arca de Noé, segundo o Dilúvio, não necessariamente viviam todos no mesmo local, pois foram até a arca. (b)Como por alguns motivos considera-se clima semelhante em todo o mundo pré-diluviano, (c)é esperado que os animais estivessem bem distribuídos pela Pangéia, como aliás observa-se nos fósseis. (d)Aliás, quem está considerando o relato bíblico é você, pois este poderia ser apenas uma visão da catástrofe ocorrida, e haver outras possibilidades de animais e seres humanos sobreviverem. Eu acredito no Dilúvio, contudo para a Ciência isso não convém, e a análise das evidências é que importa.

(a)É, seria muito simplista pensar que só havia um lugar com seres vivos no planeta.
(b)Motivos que eu desconheço, o que leva você a pensar que o clima era semelhante?
(c)é esperado mesmo sem o Dilúvio.
(d)Estou considerando o relato bíblico porque é o que você usaria, particularmente eu duvido que você seguisse o relato egipcio do dilúvio, já que este não é conveniente a você.
Dê uma boa lida aqui: http://www.skepticfiles.org/evo2/flood002.htm.
Um dilúvio global teria deixado marcas globais, mas um dilúvio local teria deixado marcas locais, e isso se encontra, provavelmente esta foi a razão da criação dessas lendas do dilúvio, já que enchentes foi sempre uma constante na história do homem.  Imagine o seguinte, que uma tribo no ano de 2000 AC foi destruída por um Tsunami, como o que vimos ano passado, algumas pessoas sobrevivem e passam a história adiante durante gerações, aumentando os feitos das pessoas, ora, chegaria um momento onde o Tsunami seria aumentado para uma catástrofe global (o homem tende a exagerar), não é logico para você?
Não vejo nada contra acreditar num Dilúvio, o problema é: Existe alguma evidência que leve a crer num dilúvio ou todas as evidências são cenarios de "e se..." (E se existissem hidroplacas? E se elas se rachassem? E se a água fosse jorrada no espaço?).  Isso não é evidência.  Veja bem: fé sem pensamento crítico é fé cega.

(a)Não entendo por que você fala em “religioso” e em sua óptica distorcida. A micro-evolução não é apenas dentro da mesma espécie, e pode originar sim novas espécies, (b)contudo não “taxas” superiores (famílias, ordens). (c)Até os “religiosos” evolucionistas sabem disso. (d)Entre um camelo e um lhama deve haver muitas diferenças mesmo, contudo não sei qual sua extensão e se apenas por processos micro-evolutivos é possível sua diferenciação. Dizer sem nenhum subsídio que é necessário macro-evolução parece mais uma característica dos “religiosos” que você critica e não dos “sábios” evolucionistas, sempre “imparciais” em suas colocações. (e)Lembre-se que há muitos conceitos de espécie.
(f)Quanto aos camelos albinos, só posso dizer, com convicção: não sei. Tanto é que escrevi “existem camelos ‘albinos’ ou algo assim” na forma de questionamento, e não coloquei que “foi assim”, como certos evolucionistas fazem com suas interpretações.

(a)Passe um ano como evolucionista discutindo com criacionistas e veja do que eu falo.  Nem todos tem esse conhecimento do que seja Evolução (Evolução ocorre quando especiação ocorre, nada mais é necessário)
(b)Porque não?  A partir do momento que houve separação genética, tudo pode acontecer, com tempo claro, não espere também ver um reptil virando uma galinha na frente dos seus olhos, isso é espantalho plantado por vários criacionistas sobre como seria a evolução. O registro fóssil identifica várias "macro-evoluções" ocorrendo, não existe essa limitação na realidade.
(c)Eu era religioso e era evolucionista e não via problema com famílias novas surgindo, ora, seria de se esperar com mudança no clima do planeta, espécies tropicais teriam que se acostumar com climas polares e vice-versa.  Não há limitação principalmente porque "famílias" e "ordens" são conceitos humanos, e acredite ou não, a natureza não segue conceitos humanos.
(d)Micro-Evolução é igual a Macro-evolução, não há limite entre uma e outra, tal coisa nunca se observou. Se Micro-Evolução é 1, Macro-evolução é 5, mas 1+1+1+1+1=5.
(e)O conceito que eu conheço para especies sexuadas é: Reproduzivel entre si.  Se a população A se reproduz normalmente com a população B então A e B são da mesma espécie.
(f)Pois é, um conceito que eu aprendi faz pouco tempo: Individuos não evoluem, populações sim.

4) (a)Não. A seleção atua sobre nas variações existentes favorecendo as mais adaptativas para o ambiente (no caso). (b)O camelo não se transformou em lhama. Isso é uma visão absurdamente errada, que aliás os evolucionistas acusam os criacionistas de ter. (c)Ocorreu uma transformação populacional, ou seja, algum tipo de camelo foi selecionado e formou novas populações. (d)O material genético do camelo não sofreu modificação, e sim o da população. Na Terceira Parte do meu debate com o Marcus Valério XR (www.evo.bio.br) explico bem esses assuntos, com alguns exemplos, especialmente nos Tópicos I (temas B e C) e II (www.evo.bio.br/layout/rafael5.html). Nas partes anteriores do debate tem alguns exemplos a mais.

(a)Verdade, só que essa variação sobre a população A pode chegar a um nivel tal que a diferencie totalmente das outras populações dessa especie (como já foi observado).
(b)Nem o contrário, são ambos descendentes de um mesmo ancestral.  Não sei se os evolucionistas acusam os criacionistas de serem tão "evolutivos".
(c)Meio simplista, no caso o que houve foi os ancestrais dos camelos pegaram caminhos diferentes, uns foram para o Sul e outros para o Norte (encontrando o estreito de Bering no caminho)
(d)Não entendi, o camelo (individuo) faz parte da população, se a população mudou, o individuo mudou também.

