Ontem passou uma matéria no fantástico de um chimpanzé que tinha a capacidade de utilizar a sua memória de trabalho (aquela que é utilizada para se fazer coisas simples, de acordo com a matéria) para gravar números que apareciam em uma tela e depois repetí-los em ordem. Porém, uma coisa me chamou a atenção: em dado momento, o tempo que "liberavam" pro macaco memorizar os números (no caso eram 5 números de 1 a 9) era de cerca de 1/5 de segundo, e falaram que a capacidade de armazenar informações rapidamente era a chamada memória fotográfica.
Interessado pelo tema, fui procurar alguma coisa na internet, mas, com excessão do link abaixo, as poucas coisas que achei não valem nem a pena citar. Já ouvi falar que é a capacidade de gravar informações rapidamente, de memorizar coisas por muito tempo, de memorizar lugares exatos, informações detalhadas, já ouvi que até mesmo uma memória muito boa pode ser chamada de memória fotográfica.
Pergunto à vocês, então: O que é memória fotogrática, como se descobre se alguém tem memória fotográfica e quaisquer outras informações relevantes.
E, aproveitando, pergunto também: a memória de vocês é boa? Porque a minha, infelizmente, chega a ser boa a ponto de me irritar.

Link para uma reportagem sobre um sujeito que tem memória fotográfica:
http://www.acreditesequiser.net/2008/05/04/a-maior-memoria-fotografica/