Autor Tópico: os góticos  (Lida 2311 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
os góticos
« Online: 17 de Junho de 2009, 19:00:27 »
E aí galera, eu gostaria de saber o que vocês têm a dizer sobre os góticos. Retirei parte de um texto encontrado na Wikipédia que trata do assunto:

O gótico/darkwave é uma subcultura laica, ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à Wicca ou Satanismo, invariavelmente. Cada membro é livre para a escolha de crenças em QUALQUER TIPO DE DEUS, porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguir religião que implique no apego a qualquer tipo de dogmas, principalmente os religiosos, regras onde se propõe o que deve vestir, ler, crer ou fazer.

Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo. Outro engano freqüente é a ligação do estilo musical gótico com outro com o qual nunca teve nenhum contato, o "Gothic Metal". Acontece que o rótulo faz uma junção inaceitável (de puro marketing) entre duas subculturas diferentes. Mas para isso é preciso, primeiramente, conhecer o verdadeiro conceito musical e as verdadeiras raízes da cena gótica ou darkwave como seus membros gostam de chamá-la. Para saber mais Leia o artigo existente sobre Música Gótica (Gothic rock).

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B3tico_(estilo_de_vida)

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Bruno Coelho

• Nível 04
  • *
Re: os góticos
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2009, 22:38:40 »

Então é possivel ser gótico sem escutar música gótica,  o "Gothic Metal"?Que legal deve ser, agora quando eu ver uma pessoa vestida aparentemente de gótica com fones de ouvido eu irei imaginar :"Nossa essa pessoa pode estar escutando pagode agora, pois existe um diferença entre os góticos."
Na wiki esta escrito que a palavra é germânica, com essa informação podemos fazer uma dedução muito simples:

A origem da palavra é germânica.
Logo, todos os alemães são metaleiros.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2009, 10:41:16 »
Gótico não seria algo como o estilo da Lelinha?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2009, 10:52:26 »
Gostava mais dos Godos nos gibis do Asterix

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2009, 11:30:05 »
¬¬  Não gostei do tópico.

:P  Tinha que me citar Dieguinho?

Vejamos.

Outro engano freqüente é a ligação do estilo musical gótico com outro com o qual nunca teve nenhum contato, o "Gothic Metal". Acontece que o rótulo faz uma junção inaceitável (de puro marketing) entre duas subculturas diferentes.

Com esse trecho perdi boa parte do respeito que eu tinha pela wikipédia. :)

Gotic Metal é rótulo de marketing?

O Goticismo é um modo de pensar e agir baseado no apreço entre a dicotomia entre a luz e a escuridão e procurando basear a vida de modo mais reflexivo, de modo BEM simplificado é isso.

Agora, quando essas características se unem ao metal, formam o chamado Gothic Metal, ou seja, um metal com temática mais sombria e até mesmo lírica, ou seja, relacionados a sub-cultura gótica.

Ao se criar o termo gothic metal a alguns anos atrás, não se pensou em golpe de marketing, pensou-se apenas que o goticismo e essa vertente do metal que estavam surgindo eram relacionadas.

Tem uma baboseira aí que gótico de verdade não escuta gothic metal, isso é BESTEIRAAAA, o gothic metal É música gótica, da mesma forma que o gothic rock, o dark wave, o eletro gothic. e afins.

Só outro nome ou variedade sutil de emos.

Discordo.

Emos tem como pseudo-ideologia umas baboseiras sobre seguir estilo, ser original (mas todos eles se imitam) e vida sofrível.

Góticos não, góticos TEM ideologia, buscam a reflexão, o estudo, a compreensão da humanidade, buscam a expressão pela arte e mais um blá,blá,blá...eles vivem o goticismo, não apenas se vestem e fazem cara de triste como os emos. (isso, obviamente, os verdadeiros góticos).

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2009, 11:35:19 »
:P Deixando claro que, sem muitos exageros, eu acho um estilo bem bonito.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2009, 11:45:33 »
^.^

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2009, 15:46:19 »
Lela rulezz
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2009, 16:07:51 »
E isso aí Lela! Continue sendo a verdadeira e legítima escocesa gótica do CC! :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2009, 16:48:03 »
Eu acho os góticos bacanas.

¬¬  Não gostei do tópico.

:P  Tinha que me citar Dieguinho?

Vejamos.

Outro engano freqüente é a ligação do estilo musical gótico com outro com o qual nunca teve nenhum contato, o "Gothic Metal". Acontece que o rótulo faz uma junção inaceitável (de puro marketing) entre duas subculturas diferentes.

Com esse trecho perdi boa parte do respeito que eu tinha pela wikipédia. :)

Gotic Metal é rótulo de marketing?

O Goticismo é um modo de pensar e agir baseado no apreço entre a dicotomia entre a luz e a escuridão e procurando basear a vida de modo mais reflexivo, de modo BEM simplificado é isso.

Agora, quando essas características se unem ao metal, formam o chamado Gothic Metal, ou seja, um metal com temática mais sombria e até mesmo lírica, ou seja, relacionados a sub-cultura gótica.

Ao se criar o termo gothic metal a alguns anos atrás, não se pensou em golpe de marketing, pensou-se apenas que o goticismo e essa vertente do metal que estavam surgindo eram relacionadas.

Tem uma baboseira aí que gótico de verdade não escuta gothic metal, isso é BESTEIRAAAA, o gothic metal É música gótica, da mesma forma que o gothic rock, o dark wave, o eletro gothic. e afins.