(a)5) Quanto aos fósseis, não deixa de ser interpretação.

(b)Eu entendo pouco de datações, vou evitar o assunto. Se você for mais específico, eu posso tentar escrever algo (sem copiar e colar nada, ok?). Minhas colocações continuam.

Reformulando: deveriam existir animais (vivos) “transicionais” entre duas classes evolutivamente contínuas (ex: répteis e mamíferos).

(a)Tudo é interpretação dos dados, tem como ser diferente? O principal é ser honesto com os dados e com as hipóteses.
(b)Vide texto (proximos posts) sobre camadas sedimentares.
(c)Tais transicionais entre repteis e aves estariam existindo a dezenas milhões de anos, não sei se poderiam ser chamados de transicionais.  Há espécies tidas como transicionais existindo, como a Okapi, ancestral da Girafa (o crânio de ambas é muito similar, entre outras similaridades).
Me lembrei, há dinossauros com penas, como visto aqui: http://cas.bellarmine.edu/tietjen/Evolution/Feathers/feathered_dinosaurs.htm e aqui: http://www.geocities.com/dannsdinosaurs/featdino.html

Astronomia não é meu forte. Ninguém viu nada em formação, e sim tentou deduzir isso de formas indiretas. Tem uma explicação curta e simples em:
http://www.scb.org.br/noticias2/exibe_noticias.asp?id=18&origem=scb_noticias

Claro que é de forma indireta, para deduzir de forma direta seria necessário ou estar lá ou acompanhar por milhões de anos.  Exigir que seja de forma direta não é honesto.  
Sobre a noticia, ela já começou bem: "ESTRELAS RECÉM NASCIDAS ... OUTRO MITO DARWINISTA"
Me diga, o que uma teoria biológica tem a ver com estrelas, que supostamente seria cosmologia quem estudaria?  Inventaram uma "Teoria da Evolução Estelar" (espantalho)
Não confie no que esse artigo diz, há várias formas de medir a idade, distância, massa e temperatura de uma estrela, obviamente o artigo quer ridicularizar a ciência mostrando ela como um grande chute.
Veja esse artigo: http://www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm
Note a 2a imagem (aquela com 4 quadro fotos), não é interessante? Que conclusões dá para tirar daqui?
Porque o SCB não mostrou esse tipo de foto no artigo?  Antes de nada, essas fotos contradizem o SCB que afirmou que as estrelas nascem azuis e quentes, o que não é real, não sei quanto a cor, mas elas nascem frias e vão esquentando com o passar do tempo (nosso Sol está esquentando ainda).

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2005, 13:39:49 »
(a)O deslizamento é interpretação, não há como demonstrar isso, (b)e não há como demonstrar também a deposição dos estratos geológicos em milhões de anos. (c)Ambos são baseados em evidências. (d)Acho que aí está o grande problema na compreensão de alguns evolucionistas, acreditam que a deposição em milhões de anos foi provada, e que interpretação é o mesmo que resultado de pesquisas. (e)Estudem metodologia da Ciência, para entenderem melhor inclusive a Evolução.

Você mudou de assunto...
(a)O deslizamento sobre água é interpretação do que exatamente?  Não foi baseado em evidências.
(b)Claro que há, pois é um processo que ocorre hoje em dia (vide texto no proximo post sobre camadas).  É um processo ininterrupto, pode ser visto e acompanhado hoje em dia, não é algo subjetivo.
(c)Não conheço as evidências que placas tectonicas possam deslizar sobre água.
(d)Ciência não se preocupa em provar e sim de achar as melhores explicações possíveis para o que se vê no dia-a-dia, coisa que a hidroplaca não faz pois ela considera que tudo ocorreu rapidamente em pouco tempo uns milhares de anos atrás e desde então ficou como está.  Não explica porque há formações antigas e recentes (vide Chapada Diamantina e Andes, por ex, qualquer um notaria que um está gasto e o outro está inteiro, seria correto supor então que os dois tem a mesma idade?  Óbvio que não)
(e)O que evolução tem a ver com o caso?

(a)Coloquei algo sobre a Inquisição em outro tópico, com textos que indicam o falso entendimento que muitos têm a respeito. (b)E o conhecimento revelado não é o da Igreja Católica nem o da Inquisição, e sim o bíblico. (c)Na Bíblia não há nenhuma “filosofia que precise matar (ou física ou mentalmente) para se manter”.

(a)Li a tua mensagem, Terra Plana tem pouco a ver com o caso e sim heliocentrismo vs geocentrismo,  Terra Plana podia não ser defendida pela Igreja, mas muita gente acreditava nisso na época.
Outra coisa, muitos "hereges" foram queimados na fogueira, por "bruxaria", "paganismo", "heresias", ou vai negar isso?
Procurar por "Inquisição não existiu" parece uma teoria conspiracionista no mesmo estilo de "Holocausto não existiu" e "O homem nunca pisou na lua", para me informar sobre o caso eu prefiro fontes neutras, históricas e não sites católicos, que obviamente, irão defender o seu peixe.
(b)Cada um interpreta da forma que lhe for mais conveniente.   Você, por ex, segue tudo o que a Bíblia pede?  Só vou citar um trecho: Em Deuteronômio 22:22-23: “Caso um homem seja encontrado deitado com uma mulher que não tenha dono, ambos têm que morrer juntos...” E continua: “...tendes que levá-los para fora do portão daquela cidade e tendes de matá-los a pedradas, e eles têm que morrer”.
(c)Mesmo?
Jeová, o mesmo que disse “não matarás”, diz, com todas as letras que, para se apossarem da terra que lhes foi ofertada, eles têm que aniquilar sete nações (Deuteronômio, 7:1-6): “Quando o senhor teu Deus te introduzir na terra à qual passará a possuir, e tiver lançado muitas nações diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus, os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirá; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas... Derribareis os seus altares, quebrareis suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis suas imagens de escultura”.

