Autor Tópico: Como escapar do serviço militar  (Lida 1672 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Como escapar do serviço militar
« Online: 17 de Junho de 2009, 14:08:20 »
Como escapar do serviço militar

Caio Maniero D’Auria é um enxadrista. Calculista. Paciente. Insistente. Irritante, até. Graças a essas características, tornou-se, aos 22 anos, o primeiro brasileiro dispensado do serviço militar obrigatório por “razões políticas e filosóficas”. Na prática, significa que ele foi dispensado sem nem precisar jurar à bandeira. Para muitos, a formalidade é apenas um detalhe. Para ele, uma batalha de quase cinco anos de duração em defesa da “liberdade”.

Todos os anos 1,6 milhão de jovens alistam-se e cerca de 100 mil são incorporados ao Exército, à Marinha ou à Aeronáutica (em 2008 foram 80 mil), segundo o Ministério da Defesa. Desses, 95% declararam no alistamento desejo de servir. Os que não queriam, foram convocados por ter alguma habilidade necessária à unidade militar da região. “A Estratégia Nacional de Defesa pretende alterar esse quadro, de modo a que o serviço militar seja efetivamente obrigatório, e passe a refletir o perfil social e geográfico da sociedade brasileira”, anuncia o Ministério da Defesa, sem dar detalhes de como isso será feito.

Por ora, a única exigência feita para os dispensados é uma pastosa cerimônia de Juramento à Bandeira, tão esvaziada quanto a obrigação de executar o Hino Nacional antes das partidas de futebol em São Paulo. Ninguém reclama. Caio recusou-se.

Determinado a encontrar um meio válido de não jurar à bandeira, entranhou-se nas leis militares. Telefonou para o Comando Militar do Sudeste e soube que podia pedir para prestar um serviço alternativo e que, por não haver convênio firmado, isso resultava na dispensa automática. “Mas a secretária da Junta Militar me falou que só Testemunhas de Jeová podiam alegar objeção de consciência. Ela me mandou jurar à bandeira, mas eu estaria mentindo se jurasse dar a vida pela nação, pois jamais faria isso”, diz, com um sorriso tímido de quem mal deixou a adolescência.

De próprio punho, Caio redigiu uma “declaração de imperativo de consciência”, e declarou-se anarquista. A Junta Militar exigiu a declaração de uma associação anarquista confirmando o vínculo. Caio, então, contatou mais de vinte organizações em busca de, como diz, uma “carta de alforria”. Perdeu um ano nessa. “Os anarquistas brasileiros não tiveram a coragem de colocar em prática o que tanto pregam. A maioria está mais interessada em festinhas”, reclama. E pondera: “Acho que eles tiveram medo de ser fichados pelo Exército”.

Desiludido, encontrou na internet a organização Movimento Humanista. Enfim, sentiu que seria atendido. “Pregamos a não-violência e somos contra o serviço militar obrigatório”, diz Paulo Genovese, coordenador do grupo, que faz reuniões semanais e promove a Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência.

Diante de nova declaração de objeção de consciência, a Junta pediu dados dos integrantes e o CNPJ da organização. Três meses depois, foi preciso detalhar quais eram as incompatibilidades do movimento com o serviço militar.

Era janeiro de 2008. “Passei noites em claro redigindo. Fui pessoalmente entregar”, diz, satisfeito. Sustentou que os humanistas colocam “o ser humano como valor central”, enquanto os militares devem defender a pátria “mesmo com o sacrifício da própria vida”. E que o “repúdio à violência” é incompatível com o “amor à profissão das armas”.

Quatro anos e oito meses após se alistar, Caio pegou seu Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo. Em 2008, apenas seis jovens foram eximidos por objeção de consciência. Nos últimos cinco anos, 232. Mas Caio foi pioneiro. “Nunca motivos políticos livraram alguém, o meu processo é o número 001/08. Abri um precedente e agora tenho onde lutar por minha liberdade e pela dos demais”, comemora ele, que é analista de dados de telemarketing. Há anos quer prestar concurso público. Agora pode.

http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=3593

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Re: Como escapar do serviço militar
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2009, 14:09:13 »
CCJ da Câmara aprova PEC que torna facultativo o serviço militar

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por 24 votos a 10, a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna facultativo o serviço militar para homens e mulheres. A PEC, de autoria do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), altera o artigo 143 da Constituição, que prevê o serviço militar obrigatório para os homens. A comissão discutiu apenas a admissibilidade da proposta, não foi discutido o mérito.

As Forças Armadas são contrárias ao serviço facultativo, mas o governo liberou os partidos da base a votarem como quisessem. O deputado José Genoino (PT-SP), por exemplo, votou contra. Já Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) votou a favor da constitucionalidade da proposta, mas diz ser contra o mérito.

O relator da PEC na CCJ, Efraim Filho (DEM-PB), diz entender que a PEC não fere a Constituição porque "atualmente manter a obrigatoriedade do serviço militar configura um óbice para o jovem que não manifesta o desejo de ingressar nas Forças Armadas. O jovem deve ter sua liberdade respeitada quando ao desejo de prestar serviço militar conforme sua vocação".