Discordo.

Emos tem como pseudo-ideologia umas baboseiras sobre seguir estilo, ser original (mas todos eles se imitam) e vida sofrível.

Góticos não, góticos TEM ideologia, buscam a reflexão, o estudo, a compreensão da humanidade, buscam a expressão pela arte e mais um blá,blá,blá...eles vivem o goticismo, não apenas se vestem e fazem cara de triste como os emos. (isso, obviamente, os verdadeiros góticos).

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2009, 16:55:44 »
Acho bacana o costume de se vestir de preto.

80% do meu guarda roupas é preto, um dia chego a 99%.
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2009, 02:56:02 »

Discordo.

Sei lá. Não me surpreenderia se emos dissessem a mesma coisa sobre eles. Talvez até dizendo a mesma coisa dos góticos. Surpreendente seria se algum integrante de alguma "tribo" dessas dissesse "temos como pseudo-ideologia umas baboseiras sobre seguir estilo, ser original (mas todos nós nos imitamos) e vida sofrível. Também apenas nos vestimos assim e fazemos cara de triste".

Acho que a maior diferença é que dentre os góticos deve haver mais busca por influências menos pop, Silvia Plath e etc. Os emos também não devem ir muito ficar passeando em cemitério, senão iriam só chorar Já os góticos são como a Vandinha Adams nesse sentido, mais frios e etc.

E todos essas "tribos" são overrated por eles mesmos. Gente que gosta de se vestir de um jeito e glamurizar o estilo com alguma coisa ideológica, ou vice-versa, tem alguma visão de mundo e acham que tem que se vestir de um jeito ou de outro, quando na maior parte do tempo o vestuário é irrelevante à ideologia.

Mas enfim, tanto faz. Cada um que se junte as "tribos" que achar melhor. Sou da tribo, "quem, eu, me preocupar?"

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2009, 10:54:28 »

Bom, os góticos que já conheci não escutam gothic metal mesmo. No máximo um Lacrimosa. Ao que tudo indica a origem é diferente sim. O termo Gothic de Gothic metal tem outra origem e não foi produzida pela simples fusão do gótico com o metal. A música da subcultura gótica, na verdade, do punk evoluiu para algo bem mais eletrônico. Na minha opinião, bons tempos do Bauhaus e The Cure.

Sobre o Gothic metal ser comercial... Claro... toca After Forever e Theatre of Tragedy toda hora na Jovem Pan!

Atheist

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Junho de 2009, 10:55:44 »

Você está brincando, né? Emo sim é comercial. Modismo. Góticos são muito mais antigos e menos populares.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Junho de 2009, 13:55:22 »
Como diria Sartre: "O modismo é o outro." hehehhe...

Não sei porquê dessa perseguição aos "emos".

Ideologia é mesmo uma bunda fedida...
« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 13:58:42 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #16 Online: 19 de Junho de 2009, 14:37:05 »
Você está brincando, né? Emo sim é comercial. Modismo. Góticos são muito mais antigos e menos populares.
Comparar góticos com emos é comparar Bauhaus com My Chemical Romance.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 19 de Junho de 2009, 16:22:35 »

Pois é, tem tudo a ver...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #18 Online: 19 de Junho de 2009, 16:28:02 »
Pois é, tem tudo a ver...
Mas se colocar The Cure entre os dois, dá até para notar um certo parentesco ;)
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Junho de 2009, 20:48:01 »
Gótico é um estilo arquitetônico que surgiu por volta do século 12. Também existe o gênero literário chamado de gótico que prosperou no século 19, principalmente na Inglaterra e Estados Unidos, e que versava, na maioria das vezes, em histórias de horror.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Junho de 2009, 21:31:03 »

Tecnicamente teria sido mais correto eu dizer que os emos é que são uma variedade de góticos...

Acho que justamente por serem mais antigos são "mais populares", também é "modismo", e comercial, só é mais antigo. E cada um tem suas próprias distinções em um sentido ou outro, com eventuais gradações de pessoas que simpatizam com "ambos".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Junho de 2009, 21:33:42 »

No trecho citado da wikipédia tentam enfatizar que não se trata de um estilo musical/de rock. Tirando essas diferenças das bandas, então, sáo umas pessoas meio pró-depressão que gostam de se vestir de preto. Umas mais dadas ao choro, outras mais frias.

Se falando dos mais "engajados". Há quem seja mais simpatizante só do estilo de roupa até, aí é meio como "estilo surfista", "estilo patricinha", etc, sem toda a pretenção filosófica.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Junho de 2009, 12:36:22 »
Adolescentes que normalmente estão na fase de contradizer tudo e a todos costumam se fantasiar e agir de forma estranha. Depois passa.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #23 Online: 26 de Junho de 2009, 16:30:33 »
No trecho citado da wikipédia tentam enfatizar que não se trata de um estilo musical/de rock. Tirando essas diferenças das bandas, então, sáo umas pessoas meio pró-depressão que gostam de se vestir de preto. Umas mais dadas ao choro, outras mais frias.

Se falando dos mais "engajados". Há quem seja mais simpatizante só do estilo de roupa até, aí é meio como "estilo surfista", "estilo patricinha", etc, sem toda a pretenção filosófica.
Não sou antropólogo, mas acho difícil desvencilhar modas de música, especialmente após o advento da MTV. Depois dos videoclips, as bandas passaram a influenciar muito mais os adolescentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!