As ordens de Jeová são claras, como em Deuteronômio 7:16: “E tens que consumir todos os povos que Jeová, teu Deus,  te dá. Teu olho não deve ter pena deles...”.

Em Deuteronômio 13:15-16, o rol de barbaridades atinge o clímax: “Então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, inclusive os animais domésticos. Ajuntarás os despojos no meio da praça e a cidade e todo o seu despojo queimarás por oferta total ao Senhor, teu Deus, e será montão perpétuo de ruínas, e nunca mais se edificará”.

Já coloquei algumas evidências contra a “base firme” da Evolução, e falo de muitas outras em outros locais, portanto você deixou sua opinião.

Em quais tópicos? Gostaria de revisá-las.

(a)Eu não disse que ateus têm ódio de Deus. Escrevi uma coisa e você entendeu outra. Não vou falar mais disso.
(b)Referi-me ao criacionismo científico, baseado em evidências, e não em criacionismo religioso (como é também o bíblico).

(a)Tudo bem.
(b)O criacionismo científico anda meio fraco, já que este vive nas lacunas da ciência...

(a)Fósseis em camadas subseqüentes? Queria conhecer um estudo desse tipo, não existe essa disposição. (b)Os fósseis supostamente em seqüência foram encontrados em locais diferentes e colocados em uma provável seqüência (segundo o paradigma evolucionista) para favorecer a interpretação evolucionista. Se você cavar no seu quintal não vai encontrar todos os estratos geológicos ordenados com seus respectivos fósseis. (c)Muitas vezes o estrato é datado de acordo com o fóssil que contém. Procure fotos em revistas de campos de escavação, e perceberá que os fósseis de centenas de milhões de anos algumas vezes estão à mesma distância da superfície que aqueles de dezenas de milhares de anos. Estou procurando imagens a respeito, e aconselho-o a dar uma olhada, pode ser uma busca interessante. (d)Mas tenho pouco conhecimento desses assuntos, por isso uma argumentação detalhada só daqui a alguns anos.

(a)Essa discussão apresenta uns pontos interessantes: http://www.evcforum.net/cgi-bin/dm.cgi?action=msg&f=11&t=172&m=316
Particularmente, não vejo lógica em tal afirmação, o proprio texto sobre camadas apresenta justamente isso, fosseis sobre fósseis em cada camada anual por milhões de camadas.
(b)Você não está sendo imparcial, está tratando cientistas como mentirosos e charlatães.  Em casos individuais pode ocorrer fraudes, mas não é o que se vê no todo.  Evolução não é nenhuma "conspiração" como você parece querer transparecer.  Ciência é a busca pelo conhecimento, e conhecimento não pode ser baseado em mentiras.
(c)Veja isso: http://www.talkorigins.org/indexcc/CC/CC310.html
(d)Se quiser, eu tenho uma colega que trabalha com bioestratificação e datação aqui na Petrobrás, posso te indicar a ela para tirar algumas dúvidas.  

Característica nova não é material genético novo, diferente e funcional. Seu exemplo trata-se apenas de micro-evolução, provavelmente nem tenham classificado o mosquito em nova espécie. E não houve nenhum aumento de complexidade também.

Quando há especiação não é mais micro-evolução. O código genético foi diferenciado da população original.  O mosquito foi classificado como nova espécie.  Característica nova é material genético novo, não sei como poderia ser de outra forma.  Aumento de Complexidade não é pré-requisito para evolução, isso pouco tem a ver com ela.  Evolução é sobre adaptação às mudanças e não sobre complexidade, várias vezes as espécies simples são as que melhor se adaptam e sobrevivem (vide Baratas, elas chegaram antes do homem e vão continuar depois que o homem se for).

(a)Minha explicação é a seguinte: há diferentes animais com diferentes patas, e se juntarmos elas em uma seqüência de semelhança e considerarmos o paradigma evolucionista, teremos uma transformação gradativa da pata ao longo do tempo (elas provavelmente sequer foram encontradas na seqüência fóssil correspondente, ou foram datadas seqüencialmente). (b)No criacionismo podemos só considerar o resultado, sem nem precisar interpretar: existiam animais parecidos com patas semelhantes que podem ser colocadas em seqüência de semelhança. A explicação é que esses animais pertenciam a espécies parecidas e foram extintos.

(a)Tais sendo desonesto, estais pressupondo que os cientistas "ignorariam" o fato de que as patas estariam em uma sequencia fóssil diferente, vou te mostrar uma coisa:

A comparison of the jawbones and ear-bones of several transitional forms in the evolution of mammals. Approximate stratigraphic ranges of the various taxa are indicated at the far left (more recent on top). The left column of jawbones shows the view of the left jawbone from the inside of the mouth. The right column is the view of the right jawbone from the right side (outside of the skull). As in Figure 1.4.1, the quadrate (mammalian anvil or incus) is in turquoise, the articular (mammalian hammer or malleus) is in yellow, and the angular (mammalian tympanic annulus) is in pink. For clarity, the teeth are not shown, and the squamosal upper jawbone is omitted (it replaces the quadrate in the mammalian jaw joint, and forms part of the jaw joint in advanced cynodonts and Morganucodon). Q = quadrate, Ar = articular, An = angular, I = incus (anvil), Ma = malleus (hammer), Ty = tympanic annulus, D = dentary. (Reproduced from Kardong 2002, pp. 274, with permission from the publisher, Copyright © 2002 McGraw-Hill)
(b)Muito simplista, não se aplica a realidade pois seria necessário que esses animais pudessem ser encontrados numa mesma camada.  O próprio Sodré discordaria de você, já que ele acredita num Evolucionismo Bombado, onde as espécies básicas saíram da Arca e macro-evoluiram rapidamente até chegar às espécies de hoje.