Segundo o texto, homens e mulheres, entre 17 e 45 anos, poderão se habilitar para o serviço militar inicial, que teria duração mínima de 24 meses. Os critérios de seleção para ingresso serão disciplinados em lei. Concluído o serviço inicial, se o recruta quiser continuar no serviço militar passa por novo processo seletivo. O texto diz ainda que a lei que disciplinar o serviço militar deverá vedar o tratamento diferenciado entre homens e mulheres.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/06/17/ccj-da-camara-aprova-pec-que-torna-facultativo-servico-militar-756379026.asp

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2009, 14:20:32 »
Sou contra o serviço militar obrigatorio nao por questoes ideologicas tipo a do Caio, mas sim  por questoes militares mesmo, prefiro forças profissionais, bem treinadas e equipadas

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2009, 14:55:01 »
Serviço militar obrigatório é escroto. Ninguém pode me forçar a fazer algo que eu não queira.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2009, 21:24:59 »
Que estranho... eu não servi (o astigmatismo me tirou da seleção logo no início) e nem jurei à bandeira.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2009, 23:26:11 »
Não vejo motivo para o serviço militar ser obrigatório.

Não faltarão voluntários se tiverem a oportunidade de seguir carreira e serão mais bem treinados pela continuidade ao invés de recomeçar do zero todo ano, acho tb haveria um melhor aproveitamento de recursos com um efetivo menor mas de soldados profissionais ao invés de colocar gente que ficará lá só o tempo mínimo obrigatório.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2009, 23:49:37 »
Não vejo motivo para o serviço militar ser obrigatório.

Não faltarão voluntários se tiverem a oportunidade de seguir carreira e serão mais bem treinados pela continuidade ao invés de recomeçar do zero todo ano, acho tb haveria um melhor aproveitamento de recursos com um efetivo menor mas de soldados profissionais ao invés de colocar gente que ficará lá só o tempo mínimo obrigatório.

2

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2009, 08:09:14 »
Que estranho... eu não servi (o astigmatismo me tirou da seleção logo no início) e nem jurei à bandeira.

[2]. Menos o astigmatismo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2009, 08:35:42 »
Serviço militar obrigatório é escroto. Ninguém pode me forçar a fazer algo que eu não queira.

Você gosta de pagar impostos ? Se não, certamente estão te forçando a fazer algo que não queira.

.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2009, 09:00:13 »

Você gosta de pagar impostos ? Se não, certamente estão te forçando a fazer algo que não queira.

.

Eu gosto de, mesmo precariamente, ter segurança e atendimento médico, quando necessário.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2009, 09:40:42 »
É que eles acham que se acabar o serviço obrigatório ninguém mais vai querer entrar.

Com certeza o numero vai diminuir, mas dai eles podem investir mais nos que quiseram entrar.

Vide eua, não é obrigatório! Mas tem que ter boa infraestrutura. 
Não deseje.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2009, 11:17:55 »
O problema é que nossas academias militares formam poucos oficiais por ano

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2009, 12:37:52 »
É que eles acham que se acabar o serviço obrigatório ninguém mais vai querer entrar.

Com certeza o numero vai diminuir, mas dai eles podem investir mais nos que quiseram entrar.

Vide eua, não é obrigatório! Mas tem que ter boa infraestrutura. 

Só que quem entrar estará lá porque gosta e não porque foi obrigado, então a qualidade do pessoal selecionado tb será melhor.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2009, 15:06:52 »
Não sei pra que tanto!

Bastava ter vestido uma minissaia e dito que o nome era Loreta! Pronto.... tava dispensado.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2009, 16:22:40 »
Não sei pra que tanto!

Bastava ter vestido uma minissaia e dito que o nome era Loreta! Pronto.... tava dispensado.

Bastava ele deixar de ser babaca e fazer logo o juramento falso.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2009, 16:35:33 »
Não faça a sua opinião a de todos!
Não deseje.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2009, 17:12:18 »
Não fiz.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #17 Online: 19 de Junho de 2009, 00:21:39 »
E eu vou virar papa!
Não deseje.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Junho de 2009, 10:09:33 »
Não sei pra que tanto!

Bastava ele deixar de ser babaca e fazer logo o juramento falso.

Se fosse eu, no lugar dele, nem perderia tempo com isso. Juraria a bandeira e pronto.

Mas do mesmo modo que parece ser ridículo ou perda de tempo o que ele fez, muitas outras pessoas na história tiveram que fazer coisas parecidas, consideradas ridículas ou perda de tempo, na época delas, para que outros, hoje, tivessem o mesmo direito. E hoje vemos a importância do que foi isso no passado.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #19 Online: 19 de Junho de 2009, 12:05:10 »
Se fosse eu, no lugar dele, nem perderia tempo com isso. Juraria a bandeira e pronto.

Idem. Ele transformou uma situação simples, que poderia ser resolvida em 5 minutos, sem prejuízos para qualquer um dos envolvidos, em um drama que se arrastou por anos...

Mas do mesmo modo que parece ser ridículo ou perda de tempo o que ele fez, muitas outras pessoas na história tiveram que fazer coisas parecidas, consideradas ridículas ou perda de tempo, na época delas, para que outros, hoje, tivessem o mesmo direito. E hoje vemos a importância do que foi isso no passado.

Eu me pergunto se algum dia vou ver alguma importância em poder alegar que, devido as minhas convicções políticas, não posso jurar à bandeira.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Junho de 2009, 13:23:50 »
Eu me pergunto se algum dia vou ver alguma importância em poder alegar que, devido as minhas convicções políticas, não posso jurar à bandeira.

Eu concordo que esse tipo de coisa não faz porra nenhuma de diferença. Assim como em cédulas estiver escrito "Deus seja louvado" e em repartições públicas terem crucifixos. Não vai mudar em nada se retirar a inscrição das cédulas ou proibirem os crucifixos em repartições públicas.

O pior é tudo em isso em um país laico e, no caso do juramento à bandeira, passar por tudo aquilo sendo que é um direito que está na constituição de forma bem explícita.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 19 de Junho de 2009, 17:35:48 »
Eu vejo como uma vitória sobre a hipocrisia e as leis ultrapassadas do regime militar.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!