Autor Tópico: Memória Fotográfica  (Lida 1219 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Memória Fotográfica
« Online: 15 de Junho de 2009, 14:25:04 »
Ontem passou uma matéria no fantástico de um chimpanzé que tinha a capacidade de utilizar a sua memória de trabalho (aquela que é utilizada para se fazer coisas simples, de acordo com a matéria) para gravar números que apareciam em uma tela e depois repetí-los em ordem. Porém, uma coisa me chamou a atenção: em dado momento, o tempo que "liberavam" pro macaco memorizar os números (no caso eram 5 números de 1 a 9) era de cerca de 1/5 de segundo, e falaram que a capacidade de armazenar informações rapidamente era a chamada memória fotográfica.

Interessado pelo tema, fui procurar alguma coisa na internet, mas, com excessão do link abaixo, as poucas coisas que achei não valem nem a pena citar. Já ouvi falar que é a capacidade de gravar informações rapidamente, de memorizar coisas por muito tempo, de memorizar lugares exatos, informações detalhadas, já ouvi que até mesmo uma memória muito boa pode ser chamada de memória fotográfica.

Pergunto à vocês, então: O que é memória fotogrática, como se descobre se alguém tem memória fotográfica e quaisquer outras informações relevantes.

E, aproveitando, pergunto também: a memória de vocês é boa? Porque a minha, infelizmente, chega a ser boa a ponto de me irritar.  |(

Link para uma reportagem sobre um sujeito que tem memória fotográfica: http://www.acreditesequiser.net/2008/05/04/a-maior-memoria-fotografica/

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Memória Fotográfica
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2009, 16:01:04 »
Minha memória é seletiva para o que vai lembrar e o que não vai.

Ex: eu atendo um telefonema aqui, 30s depois se meu colega pergunta o nome da pessoa e a filial, 90% das vezes eu não vou lembrar. Em compensação, eu lembro até hoje de um cheat do jogo Twisted Metal, pra Play 1: L1 + L2 + R1 + R2 + Cima + Baixo + "Trás" + Frente + Frente + "Trás" + Baixo + Cima

:o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2009, 16:21:15 »
Esse tipo de coisa eu deleto rápido, assim como marcar recados e tudo mais, mas algumas coisas não consigo esquecer. Gravar caminhos passando uma só vez, ou lembrar de casas (inclusive da posição de móveis) tendo entrado uma só vez, ou de detalhes de coisas que vi em um tempo muito curto (por causa dessa eu quase apanhei por estar jogando truco e um dos adversários ter virado a carta pra mim enquanto mexia a mão e eu ter cantado as cartas que ele tinha.)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2009, 15:48:22 »
Tenho facilidade para decorar números e principalmente datas. Lembro de aniversários de dezenas de pessoas que não vejo há muito tempo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2009, 15:55:24 »
Eu nao lembro exatamente de mais detalhes, mas acho que Oliver Sacks diz em "um antropologo em marte" que "memoria fotografica nao existe". Sobre que conceito exatamente ele falava, eu nao lembro.

Acho que nao eh uma informacao muito util essa.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2009, 22:48:03 »
Di,
Fantástico! :)
.
Memória péssima. Brinco muito com mermão. Cinco cartas abertas rapidamente na mesa, ele lembra-se de todas, eu sempre erro uma ou duas. Memória fotográfica é lembrar-se de 10 pra cima. Agora, lembrar-se das 10 daqui a 1 ano, na sequência em que foram abertas e em qual data, é nível Marvel Comics.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2009, 10:12:47 »
Bom assunto. Talvez eu descubra alguma coisa aqui que melhore minha memória, pois esqueço números, nomes de pessoas, fisionomia. Eu não sei porque . Sou professor de inglês. Aprendi também Espanhol e um pouco de Francês. Mas levo bastante tempo pra memorizar os nomes de meus alunos, e com o tempo acabo esquecendo os nomes de alguns.

Quando leio alguma coisa, consigo absorver as informações, no entanto tenho grande dificuldade de “gravar” os detalhes, como: datas, números, nomes, descrições etc.

Espero que haja alguma coisa que possa me ajudar. Às vezes fico frustrado, eu tenho apenas 34 anos; e já sou assim faz bastante tempo.

E, aproveitando, pergunto também: a memória de vocês é boa? Porque a minha, infelizmente, chega a ser boa a ponto de me irritar.  |(

Link para uma reportagem sobre um sujeito que tem memória fotográfica: http://www.acreditesequiser.net/2008/05/04/a-maior-memoria-fotografica/
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2009, 11:21:55 »
Fiz um teste de memória antes de postar aqui ... Consegui lembrar  corretamente de 25 algarismos do número pi após a vírgula ... Conclusão : tenho ótima memória para coisas inúteis  :D !
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!