Na internet é fácil encontrar versões bizarras do criacionismo, especialmente em fóruns de discussão. Cada um tem mesmo uma opinião, mesmo os evolucionistas. (a)Contudo, o criacionismo científico é bem claro apesar de pouquíssimo conhecido. Nele, o Universo é jovem, houve uma catástrofe mundial e há limites na variação dos seres vivos, entre outros postulados, com suas devidas evidências. (b)Também há muitas versões bizarras do evolucionismo ((c)macro-mutações gerando novas classes, (d)interferência alienígena, (e)tendência de aumento da complexidade universal, (f)evolução espiritual, etc), e mesmo assim ele é considerado científico. (g)Seu argumento não é justificável, mesmo porque você pode apenas não conhecer a versão científica do criacionismo.

(a)O que o criacionismo afirma que aconteceu é bem conhecido, só que isso não o torna científico, veja bem, para que algo possa ser considerado científico é necessário seguir o método científico, que inclui:
- hipoteses falseáveis (ou seja, as hipóteses podem ser provadas falsas, afirmar que "Deus criou tudo" não é fal
- conclusões baseadas em observações (e não o contrário)
- reproduzibilidade (se aplicável, na TE se aplica)
- etc, eu vou falar mais sobre isso mais adiante, principalmente sobre as consequências de tornar o criacionismo científico.
Só um detalhe: Definitivamente o universo não é jovem, nada aponta a isso, e isso já se sabia desde bem antes de Darwin.  
(b)Não há versões bizarras do evolucionismo, uma teoria científica não pode deixar margens para várias interpretações.  
(c)Macro-mutações é algo irreal, não é algo defendido pela TE, espécies novas dão surgimento a novas famílias, não há porque achar que há um limite nas variações, informação nova surge com mutações, como eu demonstrei na prática em um algoritmo simulado, aqui: http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=2023
(d)Isso não é defendido pela ciência, não há nenhuma evidência que aponte a isso, individuos podem defender esse ponto de vista, mas é mito até provar o contrário.
(e)Desconheço tal afirmação, todos sabem que a entropia universal está aumentando, ir contra isso é ir contra a 2a lei da termodinâmica.  Ah, antes que você diga que a TE afirma isso, saiba que a entropia do sistema solar está aumentando.
(f)Desconheço totalmente, não é científico até onde eu sei.
(g)A questão é: Alguém conhece?

Evolução com furos no teto e criacionismo com furos no casco é sua visão. Eu diria exatamente o contrário. (a)Se o evolucionismo está aprendendo, certos evolucionistas parecem já saber tudo, pois ainda não vi um dizer “não sei”, enquanto eu mesmo já falei isso várias vezes. (b)Estou estudando a respeito quando posso, mas alguns evolucionistas não gostam quando eu os aconselho a estudar.

(a)Eu já ouvi várias vezes "evolucionistas" (não gosto desse termo já que ele não existe fora das discussões criacão vs evolução) afirmando que não sabiam algo, a diferença é que eles sabem muito mais do que um criacionista normal, pois estudam mais, são mais curiosos e não se prendem a explicações mal-feitas.  Sede por conhecimento eu diria que é a motivação principal.  
(b)É que tem duas coisas aqui a ser vistas, 1o, o que você recomenda estudar e aonde? Em sites criacionistas é normal que eles não gostem. 2o, eles já estudam o tempo todo.

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2005, 13:40:20 »
Conheço muito pouco da Teoria das Hidroplacas (www.creationscience.com) e não tenho como defendê-la adequadamente. Por isso é muito melhor procurar assuntos específicos na Teoria e comentar algo, como você fez em seguida com algumas partes. (a)Aparentemente ela é baseada em boas evidências, e possui também parte da opinião do autor, como ocorre em qualquer área da Ciência. (b)Ao ler A Origem das Espécies de Charles Darwin dá para ver quanto é opinião dele, e mesmo assim foi amplamente aceito na comunidade científica.

(a)Evidências seriam?  "Parte da opinião", no meu ver, representa 90% da teoria (estou sendo otimista)
(b)Mudasse o assunto.  A Origem das Espécies foi escrito a uns 150 anos (curiosamente, um ano após a inquisição ter acabado, coincidencia?), não sei se foi amplamente aceito na época na comunidade científica, se não me engano haviam vários opositores, o que não ocorre hoje.  Não-cientistas é que normalmente vão contra a TE, na verdade, vão contra um espantalho da TE, como se esta incorporasse áreas independentes como astronomia, geologia, arqueologia, física.  Na verdade, a TE representa um alvo das religiões que se vêem enfraquecidas com a diminuição de seu poder sobre a população.  Um inimigo que precisa ser derrubado a todo e qualquer custo, por isso tratam cientistas como charlatães e debil-mentais, aquele texto da SCB sobre estrelas demonstra isso claramente.  Sem esquecer, é claro, dos ateus, como seres do mau, com uma "conspiração evolucionista ateísta", como se Evolução fosse ateísta...  E nessa cruzada vale tudo: mentir, enganar, criar cientistas/citações, tornar cientistas sérios em criacionistas, etc.

Na Enciclopédia Delta Universal, de 1985, diz que não foram encontrados cometas vindo de outros sistemas solares, e eles são considerados parte de nosso Sistema Solar. Se há informações mais atuais a respeito, gostaria de saber onde, já que não me dei ao trabalho de procurar.

No especial da revista Scientific American de uns 3 meses mostrava cometas inter-estelares, outra hora eu coloco aqui o essa revista fala sobre o assunto.

