Autor Tópico: Falácias não tão falaciosas...  (Lida 501 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Falácias não tão falaciosas...
« Online: 17 de Junho de 2009, 13:59:40 »
Tanto nos debates nos fóruns, quanto no mundo real, pelo menos para os conhecedores de falácias, há sempre uma tentativa de evitar as falácias que foram catalogadas (ou, pelo menos, as que se conhecem). Mas, pelo menos para mim, há algumas falácias que não são tão falaciosas assim (algumas em certos casos), e até as uso de propósito por serem, realmente, coerente em certas situações. Exemplos:

Ad hominem

Fulano de tal não tem moral prá falar isso.

Esse fulano de tal é um padre comedor que sai por aí traçando as beatas. Eu mandaria ele prá PQP e TNC.

Declive Escorregadio

A maconha é porta de entrada prá drogas mais pesadas = Se você começar a usar maconha, você, depois, começará a usar drogas mais pesadas.

E realmente não é verdade? Será que essa falácia deixou de sê-la por ter comprovação empírica?



Só sei desses casos. Alguém tem mais algum?

Offline biscoito1r

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.740
  • 笑顔
Re: Falácias não tão falaciosas...
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2009, 14:14:04 »
A falácia Ad hominem se dá quando a pessoa faz um ataque pessoal no lugar do argumento e não por causa do argumento.Muitas pessoas confundem as duas coisas.
Por exemplo alguem diz:
Se a terra fosse redonda, as pessoas que moram no hemisfério sul cairiam da terra.
R: Já ouviu falar em gravidade seu ignorante, volta pra escola.

"Já ouviu falar em gravidade" - argumento
seu ignorante, volta pra escola - ofensa mas não ad hominem já que esta foi cometida por causa do argumento idiota apresentado.

No exemplo do padre que vc deu claramente é ad hominem pois que é atacado é a pessoa e não o argumento, se um padre comedor de criancinhas diz que genocídio é imoral vc vai dizer tmb que ele não tem moral para falar isso e portanto genocídio é aceitável ?
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Falácias não tão falaciosas...
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2009, 01:29:44 »
Ad hominem realmente não é necessariamente uma falácia "crucial", ou pode não ser falácia, dependendo de como se entender, o ideal é sempre evitar.

Por exemplo, "esse grupo de pessoas defende X, mas eles também defendem Y e Z", onde X é algo que está sendo colocado em discussão, e Y e Z seriam coisas largamente tidas como falsas, como a terra ser chata ou Adão e Eva terem existido e tal. Apesar de não ser um argumento dirigido ao assunto, mas ao argumentador, é o tipo de coisa que acaba-se tendo que se levar em consideração ao menos por praticidade, no dia a dia.

Se há a intenção de um debate mais sério, de qualquer forma, realmente o que importa mais é o que quer que esteja se discutindo, e não o fato de ser defendido por pessoas que também defendem outras coisas, que são absurdas.


Citar
Declive Escorregadio

A maconha é porta de entrada prá drogas mais pesadas = Se você começar a usar maconha, você, depois, começará a usar drogas mais pesadas.

Isso é falácia, mesmo nesse exemplo, mesmo se "confirmado".

É meio como "sexo leva ao estupro", ou "sexo leva à pedofilia", porque a maioria dos estupradores e pedófilos não era virgem.

Ou, mais especificamente, álcool e cigarro levam à maconha, porque geralmente quem consome maconha consome ao menos cigarro, e muito provavelmente álcool também. Logo as drogas lícitas são a porta de entrada para as ilícitas.
 
Pode ser simplesmente que algumas pessoas tenham a tendência a usar mais drogas de modo geral, e maconha será uma delas, geralmente a primeira por ser mais disponível do que outras, ao mesmo tempo em que há os usuários que ficam só nela, assim como há as pessoas que apenas bebem, bebem e fumam tabaco, ou apenas fumam tabaco.

Para isso "não ser falácia", tem que haver uma comprovação bem estabelecida realmente de uma coisa geralmente levar à outra. Além disso também é post hoc ergo propter hoc aí.


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!