Não procurei sobre tal “berçário”, mas não vi nada sobre o surgimento de novos cometas, e sim especulação sobre sua origem (inclusive sendo resquícios da origem do Sistema Solar, ou seja possuindo bilhões de anos – mesma Enciclopédia). Originam-se mesmo tantos cometas para “repor” os perdidos? (Também não sei se ocorre mesmo grande perda de cometas).

Se não me engano, o nome desse "berçario" é nuvem de Oort: http://www.solarviews.com/eng/oort.htm
Cometas não surgem do nada, eles já existiam antes, só que em repouso, e quando estrelas próximas passam perto, eles são afetados e ou jogados em direção ao Sol ou jogados para fora.  Acho que não é muito dificil visualizar uma área com milhões de corpos em repouso fracamente ligados ao sol, e que influencia gravitacional externa eles mudam de orbita.

Sobre Mercúrio, não entendi. Você quer dizer que não deve haver gelo?
Para esse e outros planetas, parece bom em:
http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/mercury.htm

Realmente, acho que errei aqui.

Não entendi a questão. Não há fricção no espaço, mas o próprio Sol desgasta os cometas, inclusive formando sua cauda. Será que eles durariam bilhões de anos assim?

O que o site quis dizer é que a maioria dos cometas de longa duração está fazendo a volta pela primeira vez (pois seria conveniente a um universo jovem).

Não está escrito que não existem crateras em Marte, e sim que não se observa muitos cometas pequenos nas proximidades de Marte e nem colidindo com ele.

Não entendi, baseado em que você diz isso? Pelo que sei, todos os cometas passam perto de Marte para depois passar perto da Terra (ou do Sol).  Não se observa muitos cometas em Marte porque estamos na Terra, as chances de um cometa colidir com um planeta pequeno como o nosso ou Marte é pequeno, quantos cometas você já viu se chocar contra a Terra? Pois é, Marte é ainda menor.
Em Jupiter isso aconteceu a pouco tempo, o que é de se esperar, já que ele possui 70% da massa planetaria do Sistema Solar e portanto possui muita gravidade (Mercurio, Venus, Terra e Marte possuem juntos 0.5%).

Acho que o nome é Termosfera, parte da Atmosfera, e além não sei qual a temperatura (no espaço deve ser baixa). Seu raciocínio parece correto, contudo, se não fosse possível o congelamento no espaço, então como podem os cometas ser feitos principalmente de gelo? O Dr Brown deve abordar tal problema no link que coloquei.

Os cometas quando proximos aos Sol (a partir de Marte eu diria) estão se vaporizando, por isso que eles tem cauda, mas quando se distanciam essa vaporização diminui.  A temperatura no espaço proximo a Terra é alta, o que é lógico já que a luz do sol é quente, não há porque achar que seria frio no espaço próximo da Terra. (A temperatura do dia lunar chega aos 100 graus também).
Não vejo cenários onde cometas pudessem se formar a partir da água expelida da Terra, não faz muito sentido isso, mesmo forçando a barra, a água ficaria em estado gasoso pois não haveria pressão (mesmo considerando temperaturas baixas o que não seria nem de perto o caso), seria dispersa pelo espaço.

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2005, 13:41:02 »
Quer uma evidência de idade antiga que não dependa de metodos de datação por isótopos?
http://www.christianforums.com/t1754310-reasonable-doubt-varves.html

Resumo:
Imagine o seguinte, temos um lago, observou-se que nesse lago a cada ano se forma uma camada de sedimentos bem demarcados (como pode ser visto aqui: http://www.geo.umass.edu/climate/TILPHTML/jpegfiles/Varveexample1.jpeg), de forma que a cada ano cada camada possua dejetos de peixes, polens, ninhos de aves, etc, com isso, o que temos? Ora, um calendário confiável que qualquer leigo entenderia.

There is at least one formation that contains twenty million varves. That represents more than 50,000 years even if you assume varves were formed at a rate of one per day. And the fineness of the silt precludes the possibility that they could have formed that rapidly.

The 45,000-year varve record of Lake Suigetsu is consistent with other dating techniques, such as carbon-14 dating and the tree ring record (Kitagawa and van der Plicht 1998).

Non-annual fine-grained layers are recognizably different from varves. Layers that form rapidly tend to be much more irregular, reflecting the changes in the weather conditions that cause them (Morton 1998). Annual varves are observed forming today. They produce uniform layers seen also in the geologic record.

Mais aqui: http://home.entouch.net/dmd/suigetsu.htm

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2005, 13:41:22 »
Pela sua pré-concepção já demonstrada, sei que você dificilmente será imparcial com relação a esse assunto.
Que cavernas têm essa profundidade? Mesmo a água atingindo tal profundidade, como seria salgada?

Antes de nada, tenho que mostrar isso:
As of 2005, the deepest known cave (measured from its highest entrance to its lowest point) is Voronya Cave (Abkhazia, Georgia), with a depth of 2,080m. This was the first cave to be explored to a depth of more than 2km. (The first cave to be descended below 1km was the famous Gouffre Berger in France). The Gouffre Mirolda - Lucien Bouclier cave in France (1733m) and the Lamprechtsofen Vogelschacht Weg Schacht in Austria (1632m) are the current second and third deepest caves. This particular record has changed several times in recent years.
Não sei se o CreationScience está certo ou não com suas cavernas com 12 e 9 km, minha busca resultou nisso aí em cima.
Segundo, água entra por rachaduras, não sei se é preciso pesquisar isso já que não é um ponto muito importante.

Aparentemente a crosta se fendeu após o impacto de algum meteoro ou algo assim. Segundo a Teoria das Hidroplacas havia água sob e sobre a crosta terrestre (essa formando o oceano, e não cobrindo todo planeta). Por conhecer pouco a Teoria, não posso indicá-lo corretamente as evidências, contudo a água encontrada nos locais já citados a grandes profundidades é uma evidência.

Aparentemente? Aparentemente por que?  Se é Teoria, seus detalhes e hipóteses tem que ser bem conhecidos senão vira dogma.
Água encontrada a grande profundidade não prova muito já que: placas tectonicas estão sempre se movendo, abrindo e fechando cavernas e água entra por rachadura fácilmente.  Outra coisa, crosta terrestre não flutua e ela varia de 5km no fundo do oceano a 70km no continente, e, devo dizer que sob ela não é nada frio, já que ela está flutuando atualmente em magma (a água não ficaria em estado líquido a essa profundidade de forma alguma).  Agora, imagine a água equivalente aos oceanos indo para a atmosfera, ora, não precisa fazer muitos cálculos: tudo seria frito instantaneamente.

O planeta não era só água. A pressão é da crosta terrestre sobre a água profunda. Evidências de que a água poderia ter “escapado” são as fendas entre as placas tectônicas e as cristas oceânicas. No site deve ter outras. Ver imagens em:

Sobre as rachaduras: Elas estariam embaixo dágua quando "racharam"?  Um dos pressupostos é que quando rachou, a água foi para o espaço, certo?  Se fosse embaixo dágua, tais jatos não conseguiriam subir tanto (hidrodinamica).
O site não é muito honesto, eu diria, queria ver fotos deles fazendo esse experimento com granito (detalhe: a crosta não é "inteira" ou homogenea, teria que ser atualmente uma amostra dos materiais encontrados na crosta e suas imperfeições), basalto e água e não apenas desenhos disso.  Sabe porque não funcionaria: Crosta não flutua, pedra não flutua, qualquer rachadura na pedra poria tudo abaixo, literalmente, a água teria escoado muito antes.
Agora, me diga, você consegue visualizar uma situação onde água fica entre camadas de rocha naturalmente?  Água em grandes profundidades é comum, há lençois subterraneos e tal, só que não pense que são lagos subterraneos, o que se vê é água misturada em minerais.  O que não causaria nenhuma explosão espacial como a Hidroplaca supõe.
Desculpa, mas Hidroplaca parece um monte de desculpas esfarrapadas que tenta trazer um pouco de realidade a um mito bíblico.

Os fósseis não estariam na mesma camada, pois as camadas geológicas foram formadas durante a catástrofe ao mesmo tempo em que se formavam os fósseis, gerando a estratificação por forças hidrodinâmicas como no processo de Liquefação (não sei se é a tradução correta) (começa em /www.creationscience.com/onlinebook/Liquefaction.html)

Vide o texto sobre as camadas, estamos falando de um evento global e tal coisa teria que ser visivel nas camadas daquele lago (e de outros) também (o que não ocorre).

Note que os objetos "liquefeitos" são prédios com várias toneladas em solo parcialmente arenoso, seres vivos existem nos mais diversos tamanhos e tipos e regiões.  Pelo que sei de física, se um ser vivo de 100kg morresse próximo de um de 100g (num ponto onde o peso de um não tivesse influencia sobre o peso do outro), o de 100kg afundaria mais do que o de 100g, o que seria lógico, a questão é: será que isso corresponde a realidade? Onde animais mais pesados estariam embaixo e os mais leves estariam em cima?  Agora considere que os animais estejam em solo firme (granitico, por ex), será que se encontraria fosseis que anteriormente estavam em camadas diferentes numa mesma camada agora?
Entende? É um pensamento crítico justo, não usei nenhum pré-conceito aqui, apenas o básico que se vê no dia-a-dia.  

Agora, eu até posso prever o que poderia acontecer caso algum hidroplateista do creationscience visse essa indagação: Colocaria umas imagens dando uma resposta a isso sem base alguma em evidências.  É um erro duplo, porque: 1) Está inventando dados 2)Só se importou em explicar algo depois de indagado, mas isso é só uma suposição, não precisa levar a sério, é apenas algo que eu me deparo vez por outra.

Seu experimento está errado e é tendencioso, como sua opinião colocada pouco antes. Você só quer ridicularizar a Teoria das Hidroplacas, e não pretende entender nada.

hehehe, calma, tem que rir um pouco também, a experiência não é de todo inválida, pois demonstra a densidade baixa da água contra uma densidade alta de um tijolo... Mas a 1a frase eu mantenho como está.
Eu até quero entender, só que as peças dela não fecham entre si.  Se puxa de um lado, descobre de outro (e teorias tem que explicar todas as evidências as quais elas se propõem a explicar, senão...)

Sugiro uma experiência sensata, contudo mais difícil: Pegue um aquário resistente com abertura retangular e mesmas proporções em toda a profundidade. Coloque água até a metade. Pegue uma pedra de formato retangular que caiba exatamente no aquário e o feche hermeticamente com ela. A água não terá por onde sair, e a pedra “flutuará”! (Se o aquário não quebrar). Essa é uma visão bem simples de como poderia ser a crosta pré-diluviana segundo a Teoria das Hidroplacas (http://www.creationscience.com/onlinebook/HydroplateOverview7.html). Espere uns dias e veja se a pedra afunda. Isso não é esperado, pois a água terá que sair, afinal ambos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, e a pressão sob a pedra provavelmente estará elevada. Então, com uma furadeira (peça a ajuda de um adulto) perfure a pedra até chegar na água, e veremos os resultados. Eu não sei exatamente o que vai ocorrer pois ainda não fiz a experiência, mas é esperado que a água saia pela fenda.

Vamos ver os problemas com essa experiência:
1)A crosta terrestre não é contigua nem homogênea, ela possui rachaduras, formada por diversos materiais e a base dela está a milhares de graus celsius.
2)acho que a 1 já basta.

Quer uma experiência mais realista?
1)Peguemos uma pedra de gelo do tamanho do aquário (o gelo servirá apenas para preparar para o proximo passo)
2)Pegue diversos tipos de solo: argila, granito, basalto, etc, coloque em camadas em cima da pedra de gelo de modo que nenhuma ponta fique sobrando (para não deixar a água vazar), prense um pouco as camadas
3) Para ficar na escala o certo seria haver áreas mais grossas e áreas mais finas de areia, substituindo km por cm, teriámos na parte mais grossa  70cm de espessura enquanto que na mais fina deverá ter 5cm (o certo seria colocar água em cima dessa parte fina, mas esqueçamos essa parte por hora)
4)Coloque algumas formigas, representando pessoas e animais, em cima do solo.  Faça um pequeno barquinho e coloque mais algumas formigas, para representar a Arca de Noé (razão de existir das hidroplacas)
5) feche o aquário de forma a não perder calor, representando a atmosfera
6)Coloque o aquário no fogo máximo e deixe algumas horas
Resultados esperados: Se o solo não descer quando derreter o gelo, o vapor da água sairá quando a água ferver, furando a areia em locais aleatórios (por onde encontrar caminho) e vazando agua consequentemente.  O barco será fervido assim que se encontrar com a água e com o vapor.  

É a experiência mais próxima da realidade que eu consigo visualizar.  Não é gozação não.

Sobre a duração do Dilúvio, usei a Bíblia, portanto vale obviamente apenas para o Dilúvio bíblico. Há evidências de uma grande catástrofe e de que as montanhas já estiverem sob águas, e há dificuldade em se explicar as placas tectônicas movendo-se umas sobre as outras.

Quais as evidências de uma grande catástrofe mundial como o Dilúvio?
Várias montanhas realmente já estiveram submersas, a própria geologia nos diz porque: Montanhas nascem da ação do movimento das placas tectonicas, é um efeito que pode ser medido com os instrumentos corretos.  Explicar o movimento de placas tectonicas hoje não é dificil, dificil é usar hidroplacas para explicar isso.

Não vou mais colocar evidências, pois já disse que conheço pouco a Teoria das Hidroplacas e teríamos muito para discutir. Sobre o reservatório de água já falei.
Quanto à disposição dos reservatórios, não entendi como você invalidou as hidroplacas.

Reservatorios dágua não são ocos, eles não se rachariam por pressão nem jorrariam água ao espaço se fossem (jorrariam o subsolo ao invés disso).

O magma não estaria “encostado” nas hidroplacas, e sim no basalto abaixo delas. Não entendi qual o problema com ele também.

O problema é que o basalto é formado na superfície, são rochas extrusivas com o magma se esfriando rapidamente, como visto aqui:
http://www.consulteme.com.br/ciencias/rochasr.htm
A questão é: Que evento colocaria água e granito em cima do Basalto, sendo que este já estaria na superfície? Um dilúvio antes do dilúvio?

Para outros planetas pode haver outras explicações, não vejo o problema. E também poderia ser a mesma, por que não?

Ou seja, tanto faz.  

Os povos antigos há 4 mil anos fazem prospecção de petróleo sem precisar do evolucionismo ou de conhecimentos geológicos atuais. Qual a relação de encontrar petróleo com o evolucionismo?

Não é "Evolucionismo" em especial (o fato das espécies darem surgimento a novas espécies tem pouco a ver com o caso), e sim o fato de que se encontram reservas organicas fosseis (o petróleo) soterradas por rochas, há lugares onde isso se observa em diversas camadas, como na Bacia de Campos.

Se algum evolucionista “sabe” da ignorância criacionista e suas farsas, aconselho-o a ocupar a cabeça com alguma coisa útil e não tentar mostrar sua superioridade de conhecimento. (Isso não é para você Cristiano, mas outros agem apenas nesse nível).

Não nos leve tão a mal, nós gostamos de ciência e odiamos deturpações e uso seletivo da ciência (explicações mal-feitas e arremedos inclusive), e você deve admitir que há criacionistas especialistas nisso.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2005, 13:50:09 »
Mandou bem Cristiano.

Se quiser 'fechar o cerco' para a hipótese de um Terra tendo 6.000, pergunte sobre a meia-vida do Carbono -14
Sendo a meia-vida de 5.750 anos, é fácil demonstrar que pode-se obter resultados beirando os 20.000 anos com margem de erro praticamente nula.

E é isso que vai força-los a mudar, novamente e mais uma vez, a interpretação.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

rippclaw

• Visitante
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2005, 13:53:19 »
O carbono 14 não serve como mudação é muito sensível a variáveis, como radiação solar entre outros.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2005, 13:56:30 »
Faça assim:

O carbono 14 não serve para datações devido a sua instabilidade´, pois segundo a "fonte -a" tal fator altera o decaimento, sem contar a "fonte -b", que demonstra diversas falhas e bla bla bla.

Você pode fazer isso?

Não, você não pode porque você acabou de inventar essa frase.
Carbono 14 deixa a matéria organica que não respira mais de maneira natural e constante.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2005, 22:14:00 »
particularmente eu ainda prefiro aquele texto que mostra camadas sedimentares anuais para os ultimos milhões de anos.  Não deixa margens para interpretação.

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Re: Re.: Minha discussão com o Rafael Augusto
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2005, 22:19:10 »
Citação de: rippclaw
O carbono 14 não serve como mudação é muito sensível a variáveis, como radiação solar entre outros.

Mas a questão é: ele pode ser calibrado?  A resposta é: Sim.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2005, 22:36:49 »
As vezes eu penso que o Edson não bate muito bem da cabeça.
Da só uma olhada: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=108421&grupo=226552&topico=2740890&nrpag=1

Sem falar nas 4 contas que o Edson tem naquele fórum..
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

APODman

• Visitante
Re: Re.: Minha discussão com o Rafael Augusto
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2005, 22:51:50 »
Citação de: Cristiano
Citação de: rippclaw

Mas a questão é: ele pode ser calibrado?  A resposta é: Sim.

Fresquinho:

Carbon dating works for cells
http://www.nature.com/news/2005/050711/full/050711-12.html

( excelente debate Cristiano, parabéns )

[ ]´s

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
Re: Minha discussão com o Rafael Augusto
« Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2005, 09:14:00 »
Citação de: Cristiano
Olá,
estarei postando aqui e no forum Adventista do Sodré a resposta à discussão que eu estou tendo com o Rafael Augusto Borges (aquele que também vem discutindo com o Marcos Valerio).
O motivo para eu postar aqui é simples: cópia de backup, já que o Sodré deu em apagar posts do forum dele, me bloqueando inclusive, estarei criando uma conta temporária lá para poder responder.

Ah, se alguém quiser acrescentar alguma informação (em qualquer lado da discussão), fique a vontade.

O link da discussão no forum do sodré é: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=108421&grupo=226552&topico=2655254&pag=11

grato,
Cristiano

Eu nunca  te bloqueei . Vc pode postar lá a hora que quiser como vem acontecendo.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2005, 10:02:43 »
Sodré, meu usuário "Cristiano" foi bloqueado lá, não posso nem dar login, criei o CristianoTMP por causa disso.  Fui bloqueado depois de ter várias mensagens apagadas e até meu topico de despedida foi apagado.   Se não foi você, quem foi?

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Dezembro de 2005, 14:11:10 »
Olá Cristiano e demais participantes deste fórum no Clube Cético. Começo pedindo paciência, pois ainda não é minha resposta.

Fiquei de continuar nesse mês (Dezembro) meu diálogo iniciado há algum tempo com o Cristiano.  Tenho grande prazer em discutir a Evolução e as propostas criacionistas, contudo sou extremamente sistemático, e preciso pesquisar, pensar e repensar a maioria de minhas colocações, em busca de um resultado capaz não apenas de responder às indagações levantadas, mas também de instigar o estudo individual, aproximando-me ao máximo da objetividade científica. Falhei muitas vezes antes, e ainda escorrego algumas vezes, e para evitar isso prefiro respostas completas. Acredito que fui feliz na Terceira Parte do meu diálogo com o Marcus Valério XR (www.evo.bio.br), em que há poucas colocações infelizes, contudo também poucos erros de conceituação e raciocínio.

Devido à minha meta pessoal de dar uma resposta completa e embasada, necessito de muito tempo para pesquisar, pensar, escrever, pesquisar, escrever, pensar, revisar e retocar (uma seqüência resumida do que faço). E esse é meu maior problema.  Não tenho esse tempo.  O curso de Medicina demanda muita dedicação, e na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) as férias do 4º para o 5º ano são de 1 mês, do dia 8 de Dezembro ao dia 8 de Janeiro.

Nesses dois anos últimos, me envolvi em 4 diálogos, e gostaria de estudar para continuar todos. Contudo, é provável que eu só os adiante bem em 2008! Minhas “aulas” irão do dia 9 de Janeiro a 22 de Dezembro em 2006, com 2 semanas de férias em Julho, e em 2007 há o estresse da Residência. Nesse ano, terei 57 plantões de 12 horas.

No atual mês de férias, estou descansando, algo que não fazia desde 2001, antes do Vestibular. Estou aproveitando e vou aproveitar para passar algum tempo na chácara dos meus avós, jogar RPG, treinar Tae Kwon Do, sair com a namorada, ficar com meus irmãos e primos, e tentar me dedicar mais à igreja.  Preciso estudar a Bíblia e me aproximar de Deus, pois estou cada vez mais distante dele devido às muitas coisas nas quais me envolvo.  Também tenho duas iniciações científicas para tocar, uma delas bem atrasada.

Minhas férias estão sendo e serão assim, como descrito no parágrafo acima. Nada de discussão com evolucionistas ou escrever sobre criacionismo.  Tenho 22 anos, espero que Deus me preserve bem até quando eu puder continuar tais diálogos.  Na minha mente, sei que servir a Deus deve ser a prioridade, e o restante das coisas serão acrescentadas no seu tempo determinado. Infelizmente tal certeza não dominou meu coração, e me dedico a outras prioridades muito menos importantes, resultando num cansaço extremo.  É reconfortante estar próximo de Deus.  E sinto muita falta disso.

Sinto muito pela demora, e espero ter sido compreendido pelos companheiros evolucionistas e criacionistas. Ainda poderei responder a algumas mensagens curtas, ou fazer pequenas colocações, mas nada além disso, ao menos por enquanto.

Atenciosamente,

Rafael Augusto Borges Pavani
"Em terra de cego, quem tem um olho é minoria" - Dr Helcio Werneck
Não esperem minhas mensagens.

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2007, 10:39:26 »
Pois é, faz um ano!  Mesmo assim, continuo sem me envolver com o assunto.

Tenho pretensões de continuar os debates que ainda estão viáveis, contudo não no momento. Esse ano será mais tranquilo, mas precisarei estudar para a Residência Médica, além de terminar trabalhos científicos, me envolver em trabalhos da igreja e resolver outros assuntos.  Portanto, não ouso fazer qualquer previsão quanto às minhas respostas (tem gente "me esperando" há 3 anos!), e conto com a compreensão dos colegas evolucionistas e criacionistas.

Meu primeiro artigo científico publicado (pouco a ver com Biologia):
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600004&lng=pt&nrm=iso

Deus abençoe a todos nós neste ano.

Rafael Augusto
"Em terra de cego, quem tem um olho é minoria" - Dr Helcio Werneck
Não esperem minhas mensagens.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2007, 11:44:33 »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2007, 12:02:38 »
Que o papai Smurf te proteja e te abençoe tambem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!